Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

FSF Europa: Patentes de software não ameaçam apenas o software livre

Notícia publicada por brain em agosto 6, 2004 12:09 AM | TrackBack


O LWN.net reproduz comunicado da Free Software Foundation européia lembrando um fato que tende a passar desapercebido em muitas discussões: as patentes de software não são uma ameaça que afeta exclusivamente o software livre. Embora sejam um entrave à inovação e de fato constituam uma grave preocupação dos desenvolvedores livres, os softwares proprietários estão igualmente expostos ao problema, como atestam múltiplos casos notórios de grandes empresas de software envolvidos em litígio devido a violações de patentes. O comunicado da FSF Europa teve o objetivo de levar à reflexão os responsáveis pela migração da cidade de Munique (suspensa para avaliação da questão das patentes), mas serve como um importante lembrete para todos nós.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Daniel Fonseca Alves () em 06/08 08:42

É por isso que eu estou de olho no que vai acontecer na Europa.
Dependendo da decisão que for tomada lá nossas vidas podem mudar radicalmente.
A Europa (e talvez a China) é a única que pode fazer frente politica aos EUA.


» Glauco () em 06/08 09:26

Hahaha. Software proprietário também? Agora é que a porca torce o rabo.


» André Simões () em 06/08 09:33

Essa história de patente vai dar MUITO o que falar porque vai afetar tudo na nossa vida. Outro dia eu li que a M$ conseguiu uma patente sobre transmissão de dados utilizando o corpo humano mesmo sem ter nenhum projeto eu equipe trabalhando nisso.

Agora imaginem, se algum dia um ciêntista criar um braço biônico para vítimas de mutilações, esse braço vai ter algum micro-computador para fazer a interface entre as parte mecânicas e o sistema nervoso, e no ponto onde ocorrer a troca de dados entre o corpo e essa interface a M$ teria direito a receber uns trocados por isso. Se daqui a 100 anos isso for realidade imagina quanto a M$ não ganharia em cima de vítimas de guerras e acidentes de trânsito.

É muita viagem da minha parte mas se continuar desse jeito vai acabar acontecendo algo parecido.


» Marcelo R. Minholi () em 06/08 10:05

É importante saber que mais da metade das patentes são derrubadas quando colocadas a prova em tribunais americanos. A lei de registros e patentes lá é tão tosca que já permitiu que registrassem a Lua, Marte, o Universo, entre outras coisas.


» Humberto Massa () em 06/08 10:09

Disse no outro thread e repito: fiquem de olho na nossa legislação de patentes! Aqui é proibido patentear software por enquanto, vamos manter assim!!!


» Zecamann () em 06/08 10:17

Segundo o INPI, vc pode registrar Propriedade Intelectual de Software! Agora, alguém pode me responder qual a diferença?


» Zecamann () em 06/08 10:22

www.inpi.gov.br


» Zecamann () em 06/08 10:23

» depassagem () em 06/08 11:03

Diferença entre propriedade intelectual e patente (a grosso modo, para facilitar o entendimento):

- Se você é a FIAT e registra a propriedade intelectual do Uno, você está se protegendo para evitar que outro fabricante venha a produzir uma cópia exata (ou semelhante) do seu produto. No entanto, isso não impede que terceiros continuem fabricando carros.

- Se você é a FIAT e patenteia a idéia de um carro, ninguém mais poderá produzir um carro sem te pagar royalties.

Se você produz um software livre e o submete à licença GPL, você está protegendo a sua criação intelectual. De um modo sui generis, pois você permite modificações/alterações/etc. Software livre não é o fim da propriedade intelectual.


» Zecamann () em 06/08 11:10

Gostei da explicação. obrigado...


» Humberto Massa () em 06/08 12:03

Para ser mais técnico, o que você consegue registrar de software no INPI são os direitos autorais (vulgo "copyright", muito embora o conceito de copyright e de direito autoral seja ligeiramente diferente).

