Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Conectiva Linux 10 é destaque no DistroWatch

Notícia publicada por brain em agosto 30, 2004 04:40 PM | TrackBack


O site DistroWatch dedica-se a cobrir o desenvolvimento das distribuições de Linux, e semanalmente dá destaque a uma delas no seu boletim. E foi com bastante alegria que recebi a notícia de que o destaque desta semana é para o brasileiro Conectiva Linux 10. O texto, curto como de hábito, menciona o recente lançamento da versão Live CD, alguns recursos desenvolvidos originalmente pela empresa paranaense (como o Apt for RPM e o Synaptic), o apoio ao software livre desde o princípio, e o histórico de colaboradores notáveis, incluindo o mantenedor do kernel 2.4 Marcelo Tosatti, o criador do WindowMaker Alfredo Kojima, e o designer gráfico Everaldo Coelho.

Para comentar a oportunidade, ninguém melhor que o Diretor de Produtos e Soluções da Conectiva, Rodrigo Stulzer. Consultado pelo BR-Linux, ele declarou: "É muito interessante receber uma análise de um site respeitado como o DistroWatch. Ele resumiu em poucos parágrafos atitudes que sempre nos acompanharam desde o início: manter a nossa distribuição livre desde a primeira versão, ser uma empresa formadora de mão de obra de altíssima qualidade e inovadora em convergência de tecnologias, como exemplificado pelo porte que fizemos do APT para o RPM. E em um país que venera o que é importado fico muito feliz em ver a frase de fechamento dizendo que o Conectiva Linux 10 é uma grande distribuição para qualquer pessoa do mundo, e não só para brasileiros." Parabéns!

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Nelson Junior () em 30/08 17:13

Realmente a versão 10 do Conectiva está muito boa, instalei para fazer uns testes e não tirei mais.

!!! Parabéns a Equipe da Conectiva !!!


» RedCzar777 () em 30/08 17:44

Parabés à Conectiva! Mas espero que eles continuem o bom trabalho pois ainda há muito o que ser melhorado. :-D


» Rafael () em 30/08 17:51

O comentário "...E em um país que venera o que é importado ..." foi bastante infeliz. Espero que isso seja reconsiderado.


» uaruna () em 30/08 18:12

Rafael, realmente, o problema da declaração do Rodrigo é que ela generaliza a postura de todos os brasileiros, o que, sabemos, não é verdade. Mas não seria demais reconhecer desde os tempos da Colônia sempre houve um certo fascínio do brasileiro pelo que vem de fora.

O próprio Rodrigo é prova disso. Tudo que o Distro Watch declarou, há anos venho me esgoelando de dizer, mas ele só se regozijou quando viu a declaração lá.


» Mandraker () em 30/08 18:19

Ralmente o Conectiva 10 foi uma grande evolução, ficou muito bom!

Parabéns para Conectiva, colocando o nome do Brasil no mundo Linux :-)


» Augusto Campos () em 30/08 18:21

Não sei se o Brasil todo venera o que é importado, acho até que não. Mas observo a comunidade Linux há vários anos, e não foi raro ver pessoas desprezando produtos nacionais justamente por serem nacionais, ou preferindo produtos de outros países puramente por serem "lá de fora".

Não tenho nada contra os produtos nacionais ou importados de maneira genérica; em casos individuais certamente há os que ganham e os que perdem, mas preferir algo por esta razão específica (excetuando os aspectos macroeconômicos da questão) às vezes parece um critério insuficiente.

Neste sentido, acho que a frase do Rodrigo, generalizações à parte, tem razão de ser.

Quanto ao comentário do uaruna, possivelmente o Rodrigo não ficou sabendo antes que você dizia isso há anos. Ou então ninguém perguntou a ele o que ele achava de você dizer isso. Mas não tenho dúvida de que ele ficou sabendo que um site de expressão supranacional disse isso hoje, e eu me dei ao trabalho de perguntar a ele o que ele achava a respeito ;-)

Abraços
Augusto


» ROBERTO () em 30/08 18:38

parabens a conectiva,a versão 10 ficou maravilhosa e redimiu a tragedia da versão 9,continuem trabalhando com seriedade como foi feito no CONECTIVA LINUX 10.


