Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Microsoft se afasta de comitê da ONU por acreditar que há favorecimento aos padrões abertos

Notícia publicada por brain em agosto 29, 2004 07:47 PM | TrackBack


Marcelo Vivan Borro (marcelovborro@ig.com.br) enviou este link do Terra e acrescentou: "Mais uma etapa na guerra das patentes de software: 'De acordo com um porta-voz da empresa de Bill Gates, a companhia desistiu de contribuir com o Centro das Nações Unidas para a Facilitação dos Negócios e do Comércio Eletrônico, o Cefac, alegadamente por razões comerciais. A medida foi tomada porque os integrantes do grupo se recusaram a adotar medidas impostas pela gigante de Redmond. Representantes da empresa mostraram insatisfação ao saber que a Organização das Nações Unidades tende a favorecer o software livre. Oficialmente, a razão da atitude da Microsoft se relaciona à defesa de propriedade intelectual, ou seja, a empresa está mais interessada em ter controle absoluto sobre as patentes que criou do que incentivar o comércio eletrônico mundial. O Cefac é um dos responsáveis pela divulgação de vários padrões de negócios via internet como o EDI e o e-business XML."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Bogo () em 29/08 20:23

Pergunta ingênua:
Eles fariam tanta falta assim?


» Augusto Campos () em 29/08 20:54

Considerando o seu interesse manifesto na participação noo grupo, acho que não farão falta alguma. O foco da notícia é a razão da saída, e não a ausência em si ;-)


» Lucas Ces () em 29/08 21:04

Acho que nessa história de tecnologia web a Microsoft ainda continua com a faca e o queijo na mão. Se eles decidirem boicotar, ou como eles preferem,adaptar os padrões nas próximas versões do IE as coisas podem se complicar um pouco. Mas creio que pra aplicações que rodem no servidor....não farão falta alguma.


» NeWCr@cks () em 29/08 21:15

Que chata essa Micro_bo$t!!!

O que não entendo ainda, é como os governos
do mundo, tendo uma plataforma tão completa
e segura como Linux, ainda não obrigou essa
"microbost" a entregar o código fonte???

Tem pessoas que falam o seguinte:
Se a empresa abre o código fonte será uma vergonha
de tantos bug e trapalhadas que tem esse sistema.
Mas, eu acho que vai muito alem disso.
Por exemplo: Como um governo (seja qual for),
pode instalar na suas dependências, um sistema
não qual não se sabe ao certo o que processa ???

Realmente ainda não entendo ???###???


» CWagner () em 30/08 08:36

Concordo com o Lucas...

De quem a M$ vai copiar padrões? Agora vai ficar difícil. Será que tentará criar um outro grupo, ou apenas a sua existência é necessária para tentar REALMENTE criar alguma coisa revolucionária?

Know How eles já sugaram de todas as fontes que puderam. Será que eles vão abandonar o Ctrl+C/Ctrl+V?


» bebeto_maya () em 30/08 09:39

___Eu sempre acreditei no POSIX, a base de toda a computação moderna, e no TCP/IP, que também nasceu em UNIX.O grande problema é que padrões podem ser refeitos, mas devem ser livres e a M$, não tem nenhum interesse, em criar padrôes e permitir que os outros os sigam livremente.Ou seja, não são padrões, não é como a teoria da relatividade, que você estuda e aplica na prova, são licenças que devem ser pagas para poderem ser utilizadas, são imposições. Alguém se lembra da imposição absurda que a Redmond fez na época do lançamento do WinXP? Obrigando todos que entrassem no site do MSN, a usarem o Internet Explorer por questões de compatibilidade.Isso deu muito o que falar, e até o criador da INternet protestou contra esse abuso de poder.

__Agora, a M$ sempre mete a corda no pescoço, quando briga com o Software Livre e acaba expondo o mesmo ainda mais ao conhecimento público, afinal eles são monopolistas e nós é que lidamos com um mercado de nincho, somos portanto uma minoria!

__Eu só tenho a agradecer a Redmond, pela publicidade gratuita, ainda mais quando eles mandam as pessoas não usarem Linux, porque aí é pura psicologia inversa, e as pessoas se sentem compelidas a saborear o Pinguim.


» Iniciantiu () em 30/08 12:58

Ola gente, estou comecando a usar linux, e sempre escuto falar nesta tal de Redmond, o que ela tem a ver com a Micosoft?
valeuz


» Chacrinha () em 30/08 13:07

Redmond é o Mundo Vermelho, ou seja, o Comunismo.

o_O

De nada.


» Manoel Pinho () em 30/08 13:17

Redmond é a cidade onde fica a sede da M$...


» Joao Emanuel () em 30/08 22:53

Só completando a informação Redmond é a cidade onde fica a sede da Microsoft, atualmente, e fica em Washington.


» Henrique Vicente () em 30/08 23:05

Redmond é uma cidade no Vale do Silício... é lá onde é a sede da m$ e de outras empressas conhecidas também que eu não conheço.. :) hahaha, digo, que eu não sei, mas que é, é...

A m$ como sempre querendo manipular o mundo para o bem da humanidade, oops, dela.. esse Tio Bill deve ser um doente mental.. o cara tem dinheiro, mas será que ele é feliz com o que faz?... não só ele mas os outros infelizes como donos de laboratórios de remédios.. que cobram fortunas apenas para encherem o bolso vendendo pirulas de tamanhos de chips por preço de chips...
por um lado eu acho que a m$ pode ter enfiado mais ainda com essa o pé na cova... por outro, ela pode piorar a situação de tudo para todos.. mas acho que tá mais para enfiar o pé na cova que para piorar...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.