Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Série EPX: Virtualização de máquinas e sistemas operacionais

Notícia publicada por brain em setembro 3, 2004 10:08 AM | TrackBack


Elvis Pfützenreuter (epx@altoriopreto.com.br), mais conhecido na comunidade como epx, foi um dos primeiros colaboradores com artigos originais para o BR-Linux, ainda na fase inicial do site. Ele continua em atividade como professor e também na empresa Alto Rio Preto Informática, que desenvolve soluções baseadas em software livre.

Ao verificar a caixa de submissões dos leitores hoje, tive a grata surpresa de encontrar 3 artigos originais do Elvis, que publico na seqüência. O primeiro é veio acompanhado deste link para o texto, e foi descrito como: "Seguem algumas coisas que andei escrevendo nas últimas noites de insônia. Virtualização de computadores e emulação de processadores. A parte inicial é mais chata, fica mais interessante do meio em diante pois faz análise crítica de alguns softwares que testamos [VMWare, User-mode Linux, Wine, Plex86, DosEMU, Valgrind, Bochs, QEmu]. Se alguém tiver brincado com algum software não citado no artigo, pode mandar suas impressões..."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Marcos de Souza (mds) () em 03/09 12:22

Alí em http://www.altoriopreto.com.br/vol_artigos.php tem uma série de artigos interessantes também! :]
Muito legal o site!


» Javito () em 03/09 15:57

Oi, eu toh brincando com o mips64emu, um emulador de processadores MIPS. O melhor mips que consegue emular eh o Pmax da DEC.
No momento emulo o pmax no sparcv9, de big-endian pra big-endian.

[]s


» Yuri Telmo dos Santos Inacio () em 07/10 13:13

oi gente sou est. de eng informatica e sou de africa angola e neste momento xtou precisando de ajuda tenho algumas pequenas duvidas sobre processadores risc, cisc, mips, quero saber qual 1-a diferenca fundamental entre eles
2-vantagens de uso de um em relacao a outro
3-a melhoria ou desenvolvimento q eles sofreram


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.