Patentes são regidas pela lei 9.279/96; Direitos autorais em geral são regidos pela lei 9.610/98 e especificamente sobre "programas de computador", pela lei 9.609/98.

na lei 9279, art. 10, V, não se considera invenção nem modelo de utilidade (isto é, coisa patenteável) programa de computador.


» JCCyC () em 06/08 12:13

Pode ser que o conceito de copyright e de direito autoral seja diferente, mas em termos legais, lá e cá quer dizer rigorosamente a mesma coisa. Ou estou errado?


» Humberto Massa () em 06/08 12:34

Isso são detalhes do direito internacional... uma legislação como a de direitos autorais (brasileira) protege melhor os direitos do autor inicial de uma obra; uma legisação de copyright (como o USC17 dos EEUU) defende mais direitos dos _editores_, sendo um pouco mais "concentracionista".

O efeito final é parecido porque, para alguém te editar em um país com legislação de direitos autorais, você acaba tendo que alienar muitos desses direitos, ficando com um conjunto pouco maior do que o que você teria no caso do copyright (*).

(*) os chamados direitos "morais", que pela nossa legislação são inalienáveis.


» nelson_pivete-13a () em 06/08 14:07

É uma pena, é uma pena mesmo que a gente não pode fazer nada. Mas, pelo que eu sei da história, a maioria das empresas de software proprietário já infringiram patentes de outras (m$, apple, macromedia, etc.... todas que vc puder imaginar já infringiu.) E agora tão falando que o Linux infringe quase 300 patentes. As empresas de software proprietário já foram processadas por terem infringido patentes, mas nunca vi pagarem nada!!!
E o Linux, o que podem fazer com ele?!?! Nada! O que pode fazer comigo se eu infringir uma patente fazendo um software livre?!?! Nada! Já que é tão difícil prejudicar uma empresa de software proprietário que foi processada, por ela não pagar (pq não quer, dinheiro eles têm!), fica impossível prejudicar o software livre!
Por isso, é melhor não se desesperar! Eu uso meu GNOME, meu KDE à vontade, sem nenhum VELHO pra me encher o saco! E cada vez mais eles crescem e eu quero ajudar o projeto GNOME, gosto muito dele. O KDE já tem bastante gente desenvolvendo e por isso eu escolhi o GNOME.

Eu sou novo, só gosto de ler notícias de informática. O que eu mais odeio é notícias sobre política, tb odeio horário eleitoral gratuito na TV, prefiro assistir o pior capítulo da pior novela mexicana do que horário político!


» anonymous () em 06/08 14:44

Olá nelson_pivete-13a!

Não é uma pena nada. Podemos fazer sim! Para começar, um pouquinho de pressão sobre o governo para que não assine nada que não tenha lido nos acordos da ALCA já é uma boa coisa. Que entenda todas as implicações da adoção no Brasil da lei de patentes EUA-like e do DMCA já é um grande passo.

Veja http://www.softwarelivre.org/news/2781 , http://www.softwarelivre.org/news/2788 e http://www.softwarelivre.org/news/2797


» nelson_pivete-13a () em 06/08 15:09

Sei como é anonymous, mas pra quem já é vítima dessas leis de patentes (como os americanos), fica difícil usar uma coisa boa sem ter sossego! Mas me parece que os americanos (ou estadunidenses como vcs os chamam) eles não estão preocupados com as patentes de software no país deles! Veja que os maiores projetos de software livre são de lá, tipo o GNOME, ele deve violar algumas patentes, não sei, mas se violar, garanto que não poderão fazer nada pq é um dos desktops mais usados (no Linux é o 2o ficando atrás somente do KDE), a preocupação do Stallman deve ser essa, ele achar que os desenvolvedores de SL não têm sossego porque pode infringir alguma patente. Mas o SL é forte nos EUA sim! è q não tem mtos sites fã-clube sobre SL lá como aqui tem.
Uma das coisas mais bonitas que eu acho nos desenvolvedores de SL é que eles não imnportam se o cara vem do Brasil, dos EUA, da Ásia, do Polo Sul, o importante é que ele é bom e contribua para o crescimento, tipo, não há preconceito no software livre!


