Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Nova edição da revista Arquivo Linux traz Slackware 10

Notícia publicada por brain em julho 22, 2004 10:28 PM | TrackBack


Aleksandro Botelho (aleksandro@digerati.com.br) enviou o anúncio: "Chega esta semana às bancas a edição de número 13 da revista Arquivo Linux, trazendo a mais recente versão do Slackware GNU/Linux. Incluimos neste número os dois cds necessários para a instalação completa do Slackware 10, e um passo-a-passo da instalação e configuração da interface gráfica."

Ele continua: "Esperamos que vocês da comunidade gostem da revista, mandem suas críticas e sugestões para nossa equipe no email infotech@digerati.com.br, e o mais importante, aproveitem ao máximo o novo lançamento de Patrick 'The Man' Volkerding. Confira mais detalhes na Loja Digerati em www.lojadigerati.com.br"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Diego () em 23/07 00:20

"digerati" A mesmo editora da Geek a revista que mais forma SK do Brasil? Aquela mesma que lançou o livro "Universidade Hacker" q na verdade deveria se chamar "Universidade Lammer"?
Ta foda..infelizmente a "digerati" faz suas publicações pensando apenas no $$ assim como a M$!
Pode crer compre a revista, so não espere grandes coisa dela, pois nem uma outra edição da "Digerati" eh assim..Grandes coisa..
Sem mais...
Zlow


» Paulo Zambon () em 23/07 00:20

Só a iniciativa de pôr os dois CDs já é louvável! Parabéns!


» Penetro () em 23/07 00:53

Booola Dentro pro pessoal da Digerati. Foda foi o pessoal da PC Master que colocou apenas o CD 1 do Slack 9.1.


» Aleksandro Botelho () em 23/07 01:02

Muito obrigado Paulo e Penetro, por reconherecem nossa iniciativa.


» Fábio () em 23/07 02:06

Parabéns pelo lançamento! Gostaria de ver uma revista com o Mandrake 10 completo!


» Henrique () em 23/07 03:13

O que tem que reconhecer eh que as revistas brasileiras relacionadas a Linux deixam muito a desejar. O destaque eh sempre o conteudo do CD, porque dificilmente alguma delas escreve uma materia que mereça atenção. É realmente muito lamentável. Nada comparado ao que uma Java Magazine e uma PCs (Hardware) oferecem para seus leitores.

Já gastei dinheiro com revistas da Digerati, elas foram particularmente as mais decepcionantes. A minha dica é: Compre apenas se você conhece o conteudo do CD e não pode adquiri-lo de outra forma mais barata, pois as revistas nunca ajudam em nada.

Sei que posso parecer um pouco radical, mas não há espaço para "dicas construtivas" para tal tipo de editora. Nada contra uma empresa ganhar dinheiro, seja com Windows ou Linux, mas é problema quando se ganha com produtos de tão baixo nível.


» Tiago Cruz () em 23/07 08:00

Henrique,

de uma olhada na matéria da configuração do xorg dessa edição.

Realmente tomaram o cuidado de testar, tirar screenshoots e escrever algo com nexo (e não copiar algo pronto da internet).

Eu realmente gostei muito!

Acho que a editora etá indo pelo caminho certo, se quiser mesmo conquistar essa brecha deixada por outras revistas do gênero.


» wagner71 () em 23/07 08:09

Gostaria de saber se o CD 2 contém o ZipSlack.


» Josimar () em 23/07 08:19

Os outros 2 CDS do slackware não são os fontes ?, ou será que estes dois CDS já os têm ?

Algumas revistas publicam "cds para instalação completa" mas nem sempre é assim, será que alguém que conhece o slack 10 poderia dizer se realmente dá pra fazer uma instalação completa ?

Em todo caso, boa iniciativa, só falta baixar um pouco o preço, afinal de contas é tudo software livre.

Josimar


» Renato () em 23/07 09:55

Não tenho o que reclamar. Por mais que uma revista explique direitinho, nunca será suficiente para um usuário leigo. E com tantos fóruns e tutoriais nacionais, não há como se perder. Parabéns a Digerati !!!


» Rodolfo () em 23/07 10:20

Pessoalmente compro todas as revistas da Digerati, sempre dá para aprender um pouquinho mais. Comprava sempre a Revista do Linux, que já está deixando saudade.
Acho que uma revista tem que trazer artigos técnicos, mas também um pouco de curiosidades, afinal os livros suprem a parte mais profunda.
Vou comprar logo que ver na banca.


» Isarel G. de Oliveira () em 23/07 10:43

Josimar.

