Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Folha: Redes Windows são menos seguras e... mais baratas?

Notícia publicada por brain em agosto 16, 2004 11:24 PM | TrackBack


Hermes (hsbarboza@ibestvip.com.br) enviou este link da matéria e acrescentou: "Deu na Folha 'O custo total de instalar uma rede com Windows, sistema da Microsoft, em uma empresa é menor do que o de levar o Linux, sistema operacional de código aberto, para as corporações, diz um estudo de uma consultoria de segurança.. Isso, porém, não representa uma boa notícia para os administradores de Windows: os computadores equipados com o sistema da Microsoft são invadidos com maior facilidade.... Os pesquisadores passaram dias tentando invadir micros equipados com o Windows e com a Fedora Core 2, uma distribuição do Linux. Segundo eles, foi possível invadir os sistemas com Windows em três dias --no caso dos computadores que rodam o Linux, o tempo foi maior: seis dias' Não sei os critérios utilizados para definir que o custo de instalação em Linux mais alto, eu acredito que é mais baixo. E este é o único fator negativo na análise."

Atualização: quando publiquei este artigo inicialmente, ele parecia apenas... estranho. Mas como aponta o leitor Giovanni nos comentários, o artigo da Folha é um desastre completo: ele se baseia em um estudo sobre o custo total de invasão do sistema (total cost of 0wnership, em uma evidente brincadeira com o sentido da expressão), e não no popular TCO. Como não há na matéria nenhum link para o estudo original, não pude fazer a associação. Fica o registro, e um link para a discussão deste mesmo "estudo" no Slashdot.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Giovanni () em 17/08 00:10

Meu deus!!! aonde esse mundo vai parar!
Este relatório da Immunity era uma "tiracao de sarro"
Eles falam em TCO ( total cost of ownership ) mas o ownership era para ser 0wnsership, um trocadilho com girias em ingles para invasao de sistema, o que eles falam no relatorio é apenas que é mto mais facil e "barato" invadir o windows.

Não acredito que a folha levou a serio!


» Augusto Campos () em 17/08 00:20

Credo :)


» Marte () em 17/08 00:36

credo...queria conhecer o critério que eles utilizam para a pesquisa, ou melhor, gostaria de saber como eles conseguiram o orçamento! Sempre ouvi falar muito bem a folha no meu cursinho, tanto que é o unico joornal que minha professora recomenda para a leitura. eu ach que iria rr muito em saber que foi enviada uma carta a um representante da mirosoft pedindo o orçamento para uma pesquisa de preço....Bom....sei 'lá...


» Guilherme yan () em 17/08 00:44

Vem mais FUDs por aí.


» Giovanni () em 17/08 00:49

Augusto o "estudo" original esta naquele link da slashdot:
http://www.immunitysec.com/downloads/tc0.pdf

é este pdf.


» nelson_pivete-13a () em 17/08 01:04

Pessoal, olha o Bill Gates nessa foto!!! Olha! Olha!!!
http://www.estronho.com.br/imagens/albums/animais/anim86.jpg


» Augusto Campos () em 17/08 01:15

Sim, Giovanni. O que eu quis dizer é que no artigo da Folha não há link. No do Slashdot há sim.


» alexandre parente () em 17/08 05:42

vamos falar serio! a folha jah acertou alguma vez? quem sabe numa destas mateias sobre fotolog...

A folha eh ridicula... pelo menos o caderno de informatica eh.

agora deviamos enviar notas para o "erramos", eu enviei sobre um foto que tinha seu titulo distorcido e foi corrigido (que dizer foi retirada, nao era do iteresse da folha corrigir).


» Solano Krabbe () em 17/08 07:15

"Folha: não dá pra levar a sério"


» Covarde_Anonimo () em 17/08 08:19

eu jah trabalhei pra UOL q eh da folha. pessoalzinho mais sem noção nunca vi...


» Daniel Fonseca Alves () em 17/08 08:45

He he he he ...
Começando o dia rindo.
Sem comentários.


» Joao Emanuel () em 17/08 09:38

Pessoal, sério, será que exite alguma faculdade de qualidade de jornalismo, pois realmente os jornalistas brasileiros são uma piada só. Além deles não saberem ler, não tem conhecimento nenhum de inglês, não sabem pesquisar matéria, entre outras coisas. Podem falar que é mais uma matéria paga pela Microsoft, mas sinceramente tenho certeza que não é. Além disso é uma desculpa esfarrapada dizer que a Microsoft paga tudo que é matéria contra o GNU/LINUX. O que está acontecendo é a verdade aparecendo de que a maioria dos jornalistas não sabem fazer seu trabalho direito. E isso é deprimente e nojento!!!


