Notícia publicada por brain em setembro 3, 2004 11:11 PM
| TrackBack
Quem não anuncia, se esconde - este é o lema da propaganda, e não deixa de ser verdade em muitas situações; inclusive nas atividades da comunidade livre. O BR-Linux tem orgulho de publicar a absoluta maioria dos anúncios de iniciativas recebidos da comunidade nacional, assim como fazem diversos outros sites brasileiros.
Entretanto, é lamentável que muitos anúncios deixem de ser publicados por razões fáceis de evitar: links que não funcionam, ausência de endereço de contato para esclarecer algum detalhe, ausência de informações essenciais (como a data de um evento, a cidade onde há vagas para emprego ou link para o anúncio oficial de algum novo software), detalhes inverossímeis (o mais comum são os "grupos de usuários" de uma pessoa só) ou ausência de menção da autoria original de alguma obra. Especialmente triste é deixar de publicar a tempo algum anúncio de evento porque os organizadores preferiram poupar tempo e enviaram o anúncio para os endereços de e-mail pessoal dos editores, ao invés de usar os formulários de envio de pauta ou sugestão de notícia existentes na maior parte dos websites da comunidade.
Preparar um comunicado sobre seu projeto ou evento livre e enviá-lo para os sites, listas e publicações da área pode ser essencial para o desenvolvimento dele, a formação de uma comunidade desenvolvedora ou mesmo a conquista da massa crítica em termos de usuários. Recentemente resolvi dedicar meu espaço de uma hora no 5o. FISL a falar sobre como atrair atenção para seu projeto ou evento livre, reunindo as dicas que encontrei na literatura especializada e o que coletei na minha própria experiência. Na ocasião, publiquei o guia rápido "Atraindo atenção para seu projeto livre" (PDF), que volto a disponibilizar a todos os interessados em divulgar suas iniciativas.
Show, já publiquei o texto no Linux Hard, muito bom.
Quanto a links que não apontam para a matéria, gostaria de destacar quem nem sempre é possível.
Vejam só: quando envio notícias do O Globo, não posso mandar o link pois o leitor terá de se cadastrar no site para ter acesso a ela. Então ponho somente www.oglobo.com.br pois ao chegar lá o interessado tera de submeter-se às regras do site para ver o conteúdo...
Neste caso específico, eu preferiria que você mandasse o link direto para a matéria emsmo assim. Leitores não cadastrados provavelmente receberão o aviso de que devem se cadastrar (e aí decidem se querem ou não - eu tendo a não querer) e os cadastrados provavelmente verão numa boa.
Gênial este artigo.
É totalmente necessario esta postura com nossos softwares livres e eventos de software livre. O fluxo informação em portais de software livre é uma ferramenta exclusiva dos desenvolvedores de software livre e não deve ser desperdiçada por nós.
Valeu.
Na medida do possivel estamos tentando criar uma comunidade de software livre no vale do paraiba, interior de SP, e só temos a agradecer ao Augusto Campos, eramos 5 agora somos mais de 40.
Minha dica é que quem quer divulgar algo, use a influencia do linux-br com sabedoria que você terá retorno.
Ei, é br-linux ;-)
mtu bom!!!
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.