Notícia publicada por brain em agosto 3, 2004 12:11 PM
| TrackBack
Como de hábito, publico na íntegra comunicado recebido. Desta vez, entretanto, destaco também um trecho da versão alternativa do mesmo release, não publicada, que traz comentário de representante de uma empresa em que o caminho foi inverso: o ERP foi fator decisivo na maior adoção do Linux: "Com o excelente resultado obtido na migração desse servidor do ERP, passamos a utilizar o Linux, também, como servidor de arquivos, firewall e webserver. Outro fator de valor agregado do sistema é sua alta escalabilidade trazendo para a empresa excelente nível de seguranças para continuidade do negócio;destacando-se também, sua performance e desempenho."
Ana Lúcia De Alcântara (analucia@taticacom.com.br) mandou o comunicado que publicamos na íntegra: "O ERP Logix da Logocenter torna-se um dos aplicativos referência no Linux Integration Center IBM - LIC. Implantado no LIC, o Logix poderá ser avaliado por empresas que desejam implantar soluções de software integradas com middleware IBM. Um exemplo da aplicação integrada Logocenter-IBM, em ambiente Linux, é o da Santa Helena, empresa nacional do setor de alimentos, líder no mercado de doces e salgados de amendoim, com três unidade produtivas, produzindo 25 mil toneladas de amendoim por ano. A empresa começou usando o Logix em plataforma Windows NT em 1999 e com o crescimento da empresa tornou-se necessário a ampliar a capacidade dos servidores. 'Fomos buscar no mercado, soluções de hardware e software que pudessem nos atender naquele momento', complementou Fábio Marcelo Borges, coordenador de informática da Santa Helena Indústria de Alimentos. 'Em 2000, a Santa Helena conheceu o Linux, que já naquela época se mostrava um ambiente superior e a Logocenter já possuía boas referências em Linux em vários clientes, que tiveram ganhos expressivos de performance. Decidimos migrar o ERP para uma plataforma totalmente nova em hardware e software, quando adquirimos servidores IBM, adotamos o Linux como sistema operacional, suportando o ERP', afirmou o executivo."
Falando em ERP para Linux, a Microsiga, que é uma empresa provedora de soluções ERP (entre outras coisas) também portou o seu sistema para o Linux.
Até a versão 5, só existia para ambiente Windows. Na versão 6, o servidor já era suportado pelo Linux, mas os "clients", chamado de Remote, só tinha versões para Windows ainda. Na versão 7 eles lançaram versões de servidores e remotes para Windows e Linux, mas parece que o Remote era algo emulado. Na versão Protheus8 os dois são Windows e Linux nativamente. E essa versão 8 tá muito mais estável, bonita, rápida, legal... hehe...
Detalhe: eu sou EX-funcionário de lá e não funcionário... hehe. Agora eu sou usuário/programador.
Utilizamos o Logix aqui na empresa rodando em um HP-UX com banco de dados Informix. Funciona mt bem, mas sabemos de casos utilizando Linux com sucesso, inclusive o da Santa Helena. O ERP Dakta da PCSolucion foi desenvolvido p/ rodar especialmente em ambiente Linux com Postgres:
http://www.pcsolution.com.br/cgi-bin/qc/qc.pl?login=&arq=/pcsolution/dir-solucao/apl-sist-gestao.htm
Q estes sejam exemplos p/ as demais empresas do ramo!!!!
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.