» Zecamann () em 06/08 15:27

Nelson, o Gnome, senão me engano, é mexicano (ou pelo menos foi desenvolvido por um estudante mexicano).


» Zecamann () em 06/08 15:29

Povo, desculpa: não é "senão"...é "se não"....


» EdCrypt () em 06/08 15:34

Sim, o Miguel de Icaza é mexicano, e a empresa que ele fundou e que foi comprada pela Novel, o Ximian.
Esse cara fez muito pelo software livre, mas hoje nem importantes desenvolvedores do Gnome concordam com ele quanto ao papel do Mono no projeto... Que é um projeto polemico justamente por causa da "frajilidade" quanto às patentes!


» Zecamann () em 06/08 15:46

Hoje é aniversário dele, sabiam?


» velhocareca-87a () em 06/08 16:16

Ei, pivete, fica longe das minhas patentes!

Quando eu morrer vou ir puxar teu pé de noite.

E que é isso de não assistir meu horário gratuito na TV???

E pare com esse preconceito contra os idosos!


» Zecamann () em 06/08 16:22

Gente, falei bobagem.....é aniversario de outro cara......


» A Morte () em 06/08 16:26

Velhinho!!! Q bom te encontrar, já tá na hora....de vestir o paletozinho de madeira....


» Jefferson Martins () em 06/08 16:40

"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio depende das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito, dizendo que odeia política. Não sabe que, de sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos:que é o político o corrupto."(Bertolt Brecht)


» anonymous () em 06/08 16:51

Jefferson,

Falou tudo. Não sejamos como os estadounidenses, que não se importam se pode ou não pode: "desde que o lucro apareça podemos pagar os advogados mais tarde."

Não! Quero participar dos debates políticos não só no meu país, mas da nova aldeia global. Quero poder usar o duplo-clique (patenteado pela Microsoft) sem ter de pagar por isso tanto quanto Einstein usou as idéias de Newton, ou Stephen Hawking usou as de Einstein.

Pessoal... É uma questão de princípios. Se acreditamos que o bem comum pode co-existir com a propriedade privada, temos de dizer o que é bem comum. Idéias são bens comuns, na minha humilde opinião.

Se enquanto ativistas do Software Livre, acreditamos que o programador (hacker) está para o poeta assim como código-fonte está para a poesia, então devemos lutar por um mundo em que alguém pode citar Bertolt Brecht sem pagar royalties por isso.


» A Morte () em 06/08 17:01

É..o bom e velho Bertão.....tava com ele até ha pouco....sujeito estressado....


» Zecamann () em 06/08 17:03

Nossa! Xispa pra lá coisa mandada!!! Pronto, agora sou eu....q q tah rolando?


» GNU () em 06/08 19:59

>velhocareca-87a

ei velhote , com essa idade você já está faznedo hora extra na Terra , então vaze.
Ou estique logo as canelas de uma vez.


» GNU () em 06/08 20:00

>velhocareca-87a

ei velhote , com essa idade você já está fazendo hora extra na Terra , então vaze.
Ou estique logo as canelas de uma vez.


» PauloRZnd () em 06/08 21:48

ZecaMorte:

Pega ele, pega.

Jeferson

Concordo em gênero, grau, número e fuso horário, com o Bertold, mas cá pra nós, aguentar programa político eleitoral é um porre.


» santo () em 06/08 22:26

Bom galera como eu ja comentei em outras oportunidades eu sou a favor das patentes por achar que quem cria algo novo merece ter o privilegio do monopolio da sua criação por algum tempo até mesmo para fazer valer a pena ficar anos pesquisando algo novo.
Mas é realmente é um problema esta questão de se patentear o obvio, embora segundo o INPI não se pode patentear o que ja é conhecido, e isto é o certo, afinal o conhecimento pertence a humanidade e em hipotese nenhuma pode-se permitir que haja uma nova "corrida do ouro" atraz de ideias largamente utilizadas para uns e outros levarem uns trocados.
Eu andei pensando nisto desde a ultima noticia sobre a cidade de Munique e cheguei a uma conclusão.-As patentes de conhecimente publico são violadas porque não existe niguem que as protege.
Para resolver este problema eu sugiro que se deve criar um orgao que fique responsavel por registrar e defender as patentes de dominio publico talves o DPP(Departamento de Patentes Publicas).

