Notícia publicada por brain em agosto 29, 2004 08:33 PM
| TrackBack
O leitor XXX enviou este link do Yahoo e acrescentou o trecho: "'A HP está trabalhando no protótipo do que deve ser o DJammer, um player de MP3 baseado em sistema Linux ainda em fase de protótipo.'" Quase simultaneamente, a empresa também anunciou que venderá uma versão licenciada do iPod, da Apple.
E por que não um tocador de Ogg? Já que está levantando a bandeira do Linux (apesar de naturalmente estarem visando a flexibilidade/custo), poderiam aproveitar o gancho e dá suporte preferencialmente ao formato Ogg, além de ser totalmente livre, não perde em nada em termos de qualidade para o .mp3.
Como ainda está em protótipo, quem sabe você não encaminha sua sugestão para a empresa?
Já foi enviado, vamos esperar a resposta agora. Se o autor (Mat Hans) alegar baixa popularidade, acho que de repente seria até mais cômodo criar uma interface que fizesse transparentemente a conversão, se necessário, do formato mp3 do usuário para o ogg durante o upload do áudio.
Para quem quiser o link da página da HP (não encontrei referência pelo link do Yahoo):
http://www.hpl.hp.com/personal/Mat_Hans/research/djammer/index.htm
Completando, acho que seria interessante colaborarmos no sentido de fazer um apelo, incentivando o autor do Djammer a incluir suporte ao formato Ogg[1]. Parece pouco, mas pode surtir efeito, seja pela sensibilização do engenheiro (que poderá considerar o Ogg em outro projeto futuro) ou até quem sabe pelo suporte de fato adicionado. Mesmo porque não é simplesmente a inclusão/substituição de um formato não tão popular (ainda) quanto o mp3, mas significa que a HP não terá que se preocupar com questões de patentes ou até mesmo pagar royalties.
O e-mail do Mat Hans:
mat.hans at hp.com (mensagens em inglês)
1. http://www.vorbis.com
Eu acho (não tenho certeza absoluta) que o ogg não tem suporte a DRM (gerenciamento de direitos digitais, ou seja, mecanismos anti-pirataria) e por isso ele é evitado por essas empresas, que estão mais interessadas em vender as músicas do que o hardware em si.
Putz, OGG é show! Tinha que ter um jeito de fazer os fabricantes adotarem o padrão ogg também... Eu uso e acho muito bom. Pra ver uma comparação entre ogg, mp3, aac e wma, acessem
http://www.extremetech.com/article2/0,1558,1561918,00.asp
Alguém conhece um ogg-player que seja vendido no Brasil???
Já vi no yahoo shopping (procurando) internacional players com suporte a mp3 player, por motivos óbvios (baixa popularidade) achei como mp3 player.. claro ele toca mp3! E só nas especificações tinha dizendo que tocava ogg...
ei você que falou de mudar o formato na hora da transmissão para o equipamento.. não é um boa... porque precisaria de um programa especifico por exemplo... então não poderia chegar, plugar e transmitir as músicas e mesmo se essa conversão fosse no equipamento deveria ser opcional se não com tanta conversão.. iria complicar apenas :( afinal, você não queria colocar lá um arquivo mp3, e quando ligar em outro pc está ogg, queria? :P
não seria legal..
Henrique,
Mas de qualquer forma esta tarefa de plugar o aparelho na máquina e fazer o upload não é através de um software fornecido, no caso, pela própria HP?!? Ou é transparente a ponto de simplesmente agir como um disquete/hd e copiar os áudios?!? Nessa última abordagem, o usuário poderia colocar arquivos que não sejam músicas, ou que não sejam .mp3, e acredito que seria desejável algum mecanismo de checagem. Mas de fato se funcionasse como um espaço de propósito geral, sem dúvida seria mais útil. :)
Colocar a conversão no próprio aparelho não faz sentido porque exigiria um grande poder de processamento/memória para codificar o mp3 em ogg.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.