Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

SCO tem sua primeira derrota real nos tribunais

Notícia publicada por brain em julho 21, 2004 09:59 PM | TrackBack


Mesmo com a quantidade de processos (incluindo adversários como a IBM, Novell, Red Hat, Auto Zone e Daimler Chrysler) em que a SCO está envolvida desde que iniciou sua campanha contra o software livre, causa espanto a demora que todos eles estão enfrentando para chegar a etapas conclusivas, devido às estratégias de retardo usadas pela empresa.

Entretanto, hoje aconteceu a primeira mudança significativa deste quadro: a juíza encarregada do caso da SCO contra a Daimler Chrysler decidiu, em audiência preliminar, que a SCO não tem base na absoluta maioria das questões levantadas por ela, e portanto o processo sobre elas não poderá prosseguir. A única exceção sobre a qual a SCO pode permanecer em litígio neste caso é uma questão acessória, e os relatos sobre a audiência afirmam que a juíza praticamente jogou no lixo a argumentação da SCO.

A ComputerWorld junta a esta notícia a informação de que a AutoZone (outra das processadas pela SCO) obteve uma suspensão por prazo indeterminado do seu processo para concluir que agora os usuários finais já podem ficar praticamente seguros de que a SCO não tem como ganhar processos contra eles pelas alegadas infrações de sua fantasiosa licença do Linux.

Veja também as coberturas da InfoWorld e do Groklaw. E aguarde a próxima grande batalha da SCO contra a IBM, no dia 4 de agosto.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» nelsonvn () em 21/07 22:48

Que legal :-P
Ah sei lá, ela vai ter bastante derrotas pela frente ainda, mas já é um "ótimo" começo!
Esse é o primeiro comentário, daqui a pouco terá bastante carinha metendo pau na SCO. (tudo qto é notícia da SCO o povo adora xingar só p/ se divertir)
Desculpa um novato como eu estar ocupando o primeiro comentário. Vamos lá mestres da comunidade, soltem suas expressões!!!


» nelsonvn () em 21/07 23:04

O fanático por Software Livre:

1 - Só usa software livre: GPL, LGPL e às vezes CPL. Freeware ou outro software proprietário nem pensar;
2 - Odeia a Microsoft ou qualquer outra empresa capitalista de software;
3 - Quando vê a sigla de três letras na frente: "SCO", só falta chorar (de raiva);
4 - Acha que Richard Stallman é o Jesus Cristo do software;
5 - As "melhores" distros: Debian, Slackware, Gentoo, usa tb FreeBSD. Ai de quem falar que tem coisa melhor que essas citadas aí...;
6 - Está sempre por dentro das notícias de software e tecnologia, uma por uma...;
7 - Vive sem se alimentar, mas não vive sem Linux;
8 - Sabe todas as linguagens;
9 - É doente.


» Augusto Campos () em 21/07 23:28

Não alimente os trolls, nem mesmo os involuntários...


» nelsonvn () em 22/07 00:44

Ô Augusto, não é questão d'eu trollar, mas eu escrevi aquilo como um alerta! Uma pessoa não pode chegar a esse ponto de fanatismo, qualquer tipo de fanatismo faz mal! O que deve haver na comunidade é compreensão! Tudo sairia melhor se houvesse uma boa compreensão entre todos nós, aí sim o crescimento seria bem melhor e não teriamos tantos problemas com FUDs, marketing falsos e até os trolls sumiriam! Veja que frase bem construida, ela mostra a natureza de um geek (como eu!):

"- Para um geek, o diabo é apenas o mascote do FreeBSD. O verdadeiro mal chama-se Microsoft."

Desculpa eu ter exagerado no que eu tinha dito antes, mas eu tinha que falar, não gosto de nenhum tipo de fanatismo!
Bem, só na paz! Liberdade de escolha! :-)

Meia noite e 40 minutos.... tá na hora de dormir....


» irado furioso com tudo () em 22/07 01:19

bem.. primeira reversão. Acontece que, ou muito me engano ou, baseado nessa decisão (e em posteriores, de mesmo teor), as empresas ora processadas poderão co-autorar uma ação por perdas e danos, lucros cessantes e coisas semelhantes.

Minha opinião: a SCO vai falir, se começar a ser condenada a pagar idenizações (que costumam ser) astronômicas.