» uaruna () em 30/08 19:19

>Quanto ao comentário do uaruna, possivelmente o Rodrigo não ficou sabendo antes que você dizia
> isso há anos.

Eu poderia concordar com essa afirmação se não houvesse aqui mesmo neste site várias declarações de usuários de CL afirmando o mesmo que Distro Watch. Sem falar de inúmeros outros sites. Como não só o Rodrigo, mas vários colaboradores da Conectiva lêem o BR-Linux, estranha o tom de aparente desabafo.

> Ou então ninguém perguntou a ele o que ele achava de você dizer isso.

Além de avaliar _bem_ o produto Conectiva ainda preciso perguntar o que eles acham da minha opinião? Essa é uma pergunta que nem cabe fazer, pois só há uma resposta possível, você não acha?

> Mas não tenho dúvida de que ele ficou sabendo que um site de expressão supranacional disse
> isso hoje

O discurso do Rodrigo precisa ser refeito. Devia ser assim:

"Fico feliz porque o Distro Watch descobriu o que os usuários de Conectiva já sabem de longa data:

-- Que o CL sempre foi uma distro livre
-- Que é criadora de empregos nobres
-- Que é inovadora em convergência de tecnologias
-- E muito mais."

Do jeito que o discurso dele está, parece que só a Conectiva e o Distro Watch sabem disso.

RESSALVA
Antes que essa discussão vire um quiprocó sem fim, não estou fazendo nenhuma crítica à Conectiva, nem ao seu produto, nem a sua estratégia, que estão de parabéns, continuem assim. Nem mesmo é uma crítica direta ao Rodrigo. Apenas o discurso dele é que precisa ser lapidado um "cadinho" mais, para não gerar interpretações dúbias, animosidades e susceptibilidades feridas, NMO.


» Augusto Campos () em 30/08 20:26

Quanto ao tom, eu não posso e nem me cabe julgar, cada um interpreta. Mas eu não acho estranho ele se pronunciar sobre um acontecimento específico se eu lhe faço uma pergunta sobre este mesmo fato específico.

Se eu perguntasse a ele sobre a acolhida que seus produtos tem tido junto aos usuários do BR-Linux, talvez ele respondesse em tom parecido, ou talvez não. Mas assumir que não e aí criticá-lo por isso me parece injusto, uma vez que me parece que ninguém perguntou a ele nada a respeito.


» Cassio Eskelsen () em 30/08 20:31

Aproveitando o ensejo, como que ficou aquela celeuma em torno da marca OpenOffice.org?????


» Augusto Campos () em 30/08 20:40

A página brasileira do projeto continua trazendo em sua capa um manifesto que termina com: "Aguardemos os próximos lances, esperando que os signatários das tais notificações tomem conhecimento dos aspectos acima apontados e assim melhor compreendam as motivações e fundamentos que tornam ilegítimas as investidas em questão."


» Carlos Vitoriano () em 30/08 20:44

Brasileiro adora "Importado" sim.
É só ver nas lojas as estampas das camisetas.
Tudo o que se vê e não entende, o brasileiro adora.
Mas o que se pode fazer....
Não alimentar os trolls....E parabéns Conectiva


» Joerlei P. Lima () em 30/08 21:06

Eu já fui cliente (e não apenas usuário) da Conectiva, participei por um bom tempo da linux-br, sugeri diversas mudanças, inclusive a adoção do lançamento de betas e RCs, como pode ser visto aqui:
http://bazar2.conectiva.com.br/pipermail/linux-br/2003-July/003776.html
http://www.mail-archive.com/linux-br@bazar.conectiva.com.br/msg69891.html
http://bazar2.conectiva.com.br/pipermail/linux-br/2003-July/003731.html
http://www.mail-archive.com/linux-br@bazar.conectiva.com.br/msg70206.html


Bom, a história está toda lá, basta saber onde procurar. Até perguntarem se eu queria que me enviassem um cd por semana, só porque pedi o lançamento de Betas e Release Candidates, exatamente como foi feito com o elogiado CL 10. Se tivessem seguido minhas sugestões e implementado algumas coisinhas, o CL 8 e, principalmente, o 9, não teriam saído com tantos problemas.
O resultado disso foi que hoje só utilizo em ambiente corporativo o Red Hat Enterprise ou SUSE Enterprise. Para desktops, Mandrake (que aliás, sempre ouviu e atenderam às sugestões - vem com o mozilla em português, por exemplo porque "alguém" envia os arquivos de tradução).