» Imposto Bolchevique () em 17/08 10:14

Off Topic: Às vezes as notícias ruins para a M$FT também são publicadas

http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2004/08/040816_microsoftcass.shtml


» Lordello () em 17/08 10:24

Pois é, se o windows é mais facilmente invadido, como pode ser mais barato? E a manutenção mais frequente? no trabalho todo mês tem uma máquina com windows sendo formatada, e olha que nós temos menos de 30 máquinas, imagina numa empresa de TI com um parque de +100 máquinas conectadas num banco de dados central?
outra coisa ansurda é que eles não fincormaram critérios de firewall, foi configurado corretamente? quais seviços ficaram descobertos? Usaram um pacote já com falha de segurança conhecida?
To me divertindo aqui, to rindo abeça, iso com certeza é piada, e olha que já passou o 1o de abril.
Falou ae!


» Joao Amaral () em 17/08 10:27

bom dia,


abaixo segue critica quer eu fiz sobre um encarte de propaganda na revista pcmaster:

"
Alguns comentários sobre a edição do mês de marco/2004 da PCMASTER:


1) logo nas primeiras páginas tem uma propaganda do Microsoft Windows Server System. Tudo bem nao tenho nada comtra propagandas, etc e tal... o que me chamou a atenção de fato, foi um comentário no alto da página, do Sr Steven Bramson, Arquiteto de Sistemas Senior da Motorola, que diz o seguinte:

"Efetuamos mais de 807.000 implementações de softwares com sucesso para 65.000 desktops só em 2002, e economizamos mais de 247.000 horas de administração."

o que chamou minha atenção foi o elevado número de horas, já que ele se refere ao ano de 2002. Resolvi conferir, fazendo contas simples:

um dia = 24 horas, logo um ano = 365 dias x 24horas, o que da um total de ( pasmem) 8760.

se UM ANO inteiro tem apenas 8760 horas, como é que ele economizou 247.000?????????

fiquei curioso!!! Vamos fazer o seguinte, descobrir quantos anos são equivalentes a 247.000 horas.

247.000/24 = 10.291,66667 ( numero de dias , pasmem de novo, deu mais de dez mil dias!!!)

vamos dividir o numero de dias por 365 para obter o total de anos:

10.291,66667 / 365 = 28.19634703

ou seja, mais de 28 anos!!!

Nossa Senhora, isto é que é sistema bom! em apenas UM ano ele economiza VINTE E OITO de administração!!!

Eu sabia que normalmente as propagandas aumentam um pouco, mas assim tambem foi demais...
"

este tambem deve ser algum estudo deste tipo!!!


» João Melo () em 17/08 10:37

Como de praxe, a Folha quer causar polêmica, ficando em cima do muro, ora pendendo para um, ora pendendo para outro lado.
Porém, não vi nada na notícia que afirmasse ser um estudo sério. Muito pelo contrário: o tempo todo eles dizem que o estudo foi feito de forma bem humorada e que eles brincam com outros estudos ou pesquisas comparativas entre os dois S.O.


» Wilfredo () em 17/08 11:26

João, suas contas seriam válidas se estivesse avaliando o tempo gasto com a administração do sistema de UMA empresa. Mas como há mais de uma empresa usando o Server System da Microsoft, então a soma de horas de administração economizadas por cada uma delas totalizam as milhares de horas alegadas pelo anúncio.

Aprendam a interpretar as informações contidas nos dados, pessoal.


» Joao Amaral () em 17/08 11:46

>suas contas seriam válidas se estivesse avaliando o tempo gasto com a administração do sistema de UMA empresa

discordo! veja que o texto cita "um comentário no alto da página, do Sr Steven Bramson, Arquiteto de Sistemas Senior da Motorola", então eu entendo tratar-se de uma solução que a motorola adotou para si, e nao para os clientes dela. Alias mesmo se colocando os clientes motorola, acho que nao dava tanto.

Talvez se colocar todos os clientes da MS ai sim chegue neste numero. Não seria no mínimo um numero enganoso: ele cita um caso especifico, mas coloca numeros globais?? Ah, bom!


» bogus () em 17/08 12:36

João,

Eu não quero aqui defender o Sr Bramson, mesmo porque também não compro assim passivamente a afirmação dele, mas sinto informar que a tua "calculadora" está com defeito.

Não vou apotar diretamente onde está o teu erro, mas vou te dar a chance de pensar um pouco para que tentes descobrir sozinho a falha nos teus cálculos:

65000 desktops x 1 h/ano para administração por máquina = 65000

Pasmem!!!! Também dá mais que 8760 e nem levei em conta que 1 h/ano é uma extrapolação absurda para facilitar o cálculo/entendimento.


» Vidal () em 17/08 12:38

João Amaral disse :
> ....
> 10.291,66667 / 365 = 28.19634703 ou seja, mais > de 28 anos!!!

talvez deva-se computar o número de administradores de sistema na conta ...


» Zecamann () em 17/08 12:46

É....deve ser pq necessita-se de mais de um homem pra operar o windows :-p
Já ví fazerem "junta médica" em vários!


