Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Tutorial sobre o VariCAD

Notícia publicada por brain em julho 22, 2004 09:37 PM | TrackBack


Wiliam Alves de Souza (wiliam(@@@@)linuxmail.org) enviou este link para o tutorial e acrescentou: "No Slack_pr encontra-se à disposição um tutorial de VariCAD, que (embora não seja um software livre) é uma das soluções CAD existentes para GNU/Linux.'"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Marcio Alves () em 23/07 07:56

Caro Wiliam,
muito boa a sua iniciativa. Gostaria que se possível nos informasse como proceder para adquirir o software e qual o seu valor. Outra dúvida é se possibilita a leitura de arquivos feitos em AutoCAD como DWG ou DXF e em que versões.


» Helvio Mota () em 23/07 09:20

Muito interessante e válida a iniciativa do Wiliam. Alguém pode me informar se existe um "tradutor" de comandos do AutoCAD para o VariCAD? Pergunto porque muitas pessoas, como eu, aprenderam a usar o AutoCAD ainda na versão para DOS e acabaram por decorar os comandos.


» wiliam alves de souza () em 23/07 09:23

Caro Marcio,
O varicad trabalha com (DWG, DXF, IGS e DWB) sendo assim compativel com qualquer versão do autoCAD, no que se refere á preços pode-se encontar através do site www.varicad.com(em dolares).
Aqui no brasil existe um representante em Minas, chamado www.crions.com, voce poderá comprar atraves deles.


» Bruno () em 23/07 10:36

Só uma correção, o domínio do representante no Brasil é:
www.crions.com.br

[]'s


» wiliam alves de souza () em 23/07 10:36

Caro Helvio Mota,
Automaticamente não, mais se voçê usa GNU/LINUX,
tenho um script onde indicando o comando antigo e o novo ele faz esta alteração no arquivo de comandos do VariCAD que fica em /opt/VariCAD/lib/cmd.en.


» Helvio Mota () em 23/07 10:38

Acabei de ler as FAQs do site www.crions.com.br. Muito interessante mesmo. Vou exeperimentar o demo.


» Adilson Oliveira () em 23/07 11:38

Eu posso atestar que um client meu que usava autocad (pirata!) intensivamente migrou para o VariCAD e estão satisfeitíssimos. Não tiveram problemas em carregar os desenhos antigos, a adaptação dos desenhinstas foi simples e eles ficaram estuipefatos com a velocidade do mesmo.
Hoje o VariCAD roda em um LTS e todos trabalham felizes em terminais :)


» wiliam alves de souza[ () em 23/07 11:55

Adilson Oliveira,
Isso ai tambem posso atestar pois temos um setor de projetos totalmente em GNU/Linux a todo vapor.


» nelsonvn () em 23/07 17:41

Que tal se fizessemos um OpenCAD?


» Douglas Augusto () em 23/07 19:14

Gostei disso aqui, do FAQ deles (crions):

"P: Porque o VariCAD roda mais rápido no Linux numa máquina de igual configuração à uma Windows?

R: Por causa do sistema operacional Linux que gerencia melhor os aplicativos."


» Manoel Pinho () em 23/07 21:50

É uma pena que não tenhamos ainda no linux um CAD baseado em desenhos de sólidos como o SolidWorks ou SolidEdge. O pior é que eles usam OpenGL mas os fabricantes teimam em só fazer para Ruindows.

Muitas universidades estão começando a migrar do AutoCAD (que é basicamente uma prancheta eletrônica) para esses softwares que trabalham com sólidos por serem mais poderosos e fáceis de usar.


» jcassale () em 23/07 23:35

Eu não sei se é essa sua dúvida ,Manoel, mas ele trabalha com sólidos 3D sim. É só apertar o botão 3D e ele passa para a tela 3D. Inclusive a recomendação da Varicad é primero projetar a peça em 3D, como um quebra-cabeça, e depois tirar o desenho 2D. A cinemática é que ele não faz.


» Manoel Pinho () em 24/07 08:27

jcassale,

Obrigado pela resposta. Na nossa universidade um dos problemas na migração para o linux foi justamente o CAD, que há alguns anos tinha sido trocado do AutoCAD para o Solidworks justamente por causa do trabalho com sólidos. Eu já conhecia o Varicad há muito tempo mas sempre pensei que ele trabalhasse somente em 2D.

Eu não sou eng. mecânico e o pouco de desenho técnico que aprendi foi na prancheta real mesmo, mas eu vou instalar a versão de avaliação e demonstrar para os professores de desenho técnico.


» Andreluiz Cunha () em 03/08 16:34

Prezados amigos,

Os comandos e menus do VariCAD podem ser customizados nos arquivos de extensão .EN. Existem atualmente 6 projetos de CADs GPL/GNU e 8 gratuitos de boa/media qualidade.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.