Notícia publicada por brain em julho 25, 2004 09:47 PM
| TrackBack
Juliano Schneider dos Santos (julianoschs@ig.com.br) informou: "Na revista VEJA edição 1863 - nº 29 de 21 de julho de 2004, na página 11 tem uma entrevista com o Ministro da Cultura Gilberto Gil. Nada de muito especial nisto, até que notei um pequeno detalhe na foto do ministro. Ele estava usando um prendedor de gravata do TUX. Apesar da entrevista não mencionar nada referente ao sistema operacional GNU/Linux, achei interessante compartilhar esta notícia, ou este pequeno detalhe, com a comunidade GNU/Linux."
Como você pode conferir na ampliação acima, trata-se de um pequeno detalhe, que sozinho não significa muito. É apenas mais um pequeno sinal de que a idéia do software livre está mesmo circulando nos altos escalões governamentais. E o Juliano, leitor meticuloso que nos chamou a atenção para este pequeno detalhe, se deu bem: vai ganhar um prendedor de gravata do Tux, adquirido pelo BR-Linux na LinuxMall, como prêmio pela sua capacidade de observação.
E se vcs repararem na oitava pergunta:
"[veja] - O senho já declarou que filme ruim também é cultura. Música ruim também é cultura?"
"[gil] - Claro. É uma expressão cultural. Você tem um grupo, uma comunidade que se expressa com essas caracteristicas. Podemos até desautorizá-las, mas nunca ignora-lás. A cultura é um software aberto."
Ele deveria ter usado a expressão "software livre"... hehehe!
Caramba!!!
Vai ser detalhista assim longe...
Eu tinha visto a reportagem, mas não prestei atenção.
Juliano, quendo você era criança deve ter sido campeão no jogos dos 7 erros(risos).
Bem observado!!!
Um abraço.
Pierre
Enquanto isso...
na Isto É Dinheiro na parte de ecommerce chamam novamente linux de software gratuito falando que a M$ está se comportando como um gráfico do segundo grau em declinio, ai que raiva :)
ou talvez o cara simplesmente se amarre num pinguim (que parada estranha) e resolveu usar esse prendedor de gravatas.
hehehehehehee
"... Num site de Helsink para abastecer ..."
Trecho da Música "Pela Internet", cantado por Gilberto Gil. Que alías se não me engano foi o primeiro artista de expressão no Brasil a ter uma Home Page.
Desculpe, mas eu tb tenho meus momentos de viagem.
O nosso ministro é cult mesmo! :)
Sei que, por meio de entrevistas, que ele tem um Mac na Bahia e um PC aqui em Brasília. Será que roda Linux!?
Rescrevendo a frase, podemos dizer que: "software livre também é cutura".
[ ]s
Eu também tinha visto o detalhe, logo de cara. Pensei que era bobagem publicar isso, heheh.... Pensei que iriam "zuar" de mim, mas tudo tem sua importância... Esse prendedor de gravatas do Tux tem lá na linuxmall e custa R$ 6,30. Olha o link (e não estou ganhando nada!) ;-)
http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=1553
Não sei se você perceberam também em um comercial do SBT algo relacionado a Casa dos Artistas onde no final aparece uma ilustração de um navegador de internet e pela primeira vez não usaram algo em cima do IE, mas o detalhe interessante não é nem isso, é que em baixo tem uma barra onde seria digamos assim os bookmarks e lá está escrito:
Bookmarks Google Linux
Ou seja, apesar de não ser muiiiiito o Linux já não é um bicho de 7 cabeças em qualquer meio, ao contário disso virou algo relacionado a informática para os leigos.
Realmente Linux já é algo que está "na boca do povo", por assim dizer.
Tem duas sobrinhas aqui em casa que vieram para o festival de dança de joinville e, ao ligar o PC da minha esposa (que roda Conetiva 10) uma delas falou "Ahh... isso é linux, não é?" e acho o caminho dela pra navegar na internet e usar o openoffice.
Digam o que disserem, o linux, bem como as ferramentas de software livres estão tomando o seu devido lugar em nossa comunidade, seja por que é grátis, livre ou como disse um dos macaquinhos da M$ apenas "ideologia".
Espero que o exemplo do Gilberto Gil seja seguido por muitos, "o exemplo tem que vir de cima".