Sim, é possível fazer uma instalação completa com os dois cds.
Tem muitos ambiêntes (KDE e Gnome em pt_BR, e mais umas 5 ou 4), servíços (vários, mas não achei o squid), utilitários (muitos) e muitos manuais, vem até com uns games.

Israel.


» Senhor Layzen () em 23/07 11:32

Bom dia,

Os CDs 3 e 4 do Slackware são praticamente código fonte mesmo, com os dois primeiros CDs você faz uma instalação poderosa, com dezenas e mais dezenas de aplicativos, só gerenciadores de janelas são nove no total; dos peso pesados como Gnome e KDE, até os leves como Windowmaker e Fluxbox. Temos ainda toda a coleção de compiladores do GCC (Gnu Compiler Collection), GUI Builders (Glade e QTDesigner), frontends para ADSL (rpppoe), vários browsers (konqueror, mozilla, galeon, epiphany), Samba, etc,etc,etc.
Sou usuário Linux de carteirinha, utilizo várias distros e o Slack é uma das minhas preferidas...=D

Layzen


» Joao Emanuel () em 23/07 11:45

Pessoal em primeiro lugar ao invés de só reclamar da editora e das suas revistas porque não tentar ajudá-la? É muito fácil falar mal quero ver ajudar. Não adianta mesmo pedir para parar com essas birrinhas e começar a fazer comentários decentes, pois só assim as revistas vão melhorar mais o seu conteúdo, e mandar um e-mail para o editor da revista com os mesmos comentários.
A revista "Arquivo Linux" está sim de parabéns, pois está tentando entender o Linux e não ficar criando mais FUDs. Além disso o Slackware é dividido em 2 cds binários, que são os dois primeiros (os que estão na revista), e 2 cds de códigos fontes, que são os outros dois.


» Ricardo Rabelo Mota () em 23/07 11:57

E será que o kernel source vem nos cd's? Pergunto por causa dos já famosos "winmodems", como o meu, por exemplo, que dá um trabalhinho para configurar.


» Senhor Layzen () em 23/07 12:04

Ricardo,

Os fontes do kernel estão no diretório "k" do CD1, o nome do arquivo instalável é
kernel-source-2.4.26-noarch-4.tgz

Só para você acreditar:

more kernel-source-2.4.26-noarch-4.txt

kernel-source: kernel-source (Linux kernel source)
kernel-source:
kernel-source: Source code for Linus Torvalds' Linux kernel.
kernel-source:
kernel-source: This is the complete and unmodified source code for the Linux kernel.
kernel-source:
kernel-source:
kernel-source:
kernel-source:
kernel-source:
kernel-source:


Layzen


» johnny taylor () em 23/07 13:26

Não pego tão pesado como o Diego, mas concordo com o Henrique, mesmo por que, a editora poderia ganhar mais dinheiro com estrutura que tem (lembram a recente notícia da Copyleft?) e oferecer melhor material ao mesmo tempo, mesmo que grande parte dessse material fosse apenas copiado da internet, apenas estruturando,isso e o fato de estar impresso já seria uma grande ajuda. Mas eles estão sempre repetindo "coisas" e mandando os mesmos cd's de volta para as bancas.

ps: Isso é para ser uma crítica construtiva (não "derrubativa").
ps1: Eles podem (devem) ganhar dinheiro, mas os leitores devem estar satisfeitos.


» chvt () em 23/07 14:05

Gostei muito da notícia e assim que eu ver a revista nas bancas, eu irei comprar. Gostaria de sugerir, que na próxima edição da revista Arquivo Linux, vinhesse os 2 cds da distribução Gentoo 2004.1


» Henrique Vicente () em 23/07 14:30

O KDE nem o gnome não são pesados como dizem... você que pode usa-lo com todas as frescurinhas... ou deixa-lo de forma bem leve :)
Acho que o problema é gente com apenas 256MB por exemplo querer usar tudo no máximo... 256MB parece muito, mas fazer o que se o ambiente é poderoso nas "frescurinhas"... se for para usar tudo no máximo sem querer que ele nunca chie seria bom colocar mais memória... quem sabe mais 256MB ou 318MB não seja suficiente :)


» Valdo () em 23/07 14:31

Parabéns ao pessoal da Digerati!

