Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Cidade de Munique vai avaliar riscos de patentes de software livre

Notícia publicada por brain em agosto 4, 2004 09:20 PM | TrackBack


Joerlei P. Lima (joerlei2000@yahoo.com.br) enviou este link e acrescentou: "A cidade de Munique suspendeu a migração de seus computadores para linux por temer riscos financeiros e legais em virtude do novo sistema de patentes." Em resumo, a migração está parada para analisar como as novas diretivas de patentes de software da União Européia a afetam. Ninguém achou que vencer as barreiras de grandes interesses contra esta migração ia ser fácil, não é mesmo? Mais detalhes na cobertura do PSL-BR.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» nelson_pivete-13a () em 04/08 23:24

Novo sistema de patentes? Desde quando? Mas não existem patentes de software na Europa! Ou já está existindo?


» Augusto Campos () em 04/08 23:29

Como diz a notícia, mais detalhes na cobertura do PSL-BR: http://www.softwarelivre.org/news/2788


» Marcelo Vivan Borro () em 05/08 00:14

Temos que ver os dois lados da notícia:

O primeiro é que isto é mais um resultado dos FUD. Simplesmente mais atrasos e desconfianças

O segundo ( e melhor :-) ) é que inevitavelmente será comprovado que não existem ameaças reais e o Software Livre sairá fortalecido.


» bebeto_maya () em 05/08 00:38

__Isto não é simplesmente FUD, Marcelo, de fato a UE aprovou a lei das patentes, um grande tiro no pé, pois sabemos que é exatamente este o caminho dos Imperialismo Americano. E, segundo eles, o Linux pode inflingir mais de 200 destas patentes, mesmo que muitas delas estejam nas mãos de pessoas que distribuem programas grátis (Flash Player, Mp3. . .), não são software livre, você usa sem pagar, mediante termos, que lhe impedem, por exemplo, de redistribuir os aplicativos.

É íncrivel, quem pensa que a Europa tem cacife, e poder para tomar tais decisões, está enganado, pois existem países no leste europeu que estão no ``bagaço``.Me parece que este tipo de acordo satisfaz ao Tony Blair (pudlle do Bush), e ao Jacques Chirac, e lógico, lá, como cá, as corporações têm o governo como uma mãe de leite saudável!


» Jimi () em 05/08 02:24

Estou, ainda para enteder.
Isso quer dizer que, se alguém requerer a patente de sistema operacional, ninguém mais pode ter ou criar um sistema operacioal?
Qualquer nova tecnologia em que o material utilizado sejam linhas de código(software) pode ser patenteada e vai ter um único dono? Se for assim, é uma rasteira no Opensource, pois trabalhamos com
milhares de ideias ja desenvolvidas anteriormente.
Imaginem acabar com o Ogg porque o mpeg ja tem a patente da idéia de comprimir dados de audio e video.


» Rodolfo () em 05/08 09:43

Infelizmente é isto mesmo Jimi, eles(as corporations e o sistema americano de patentes) visam o controle total dos subdesenvolvidos via patentes. Basta ter uma idéia, para patenteá-la, até os "casos de uso" estão passíveis de serem patenteados. Houve alguém que patenteou a roda, para mostrar como o sistema é falho. Lembrando bem o cupuaçu foi patenteado por uma firma japonesa, parece que já foi resolvido, mas deu um rolo e atrapalhou diversas exportações. É o Big-Stick, só que de forma aparentemente legal. Mas se não resolver, seja com $$ ou com leis, vai na porrada mesmo. Falando nisso,alguém aí já encontrou as armas de destruição em massa do Saddam? Que eu saiba só o pessoal do Casseta que achou um canivete de "destruição em massa". A nossa sorte é que como todo império, este um dia também cairá.
Rodolfo


» Humberto Massa () em 05/08 10:55

Pois é. Então, vamos prestar bastante atenção: se pintar qualquer coisa no congresso tentando revogar ou derrogar o Artigo 10, V da Lei 9279/96.
Esse inciso é o ÚNICO dispositivo que proíbe patentes de software no País. Olho vivo.


» santo () em 05/08 17:40

Bom pelo que eu li no artigo vi que a cidade de Munique quer migrar mas pretende evitar problemas com patentes fazendo uma analize detalhada, e eles estão certos.
Quanto as patentes eu tenho uma opinião controversa mas é a minha opinião.
Eu sou a favor das patentes de software sim e inclusive no Brasil, mas somente se as leis de patentes forem inteligentes a ponto de proteger mais a criação do que a ideia, o que muitas das vezes não acontece gerando estes problemas que nos vemos com as patentes.
Mas a ideia das patentes é valida e é boa.
Alias ai vai um quebra cabeça.
Se o Stallman patenteace a GPL resolvesse cobrar pelo uso da licença GPL quem devira pagar?
Quem distribui ou quem utilizasse os aplicativos sobre a licenca?


» Zecamann () em 05/08 17:46

Acho q quem distribui.....deveria ser assim:
O distribuidor pagaria uma quantia simbólica, esta por sua vez seria destinada à comunidade, e seria cobrada uma única só vez. Sei lá, é apenas uma idéia.....


» Zecamann () em 05/08 17:53

Se houvesse um fundo de cunho social, sei lá, até daria certo, mas o q acaba acontecendo é q até o stallman descobre q isso é um negócio da china e faz mesmo!ehheheh....por aqui, pelo menos é.


» Arnaldo () em 05/08 21:14

Eu penso que se a lei de patentes se tornar rigorosa demais a ponto de impedir o desenvolvimento do software e livre e outros prejuízos afins a tendência é que o próprio sistema de patentes mundial acabe por cair na banalidade pelo mesmo motivo eu creio que não haja no brasil uma fiscalização rigorosa quanto a pirataria, se o pessoal fechasse o cerco tentando coibir mesmo a pirataria a rede de prejuízos formada seria tão grande que ninguem mais consideraria pirataria um crime pela necessidade de uma cumplicidade comum
, o Brasil ja não desprezou o sistema de patentes mundiais na fabricação de remédios ? A china não despreza o sistema de patentes de computadores e chips eletronicos do mundo inteiro não desrespeitou a propria GPL ? isso é apenas o começo eu creio que no futuro não haverá patente de coisa alguma, elas duraram somente durante o período em que o segredo tecnológico puder ser quardado , nada mais !


» Joao Emanuel () em 06/08 00:18

Em resumo é o seguinte acabou aquela época dorada de Hollywood e por isso os americanos estão querendo implemntar as patentes no mundo todo, pois só assim pagarão o que estão devendo e não é pouco não. Além disso se vocês acham que não afetam também os americanos estão completamente enganados, pois existem várias empresas americanas que também não concordam com esta política de patentes que esta sendo e vai ser imlementada no mundo. A maior questão agora é se os americanos irão conseguir implementar esta política no mundo antes do império deles acabar de vez, pois eles já chegaram no ponto mais alto do império deles e agora só é descida.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.