Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

ThinFeeder: Agregador RSS/Atom em Java

Notícia publicada por brain em setembro 10, 2004 09:49 AM | TrackBack


Fabiano Franz (fabianofranz@users.sourceforge.net) enviou este link do projeto e acrescentou: "Está disponível para download o primeiro milestone do ThinFeeder, um aplicativo open-source desenvolvido em Java para leitura de notícias no formato RSS/Atom no desktop. Com o objetivo de disponibilizar uma interface muito agradável (com suporte a skins, anti-aliasing e multi-língua), pode ser baixado no link acima."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Führ () em 10/09 11:40

RSS realmente é algo bom, porém, acredito eu, pouco usado. Sobre aplicativos eu uso o RssOwl (GPL www.rssowl.org ) também feito em java e também tem português.

Führ


» Márcio Homem () em 10/09 12:28

Testei e gostei muito do aplicativo... Bem leve e prático, sem muitas frescuras, ideal pra quem quer ler seus sites RSS... Aprovo e recomendo...


» M16 () em 10/09 13:21

Eu uso Bloglines, assim, posso ler meus feeds da Universidade (UnB), de casa (quando tinha internet em casa), do trabalho, de eventuais cybercafes, não interessa onde.


» caffo () em 10/09 13:39

Concordo com o M16. Já testei vários aplicativos, e o bloglines deixa todos no chinelo só pelo fato de ser um webapp muito bem feito e prático.


» Leidson (PopolonY2k) () em 10/09 14:09

Gostei muito do Thin Feeder, não me pareceu ser feito utilizando Swing se o autor puder nos responder que tecnologia usou na interface com o usuário fico grato.

Abraços,

Leidson Campos
PlanetaMessenger.org


» Anderson Livramento () em 10/09 15:27

Pelo screenshot, parece swing, só que com um dos Look'n Feel do JGoodies... eu acho..

Paz


» Peter Parker () em 10/09 15:56

Leidson: é Swing, mas como o Anderson destacou, usa um Look'n Feel diferente do padrão. Aliás, aquele roxo/cinza-escuro padrão do Swing é horrível. Ainda bem que no 1.5 o default será um theme bem mais agradável.


» Pierre () em 10/09 16:23

Adoro ver projetos Nacionais, fico muito feliz e tenho muita vontade de um dia desenvolver algo para a comunidade.
Não sei se os amigos compartilham da mesma opinião, mas eu acharia bem bacana, colocar o site também em Portugues, já que é a lingua do nosso povo. Mesmo que tenha a versao em inglês, mas o portugues iria enriquecer ainda mais o projeto.
Bem é uma opinião pessoal!!
Parabéns pelo projeto.

Pierre


» Emerson () em 10/09 16:40

Não é feito em Swing, é baseado na biblioteca Thinlet (http://www.thinlet.com) que por sua vez é feita sobre AWT. Ele usa um gerador de interfaces escrito em arquivo XML. Solução bem interessante que pode ser usada para fazer interfaces bem agradáveis de applets sem precisar se preocupar se o usuário está com a JVM atualizada ou não.


» z () em 10/09 16:48

Sem querer ser chato, mas já sendo, alguém já recebeu a encomenda da Novell (os DVDs do suse 9) dessa segunda demanda? Eu ainda não recebi nada! Eles mandaram um e-mail dizendo sobre 7 a 10 dias úteis...


» Leidson (PopolonY2k) () em 10/09 17:52

Emerson disse,
"Não é feito em Swing, é baseado na biblioteca Thinlet (http://www.thinlet.com) que por sua vez é feita sobre AWT. Ele usa um gerador de interfaces escrito em arquivo XML."

É verdade abri os fontes e percebi que ele usa essa biblioteca extremamente leve chamada ThinLet, que inclusive roda em java 1.1 padrão.

Quanto ao padrão XML que o ThinLet usa, pelo que li no site é XUL o mesmo usado para controlar a interface do Mozilla/FireFox (é isso ? Alguém confirma a informação do XUL no Mozilla/Firefox por favor.)

Abraços

Leidson Campos
PlanetaMessenger.org


» Bardo () em 11/09 17:03

Leidson: "Alguém confirma a informação do XUL no Mozilla/Firefox por favor.)"

Positivo. O XUL foi desenvolvido como parte do projeto Mozilla. A propósito, o Mozilla (tanto o mozillão como o Firefox e o Thunderbird) é também um framework para criação de aplicações desktop, que podem ser carregadas, opcionalmente, pela web: usando basicamente JavaScript, CSS e XUL.

Mais informações sobre XUL em http://twiki.im.ufba.br/bin/view/XUL/.


» Fabiano Franz () em 23/09 13:31

Olá, pessoal, meu nome é Fabiano Franz, sou o desenvolvedor do ThinFeeder esclarecendo e confirmando os comentários aqui postados:
- Não há uma linha de código sequer de Swing ou SWT no ThinFeeder. É utilizada a API Thinlet (http://thinlet.sf.net), que baseia-se em AWT;
- Existe uma lista de features planejadas no projeto, a idéia é crescer bastante ainda: http://thinfeeder.sourceforge.net/features.php.
- Algumas pessoas sugeriram que criar um mecanismo para parametrização da localização da base de dados do aplicativo. Ou seja, fazer com que a base pudesse ser armazenada na internet, em um memory key, CD, local de rede, etc. Estamos estudando essa possibilidade, uma vez que traria portabilidade ao aplicativo.
- O site em português está a caminho!
Agradeço aos que enviaram comentários de incentivo ao projeto. Estará disponível, possivelmente ainda essa semana, o Beta 3 do aplicativo, que trará mais traduções e um "upgrade" na caixa de texto que exibe as notícias (algumas tags HTML passarão a ser reconhecidas).
Um abraço!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.