» Manoel Pinho () em 22/07 08:02

O mais interessante é a afirmação de que isso pode contribuir para que a SCO não tenha dinheiro suficiente para continuar enrolando nos tribunais com medidas para adiar o julgamento ou iniciar novas ações, a menos, é claro, que a M$ "convença" outro "grupo de investidores" para injetar dinheiro na empresa zumbi SCO.

Não sou fanático como dito acima, mas realmente odeio as práticas da Microsoft, SCO e qualquer companhia que não aja dentro das regras do capitalismo. Não sou anti-software proprietário ou comunista, mas essas duas empresas já estão passando dos limites de um sistema capitalista sadio.

E digo que quem usa linux por ser "de graça", por estar "na moda" ou apenas por ser um sistema operacional alternativo e "geek", sem ligar nem um pouco para a filosofia do software livre, está perdendo a grande maioria das vantagens do sistema.

A M$, SCO e todas as empresas que não querem rever seus conceitos e que desejam continuar ganhando dinheiro mole vendendo licenças de caixas-pretas vão continuar atacando o software livre com ações ridículas, patentes e lobbys.


» Anunakin (Marcus Fazzi) () em 22/07 09:10

Não me considero fanático, uso Gentoo, já usei várias distro, houve momentos em que pensei em desistir.... uso alguns softwares proprietário, os quais valem a pena pagar, como jogos que são realmente unicos no que fazem, mas software para escritório é OpenOffice na cabeça.... já quanto a SCO, suas alegações são tão faceis de derrubar que se tornam ridiculas... afinal se Eu desenvolvo software livre e um colega que trabalhe na M$, desenvolve soft proprietario e ambos estudaram nos mesmos livros e na mesma faculdade nao seria de se espantar que alguns trechos de codigo fossem similares e ateh iguais.
Afinal uma boa parte do conhecimento Humano é publico e "acessivel" a qq um...


» Zecamann () em 22/07 09:38

"5 - As "melhores" distros: Debian, Slackware, Gentoo, usa tb FreeBSD. Ai de quem falar que tem coisa melhor que essas citadas aí...;"
Tem sim!!! SUSE e tudo mais baseado no RH...


» liquidslave () em 22/07 09:44

> O fanático por Software Livre:

la vem

> 1 - Só usa software livre: GPL, LGPL e às vezes CPL. Freeware ou outro software proprietário nem pensar;

FreeBSD não é GPL, Mozilla, XFree, Pine entre outros também não são.

> 2 - Odeia a Microsoft ou qualquer outra empresa capitalista de software;

Mandrake é uma empresa, é capitalista, e trabalha com software, não odeio ela, assim como não se odeia empresas como a macromedia ou ID.

> 3 - Quando vê a sigla de três letras na frente: "SCO", só falta chorar (de raiva);

Chora so de rir

> 4 - Acha que Richard Stallman é o Jesus Cristo do software;

Nem tanto, ele sozinho é só mais um

> 5 - As "melhores" distros: Debian, Slackware, Gentoo, usa tb FreeBSD. Ai de quem falar que tem coisa melhor que essas citadas aí...;

Acho que faltou uma...

> 6 - Está sempre por dentro das notícias de software e tecnologia, uma por uma...;

Isso é ruim ?

> 7 - Vive sem se alimentar, mas não vive sem Linux;

Seja como for linux não emagraçe

> 8 - Sabe todas as linguagens;

Menos as humanas

> 9 - É doente.

Yeah!

See YA


» Zecamann () em 22/07 09:47

"FreeBSD não é GPL, Mozilla, XFree, Pine entre outros também não são."

FreeBSD não?????!!??? Tem certeza?


» Augusto Campos () em 22/07 09:50

Nelson: voluntária ou não, essa tua provocação é completamente fora do tema e, infelizmente, atrai discussões acessórias como as acima, que questionam a tua escolhade distribuição, etc. Se algum dia você quiser escrever um artigo a respeito, me manda que eu publico. Mas colocar isso em um comentário de outra notícia tem muito potencial de atrapalhar a discussão original.

Espero que não haja mais respostas à provocação mencionada, que ninguém se sinta na obrigação de defender sua distribuição favorita, e que a discussão continue sendo sobre o tema original, que é a primeira derrota da SCO.


