Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Alternativa ao X.org e ao XFree86

Notícia publicada por brain em setembro 7, 2004 11:57 PM | TrackBack


Vinicius (vini-bill@ig.com.br) enviou este link e acrescentou: "Acabei de encontrar uma alternativa interessante ao XFree86. Achei interessante divulgar a noticia porque é um sistema aparentemente com mais recursos que o XFree86. Chama-se Fresco e na página oficial ele apresenta suas vantagens sobre o X Window System." A página de comparação com o X diz em sua introdução que não se trata de um ataque ao X - até porque o X está em produção há bastante tempo e é popular, enquanto o Fresco ainda está em desenvolvimento. A idéia é responder à pergunta: por que o Fresco, se já temos o X?

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» EdCrypt () em 08/09 00:02

Outra tentativa de reinventar a roda:
http://www.y-windows.org/


» ofranja () em 08/09 03:33

EdCrypt: O Y é uma reinvenção da roda sim, com certeza, pois - assim como o X - segue a arquitetura "microserver". Um argumento que poderia defendê-lo é que o protocolo dele foi reescrito para suportar nativamente (ou seja, sem extensões) recursos mais avançados não presentes no X, como transparência. Mas mesmo assim, daqui a uns 5-10, anos o protocolo terá que ser extendido ou modificado novamente para suportar novos recursos, logo, suas vantagens são limitadas.

Entretanto, o Freesco é um conceito muito diferente do X. Este *não é uma reinvenção da roda*. Talvez este possa ser classificado como uma *evolução* dela. :-)

Claro, não dá pra dizer que a implementação do Fresco é perfeita. Eles mesmos já reconheceram que CORBA não é uma idéia muito boa e estão pensando em refazer a parte onde o CORBA era usado, com alguma biblioteca mais leve. No entanto, o modelo proposto por este projeto - apesar de ser um tanto embrionário - provavelmente evoluirá para algo muito melhor que um servidor X, e será muito mais extensível. É só dar uma olhada na arquitetura por trás.

E é isso.


» Gesiel () em 08/09 03:42

Concordo em parte: XFree86 e o x.org atendem muito bem. Porém, software livre é isto: liberdade de criação e liberdade de escolha. Acho que a iniciativa, que não é pequena, merece nosso apoio.


» _alexandre_ () em 08/09 04:45

esse fresco esta abandonado faz um bom tempo... nao vejo mudancas a pelo menos 1 ano.

Quanto ao xfree86 e o xorg atenderem muito bem... discordo totalmente.. o X hoje lento e sem nenhuma vantagem...

Compare com outros sistemas como o do mac , windows.. e principalmente com os X pagos para unix ( onde a comparacao eh mais logica ).

A quanto tempo o X no linux eh o mesmo X? pelo menos eu conheco desde 1999 e nao vi grandes mudancas... pelo contrario do 3 para o 4 ficou mais lento e ate hoje eu nao sei o que foi que se ganhou com isso.

A melhor coisa que aconteceu ate hoje foi essa historia da licensa do XFREE86 pq soh assim o X sai do canto no linux.

ex:.:
http://www.rocklyte.com/athene/
http://www.scitechsoft.com/

http://www.xig.com/


» Douglas Augusto () em 08/09 11:43

É uma pena, mas a mais recente notícia no site do Fresco data de março de 2003.

E aquele tal de XServer[1], projeto da Freedesktop.org? Confesso que estou confuso quanto as alternativas (reais) de servidores gráficos para o Linux.

1. http://xserver.freedesktop.org/


» Manoel Pinho () em 08/09 13:46

O X não é lento como sempre tem gente que afirma isso. A "lentidão" aparente no kde e gnome se deve muito mais ao consumo alto de RAM e código não muito otimizado do que ao fato de usar o X.

Muitos atacam também o X dizendo que a tranparência em rede (o fato de poder rodar um programa gráfico em uma máquina e visualizar em outra) é o que torna o X lento em relação à GDI do Windows mas notem que o próprio Fresco também prevê isso...

http://wiki.fresco.org/FrescoVsX

Fresco offers several advantages to the X Window System:

* Network transparency

Realmente existem coisas que podem ser melhoradas e já estão sendo feitas (embora de modo lento).