E continuo achando que eles deveriam lançar uma versão baseada no Red Hat Enterprise 4, assim que ele sair. A compatilidade com aplicações corporativas seria garantida, basta ver o que a Lineox fez (http://www.lineox.com/ ).
O CL tem seus méritos, mas fica bem atrás de outras opções, como Mandrake, Red Hat, SUSE e, citando um nacional, Kurumin, em muita coisa.


» uaruna () em 30/08 21:57

> Quanto ao tom, eu não posso e nem me cabe julgar, cada um interpreta.

Pow, mano, a crítica que ele fez de que o Brasil "venera o que é importado" não lhe diz nada? Não estou dizendo que concordo ou discordo dele. Mas essa crítica certamente deu o tom da declaração do Rodrigo.

> Mas eu não acho estranho ele se pronunciar sobre um acontecimento específico se eu lhe faço uma
> pergunta sobre este mesmo fato específico.

Ninguém está criticando o Rodrigo por ter se pronunciado sobre a avaliação do Distro Watch. Caramba, Augusto! Estamos comentando as CRÍTICAS que ele fez. Não é pra comentar? É para ler e baixar a orelha?

> Mas assumir que não e aí criticá-lo por isso me parece injusto, uma vez que me parece que ninguém
> perguntou a ele nada a respeito.

O Rodrigo provavelmente cansou de ler comentários de usuários fazendo análises até mais favoráveis ao produto Conectiva e nunca se manifestou. Não precisamos perguntar a ele, oras. Ele está aqui lendo o que escrevemos! Chega inclusive a trocar mensagens com a gente.

Certa vez eu disse que faltava à Conectiva responder para o mercado por que deveríamos usar o produto deles e não de outra distro. Devia ser o mantra de todos os colaboradores da Conectiva, do porteiro ao kernel hacker, passando pelos executivos. Por que devo ler as notícias do BR-Linux? Por que aqui, "Linux é levado a sério". Não preciso perguntar a você isso. Sinceramente, Augusto, em mais de 5 anos usando o CL, essa é primeiríssima vez que vejo alguém da Conectiva explicitar as reais qualidades do CL e da CNC. E isso porque o Distro Watch resolveu responder.

Nesse aspecto particular, impressão que temos é que a Conectiva epera que PERCEBAMOS as qualidades de seu produto. Quando o certo era partir deles a iniciativa de dizer a que vieram.

Como disse o RedCzar777, há muito o que ser melhorado, a saber, a Conectiva deveria:

-- Dizer o que querem que pensemos deles
-- Confirmar (ou corrigir) nossas percepções sobre as características de seus produtos
-- Receber de bom grado análises como o do Distro Watch, mas não ficar esperando tais análises para só então ficar "feliz".
-- Saber que pode ser feliz com as análises que os próprios brasileiros fazem do CL, ajudando-os em contra-partida a perceber os benefícios de seus produtos, e que análises como a do Distro Watch são tão-somente lucro.


» Augusto Campos () em 30/08 22:02

Fica registrada a sua opinião :)


» Joao Emanuel () em 30/08 22:36

Só uma pergunta básica: Quando você saí por aí é mais fácil ver camisetas "I LOVE NY" ou "EU AMO RIO DE JANEIRO"? Era isso o ponto principal do Rodrigo. Os brasileiros (Rede Globoooo) adora coisas estrangeiras. Outro exemplo é na música é mais fácil você ouvir Metallica/Iron Maiden ou Mutantes/Barão Vermelho?


» Guilherme Pereira de Freitas () em 30/08 22:52

Bem, sobre outras distros serem melhores que o Conectiva 10 para o desktop, realmente não sei. Pegando um ponto apenas, realmente o CL perde no quesito disponibilidade de pacotes. Agora, no quesito "tudo funcionando out-of-the-box", pelo menos na minha máquina, ninguém ganhou. Java, Flash, driver da Nvidia... tudo já instalado desde o primeiro boot! Perfeito! E é bonito, e rápido. Como não uso o CL10 diariamente, não vou poder avaliar estabilidade, mas a minha primeira impressão foi das melhores! O CL tá 10!