Parabéns ao Juliano... acho que agora vai começar a temporada de caça aos detalhes :)
Ótima ideia essa de procurar detalhes. Vamos caçar? É uma ótima forma de termos mais motivos de sermos atualizados e informados. Mas mudando de assunto, se formos examinar nossa civilização e nossas raízes podemos notar que somos tratados como gado, onde existe um pastor que conduz a algo bom ou ruim, isso é mencionado explicitamente no Novo Testamento e vários outros lugares e até mesmo em antropologia é mencionado que somos seres imitadores por natureza da propria ordem a que pertencemos (Primatas), ou seja, precisamos de exemplos a seguir, precisamos de condutores com respaldo. Pode ter sido proposital ou nada a ver, mas um ministro aparecer numa entrevista num veiculo de alta circulação e com esse simbolo pode ate parecer singelo a primeira vista, mas é pra deixar qualquer um empresario da área preocupado. E eu fiquei sinceramente alegre pois estou a mais de 5 anos com software livre e sempre acreditei nele como o futuro. Começou como uma febre entre meus colegas, hoje nenhum deles usa mais, e eu continuei e focalizei total e completamente e é a minha principal fonte de renda. Aos empresarios um conselho: já está mais do q na hora de mudar desse modelo fechado! Ou então o q sair por ultimo q apague a luz.
Se eu achar um "pequeno detalhe" (sei lá, tipo um TUX gigante de pelúcia em alguma foto) eu ganho um tb? :P
Henrique, também acho a Isto é muito puxa-saco da M$, eu sei como é que são essas notícias, são "patrocinadas"! Então eu parei de comprar Isto é só por causa disso. Não comprem/assinem essa revista, a Veja e a Época, elas não sabem nada de informática. Bom mesmo é sites como Slashdot, BR-Linux, noticiaslinux, lwn, osnews, news.com, etc. Temos acesso à internet e não precisamos pagar um absurdo por revistas que usam cerca de 30% das páginas só pra propagandas comerciais e a gente ficar sabendo notícias erradas a respeito de informática. Gosto de sites como o BR-Linux onde tem uma lista de comentários das notícias e pessoas que sabem o que é informática.
Também percebam uma coisa: a cada 20 notícias a respeito de Linux, 19 são boas e 1 desagradável. E a respeito da m$: a cada 20 notícias, 19 são boas e 1 ruim (19 notícias boas pra gente, falando das desgraças que acontece com ela e 1 ruim, falando que ela lançou mais uma atualização crítica pro sistema dela, ou o gates falando NOVAMENTE que a príoxima versão do windows será mais estável, não terá virus, será mais rápido, mais bonito, etc. Eu me lembro quando eu era criança e ele falava a mesma coisa a respeito do windows 3.1, 95, 98 e assim por diante......
Sei que uma parte do meu comentário fugiu da notícia, mas desconsiderem isso, eu estou falando a respeito de notícias verdadeiras (que constam em sites como este aqui) e as notícias patrocinadas, ou seja, FUDs. É bom que o Ministro da Cultura incentive o Linux, não importa se ele leva parte do mérito, o importante é ter alguém popular falando bem do SL. ;)
Já repararam que quem usa Linux, em geral, tem muito orgulho disso e quer sempre mostrar esse fato? O Carrefour, por exemplo: No leitor de cartão magnético deles tem uma telinha LCD onde pode-se ler: Calypso Linux.
E antes do Linux? Usavam o que? Sei lá... eles nem tinha vontade de falar... mas agora que é Linux fizeram questão de colocar lá, pra trocentas mil pessoas por dia que passam pelo caixas lerem: CALYPSO LINUX. :)
Eri
Não sei sobre o Carrefour, não tem aqui, mas a Lojas Renner tem um pinguim na tela dos caixas, e o Banrisul tem um pinguim em baixo relevo nos caixas eletrônicos.
Legal isso.
Um abraço
Leandro
Tbm tinha visto da casa dos artistas.
O Gil é preto e viado. A unica coisa que ele sabe fazer é viajar para fazer showzinho, assim como o Presidente Mula.
Partindo da Veja e de sua simpatia com a MS, estou surpreso que os diagramadores não tenham "photoshopado" a foto para remover o Tux dela...
[]s a todos.
O cara tem história e ainda faz, e qq comentário racista assim só reafirma a capacidade que ele tem:
http://www.musicasmaq.com.br/bgil.htm
Legal o brinde do prendedor de gravatas. Agora só falta a gente dar de presente uma gravata para com a qual o Juliano usá-lo.
Não alimente os trolls
--- cuidado, conteúdo troll ---
Vale lembrar que o ministro Gilberto Gil é o mesmo que no ínicio do ano passado quase recusou o posto de ministro pois não iria conseguir se sustentar com o salário de ministro, em torno de R$ 8000,00, que era muito baixo para ele. (ele acabou aceitando o cargo com a condição de continuar a realizar shows, o que geraria renda suficiente para ele se sustentar)
Eu gostaria de saber quantas pessoas trabalham com desenvolvimento de SL e ganham mais do que isso.
E fazendo uma analogia da música com o software, ele deveria disponibilizar todas as músicas dele gratuitamente (ele fez isso com UMA música), e ganhar dinheiro com shows, antes de defender o software livre.
