Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Os planos da versão 1.2 do Mono

Notícia publicada por brain em julho 19, 2004 06:42 PM | TrackBack


Alessandro Binhara (binhara@psl-pr.softwarelivre.org) disse: "Duas semanas após o lançamento da versão 1.0 do mono Miguel de Icaza apresenta os novos planos para o Futuro do desenvolvimento do Mono. O primeiro anúcio é que o Mono deverá seguir o mesmo modelo de numeração de versão usada pelo Linux. Miguel também comenta sobre a grande comunidade que se formou fora da Novell, além das novidades esperadas para versão 1.2 como o suporte ao compilador C# 2.1 , porte do JIT para AMD 64, Windows.Forms mas podemos destacar o compilador Visual Basic .NET (MBas) que tem como lider do projeto o brasileiro Rafael Teixeira. Vale pena lembra que o Projeto Mono Brasil com o apoio da Finep e diversas outras instituções está organizando uma equipe brasileira para auxiliar o trabalho do Rafael Teixeira nesta missão."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» PiTsA () em 19/07 19:23

Sou desenvolvedor .NET em minha empresa, e só estou esterei começando a portar as aplicações para rodarem em Linux com o Mono. Só há a necessidade de uma ferramenta IDE de desenvolvimento melhor, para dar mais produtividade. Existe o SharpDevelop mas a equipe dele não quer porta-lo para Linux... =(


» Dyego Souza Dantas Leal () em 19/07 19:48

O mais engracado eh o "PRQ MONO E NAO JAVA"...

nada concreto... soh um monte de bla bla bla...

Sinceramente... ninguem ainda mostrou nada concreto sobre as vantagens do .net sobre o java...

Ateh agora o que eu to vendo eh a equipe de "vendas" da MS se saindo muito bem nas propagandas...


» Joerlei P. Lima () em 19/07 20:40

PiTsA,
Portou sim. Ele ainda não está estável, mas já é "usável".
Dê uma olhadinha aqui: http://www.monodevelop.com/index.aspx
Aliás, ele próprio rodando no mono:
Linux Apache/1.3.29 (Unix) mod_mono/0.9.99 mod_auth_passthrough/1.8 mod_log_bytes/1.2 mod_bwlimited/1.4 PHP/4.3.3 FrontPage/5.0.2.2634 28-May-2004 205.209.132.110 Managed Solutions Group, Inc.
Linux Apache/2.0.48 (Fedora)

O Mono é/será uma grande revolução no desenvolvimento de software para linux.


» Dyego Souza Dantas Leal () em 19/07 21:33

Joerlei P. Lima,

Eh ? e prq ?
o que o .net faz que o java nao fez a mais de 8 anos ?

Estou confuso quanto a opcao de linguagens...


» MediaSonic () em 19/07 21:48

Na verdade o Mono e o Java são muito similares, e felizmente similariedade não quer dizer igualdade ou que nenhuma tenha vantagens e desvantagens.

Acredito que o .NET em si está numa evolução mais veloz do que o Java, simplesmente porque já nasceu praticamente do ponto em que o Java se encontrava.

O fato positivo que pude perceber logo que o .NET começou a tomar forma é o fato do Java e cia. começarem a pensar mais seriamente em usabilidade, facilidade de desenvolvimento, etc. Infelizmente o Java ainda peca um pouco quando se fala em IDE. Claro, as IDEs evoluiram muito de 1 ano pra cá, mas ainda não é tão natural comparar qualquer IDE Java ao VS .NET. Falta pouco, mas em termos de produtividade, ainda a IDE da Microsoft está na frente. Um bom exemplo é o Eclipse. Essa IDE é fantastica para desenvolver componentes de negocio, mas peca quando o assunto é interfaces de interação com o usuário, sejam elas WEB ou SWING/AWT.

Ambas são um bom exemplo de plataforma robusta para desenvolvimento de aplicações corporativas, ambas fornecem um conjuto de serviços e APIs que facilitam o desenvolvimento de aplicações e por fim, ambas as plataformas tem suas aplicações.

Acredito que antes de perguntar Java ou .NET, deve-se fazer uma analise cuidadosa e completa da situação, quais são os legados envolvidos e a naturaridade que toda equipe envolvida trata de uma tecnologia ou outra.


» Dyego Souza Dantas leal () em 19/07 21:55

MediaSonic,

Obrigado !!! finalmente alguem com uma resposta sensata e exclarecedora...