» Mandark () em 30/08 22:53

Software Livre não tem nacionalidade. O mundo inteiro contribui, seja Brasil, Índia, EUA, Rússia ou Arábia Saudita.

O tema do debate (nacional x importado) não tem fundamento, pelo menos no contexto de Software Livre.


» AngusYoung () em 30/08 22:56

Ainda preciso dar uma olhada no Conectiva 10. Mas tenho ouvido boas coisas sobre ele ...

João Emanuel: NMHO sua comparação ficaria mais justa da seguinte maneira: "Outro exemplo é na música é mais fácil você ouvir Metallica/Iron Maiden ou Krisiun/Dragonheart?" :))))


» uaruna () em 30/08 23:11

> O tema do debate (nacional x importado) não tem fundamento, pelo menos no contexto de Software
> Livre.

Realmente, software livre não tem nacionalidade, mas as empresas comerciais que lhe dão o suporte estão inseridas dentro de contextos políticos e econômicos que, estes, sim, têm fronteiras. Quando se avalia a Conectiva do ponto de vista de sua origem, estamos falando da empresa, não da distro, e da sua contribuição para inserção do Brasil como líder nesse mercado. Para fazer esse tipo de análise é necessário separa o CL (distro) da CNC (empresa).


» Joao Emanuel () em 31/08 07:49

"João Emanuel: NMHO sua comparação ficaria mais justa da seguinte maneira: "Outro exemplo é na música é mais fácil você ouvir Metallica/Iron Maiden ou Krisiun/Dragonheart?" :))))" (AngusYoung)

Legal, prometo lembrar da próxima vez. ;)))


» Joao Emanuel () em 31/08 07:53

"João Emanuel: NMHO sua comparação ficaria mais justa da seguinte maneira: "Outro exemplo é na música é mais fácil você ouvir Metallica/Iron Maiden ou Krisiun/Dragonheart?" :))))" (AngusYoung)

Legal, prometo lembrar da próxima vez. ;)))

Agora falando sobre o CL10: está realmente muito bom, a única falha que notei até agora foi os ícones do KDE e não-KDE, tirando programas do GNOME, não aparecem no menu do GNOME. Mas isso já reportei.


» tux-br () em 31/08 08:14

caraca.. esse topico virou um autentico flame... mas blza..

Eu sempre achei que tinha um certo preconceito com o conectiva por ele ser brasileiro, sempre foi assim !!! que já usou conectiva sabe, sempre que vc fala(va) que usa(va) conectiva alguem faz cara feia como se não entendesse pq. Eu usava e achava mt bom, infelismente a conectiva ficou um pouco perdida um tempo (na minha visão), acho que de uma ano pra cá eles recuperaram a direção mas... é infelismente muita gente ficou com a imagem dos conectivas 5-9 na cabeça..
naum vou trocar meu gentoo por um cl, não é pela nacionalidade é pq o gentoo me atende melhor..


» Rodrigo Stulzer () em 31/08 10:40

Não achei que meu comentário sobre produtos importados geraria uma discussão dessas. De maneira alguma quis ferir ou criticar qualquer pessoa ou mesmo tirar o mérito dos que defenderam o Conectiva Linux. Obrigado a todos os que ajudam a evolução do Conectiva Linux, sejam com elogios, críticas, bugs reports ou patches.

Com relação ao meu comentário por produtos importados gostaria de colocar minha opinião pessoal no caso.

É notório que existe uma cultura arraigada em nosso país que os produtos importados são melhores. Felizmente já noto que isso está mudando, mas ainda temos um longo caminho a percorrer para que esta preferência não esteja pura e simplesmente ligada ao conceito de que o que é importado é melhor e o que é nacional é ruim.

A história já nos conta que este conceito vem sendo martelado a séculos. A coroa portuguesa, não querendo que produtos fossem desenvolvidos no Brasil, incutiu isso na cabeça dos primeiros colonos. Tudo que era importado era melhor. É claro que era melhor! Era melhor para a coroa portuguesa! E por acaso era também o único fornecedor.