A PC Master me enganou, comprei com a propaganda de Capa que dizia ser comemorativa com Slack9.1 e conteúdo do Cd foi um fracasso.
Agora vou poder reencontrar o Slack. Faz algum tempo que não uso essa distribuição.

valdo


» Gondim () em 23/07 14:38

Ola pessoal da Digerati,

Quando quiserem disponibilizar o Gentoo Linux na Revista com um tutorial de instalacao e recursos avancados, podem entrar em contato comigo ou com alguem do grupo GentooBR. Estamos sempre em irc.freenode.net - #gentoobr ou pelo site: http://www.gentoobr.org

Parabens por disponibilizarem os CDs e informacoes tecnicas do Slackware 10. Essa eh a minha outra distro do coracao. :)

[]'s
Gondim


» Eraldo P. Silva () em 23/07 14:57

Um show de bola, e realmente algo que não merece nenhuma crítica e sim apenas elogios.
Colocar o Slack 10 na revista foi a atitude mais sensata que aconteceu por parte do pessoal da Digerati.
O pessoal que não tem banda larga, agradece!
O Slack 10 é uma maravilha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


» Aleksandro Botelho () em 23/07 15:49

Mais uma vez, venho aqui agradecer a todos os visitantes do BR-Linux pelas suas críticas e sugestões. Todas as sugestões estão sendo guardadas por mim, e serão analisadas para as próximas publicações. É de extremo orgulho saber que vocês se preocupam com nossas publicações sobre Linux, e o melhor de tudo, muitos de vocês se oferecem para nos ajudar, o que é um fator muito importante tratando-se de Linux.

Novamente, em nome de toda a equipe, muito obrigado. Fizemos desta revista a melhor possível, dentro do que tinhamos à nosso dispor, e a fizemos pensando em todo usuário que já teve contato com o Slackware ou não, mas principalmente, pensando em quem não sabe nem o que é Linux (estas pessoas ainda existem). Obrigado pelo apoio de vocês e obrigado Augusto, você tem sido um grande amigo.


» EdCrypt () em 23/07 15:53

Eu lembro que na Arquivo Linux saiu uma materia sobre python que foi meu primeiro contato com essa linguagem. Se não me engano foi nessa revista que saiu o Debian com um guia de instalação com screenshots e tudo. A proxima poderia vir com o Debian-BR CDD, que tal? :)
http://debian-br.alioth.debian.org/index.php?id=Debian-BR-CDD


» ¢arnage () em 23/07 16:14

Melhor notícia do dia, ... dalé Slack.


» ¢arnage () em 23/07 16:14

Melhor notícia do dia, ... força Slack.


» alvaro guimaraes () em 23/07 16:48

CDs do slack:
CD1 - install
CD2 - GNOME/KDE
CD3 - sources
CD4 - sources
pro cara que perguntou ai.


» Bode () em 23/07 17:28

Gente, fica dificil cobrar conteudo das revistas especializadas. Pense que a qualquer hora, a pessoa faz uma busca no Google e pronto... Tudo atualizado, detalhado, comentado. Assunto muito tecnico em revista e besteira.
Uma revisata que pretende atingir o publico geek tem que abrir o leque, diversificar. Tem que falar de tecnologia, musica, comportamento, programas, etc... E mais ou menos o que a Geek propoe.
No caso da arquivo Linux, reclamar de materia e ate injusto, pois a proposta da revista e o que o nome da propria sugere.
Por falar em revista, eu adorava a PLAY! nunca mais vi nenhuma...alias so vi a 1 e a 2 eu acho... Alguem tem noticias se ela ainda existe???


» michel () em 23/07 23:49

Comprei essa revista, formatei meu hd, detonei meu windows e agora não tenho nada, por que a interface gráfica simplesmente não funciona, mesmo com todas as configurações feitas umas dez vezes. Windows que vcs odeiam, basta colocar o cd e instalar. No hassle.


» Paulo () em 24/07 00:29

soh não consegui configurar o mouse até agora, quando inicio com startx, o gnome abre, mas o mouse corre para o canto da tela e fica lá !IMOVEL! Tenho um mouse serial da Clone (configurei ele como PS/2 em /dev/ttyS0). Alguém sabe um link ou pode dar uma dica para resolver esse probs?

O resto tah ótimo, gostei muito de ter instalado o Slackware 10, instalei ele numa segunda partição do HD e vou ficar tentado aprender a configura-lo, pois nãp é nada fácil...


» Lordello () em 24/07 00:47

michel, se o hardware não ajuda não dá pra fazer milagres. O Slackware roda com a configuração básica na maioria das máquinas, mas você precisa saber algumas coisas sobre seu hardware, como monitor, placa de vídeo (algumas não funcionam com o framebuffer), mouse e teclado. O grande problema seu é usar uma distribuição que não lhe é compatível, tente usar uma distribuição para usuários iniciantes, Slackware exige mais conhecimento.

Paulo, a porta do mouse PS/2 é /dev/psaux.