» Marcelo Martins () em 19/07 22:04

Dyego, infelizmente muitos entusiastas do software livre e amantes do linux não dão o merecido valor ao Java. A Sun pode até fazer um monte de besteiras e ter uma licença restrita do Java mas ele é grátis e qualquer um pode usar a vontade. Graças a SUN hoje temos o maravilho OpenOffice. Tirem o OpenOffice do linux e ve como fica! Agradeçam a SUN!

Meu professor de Rede fala "Mono é muito melhor que Java", mas ele não programa a 20 anos! Uns grandões do software livre dizem "Morte a SUN", eu vi não sei onde que a Sun é a segunda empresa que mais disponibiliza códigos para a comunidade.

Se toda essa galera do mono tivesse empenhado trabalhando com Java a MS seria cada vez mais esquecida e mais inútel. A fundação Apache escolheu o Java para muitos projetos não foi por acaso. Mas agora cada vez que alguem fala em Mono, la vai todo mundo lembrar do .NET, microsoft e todas essas coisas. Desse modo a M$ NUNCA vai acabar, estamos apenas dando mais corda pra eles.

Outra, o .NET (nem falamos em Mono) não faz absolutamente NADA a mais que o Java, e custa os olhos da cara e pertence a Microsoft. Com java, temos o Eclipse que na maioria dos casos é melhor que o Visual Studio (só perde no desenho das janelas, por enquanto). Mas se não gostar do eclipse tem mais um monte de IDEs grátis. O mundo Java é gratis! Ai vai o mono, gastar um tempo gigantesco e uma mão de obra preciosa para trazer a todos nós o nome Microsoft. Se tem alguém que ta adorando tudo isso é o Mr. Gates, e o Mr. Balmer.

Ah, o Icaza certamente tem emprego garantido lá!.

Pronto, desabafei :D ufa

Sem brigas, só minha opinião, acho que mais uma escolha é bom, só não tem cabimento aumentar a propaganda justamente da empresa que quer acabar com o linux e com os softwares livres


» flaviothunder () em 19/07 23:40

Legal, o que vocês diriam a mim, um pobre leigo coitado que sabe alguma coisa de C e raspa pouquinho (bem pouquinho) de C++, agora fiquei confuso : devo estudar Java ou Mono (ou .NET sei lá) ?

É sério, fiquei perdido nesta história toda, recentemente me recusei a instalar em algumas máquinas da firma (são Windows fazer o quê, mas muitas tem OpenOffice, menos mal :-) ) o suporte a .net que o Windows-destroy-Update oferece por causa desta história de dar ponto para a M$, mas agora com esta história de Mono fiquei em dúvida se ao não instalar suporte .NET no fundo no fundo não estaria contribuindo para evitar algo bom(?) no futuro do Linux.

E aí, esqueço o Mono/.NET e abraço Java ou jogo Java pra escanteio e aprendo Mono/.NET sob pena de perder o bonde da história ?

Ou faço melhor, estudo os dois ?

Por enquanto vou curtindo lendo o livro do Tanembaum mesmo e ver como se faz um Unix...

Sucesso a todos


» Alessandro Binhara () em 19/07 23:47

Ola a todos,
Pricipalmente ao pessoal que falou sobre o java
perguntando :
"PRQ MONO E NAO JAVA". ou "Se toda essa galera do mono tivesse empenhado trabalhando com Java a MS seria cada vez mais esquecida e mais inútel."

Primeiro : Java e Mono São coisas completamente diferentes, Java é uma linguagem e o Mono é uma plataforma.

Em Segundo lugar : gostaria de imformar que o mono executa código java e pode tambem compilar código java nativo. Alias vc pode mistura java com C# e qualquer outra linguagem suportada pelo mono.

Então o esforço da comunidade java sera toda aproveitada no Mono, a grnade vantagem é que o mono é 100% livre, temos um VM performatica e 100% livre, temos compiladores livre e um frame work praticamente escrito.

Como o proprio Miguel costuma dizer "o Mono será uma ótima plataforma para se rodar aplicativos java."

A terceira linguagem que será oficialmente suportada pelo mono será Java , depois do C# e VB .


Um esclarecimento com relação ao sharp develop,
não é que o pessoal não queira porta-lo para linux
é que ele foi construido usando windows.forms que ainda não esta disponivel no mono. O windows .forms deverá estar disponivel na versao 1.2 do mono.

Existe o MonoDEvelop é uma fork do sharp develop so que ele usar o GTK# ..

um abraco a todos


» Cristóferson Bueno () em 20/07 01:39

Os últimos comentários do Alessandro Binhara foram os mais sensatos e esclarecedores.