» Augusto Campos () em 22/07 09:53

Zeca, a licença do FreeBSD é outra: http://www.freebsd.org/copyright/

Não quer dizerque não élivre, mas certamente não é GPL.


» Augusto Campos () em 22/07 09:54

Manoel Pinho, concordo com você. Mas a análise diz que neste ritmo o caixa da SCO se esgota em meados de 2006. Vamos torcer para esta tendência se acelerar ;-)


» Zecamann () em 22/07 10:08

Augusto

Acho q entendi....a GPL é expedida pelo GNU e algumas outras licensas não, como no caso do FreeBSD.....estou certo?


» Augusto Campos () em 22/07 10:11

Sim, a GPL (que é a licença do GNU) é de autoria da Free Software Foundation, e existem outras licenças livres e de código aberto criadas por outras entidades e organizações.


» Zecamann () em 22/07 10:15

Isso!! Cara, q confusão q eu fiz.....a FSF....o GNU é um projeto.....obrigado Augusto.


» Zecamann () em 22/07 10:23

Sabe Augusto, quando eu trabalhava numa consultoria, o micro q eu usava (aliás eram 2 e um deles rodava Win2000 server) rodava SUSE 7....eu só usava o X....fazia de tudo nele....só não mexia no Xterm por não ter conhecimentos específicos...pois não sou desenvolvedor nem nada....só usuário e entusiasta mesmo (por enquanto - até poder ir fazer um curso legal e ficar mais por dentro, pois vai ter q entrar na minha cabeça nem q for por osmose esse negócio de kernel, de PAM e outros bicho)......conclusão...eu gostava muito...até hoje vou lá às vezes e mexo bastante e o melhor, não dava PAU nenhum....


» Zecamann () em 22/07 10:39

Augusto, sugiro uma nova campanha!! Não alimente os "manells", pq eu sou um de primeira....só eu pra fugir tanto assim do tema: daqui a pouco, se deixar, vo começar a contar a minha vida e vc vai acabar chorando.......(pq só EU, o maior e-mala da web q mandou um e-mail pro Jobs pedindo, pelo amor de Deus, um G5 na faixa....)


» Augusto Campos () em 22/07 11:19

Vejam também o mergulho que o valor das ações da SCO deu ontem pouco antes do meio-dia, logo após a divulgação do resultado da audiência:

http://finance.yahoo.com/q/bc?s=SCOX&t=5d

Ao final do dia o valor se reestabeleceu, como é usual (porque há uma tendência a haver surtos de compra quando o valor baixa muito). Mas ainda assim manteve a tendência de queda das semanas anteriores.


» flaviothunder () em 22/07 12:27

Achei engraçado quando começou esta história de SCO processando todo mundo há uns 2 anos atrás que havia uma notícia dizendo que a SCO tinha um faturamento trimestral de US$20.000,00, fiz as contas e ví que a quitandinha do meu pai faturava mais que a SCO, portanto vou lançar as ações da lojinha do meu pai na Bolsa de Nova York, captar algum recurso e trocar a SCO por três caixas de tomate, e então de posse de 99% das ações da SCO (3 caixas de tomate) acabar com toda esta babaquice de processos, derrubar a sede da empresa, fazer uma pequena plantação de tomate e reaver minhas 3 caixas de tomate de volta, um negócio perfeito.

Pensando bem, a cotação do tomate tá bastante alta ultimamente, vou oferecer só 2 caixas de tomate pra eles...


» JCCyC () em 22/07 13:26

Woo hoooooo!!!

Chora, Baboo, chora...


» Philippe () em 23/07 01:53

vai continuar essa tendencia de queda nos proximos meses, ja que a sco passou de ser uma empresa de software à ser uma empresa de pleitos... ta q'nem o tyson velho: cada vez que subia no ring, tomava sacola.


» mangueJOE () em 23/07 09:32

SCO só não é pior que a Coca-Cola
Veja o que a Coca-Cola aprontou contra a dolly
http://www.opasquim21.com.br/index.asp?Flag=Entrevista&Edicao=097&img=Entrev

Depois de ler a entrevista navegue para www.dolly.com.br e clique em Dolly Diet e depois IMPRENSA.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.