Bom, senhores fica aqui a minha opinão e gostaria das suas sugestões.


» santo () em 06/08 22:30

Bom galera como eu ja comentei em outras oportunidades eu sou a favor das patentes por achar que quem cria algo novo merece ter o privilegio do monopolio da sua criação por algum tempo até mesmo para fazer valer a pena ficar anos pesquisando algo novo.
Mas realmente é um problema esta questão de se patentear o obvio, embora segundo o INPI não se pode patentear o que ja é conhecido, e isto é o certo, afinal o conhecimento pertence a humanidade e em hipotese nenhuma pode-se permitir que haja uma nova "corrida do ouro" atraz de ideias largamente utilizadas para uns e outros levarem uns trocados.
Eu andei pensando nisto desde a ultima noticia sobre a cidade de Munique e cheguei a uma conclusão.-As patentes de conhecimente publico são violadas porque não existe niguem que as protege.
Para resolver este problema eu sugiro que se deve criar um orgao que fique responsavel por registrar e defender as patentes de dominio publico talves o DPP(Departamento de Patentes Publicas).

Bom, senhores fica aqui a minha opinão e gostaria das suas sugestões.

E obviamente suas opinões


» nelson_pivete-13a () em 06/08 23:09

Olha santo, não acho uma boa idéia patentear software pq fica essa palhaçada toda. Se a indústria do software fosse "respeitada" como a indústria de automóveis, alimentos, que existem bastante marcas que competem no mercado, até poderia ser válida as patentes no mundo do software. Mas, a realidade não é essa, é que na verdade existiu várias empresas de software, e agora diminuiu bastante. Cada uma seguindo seu estilo, e a outra gigante (m$) querendo tomar o lugar das menores copiando todas suas idéias! Então, mais cedo ou mais tarde essas empresas de software sofrerão muito com a M$ no mercado, e depois elas desaparecerão! Mas, por outro lado, existe sim uma saída: Software Livre! Já que a M$ quer comprar tudo e todos, o software livre FELIZMENTE ela não compra. Ou seja, não há como respeitar patentes de software, a maioria das empresas de software (proprietário) já infringiram patentes e continuam infringindo, não pagaram nada até agora! E qual o mal do software livre infringir patentes? Na minha opinião (uma hora dessas eu queria ser alguém grande!), acho que o Software Livre devia ficar imune às patentes de software, pq ele não é comercial!!! E o software é distribuido livremente, pode-se alterar o código, fazer forks (eu gosto de forks pq acredito que eles existem para a melhoria de um projeto, como o GoneME pode passar a perna no GNOME, que é difícil, e o X-Server que dizem já ser melhor que o Xfree86/X.Org, mas ainda está "cru"). Então, devia ter alguém explicando isso, fazer com que apenas softwares comerciais sejam afetados por patentes. Se o código-fonte do software é aberto/livre, por que ele tem que infringir patentes? Quem vai pagar essas patentes?
Algumas coisas só o tempo nos dirá, eu disse antes que é uma pena não podermos fazer nada, apenas usá-lo da melhor forma e torcer para que ele sempre saia vencendo (por acaso, alguma vez o Linux saiu perdendo alguma batalha como essa? Se ele ganhou da SCO, agora é adotado pela NASA e pelo Exército Americano, e muitas outras coisas, não é possível que o Linux venha a cair). E não pensem que isso é o fim do mundo pra gente, quando eu vejo notícias que patentes estão ameaçando SL, os comentaristas dizem que é o fim do mundo, é o caos! Não é assim, aí já é ser sensasionalista, pode usar o Linux sem medo nenhum, eu estou usando, todos que usam gostam, você não tem problema de usar!
E tem notícias que dizem que o Linux só irá atingir 8% dos desktops até 2008.... sei não... mas acho que vai ser muito mais do que 8%! Até 2008 no mínimo uns 20%! Só de um ano pra cá o uso do Linux nos desktops aumentou mais do que as expectativas e vem aumentando a cada dia! Pensem que todo esse tempo que eu fiquei escrevendo isso, enquanto vcs dormem, novos projetos estão sendo compilados! Nada pára, e a tendência é sempre aumentar!
Por isso, não estou preocupado com ameaças desse tipo, e já tem gente grande lutando pelo lado do Linux. Eu só queria estar lutando junto com essas pessoas, mas tenho que ficar aqui, ir pra escola e torcer para que tudo dê certo!