"Não alimente os trolls"
alguem poderia entrevistar o ministro sobre este assunto , pode ate ser por email ou em um chat
"Não alimente os trolls"
Thiago. Onde está seu senso de humor? Era só uma piada, não um troll. Vão dar ao Juliano uma prendedor de gravatas, mas esqueceram de perguntar se ele usa gravatas. De qualquer forma, deixa pra lá.
Não gosto de alimentar trolls como o "EU" mas dessa vez vou morder a isca...
** Eu gostaria de saber quantas pessoas trabalham com desenvolvimento de SL e ganham mais do que isso **
Eu gostaria de saber quantas pessoas trabalham com desenvolvimento de SP (software proprietário) e ganham mais do que isso. Como empregado CLT, aposto que ninguém pois este já é salário de gerente pra cima. Já como consultor, conheço cara de SL que tira nessa faixa (ou mais) mas realmente ainda são poucos pois o SL ainda não chegou lá (mas vai chegar).
** E fazendo uma analogia da música com o software, ele deveria disponibilizar todas as músicas dele gratuitamente (ele fez isso com UMA música), e ganhar dinheiro com shows, antes de defender o software livre. **
Ah, tá... Tem tudo a ver música com software, realmente... Como nunca percebi isso, gente???
Mas vou morder essa isca também... O incentivo ao SL é uma política do Governo (se é boa ou ruim, fica pra outro debate). O GG é do Governo, então ele pode manifestar seu apoio (discreto, convenhamos) ao SL sim, mesmo não sendo assunto da pasta dele. E forçando mais um pouco, vamos imaginar que o GG trabalhasse com software. Ele poderia ganhar dinheiro com o SP e manifestar apoio ao SL, desde quando uma coisa exclui a outra?
E tenho dito...
Software e música são muito parecidos. Em ambos o autor/programador cria uma receita (código-fonte / letra / ritmo), que é usado para gerar um produto (programa binário / música), e posteriormente vende uma licença de uso.
Quando você compra um CD (de software ou de música) você está pagando simplesmente pela licença do uso.
Certamente não são iguais, mas são muito parecidos.
São tão parecidos, que existe o movimento de "Free Music", assim como existe o movimento de "Free Software": http://www.ram.org/ramblings/philosophy/fmp.html
Nos dois casos, o autor não tem gastos extras por unidade vendida, só o gasto da mídia (seja ela um CD, ou transmissão pela Internet)
Realmente não vejo muita diferença, não estou simplesmente sendo troll, e me surpreende que vocês nunca tenham ouvido comparações entre música e software. (Eu lembro de uma entrevista com o RMS que perguntava algo sobre isso, qual seria a opinião dele sobre o modelo correto de distribuição de músicas e filmes.)
Para completar, e provar que isso é sério, e não só um exercício da arte troll, alguns links sobre free music.
A licença da EFF para free music: http://www.eff.org/IP/Open_licenses/20010421_eff_oal_1.0.html
Produtora que distribui músicas livres: http://www.irdial.com/free_and_easy.htm
Artigo no Slashdot sobre a licença da EFF acima citada: http://slashdot.org/articles/01/04/25/1237227.shtml
Bom, depois da aula do Professor "EU" sobre música, que até parece bastante válida e mesmo interessante, continuo a ser chato e perguntar: o que isso tem a ver com a música do GG?
** E fazendo uma analogia da música com o software, ele deveria disponibilizar todas as músicas dele gratuitamente (ele fez isso com UMA música), e ganhar dinheiro com shows, antes de defender o software livre. **
Daí se conclui, ou o GG libera toda a coleção de músicas dele, ou ele passa a fazer lobby pró-Microsoft porque fica mais de "acordo" com a visão dele sobre as próprias músicas.
Pô, "EU", na boa, a vida não é 8 ou 80, relaxa! Essa postura de "ou está conosco ou contra nós" é típica de governos fascistas como o do Bush (ele falou essa frase) ou do império Romano (na ficção Ben-Hur de 1959 o tribuno Messala fala a mesma coisa).
E tenho dito.
Sobre o Gil disponibilizar todas as suas músicas na internet.
Ele simplesmente não pode porque antigamente não existia Software Livre, GPL, ou Creative Commoms e as suas músicas antigas pertencem as gravadoas.
É como o "Eu" disse sofware se parece com música, o que você desenvolve em uma empresa pertence a empresa não ao programador, o mesmo serve para a música, claro que com alguma diferença, afinal se um músico troca de gravadora os CDs antigos que forem vendidos depois disso ainda dão rendimentos ao artista e a gravadora antiga, o que não acontece com o software.
HAUHAUAH gostei =)
Concordo quando o "Eu" disse que músicas também devem ser livres, e realmente muitos artistas já famosos não podem disponibilizar as suas músicas porque elas já estão nas mãos das gravadoras..
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.