Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Site brasileiro coloca à venda apostilas em português sobre Linux

Notícia publicada por brain em agosto 2, 2004 10:59 PM | TrackBack


Não conheço a qualidade do produto, mas publico o anúncio para que os interessados possam verificar. Comentários são bem-vindos! Alexandre Pedroso (aplinux[@]aplinux.com.br) enviou este link para a página que vende suas apostilas e acrescentou o anúncio comercial que publico na íntegra: "Está disponível no Aplinux.com.br um conjunto de três apostilas escritas pelo Alexandre Pedroso sobre sistemas Linux. As apostilas possuem o conteúdo do curso de formação LINUX para empresas, ministrado pelo Aplinux.com.br. As apostilas são totalmente baseadas no Conectiva LINUX 9.0, sistema que é base para a prova de certificação da Conectiva (LINUX Specialist) que se equivale a LPI 101. As apostilas constituem um execelente material para consulta, além de permitirem aos candidato para os exames de certificação a realização de simulados com comentários do autor, exercícios de testes, dicas, muito conteúdo de qualidade e muita prática. Todo o aprendizado está baseado nos arquivos de configuração do sistema não fazendo uso, em momento algum, de ferramentas específicas da distribuição. Principais vantagens: Mais de 300 páginas de conteúdo; Mais de 120 exercícios de teste com gabarito; Mais de 30 exercícios voltados para certificação com comentários do autor; Administração de Sistemas I e II + Administração de Redes LINUX. Destaques: Instalação e configuração do qmail, apache, bind e conceitos sobre o serviço de DNS. Para maiores informações acesse agora mesmo a página que contém os valores, informações gerais, conteúdo das apostilas, entre outros. IMPORTENTE: As apostilas serão disponibilizadas eletronicamente, ou seja, serão enviadas por e-mail para os interessados."

Trechos do descritivo das apostilas: "As três aspotilas apresentadas abaixo são fornecidas no curso de formação profissional LINUX para empresas lecionado pelo APLINUX.com.br. O curso é todo baseado no Conectiva LINUX 9.0 e as apostilas também. Todas elas são de autoria do Professor Alexandre Pedroso. (...) Exemplares eletrônicos nada mais são do que arquivos no formato de documentos (.doc) que são disponibilizados via e-mail para as pessoas que se interessarem. Se você se interessou pelas nossas apostilas, adquira já seus exemplares!!!"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Luciano Pacheco () em 02/08 23:41

Ok... num li sobre...

Mas se é sobre Linux porque publicar em formato proprietário .doc !?!?!?!?

Já começou com um deslize... se fosse editado no OpenOffice era apenas exportar como PDF.

Simples... mas o MS Office num tem essa ferramenta .... rs... ok uma impressora PDF resolveria...

mais 15 min... e num dariam esta gafe...

vai entender !?


» Alexandre () em 03/08 08:05

Bom dia,

Para agradar a gregos e troianos, as apostilas podem ser disponibilizadas em arquivos .doc e em arquivos .pdf, conforme informações presentes no LINK.


» Vender ? () em 03/08 10:13

Quem comprar eu chamo de babaca, todas essas informacoes podem ser adquiridas gratuitamente, bastando apenas um pouco de pesquisa no google.


» Helvio Mota () em 03/08 10:30

Mas qual é o problema em vender as apostilas? E o trabalho de organizar tudo, não vale? Tudo bem, quem quiser, pesquisa no Google, mas do mesmo modo, quem quiser, compra.


» Vidal () em 03/08 11:19

para efeito de comparação, lembro dos textos da Conectiva (http://www.conectiva.com/doc/livros/online/9.0/entendendo/book.html) e o Foca Linux (http://focalinux.cipsga.com.br)
abraço.


» APLINUX.com.br () em 03/08 11:26

Para Sr. Vender ?

Será que poderia obter todas as informações das apostilas no google e disponibilizá-las para que eu possa realizar uma análise???? As apostilas constituem mais ou menos 300 páginas com muito conceito, além de prática e exercícios resolvidos para certificação. Por favor, já que vc disse que as informações podem ser adquiridas facilmente no google, demonstre para todos nós como é fácil!!!!!!! Faça melhor, depois de reunir toda informação, arrumar, escrever trechos de sua autoria, criar exercícios capazes de treinar as pessoas para certificação, responder os exercícios para auxílio, disponibilize a sua apostila para download.....

