Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Vírus para Windows afeta funcionamento do Google

Notícia publicada por brain em julho 27, 2004 09:46 AM | TrackBack


As notícias de ontem sobre a nova variante do vírus MyDoom que faz com que os computadores infectados procurem em sites de busca endereços de mais pessoas para infectar provoca, mais uma vez, a reflexão sobre as falhas fundamentais que afetam a infra-estrutura da Internet como um todo. No exemplo de ontem, um vírus que se propaga apenas em computadores com Windows conseguiu gerar tráfego suficiente para tirar do ar ou prejudicar seriamente por algum tempo até mesmo um serviço robusto como o Google (que é baseado em Linux e portanto imune a este vírus).

Como informa o Terra/Reuters, "Um vírus de computador que utiliza os sites de busca para encontrar novas vítimas propagou-se pela Internet nesta segunda-feira, causando problemas para o Google no dia em que a empresa pretende estabelecer a faixa de preços de suas ações. 'A versão mais recente do MyDoom, que começou a chegar em massa nas caixas de entrada dos emails, usa ferramentas de busca para encontrar outros destinatários para sua mensagem', informou a empresa de pesquisa de segurança SANS. 'Alguns mecanismos de busca afirmaram terem problemas de performance', complementou." Veja também o boletim do SANS.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Pearl () em 27/07 09:52

E começa tudo outra vez... hehe


» Cadu () em 27/07 12:24

Quem usa Windows ou é coitado ou é um tanso.


» Mafra () em 27/07 12:38

Se o Windows só fosse ruim para quem tem a liberdade
em escolher usá-lo eu me conformaria. Porém, por
ser um sistema inferior ele acaba atrapalhando toda
a internet.
Isso já está passando dos limites.
Por que as pessoas insistem em utilizá-lo?


» PoolS () em 27/07 12:56

No dia que o Fifa 2004 estiver disponível em outras plataformas (ambito Computador), eu altero o SO do computador do meu irmão sem problemas... alguem se habilita?


» Cadu () em 27/07 13:32

Não somos nós que temos que ficar trazendo os jogos para o Linux, mas sim as empresas que os fazem. Se alguém quer algum jogo portado para o Linux, manda um e-mail para a empresa que desenvolve ele. Pode ser que um dia funcione. O UT 2004 já tem suporte a Linux na caixinha.


» JCCyC () em 27/07 14:38

Esse vírus pegou todos os antivírus de calça arriada. O F-Prot e o Uvscan ainda não o detectam. O ClamAV (livre) detecta, mas precisa atualizar para a última versão -- não basta atualizar as definições. Foda.


» hamacker () em 27/07 16:12

Dizem que este virus utiliza tecnicas revolucionárias, gostaria de saber quais são ?
Será que ainda há campo no windows para descobrir novas tecnicas hackers ?


» aa () em 27/07 17:11

E o que impediria a microsoft de desenvolver vírus desse tipo para afetar seus concorrentes(google nesse caso).

O search da msn é um fiasco mas se eles conseguirem melhorar...


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 27/07 17:22

O que impediria? A baita publicidade negativa e a possibilidade de intervenção judicial se algo desse tipo fosse descoberto. Mesmo que a chance de serem descobertos fosse uma em 100, não valeria a pena arriscar bilhões de dólares com isso.

Vamos parar com as teorias de conspiração e pôr mais os pés no chão, gente. O caso do financiamento da Baystar é mais verossímil, algo como esse não. Seria muito amador por parte da Microsoft.


» Joao Emanuel () em 27/07 17:42

Quero só ver quando o LongHorn for liberado para venda, pois virá com o anti-vírus da própria Microsoft, com isso adeus empresas de anti-vírus atuais. Aí sim podemos perder noites com problemas iguais a esse.


» Glauco () em 27/07 18:18

Seu comentário AA, embora especulativo, é válido. Fechar os olhos para possibilidades como essa que você ventilou só nos torna mais vulneráveis. Nunca soube que cultivar uma inocência pueril fosse um bom pré-requisito no mundo capitalista.


» lilux - lilux arroba linuxmail ponto org () em 27/07 18:28

Acho que o criador do vírus nem imaginava que isso aconteceria... as vezes isso pode acontecer. Ele deve estar muito feliz agora!!


» lilux - lilux arroba linuxmail ponto org () em 27/07 18:39

Mas não descartando a possibilidade de alguém que não nôs gosta ter feito-o... alguém que começa com maicro... tem bastante gente que pode fazer


» AA () em 27/07 23:20

Tipo, eu também acho que não valeria a pena a ms fazer um lance desses Patola, mas é como o Glauco disse, nunca se sabe.

E o magnata do AMRO(nem sei se é assim que escreve) bank? O cara tinha zilhões e poderia ter pulado do barco com muita grana mas quiz se arriscar e fazer o lance da maquiação da grana. Se os caras já cometeram o crime de monopólio, roubaram source de uma universidade americana pra criar a pesquiza integrada do IE, recentemente tentaram intimidar a política do Brasil com o lance do Amadeu e foram até a Malásia inventar uma papagaiada de que o SL tira emprego(deles funcionários da MS pode até ser) o que se pode esperar de uma empresa como essas?

Nova cartada, derrubar o google, pode crer que eles esperavam muito mais do search da MSN, se não conseguirem por bem ou vão monopolizar buscas no longuinho ou vão fazer práticas de vírus/worms já que terão o monopólio dos antivírus.

Mas ainda tem muita coisa pra rolar, tem que ver se até lá o longhorn vai pegar ou não.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.