O que eu aconselho para quem está na dúvida Java(J2EE) X C#(Mono) é que leia mais sobre o assunto, conheça como funciona as duas plataformas, e vai perceber que as duas possuem vantagens e podem coexistir.

Eu particularmente gostei muito do C#(mono) mesmo já tendo certa experiência em programação Java.

E pra quem acha que o mono é uma propaganda para a MS, se engana, porque o .Nnet está ai dês de 2000 queira ou não, é uma framework bem feita, C# é uma linguagem bem projetada e o mono veio exatamente aproveitar de todo esse trabalho que a Microsoft já teve, permitindo que qualquer um que aprenda as linguagens .Net possam facilmente utilizá-las para desenvolver bons softwares também para Linux, ou portar os seu programas facilmente entre as plataformas que o mono vai suportar. O novo Windows o Longhorn vai ser extremamente baseado nessa tecnologia, e vai levar muitos programadores a utilizá-la, o que não seria estranho pela funcionalidade do .Net, ou seja, o mono vai permitir que esses programadores não fiquem restritos ao mundo Windows, o mono está ai para isso proporcionar liberdade. Eu também pensei que o Icazza estava cometendo um erro admirando tanto o .Net a uns anos atrás más hoje vejo que ele só estava ponderando os lados e se movendo para impedir mais uma jogada monopolizante da MS.


» LinuxNewsReader () em 20/07 02:10

Alessandro Binhara :

"Java e Mono São coisas completamente diferentes,
Java é uma linguagem e o Mono é uma plataforma."

Não está correto. Existe a plataforma Java e a linguaguem de programaçao Java ( A Sun decidiu
colocar o nome Java em tudo, por isso a confusão )

Quando se compara Mono ( ou .NET ) com java estamos falando da plataforma Java. Quando se compara C# com java estamos falando de linguagem de programação.


» Robson França (TheProgrammer) () em 20/07 08:10

Olá pessoal, tudo bem?

Antes de mais nada, o aviso básico : "Não alimente os trolls"

Pronto, agora vamos para os comentários:

Em primeiro lugar, estamos nunca encrenca braba. Por um lado, temos a Sun - sim, ela,
e não a "comunidade" java como muitos falam - com a Tecnologia Java (sim, Alessandro,
é um conjunto de tecnologias). Por outro lado, temos o .net da Microsoft. Repararam
que nenhuma das duas soluções tecnologicas de ambiente de desenvolvimento e "framework"
nasceram de ambientes livres?
Muitos vão dizer: mas o Java é GRATIS. Sim, de fato até o .net Framework é. Mas é bastante
restritito quanto ao que se pode fazer com ele. Outros vão dizer: você pode contribuir
com o Java. Sim, mas primeiro você deve "assinar", ou seja, concordar com um contrato
com a SUN, e não com essa tal de comunidade. O .net dispensa comentários quanto a isso :)
Fora que Grátis é uma coisa, Livre é outra...
O grande problema da tecnologia Java é a sua exquisofrenia. Ela nasceu para ser utilizada
em vários dispositivos eletrônicos diferentes, como máquinas de lavar, microondas,
televisores, etc. Depois, com o Boom da Internet, tentou a sorte com os Applets. Mas se
perdeu por dois motivos: o fato de ser baseado em uma única linguagem (ai sim, a linguagem
java) totalmente orientada a objeto (o que era avançado demais para época, e ainda é um
pouquinho); e o fato de que tentou atrair um público averso à programação: os artistas da
web (chamados de web designers). Daí eles foram para o Desktop. O AWT (biblioteca de janelas
e interface do java) é horrível, Swing é excessivamente lento, fora que é berrante aos olhos.
E, com um golpe quase perfeito da Microsoft, quase o Java deixou de existir. Acabou "sobrando"
o ambiente cliente/servidor, que é a verdadeira praia da Sun. E assim nasceu o J2EE, Servlets,
JSP, JBoss, Jakarta, etc.
Quem mais contribuiu para a comunidade de software livre? Na minha humilde opinião foi o Sr.
Linus Torvalds, o Sr. Richard Stallman, o pessoal do projeto GNU, do projeto Linux e do projeto Apache. Foram
indivíduos ou fundações livres do lucro, do mercado, mas não livres de um ideal.
Com isso vem a pergunta: "O Java será livre?" Enquanto a Sun (ou qualquer outra corporação,
viu IBM) estiver "nos bastidores", nem pensar. Se isso é válido para o Java, para o .net,
que tem a Microsoft por trás, na frente, em todos os lados, isso seria impossível.
Desculpe, Alessando, mas permita que eu discorde que o Mono será 100% livre. Enquanto ele
se basear em um produto que NÃO é livre, controlado por uma empresa que combate o software livre, ele não será livre. Simples assim.