Hoje a palavra "importado" é sinônimo de "qualidade" e diversos produtos nacionais, mesmo sendo vendidos somente no Brasil, ostentam em seus rótulos a palavra "For Export". E, como vimos em outros comentários acima, o inglês é a palavra que vende. Coloque dois produtos iguais na prateleira do supermercado, com rótulos idênticos. Um deles tem o nome em português e o outro em inglês. Estatisticamente o com rótulo em inglês irá vender mais. Lembro de um dia em que, andando com o Stallman nas ruas de Curitiba, ele me parou e perguntou: "Por que existem aqui tantos nomes em inglês? Por que vocês não colocam os nomes em Português?" Note isso na sua rua ou quando voltar para casa. Veja o número de palavras em inglês em bares, restaurantes, lojas de conveniência e estabelecimentos de serviços.

Felizmente, se é que dá para dizer isso, este não é um mal somente do Brasil. Outros países sofrem do mesmo problema. Acredito fielmente que o Brasil tem condições de competir de igual para igual com centenas de produtos importados. Temos qualidade, criatividade e competência para isso. Não estou falando de proteção ao produto nacional, mas sim de uma avaliação sem pré-conceitos e sem a influência de séculos de interesse econômico promovendo o produto importado.

Espero ter clarificado o mal entendido que ficou para algumas pessoas.


» Manoel Pinho () em 31/08 11:13

Claro que software livre é feito por gente de diversos países, mas as distribuições comerciais estão ligadas a empresas e estas sim tem conceitos de nacionalidade. Não dá para fazer cursos, certificações ou contratos de consultoria com empresas que não possuem representantes oficiais no Brasil. Você não pode fazer um curso de Linspire ou TurboLinux em nenhum lugar do Brasil porque essas empresas não tem representação no Brasil.

Aí muitos podem dizer que não precisam de nada disso mas empresas gostam e precisam dessas coisas e é por isso que existem distribuições de linux comerciais.

E mais importante do que se a empresa é ou não nacional é o fato de empregar brasileiros no país e em funções nobres. A M$ por exemplo emprega brasileiros aqui só para vendas e marketing e outros (bem poucos) na Escócia somente para traduzir todos os seus produtos para pt_BR, nada para desenvolvimento.


» ThLux () em 31/08 13:42

Esquecendo o comentário de lado, acredito que agora a Conectiva achou o caminho certo para popularizar o Linux no Brasil. O CL está realmente 10.


» anonimo () em 31/08 14:32

Rodrigo,

De certa forma o fenômeno que ocorre hoje é o mesmo que ocorreu em outras épocas. Ainda hoje, principalmente no meio jurídico há palavras em latim, devido à influência de Roma durante centenas de anos. E mesmo quando Roma era potência dominante, o grego, idioma da potência antecessora, coexistia em muitos lugares do mundo com os idiomas locais.

Embora isso também tenha ocorrido em outras épocas, não deixa de ter seus efeitos nos dias de hoje, bons e ruins. Futuramente, não sabemos, qual idioma poderá predominar? Será o mandarim (chinês), que é o idioma falado nativamente por maior número de pessoas hoje? (Embora o inglês seja o idioma mais usado comercialmente, não é o que conta com maior número de pessoas que o usam diariamente, este posto pertence ao mandarim)


» Anderson Nielson () em 31/08 14:45

Concordo com o Pinho.

É fundamental gerarmos gente capacitada na área e empregos no Brasil. Manter mais dinheiro gasto em tecnologia no Brasil. Desenvolver tecnologia pra gente, para as nossas necessidades e também para as necessidades dos outros países a fim de exportar o que produzirmos de bom. Termos distribuições que se preocupem em ter aplicações localizadas para português brasileiro correto.

É preciso que os clientes e usuários brasileiros valorizem empresas como a Conectiva por estes motivos e também é preciso que estas empresas e que os contribuidores e desenvolvedores valorizem, que ouçam e atendam estes usuários e clientes.

Precisamos de soluções para grandes coorporações, para pequenas empresas, para escolas, orgãos públicos e para usuários domésticos.

Parabéns a Conectiva, ao pessoal que contribui com o Kurumim e outras distros nacionais e todos os usuários e desenvolvedores que apoiam ativamente o desenvolvimento do Brasil.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.