Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Projeto Debian também rejeita Sender ID

Notícia publicada por brain em setembro 5, 2004 10:28 PM | TrackBack


Na esteira da recentemente anunciada decisão da Fundação Apache, o Projeto Debian também anunciou que não irá distribuir o Sender ID da Microsoft, devido à sua licença restritiva. Ao contrário do anúncio da Fundação Apache, que simplesmente significa que as características do Sender ID (que visa evitar e-mail forjado, de maneira similar ao padrão aberto SPF), o anúncio do Debian significa que caso algum software incluído na distribuição venha a incluir suporte ao Sender Id, este suporte será desabilitado ou removido pelos empacotadores, antes da inclusão na distribuição. Uma parte interessante do anúncio, especialmente para quem não vem acompanhando a repercussão do caso nos últimos dias, é este trecho: "Em sua maior parte, nossas preocupações legais espelham as da Fundação Apache, da FSF e dos mantenedores do Postfix, Exim e Courier"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Eduardo () em 06/09 09:07

pelo que eu saiba o sender id eh um projeto da mico$oft pra poder colocar a ideia deles em pratica de cobrar por e-mail enviado .. dizem eles que assim se tiver que pagar o spam acaba tb


» Augusto Campos () em 06/09 09:36

Embora a MS tenha mesmo falado neste enfoque de cobrar pelo e-mail, o Sender ID ainda não corresponde a esta descrição. Ele é bastante similar ao SPF.


» Cadu () em 06/09 10:36

A MS é um fracasso. Tá na hora deles perceberem isso.


» Henrique Vicente () em 06/09 12:50

cadu, ja devem ter percebido.. é que ela "ainda" tá dando lucro.. quando tiver partindo para o prejuízo.. hahaha


» Diego () em 06/09 12:56

Bem que a Conectiva Podia adotar essa postura..
=)


» Marcus Grando () em 06/09 13:09

Só para apimentar mais um pouco...

Creio que essa postura de rejeitar o "Sender ID" seja mais para provar para Microsoft que o Software Livre tem força, do que propriamente pela patente que foi requerida.

Vocês já imaginaram a Microsoft tendo que liberar isso como GPL por exemplo?

Abraços


» Henrique Vicente () em 06/09 19:08

Marcus Grando, nada haver... que o software livre tem força eles já sabem muito bem.. basta citar sobre a UE hoje...
O fato é sobre a licença/patente mesmo... e se já existe um que é mais antigo, para que a m$ criou outro? Cheio de melhorias? =x a m$ com melhorias? piada.. hahaha ela quer é se aproveitar mesmo.. (me corrigam se eu estiver falando alguma besteira, porém essa de mostrar a força do software livre nem! não deve ser aceitado por causa sim das licenças.. patentes..)


» Thiago () em 07/09 00:25

Achar que cobrar por email enviado vai acabar com spam é burrice.

Se fosse por isso, minha caixa do correio "normal" nao estaria sempre cheio de panfletos e malas diretas... afinal, eles gastam pra enviar isso.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.