PS: Será que a NASA e o Exército Americano estão preocupados com as patentes de software como a cidade de Munique?


» bebeto_maya () em 07/08 04:17

__O interessante é como a lei é ambígua, pois a na nova lei de direitos autorais,de 1998, a idéia é patrimônio universal da humanidade, então me expliquem como alguém pode patentear uma descoberta, um gene, algo baseado em idéias. . .???

__E a tal da DMCA, que invade a casa de pessoas e as prendem por baixarem Mp3?E eles querem que o Brasil assine a ALCA, e prenda gente em nome da M$. . .da DMCA e o escambal. . .lei de patentes é rídicula e só satisfaz os interresses da grandes corporações. . .A maior vergonha é a patente de genes,algo que habita no teu corpo na complexa cadeia de carbonos. . .E quantos remédios são baseados em descobertas de genes isolados, pelos cientistas. Esses títeres da indústria, fazem o trabalho sujo e os executivos dos laboratórios enriquecem cada vez mais, enquanto o povo morre de AIDS na África. . .

__As patentes são rísiveis e enquanto alguns acham que os EUA é o país da tolerância 0, eu sou da vertente de pensamento de que os Estadunidenses são progenes da Hipócrisia 1000.


» O sobrinho () em 07/08 08:56

Meu tio disse que DMAC é outra coisa , que funciona no Kernel . É alguma coisa ISA .

Eu nãoooo sei .... meu que disse :)

é um DMA-Controller.


» Eu () em 07/08 13:07

"que invade a casa de pessoas e as prendem por baixarem MP3"

Hmmm, embora eu baixe MP3, eu reconheço que isso é um crime, e não existe nada de anormal em uma lei punir um crime.

E o fato de as gravadoras cobrarem mais do que "o preço justo" pelo CD não torna isso menos crime. A gravadora pode cobrar quanto quiser pelo seu produto. Você tem o direito de comprar ou não. Mas se você não comprar isso não te dá o direito de baixar a música pela Internet.

A música é o resultado do trabalho de um monte de gente, e quando você baixa da Internet ilegalmente você não está pagando esse trabalho, o que obviamente é um comportamento criminoso.


» Semaforo () em 07/08 22:29

Santo: Programação é diferente de engenharia. O que se tenta patentear relacionado a software são idéias, e idéias NÃO são patenteáveis, invenções sim.

O hyperlink, por exemplo, é uma idéia apenas, e foi patenteado. Pior, havia "prior-art", já se usava links muito antes da patente.

Em engenharia isso seria o equivalente a patentear (qualquer tipo de) "máquinas que voam", em vez do avião. Entende a diferença? É por isso que as patentes do software são ruins, elas impedem a inovação, em vez de incentivá-la.

Eu: Concordo completamente. baixar música é crime sim. Se isso prejudica realmente as gravadoras é outra história (dizem que não), mas não deixa de ser ilegal.


» nelson_pivete-13a () em 08/08 20:09

Baixar musicas em mp3 é considerado crime pelo formato de áudio, que pertence à Fraunhofer (sei lá o nome desse troço) e Thomson Multimedia. E baixar em OGG Vorbis continua sendo ilegal?


