Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Apache rejeita Sender ID da Microsoft

Notícia publicada por brain em setembro 3, 2004 10:56 AM | TrackBack


O Slashdot informa que a Fundação Apache rejeitou o uso do padrão Sender ID (proposto pela Microsoft) em seus produtos. O Sender ID tem uma proposta semelhante ao SPF (mencionado com freqüência em artigos anteriores do BR-Linux) para permitir a identificação de e-mails com origem forjada, e foi rejeitado pela Fundação Apache por razões que envolvem a presença de patentes na tecnologia e a incompatibilidade de licenças. Isto significa um ponto a mais para o SPF (que vai continuar presente em softwares Apache como o SpamAssassin) e uma limitação séria para o Sender Id - principalmente se considerarmos que a presença de softwares livres em servidores de e-mail é mais do que expressiva, e possivelmente haverá outros projetos seguindo a mesma posição da Apache.

Enquanto isso, a Microsoft declara que as coisas não são bem assim: as patentes apenas foram requeridas, elas ainda não estão em vigor. E a incompatibilidade de licença existe só "no papel", pois a empresa não pretende exigir que os usuários assinem ou concordem com os termos. Claro, claro.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Elessar () em 03/09 11:10

Ebaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa !!
E viva a fundação Apache !!

É isso ai meu.. se a Micro$oft acha que vai dominar mais este mercado ela tá enganada... e se acha que vai poder dar um jeitinho de passar a perna na gente no futuro também está enganada !


» Rodrigo Romano () em 03/09 11:47

Eu acredito na Microsoft .... no Coelho da Pascoa
e no Papai Noel .Esse ultimo pelo menos usa Linux.


» Elessar () em 03/09 13:48

Vish... demorei pra entender mas consegui, Rodrigo.. rs...
Aquela história do Papai Noél e da Fada dos Dentes foi de doer a úlcera... haha...


» Henrique Vicente () em 03/09 14:01

Engraçado a m$ querer que pessoas sanas e inteligentes caiam na dela hahahah
muito bom mesmo...


» Zé Mané () em 03/09 14:28

Ah, sim, sei....
Me engana que eu gosto...


» Papai Noel () em 03/09 14:33

Feliz Natal!!! :P
Uso mesmo Linux. Agora a M$ dizer que: ..licença existe só "no papel", pois a empresa não pretende exigir que os usuários assinem ou concordem com os termos. Claro, claro.
Nem o Papai Noel aqui acredita. :P


» Yves Junqueira () em 03/09 15:06

Um pé de página.
Um comentário do, aparentemente, Alan Cox, neste artigo da slashdot:

"SPF also has another deeply fundamental flaw - it requires the ISP to be vaguely competent. That alone is fatal for many of ISPs."

Muito bem comentado! Felizmente, competência tem um preço, e se compra ou aluga com facilidade.


» Cadu () em 03/09 15:12

A Microsoft não vai cobrar nada dos usuários? Não vai exigir nada? Claro... E eu sou o coelhinho da páscoa!


» rivo () em 03/09 15:15

mas nao adianta so apache nao concordar com isto, se outros adotarem isto entao a apache pode ficar sozinha, mas pelo que parece fica perigoso os outros usarem devido a o problema de licenca que a apache denuncia. mas como a m$ tem o sistema mais usado, ela quase que obrigara todos a usarem o que ela inventar ou copiar/modificar.


» Claudio () em 03/09 15:20

O Apache é o servidor web mais utilizado, e isso dá força para que a Fundação Apache mantenha sua decisão - e seja apoiada.


» Henrique Vicente () em 03/09 15:48

rivo, o apache domina o mercado de servidores web quando o assunto é http e email... a m$ não tem 1/3 do mercado que o apache tem por ai... então não há o que se preocupar.. mesmo que tivesse menos..
http://news.netcraft.com/


» Henrique Vicente () em 03/09 15:49

rivo, o apache domina o mercado de servidores web quando o assunto é http e email... a m$ não tem 1/3 do mercado que o apache tem por ai... então não há o que se preocupar.. mesmo que tivesse menos..
http://news.netcraft.com/
ah, e o mozilla lá na frente:
http://www.w3schools.com/browsers/browsers_stats.asp
ai da para ver um recuo de 0.1% no linux.. mas isso eu acho discutível, agora, dizer que o mozilla não teve um aumento arretado já é mentira :)


» Leidson (PopolonY2k) () em 03/09 19:38

Que isso gente, vcs são muito radicais.

A M$ só tá registrando patentes de duplo-cliques, botão direito do mouse, etc etc etc, é porque ela é muito caridosa e está querendo dar dinheiro para os escritórios de marcas e patentes dos EUA. Só isso, o que tem de mais nisso ?

É só pra gastar um pouco do din din dela !!! Tão simples e sem segundas intenções.


Leidson Campos
PlanetaMessenger.org


» Henrique Vicente () em 03/09 20:30

poxa Leidson, você tem toda razão, é que Tio Bill é timido e não gosta de fazer doações porque sempre aparece em público e o povo iria fazer comentários maldosos... ai eles dando dinheiro para o escritório de patentes eles vão promover o bem no mundo! Como por exemplo a libertação do povo de Israel, Iraque e do Afganistão, poxa, você tem razão.. :~) esses caras da micro são demais!


» Marcus Grando () em 03/09 21:16

Só duas partes do texto para apimentar mais um pouco...

"On Aug. 27, Philip Hazel, author of the popular Exim MTA, wrote, "Exim is licensed under the GPL. As the proposed Microsoft IP license is not GPL-compatible, Sender ID cannot be implemented in Exim.""

"Fed up with the lack of progress over these issues, many MARID members are arguing that Sender ID should be abandoned. Still others argue that Sender ID would not be the only IETF standard that comes with patent baggage. For instance, SSL (Secure Socket Layer) is patented by Netscape."

Abraços


» bebeto_maya () em 07/09 05:17

Rapaz, se vocês perguntarem ao Baboo, ele vai defender a MS, acusando o Linux de gerar imcompatibilidade no mercado. . .COisa que a Redmond nunca fez. . .


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.