Notícia publicada por brain em julho 29, 2004 09:45 PM
| TrackBack
Lúcio Flávio Corrêa (lucio.correa@NO.uol.SPAM.com.br) enviou este link para a nota do Slashdot e acrescentou: "Saiu no Slashdot que a versão mais nova do bash, a 3.0, está disponível. Entre as melhorias, um melhor suporte a internacionalização e a integração do bash debugger ao mesmo." O bash é a shell do sistema operacional GNU, e certamente é a shell mais comum entre as distribuições de Linux.
Será que ele vai ser mais inteligente na hora de compilar os scripts? Porque o bash 2.x é foda, não pode errar uma espaço se quer... por isso gosto mais do perl...
Enquanto isso o Bash está pensando: "Será que esses usuários vão ser mais inteligentes na hora de escrever scripts? Nem os espaços eles conseguem colocar no lugar certo. Por isso gosto mais de computadores. (ou então de usuários mais inteligentes)"
:)
Alem dos usuarios serem mais inteligentes, o bash precisa manter compatibilidade com o bourne shell, senao vai ter que trocar de nome, hehehehe. Se ficar aceitando sintaxes exotericas, vai ser buxa levar scripts entre SO's (ja eh buxa, diga-se de passagem)
Lordello, só uma correção: scripts são interpretados e não compilados. :-)
Outra coisa, sintaxe é feita para ser seguida, caso contrário fica impossível adivinhar o que significa uma linha de código, principalmente em scripts.
Ficar mudando muito também é ruim por questões de compatibilidade.
Por falar nisso, quando a linguagem C vai aceitar sintax do basic?
Porque a linguagem C atual é foda, não consigo declarar os DIMs nem os ENDIFs.
É por isso que eu gosto do Assembly AT&T.
Daqui a pouco aparece o Patola para falar que zsh eh melhor por isso e por aquilo.
Caro Eu, TROL.. AUhaUhauHauaHUAhAU
Amigos, eu digo isso na hora de criar if com parênteses, chaves ou colchetes, é foda encontrar onde está faltando os espaços, pois os editores (eu disse gvim?) não mostra que está com espaço demais ou de menos. Outra coisa chata é ter apenas um espaço entre um comando e a variável... já perdi bastante tempo procuarndo por isso no script também...
São essas pequenas coisas que me perturbam o dia-dia...
Aos TROLs de plantão, estão de parabéns... continuem assim mesmo ;-P e a inteligência de vocês será apliada...
Allyson, obrigado pela correção, mas é só uma forma de falar.. pois o perl, quando não consegue interpretar um script, diz que não foi possível compilar ;-P
"aborted due to compilation errors"
Falou ae!
Não sei se o bash 3.0 é melhor que o zsh ou vice-versa (falta de tempo para ler e experimentar), mas uma comparação entre os recursos de ambos seria com certeza interessante.
O zsh é um grande desconhecido e produto de imensa qualidade, merecia mais espaço no olimpo dos shells do que tem atualmente.
Lordello,
1o) "Eu" é com letra maiúscula
2o) "Troll" é com dois Ls
3o) http://www.python.org
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.