» nelson_pivete-13a () em 08/08 20:12

Bom, baixar uma música de qualquer artista em OGG continua sendo ilegal (infringe os direitos autorais), mas usar o formato de áudio OGG Vorbis não é ilegal porque ele é Open Source. (A verdade é que a qualidade do OGG é melhor que do mp3, mas ele não é popular!)


» critico () em 08/08 22:50

Bom vamos lá:
=Olha santo, não acho uma boa idéia patentear software pq fica essa palhaçada toda.=

- Que palhaçada? Se um cara quer proteger o que ele criou é palhaçada que ele tá fazendo?

=Se a indústria do software fosse "respeitada" como a indústria de automóveis, alimentos, que existem bastante marcas que competem no mercado,=

=Mas, a realidade não é essa, é que na verdade existiu várias empresas de software, e agora diminuiu bastante.=

- Em que ano você nasceu? Antigamente(1987) você encontrava em São paulo 10 a 15 empresas validas que produziam software promissor. Hoje quantas você encontra e quantas vão aparecer mais? É um mercado promissor e em constante desenvolvimento, nao para de crescer.

- A industria de software nao é respeitada? Qual a industria mais reconhecida da India? Marcas que competem no mercado? Só na america latina existem milhares de empresas concorrendo em milhares de produtos, desde automação a jogos. Imagina juntar outros polos de desenvolvimento.

=Cada uma seguindo seu estilo, e a outra gigante (m$) querendo tomar o lugar das menores copiando todas suas idéias!=

- Quem foi que criou o motor diesel? Então porque razão hoje existem dezenas de marcas usando as especificações diesel? Tome o exemplo do Japão que aprendeu olhando dos outros e melhorando, tome como exemplo os gerenciadores pra linux e suas interfaces imitando Mac,(Toch,OSx) Windows, Amiga etc. Essa é a realidade ATÉ no software livre.

=Então, mais cedo ou mais tarde essas empresas de software sofrerão muito com a M$ no mercado, e depois elas desaparecerão!=

- Ou podem se beneficiar como no caso da SAP e da SIEBEL.

=Mas, por outro lado, existe sim uma saída: Software Livre! Já que a M$ quer comprar tudo e todos, o software livre FELIZMENTE ela não compra.=

- Software livre nao é um produto é uma modalidade . E eu ou a Aplle ou a M$ podemos comprar software livre. No caso da Aplle nem precisou comprar, usou o codigo do FreeBSD e fechou porque a licença BSD permite isso. Imaginem se fosse a Microsoft fazendo isso. Todo mundo ia reclamar, espernear etc, etc... burrice.

=Ou seja, não há como respeitar patentes de software, a maioria das empresas de software (proprietário) já infringiram patentes e continuam infringindo, não pagaram nada até agora!=

- Quem te disse? A Microsoft, IBM e agora o Google também desde os anos 80 nos casos DRDOS já enfrentavam esse tipo de problemas.

=E qual o mal do software livre infringir patentes? Na minha opinião (uma hora dessas eu queria ser alguém grande!), acho que o Software Livre devia ficar imune às patentes de software, pq ele não é comercial!!!=

- Cai fora garoto, software livre nao é comercial? Nem adianta falar sobre isso. Software livre É software.

=E o software é distribuido livremente, pode-se alterar o código, fazer forks (eu gosto de forks pq acredito que eles existem para a melhoria de um projeto=

- Ou só pra atrapalhar como tentaram fazer com o KDE.

=Se o código-fonte do software é aberto/livre, por que ele tem que infringir patentes? Quem vai pagar essas patentes?=

- O cara que infringiu as patentes paga, ora. Quem disse que só o facto de ser aberto coloca ele imune?
=Então, devia ter alguém explicando isso=

- Esse alguém deve ser você.

=, fazer com que apenas softwares comerciais sejam afetados por patentes=

- Isso, isso Software livre TAMBÉM é comercial por isso também é afectado.