» santo () em 17/08 13:29

O calculo do Joao Amaral tem um pequeno equivoco que e fato de seus calculos serem conduzidos como se fossem para apenas um micro.
Mas para mostrar como as propagandas podem ser obscuras observem o texto citado pelo Joao Amaral.
"Efetuamos mais de 807.000 implementações de softwares com sucesso para 65.000 desktops só em 2002, e economizamos mais de 247.000 horas de administração."

O que sao estas "implementações de softwares".
Eles fizeram 807.000 programas para cada maquina ou fizeram um programa instalaram mais de 12 vezes em cada maqunina (807/65) ou ainda fizeram 12 programas e instalaram em 65.000 maquinas.

Questoes obscuras como estas tornam dificil entender como se calcula o custo total da instalacao de um software e como "o que nao se pode medir nao se pode controlar" fica facil provar qualquer teoria maluca.

truques, tudo e apenas espelho e fumaca.


» Emerson () em 17/08 16:00

a folha publicou um "erramos":

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u16735.shtml


» Eu () em 17/08 18:10

Mais alguém vê que alguma coisa está errada quando os sites especializados começam a retirar notícias dos sites "leigos"?

Não deveria ser o inverso?


» Augusto Campos () em 17/08 19:49

Nada contra tua manifestação, "Eu", mas eu tendo a publicar links para todas as notícias do tema Software Livre que acho relevantes, independentes da origem. E sempre menciono a origem, para que cada leitor possa atribuir o peso adequado, se couber.

Não vejo nada de errado nisso, mas eu ia me sentir incomodado se a Folha, ou a Veja, ou o jornal da minha cidade, consistentemente publicassem matérias de software livre que me surpreendessem. Ser surpreendido eventualmente não me incomoda, e espero que não incomode muita gente além de você.


» Joao Emanuel () em 17/08 20:27

Interessante neste debate todo é que só fica na instalação e nunca passa para o momento de administração, do dia a dia. Se fosse isso todos veriam que GNU/LINUX é extremamente mais econômico, mas fazer o quê se a maioria dos brasileiros não tem capacidade de ver a longo prazo, que é por isso que os americanos estão na nossa frente, pois sabem ter uma visão de longo prazo. E para os defensores do software da Microsoft, só digo um caso: RENNER. Após isso faço questão de ficar calado.:)))
Ou alguém de vocês está afim de passar um dia glorioso (véspera de natal e as lojas lotadas), onde o servidor principal foi pro espaço e os seus funcionários tinham que passar as compras no modo antigo e sem direito a cartão de crédito.


» Henrique Vicente () em 17/08 23:22

Folha, CNN... não são de confiança, basta lembrar de 11 de setembro... governo bush... guerra NO Iraque... ah, apologia as drogas :)
Em falar em droga, o computador do meu pai no trabalho foi pro espaço por causa de um vírus(Love alguma coisa) que ele não sabe como pegou.. e ele não quer chamar o suporte técnico da empressa(uma estatal) porque é terceirizado e os técnicos (como eu acho que todo técnico para windows deve ser) são desses que dizem que o jeito é reformatar...
eu já tinha avisado 1000 vezes para ele usar o Mozilla ao invés do M$IE ao menos, não usou, se ferrou...


» Augusto Campos () em 17/08 23:59

A Folha corrigiu a falha e enviou esclarecimentos sobre o assunto. Detalhes em
http://br-linux.org/noticias/003141.html


» Jost Dayan () em 26/08 03:16

galera eu estou um poquinho tarde no assunto, mais eu comprei uma revista e rir de mais quando eu olhei a contra capa. vou postar aqui o que esta escrito e o link da pesquisa.

NESTE ESTUDO SOBRE CUSTO TOTAL DE PROPRIEDADE DE WINDOWS E LINUX, NUMEROS FALAM MAIS ALTO QUE PAPAVRAS.

ai mostra um grafico!!

SEGUNDO A PESQUISA FEITA PELA IT MIDIA EM PARCERIA COM A FEA-USP*, O CUSTO TOTAL DE PROPRIEDADE DO WINDOWS CHEGA A SER 11% MENOR DO QUE DO LINUX EM MEDIA EMPRESAS BRASILEIRAS E 7% EM GRANDES. O ESTUDO TEVE UMA BASE DE 242 EMPRESAS DE SETORES VARIADOS, COM DIFERENTES UTILIZACOES DA TECNOLOGIA. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE OS GASTOS EM "TREINAMENTO" E "CONSULTORIA" CHEGAM A SER ATE 5 VEZES MAIORES NAS COMPANHIA QUE USAM O LINUX. PARA MAIS INFORMAÇOES, VISTE microsoft.com/brasil/getthefacts

gente eh para rir ou nao???

a verdade eh que ela pesquisa o "treinamento e consultoria", mais agora me diga.
o que eh melhor? um bom treinamento e uma otima consultoria ou um sistema vulneravel, sendo que teria que gastar mais para tampar os buracos???

ai fica minha pergunta.

um abraço a todos


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.