Criticar é muito fácil, difícil é fazer algo melhor!!!!!!!!!!!!!!!


» ¢arnage () em 03/08 12:06

Há algum tempo atrás eu peguei 3 apostilas no aplinux que somavam 300 e poucas páginas, só que não estava cobrando nada. será que são as mesmas apostilas ? se forem as mesmas são boas, ainda bem que peguei quando era na faixa.


» Wconserta () em 03/08 12:43

Não tem nada mais em querer vender afinal da um trabalhão em fazer apostilas , apesar que vou ser sincero Alexandre, se eu foce você procurava não se limitar apenas em conectiva que ja tem muito material mais sim procurar se mais generico em distro é dificil mais vc com serteza teria mais retorno do que se limitar em conectiva, uma sugetão seria mencionar debian, shack, redhat que agregaria bem mais valor nas apostilas.

e tambem quem sabe caso ache viavel fazer que nem o morimoto faz com seus livros liberando porem pedindo que seja depositado o valor em determinadas contas


» APLINUX.com.br () em 03/08 14:01

Wconserta

Você tem razão. É claro que quanto mais distros as apostilas abordarem, melhor elas ficam. Na verdade, a idéia das apostilas é focar na certificação oferecida pela Conectiva (LINUX Specialist) equivalente a LPI101. Mas de qualquer forma, achei interessante a sugestão....

Obrigado.


» Helvio Mota () em 03/08 14:18

Uma dúvida: as apostilas são enviadas por e-mail mesmo? Dependendo do tamanho dos arquivos, quem tem acesso discado vai ter problemas, certo?


» Penetro () em 03/08 14:31

Sugiro que sejam disponibilizados alguns capítulos, ou parte deles, pro pessoal poder avaliar.



» xpto () em 03/08 15:11

Coloque alguns pedaços da apostila para podermos avaliar o material (formatação principalmente).

Não ligue para críticas destrutivas, elas sempre existirão. Eu tô de saco cheio desse tipo de usuário que esta infestando a comunidade Linux. Eles acham que para trabalhar com software livre você tem q ofecercer tudo de graça.

Para se viver nesse mundo é preciso de dinheiro, e o pessoal da APLINUX está tentando ganhar o seu de uma maneira honesta e justa, agora se acham que é errado não comprem e usem o Google para fazer as suas. Eu pelo menos vou providenciar a minha, pois para mim, tempo é dinheiro, e o tempo que gastaria para fazer 3 apostilas, todas elas bem formatadas, com certeza valeria mais do que R$ 50,00.

O pessoal da APLINUX vem colaborando bastante com a comunidade com excelentes materiais que são disponibilizados em seu site, que mal tem em ganhar um pouco de dinheiro com isso...

Quem para o domínio, o tempo para atualizar o site e preparar o material são eles e não os manés que estão criticando, e como todo mundo já sabe, ninguem vive de vento.

Não sou dá APLINUX, nem mesmo os conheço, sou apenas um cara revoltado com a comunidade de filhinhos de papai, que ficam o dia todo com a bunda sentada na cadeira na frente do computador criticando os outros, ao invés de fazerem alguma coisa construtiva, ao contrário de nós, simples mortais, temos que nos virar para correr atrás de dinheiro para nos sustentarmos.


» APLINUX.com.br () em 03/08 16:44

Agradecimentos....

Gostaria de deixar os agradecimentos para aqueles que elogiaram o site. É muito gratificante ter um trabalho reconhecido... Hoje mesmo coloco no site a disposição um trecho da apostila III (Redes) com 5 páginas para que o pessoal posso avaliar e se sentir mais seguro para adquirir nossas apostilas.

Quanto ao tamanho:

Arquivos .doc "zipados" = 300Kb
Arquivos .sxw "zipados" = 300Kb
Arquivos .pdf "zipados" = 1.3Mb

Acessem a página http://www.aplinux.com.br/apostila.php. Lá foi colocado um link para visualização do trecho da apostila III mencionado acima.

Mais uma vez agradeço a todos pelos elogios...

Aguardo todos vcs no APLINUX.com.br

[]´s


» Henrique Paiva () em 03/08 19:03

Engraçado que o tempo passa e o pessoal continua achando que software livre = grátis, dessa tudo que gira em torno de software livre não pode ser cobrado.
Não vejo nada de errado em cobrar pelas apostilas, desde que não seja plagio, tudo bem.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.