Notícia publicada por brain em agosto 13, 2004 10:30 AM
| TrackBack
Este artigo do IBM DeveloperWorks ensina a usar os componentes do Perl/Tk para construir interfaces relativamente avançadas.
O artigo apresenta exemplos simples de componentes como tabbed notebooks, barras de progresso, entradas de datas baseadas em calendário e seletor de diretórios. Segundo a conclusão do artigo, o toolkit Perl/Tk permite aos desenvolvedores Perl criar interfaces mais ricas e poderosas, e todos os componentes apresentados estão disponíveis livremente no CPAN.
Pode até ser uma interface gráfica avançada, mas é feia que dói...
é relativamente avançada né? Depende do referencial ;-)
Eles chamam isso de interface avançada porque o TK por padrão só possui widgets básicos (menus, janelas, botões, caixa de entrada, listas de seleção, checkbox...) Qualquer outro widget tem que ser contruido usando canvas e objetos já existentes. A não ser q se use pacotes de widgets como o TIX.
Tk?
1994 está no telefone, e eles querem a linguagem deles de volta. :)
(Tudo bem, eu sei que Tk não é uma linguagem, mas em piadas tudo vale. Isso se chama licença poética)
Fala sério, isso é mais feio que a interface gráfica do Windows 3.1. Até programas em ncurses ficam mais amigáveis do que isso aí. Além de ser uma dor de cabeça para quem quer interfacear diferentes programas. (Tenta copiar de um programa desses e colar em outro, escrito em Gtk ou Qt, ou então teste o suporte a drag-n-drop)
O próximo artigo do DeveloperWorks vai ser o que? Como interfacear programas escritos em Cobol com outros escritos em Assembly de Z80? Ou quem sabe um tutorialzinho sobre o Lotus 1-2-3?
Pera lá pessoal. O tcl/tk foi muito popular anos atrás nas universidades e eu conheço vários programinhas acadêmicos feitos com ele ainda hoje.
Por que usaram esse toolkit ? Porque já conheciam...
Hoje já temos Python/PyQt, Perl/PerlGTK, PHP/PHP-Gtk, etc e quem não conhece Tcl/Tk realmente não deve perder tempo aprendendo essa linguagem/toolkit e partir para essas outras que citei.
Dos toolkits gráficos para scripts o que eu achei melhor e mais bem documentado foi o XDialog.
Agora em termos de beleza, o Kommander é uma boa. Embora você não escreva a GUI e sim constroi com uma interface RAD e "linka" com seus scripts. Fica algo bonito e poderoso.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.