Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Computação Soberana: compartilhando livremente informação e recursos

Notícia publicada por brain em agosto 21, 2004 08:14 AM | TrackBack


Maximiliano F. Guzenski (max@infoturbo.com.br) enviou este link e acrescentou: "Li esse texto escrito por Klaus Wuestefeld (desenvolvedor do Prevayler) e achei o mesmo muito interessante, segue um trecho: 'Neide tem 14 anos. Depois da escola, antes de ir trabalhar com a irmã, ela passa no telecentro da Vila Tiradentes e vê que 11 pessoas já acessaram os serviços soberanos que ela tinha colocado no ar, no dia anterior. Ela não tem micro em casa, muito menos internet rápida e nem dinheiro para alugar hospedagem de site. Por isso, ela antes usava um hospedeiro gratuito de sites estáticos chamado GeoCities, que faturava colocando propaganda no site dela. Ela tem um colega de classe, porém, o Pedro, cujo pai tem micro e internet rápida na lojinha da qual é dono. Juntando o Pedro e mais 4 amigos, que ela conheceu através da rede, ela conseguiu, ao todo, uns 7MHz de processamento e uns 20MB de espaço em HD. Na verdade, ela conseguiu o dobro disso, mas cedeu a outra metade ao Gladson, ao Maicon e à Carla, outros três pequenos freqüentadores do telecentro. São mais novos que a Neide e ela está ensinando a eles os primeiros passos na informática. A história da Neide está só começando... (...) O acima é a história que vamos contar para nossos filhos e netos. Então, serão comuns histórias como a da Neide que, por enquanto, é somente um flash do futuro. Vou mostrar que, retomando algumas liberdades simples, que temos no mundo real mas perdemos no mundo virtual, viver essa nova realidade é apenas uma questão de tempo. É de uma nova atitude que estamos falando. É o querer: Ser livre para compartilhar informação e recursos de hardware com os amigos.'"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Solano Krabbe () em 21/08 19:46

A essência do software livre.


» Wilfredo () em 22/08 11:54

Não entendi o motivo da notícia.


» Augusto Campos () em 22/08 12:31

O motivo da notícia foi divulgar o texto escrito por um membro da comunidade, em que o autor discorre sobre temas relacionados à liberdade do uso de recursos informatizados.


» Vigilante () em 22/08 12:49

Wilfredo, você é um troll?


» Wilfredo () em 22/08 23:46

Eu entendi o conteúdo do texto. Ainda assim não compreendi o propósito de ter colocado a notícia neste site.


» Augusto Campos () em 23/08 00:09

Não tem problema você não entender, ninguém vai julgar você mal por isso.

Mas o que uma notícia que divulga um texto de um autor da comunidade, que fala sobre iniciativas em software livre tendo como objetivo a inclusão digital pode ter de difícil de entender no seu relacionamento com o contexto de um site que costuma publicar notícias sobre iniciativas em software livre tendo como objetivo a inclusão digital?


» Wilfredo () em 23/08 00:58

Quem cedeu o espaço para hospedagem de páginas para Neide não foi o telecentro, e sim um colega dela e outras quatro pessoas, que talvez não usem software livre.

O 'trecho de história' colocado me pareceu não revelar corretamente o contexto da história toda. História essa que parece estar mais focado na potencialidade dos jovens carentes do que no uso do software livre.


» Augusto Campos () em 23/08 01:09

Ah, você estava criticando o texto sem tê-lo lido? Não tem problema, é comum. Mas sugiro que você leia o restante da história e perceba de que forma o software livre, e a liberdade de software, entram no contexto.


» Wilfredo () em 23/08 01:27

Li a pouco o texto completo (esqueci que havia um link para o original -- ops!). O que ele coloca é um 'possível' cenário para o futuro, não necessariamente o mais provável.

Não sou tão otimista quanto a esse futuro proposto. Até porque o autor do texto não explicita uma questão bastante importante: quem pagará pelos serviços oferecidos. Não existe serviço gratuito -- alguém paga por ele.


» Daniel Fonseca Alves () em 23/08 08:45

Claro que todo serviço é pago Wilfredo.
Mas nem sempre é com dinheiro ;-).


» Duda Nogueira () em 23/08 12:26

O site é legal, o texto também. Pena que o responsável pelo site não respeita a GPL e retirou o crédito do PHP-NUKE, sistema que ele usa no site... que feio!

"© 2003 - MundoOO - Todos os direitos reservados | Design Arthur Di Braschi - Visual Design -www.arthur.com.br"


» Augusto Campos () em 23/08 12:38

Não sei se o autor do site respeita a GPL ou não, nem se ele usa mesmo PHP Nuke. Mas me parece que a exigência do autor do PHP Nuke de que seus usuários exibam a nota de copyright nas páginas geradas não tem nenhuma relação com a GPL, é algo específico da licença do próprio PHP Nuke.

E como o PHP Nuke alega ser GPL, e a GPL define claramente que nenhuma limitação adicional pode ser acrescentada aos programas distribuídos sob seus termos... temos aí uma situação bastante interessante.

E que aliás não é novidade. Veja este trecho da discussão sobre o licenciamento não-livre e contraditório do PHP Nuke em uma lista do projeto Debian há pouco mais de um ano: http://lists.debian.org/debian-legal/2003/02/msg00167.html


» Duda Nogueira () em 23/08 17:59

Sim, ele usa PHP-NUKE (http://www.mundooo.com.br/php/modules.php?name=Downloads - isso é característico ;)

Quanto a desrespeitar a GPL, acho que exagerei... pois não conheço a fundo a licensa quanto ao critério de créditos. Mas é o mínimo que se espera de um site que "se aproveita" das vantagens do software livre, independente de GPL. No mínimo uma notazinha, um powered by php-nuke ou coisa assim. Soa como fonte: br-linux, ao final de uma matéria do br-linux que não está no site do br-linux

PRA MIM, isso é desrespeito, pois na própria documentação, e nos próprios comentários do código, os programadores do php-nuke (Franciso Burzi e CIA.) pedem encarecidamente e a toda hora que não removam os créditos (pedem não, exigem!). Isso era de se esperar de site que fala sobre software livre com tanta empolgação...

Li o link que o Augusto postou. Se isso desrespeita a GPL, se a licensa do PHP-NUKE contradiz alguns pontos da GPL, são outros quinhentos x2, mas isso vai contra a *minha GPL* ;)


» Augusto Campos () em 23/08 19:07

Eu também acho justo e correto manter os créditos do autor original. Mas também acho importante esclarecer que esta exigência (especificamente no que tange a este caso específico, das páginas geradas pelo phpnuke) não é da licença GPL.


» Marco Carvalho () em 24/08 00:10

É licen_ç_a e não licen_s_a.
:-/


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.