Sinceramente duvido muito que qualquer alternativa ao X tenha sucesso hoje em dia por causa da compatibilidade com os milhares de programas já existentes. É mais fácil criarem melhorias ao X ou , em sistemas gráficos novos, haver a possibilidade de rodar um servidor X simultaneamente, tal como a Apple fez no MacOS X (pode-se ter lado a lado janelas X e janelas Quartz).


» nelson_pivete-13a () em 08/09 13:57

"por que o Fresco, se já temos o X?"

O XFree e X.Org são bons desktops, mas é o tal negócio: Podiam ser melhores! Recentemente lançou o X11R6.8 (a versão atual é a X11R6.7), nele diz que há várias melhorias em comparação ao anterior.

Eu dou muito valor à Graphical User Interface, pra mim é a parte mais importante no Linux! Eu espero um dia trabalhar para evoluir a Graphical User Interface.

E como disse o Torvalds, o X deve ficar para aplicações 2D, e o Linux deve ter a base 3D (OpenGL), eu acho uma grande idéia (ele sabe o que fala), mas não adianta, são poucos que escutam... É uma pena que tem gente incopetente nessa comunidade... (ele falou isso no começo do ano, numa entrevista para ComputerWorld: http://computerworld.uol.com.br/AdPortalV3/adCmsDocumentoShow.aspx?Documento=27234 , mas até agora ninguém deu iniciativa ao projeto, se eu tivesse um pouco de $$$ eu iria dar o primeiro passo.)


» dafaca () em 08/09 14:29

Nelso e desde quando precisa-se de dinheiro pra fazer algo deste tipo?
A maioria dos projetos começaram nas horas vagas das pessoas.
O que precisa é interesse e capacidade técnica, e apenas isto.

Voltando ao assunto, torço pelo directFB ( www.directfb.org ). Com a proliferação das placas gráficas aceleradas, os servidores graficos deveria abusar ao máximo delas, pena que as principais fabricantes de GPU ainda insistem em manter as especificações fechadas.


» nelson_pivete-13a () em 08/09 14:42

Tem razão dafaca, se pelo menos os fabricantes das GPUs ajudassem seria muito bom (vai ver até nisso a M$ paga pra eles manterem as especificações fechada).

Bem, vamos torcer pelo melhor! :)


» JOb () em 08/09 19:43

Olha, o X não é ruim, o XF4. esta bem mais rápido, mas faltam drivers e melhoria em alguns subsistemas.
Melhor modularização para reduzir consumo de memória e ganhar maior velocidade.
Creio que tudo esta sendo pesquisado e desenvolvido.
Sinceramente, acho que estes projetos, directfb, fresco, outro alemão de karlsruhe, que não lembro o nome, sao ideias boas, mas só são aplicaveis quando são incrementais. Substituição completa é inviável, tem-se que trabalhar com camadas, mas isso consome muito desenvolvimento, o que tornam todos essses projetos praticamente inviáveis.


» Manoel Pinho () em 08/09 20:35

O NX server e o FreeNX ( http://kalyxo.freedesktop.org/twiki/bin/view/Main/FreeNX ), que permitem o uso de display X remoto através de conexões de baixas taxas, são uma prova de que pequenas modificações e acréscimos ao X resolvem grande parte dos problemas.

Usar o OpenGL para "desenhar" as coisas na tela eu acho que poderia ser implementado perfeitamente dentro do servidor X, sem precisar jogar todo o sistema X (que é muito mais do que o servidor X) no lixo.

Já ouvi gente que defendia até o que fizeram com o NT: fazer uma espécie de GDI do Windows dentro do kernel do linux e retirar a transparência em rede. Isso é um retrocesso e só aumentaria demais a complexidade do kernel, além de introduzir bugs e instabilidades a ele.

O linux e o Unix não foram projetados para usar EXCLUSIVAMENTE interface gráfica (graças a deus), como o BeOS e outros sistemas mais modernos. É isso que dá flexibilidade, estabilidade e que garante a fácil implementação de idéias. Acabei de conhecer hoje o komposé

http://kompose.berlios.de/

que imita o "exposé" do tão falado e noíssimo MacOS X. E roda no velho e bom X...


» EdCrypt () em 08/09 21:22

Expocity, o mesmo objetivo, para Metacity (Gnome)
http://www.pycage.de/software_expocity.html


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.