Gente, uma coisa que acho muito importante que o cara da AL (Arquivo Linux ;-P) não ensina. Ele manda dar skip na hora de selecionar o kernel, isso é burrice! Ao invéz disso selecione a opção "cdrom" e depois "bareacpi.i", isso vai habilitar automaticamente as funções ACPI das placas mãe mais modernas, como o desligamento automático da máquina e economia de energia.
A melhor forma e mais fácil de configurar o X é usando o "xorgcfg -textmode", usar o xorgconfig é ultrapassado! Você pode usar o xorgcfg sem a opção -textmode, também é fácil, tem um layout esquemático fácil de entender.
Falou ae!


» vigia () em 24/07 01:15

Caro Lordello,

Eu configurei o X usando o xorgconfig e não acho ultrapassado...é tudo uma questão de treino.
Qual o problema ?
Só porque é preciso ler um pouco ?
Ler cansa ?

E o nosso amigo Paulo fez uma confusão, ele afirma que o mouse dele é serial, mas setou PS/2...

1) sete como serial
2) /dev/ttySO

Só isso

Vigia


» Henrique Vicente () em 25/07 16:47

michel, não culpe o sistema desse jeito, não posso falar da matéria porque não a li mas slackware não é uma versão voltada ao usuário final chegar e instalar e ficar tudo "bonitinho"... enviei um email para você, espero que possa lhe ajudar...


» Diogo () em 25/07 17:14

Comigo tbm acontece de o mouse ficar como ps/2, quando na verdade é serial. Deve ser um bug sei lá.

Pra resolver logo é só descomentar ou colocar a linha abaixo no /etc/X11/XF86Config

Option "Protocol" "Auto"

na seção: "Core Pointer's InputDevice section"


» Senhor Layzen () em 25/07 18:41

O servidor gráfico do Slack 10 é o xorg

O path correto para o que o nosso amigo Diogo citou é: /etc/X11/xorg.conf

Layzen


» Lordello () em 26/07 17:18

vigia,

acho que a confusão é generalizada mesmo, presta atenção no que ele escreveu:

"Tenho um mouse serial da Clone (configurei ele como PS/2 em /dev/ttyS0)"

Então não dá para saber se o mouse dele é mesmo serial ou PS/2. Talvez seja PS/2, ou seja serial e ele esteja usando o driver incorreto.

Quanto ao xorgconfig é que para mim é muito fácil usá-lo, até mais fácil do que usar o "xorgcfg -textmode". Na verdade eu edito o xorg.conf na mão mesmo com o vim. O problema é que TODO usuário leigo no assunto acaba se confundindo com aquele monte de letras na tela, e mesmo com um artigo bem detalhado com screenshots, eles fazem caquinhas e ficam berando para todos os lados: "Slackware é uma merda!!" Esse tipo de usuário nem deveria ter instalado Slackware e sim uma Conectiva, SuSe, Mandrake, Fedora etc...
Falou ae!


» 8O () em 27/07 01:14

Lordello...

I-N-A-C-R-E-D-I-T-Á-V-E-L!!!

Eu (na forma elíptica) tenho um mouse serial da clone.
Hummm...ele tem um mouse fashion ???
Um mouse seriiiiiiiiiiialll da clone ?
Putz! Se você está certo...o cara tem que ser preso por asnice congênita!
Eu andei lendo a revista...me parece que o cara não rodou o interpretador de expressões...o exemplo da revista é de um mouse PS/2!
UM EXEMPLO MEU BOM DEUS!

Desisto...existem lamers até no mundo Linux...:(


» thiago () em 29/07 13:35

Tem alguem de belo horizonte aqui?
eu queria saber se a revista já chegou aqui?
É que eu não acho ela!!
quem puder ajuda vlw!!
abraços


» r_linux () em 30/07 07:53

Se for igual a ultima publicação que trouxe o Slackware, foi a versão 9.0 ou 9.1, não me lembro direito, é de má qualidade.
Está edição eu não comprei, pois está que ultima com o Slackware vei com artigos copiados da internet, muitos até com os erros. Depois desta edição nunca mais nem abri uma Arquivos Linux, que até está edição eu havia comprado todas.


» Sergio () em 19/08 15:13

Linux - Because It Works
Think Java


» Hugo Almeida () em 28/09 20:43

Oi pessoal, eu gostava era de arranjar essa revista aki em portugal, porque cá n ha nenhuma revista de linux de jeito a não ser em ingles ou assim.

Eu sou do porto, e aqui n ha muita coisa da especialidade a nao ser na internet.

Abraço!


» Manoel Pinho () em 28/09 21:37

Hugo Almeida,

Tente comprar aqui

http://www.lojadigerati.com.br/loja/


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.