=Algumas coisas só o tempo nos dirá, eu disse antes que é uma pena não podermos fazer nada, apenas usá-lo da melhor forma e torcer para que ele sempre saia vencendo (por acaso, alguma vez o Linux saiu perdendo alguma batalha como essa?=

- Que bonito. Você fala isso como se o Linux fosse um nenê no bercinho da mamá. Acorda rapaz, ele já está sendo consumido pelo sistema.

=Se ele ganhou da SCO, agora é adotado pela NASA e pelo Exército Americano, e muitas outras coisas, não é possível que o Linux venha a cair=

- Então você nao acredita na derrota do Windows? Ser adotado nao é sinonimo de estabilidade, é a moda do momento e nao há como negar isso, mas eu sou antigo na area e já conheci a reputação do Netware, Unix e solaris, nao que eu esteja comparando eles com Linux.

=E não pensem que isso é o fim do mundo pra gente, quando eu vejo notícias que patentes estão ameaçando SL, os comentaristas dizem que é o fim do mundo, é o caos! Não é assim, aí já é ser sensasionalista, pode usar o Linux sem medo nenhum, eu estou usando, todos que usam gostam, você não tem problema de usar!=

- Claro você nao vai esperar aquela palhaçada da SCO de enviar processos a individuais funcionar, ia trazer mais gastos que lucros, mas os BIGGEST sao os alvos e como tal o caos Munique é apenas um pequeno exemplo disso.

=E tem notícias que dizem que o Linux só irá atingir 8% dos desktops até 2008.... sei não... mas acho que vai ser muito mais do que 8%! Até 2008 no mínimo uns 20%! Só de um ano pra cá o uso do Linux nos desktops aumentou mais do que as expectativas e vem aumentando a cada dia!=

- Você tem razao mas nao pode esquecer que o usos do Windows e de outros sistemas também aumenta senao gates e jobs andavam falidos em menos de 1 ano. Além disso considere os 90% de usuarios Linux que possuem o Windows em Dual/\Boot, portanto isso também conta. e se raciocinarmos como humanos de verdade vamos ver que só uns 3% nao sao desse caso. Tudo bem nao precisa postar que eu sou desse caso, eu sei que existem esses casos.

=Por isso, não estou preocupado com ameaças desse tipo, e já tem gente grande lutando pelo lado do Linux=

- E é isso que me preocupa. Linus Torvalds foi convidado para trabalhar num dos que você chama de 'grandes'(pra mim sao é grandes estrategistas de mercado) e rejeitou. Porque razão? Foi aconselhado. Se você trabalha na IBM o Linux vai estar em teu nome mas vai ser da IBM se você trabalha na HP o Linux vai estar em teu nome mas vai ser da HP, por isso ele escolheu a OSDL, pra manter a originalidade. Stallman entrevista a ZdNet foi bem claro:
NÓS NAO PRECISAMOS DESSAS GRANDES EMPRESAS(MSFT, IBM, HP, ORACLE, ETC) DE SOFTWARE PROPRIETARIO MESMO QUE ELAS VENHAM COM CHAVÕES. ELAS VAO SER DERROTADAS.
Nao caia nessa rapaz, há mais de uma decada que acompanho um pouco da desenvoltura dessa mercado e pra isso só um recado. Com dinossauros nao te metas, ou eles se extinguem e se transformam em lagartos ou te extinguem.

= Eu só queria estar lutando junto com essas pessoas, mas tenho que ficar aqui, ir pra escola e torcer para que tudo dê certo!=

- Eu senti pelo tom que você era estudante. Vamos esperar o enquadramento e ver como você se encaixa na realidade do 'sistema'.


» nelson_pivete-13a () em 09/08 00:12

NÃO ALIMENTE OS TROLLS!!!
O MESTRE DOS TROLLS CONTRA-ATACA!!!


» político-87a () em 09/08 03:43

E não amamente o pivete!

Senão ele cresce, envelhece e morre caçando o próprio rabo!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.