Ah, Alessandro, dá um recado para o Miguel: a Microsoft "só" paga US$ 1000,00 por mês. E, de
um certo modo, inibe a produção tecnológica dos paises em desenvolvimento. E que o melhor
ambiente para se rodar Java, é utilizando o GCJ (do projeto GNU) e compilar o código Java
para código nativo ;)

Abraços a Todos

TheProgrammer (Robson França)


» PiTsA () em 20/07 08:16

Para os desenvoledores Java mais fanáticos, realmente a plataforma Java faz tudo o que o Mono faz, mas ah de se perceber que as empresas não escolhem sempre o Java, devido a publicidade da Microsoft ou a quererem continuar na Linha do Visual Studio ou do Delphi, lembrando que o Delphi 8 está baseado no .NET tb....

Não foi decisão minha de adotar o .NET aqui na empresa, pois eles queriam seguir na linha de desenvolvimento do VB6 que eles tinham....
tenhos muitas aplicações desenvolvidas em .NET rodando sobre windows, caso não existisse o mono eu e todos os desenvolvedores que migraram para .NET no windows, não teriam a chance de portar suas aplicações para Linux, ficando preso ao Windows. Ai que eu vejo a grande vantagem....

E vale lembrar que o Mono é totalmente open-source, e a Sun ainda está demorando para abrir o código do Java =(...é só perceber como o projeto Mono cresceu em pouco tempo comparado ao Java....mas ele ainda há de crescer mais...

Bom, quem escolher em utilizar .NET ou Java estará bem servido...agora quem ja usa o .NET da microsoft tem a opção de utilizar o Mono e migrar seus aplciativos para Linux....


» Marcos Alexandre () em 20/07 08:30

Bom, pra começo de conversa, não acredito no Java OU .NET. Tem mercado para os dois e concorrência nunca foi um mal negócio, muito pelo contrário.
O .NET tem as suas vantagens sim. Ele é mais rápido que o Java, a MS está mais aberta à sugestões da comunidade que a Sun e o fato de você programar em qualquer linguagem e compilar para .NET é uma coisa boa, já que não existe a necessidade de aprender uma linguagem nova.

Mas o Java existe há muitos anos e está muito mais avançado em termos de recurso e multi-plataforma. É uma tecnologia visivelmente mais madura e possui um conjunto riquíssimo de bibliotecas.

A concorrência é tão boa que agora a Sun acordou e começou a incorporar muitas novidades na versão 1.5 do Java. Muitas delas já eram pedidas desde as primeiras versões e só agora foram atendidas.


» Peter Parker () em 20/07 08:31

Será que ninguém nunca viu a IDE da Borland, o JBuilder pra Java? Não é possível o povo falar só do Eclipse e dizer que não existe uma IDE boa igual Delphi, por ex...

Não me alimentem


» Peter Parker () em 20/07 08:34

Marcos Alexandre: como um fã de Java, concordo com seus argumentos. A concorrência é ótima. E realmente, graças ao .NET, o Java 1.5 está vindo com muitas novidades.


» Dyego Souza Dantas Leal () em 20/07 08:53

Alessandro Binhara,

"Primeiro : Java e Mono São coisas completamente diferentes, Java é uma linguagem e o Mono é uma plataforma. "

Errado... a Linguagem JAVA pode ser empregada em diversas plataformas... J2EE , J2SE , J2ME... TUDO EH JAVA ... a Sun decidiu assim.

"Terceira linguagem oficial vai ser o Java , depois de C# e VB"

Promover o VB a linguagem mais alta que o java eh pra dar risada neh ? fala verdade...End Sub();

Estou estudando os dois lados das duas plataformas... pelo que eu percebi o .NET eh muito bom para aplicações END USER... mas JAVA dah um cacete em aplicações distribuidas e em camadas... devido a portabilidade...

Soh que eu nao acredito muito que o mono vai ser 100% compativel... Kylix... era pra ser 100% compativel com o windows... mas nao eh BEM assim... sempre vai ter chamadinhas para coisas escondidinhas do windows que simplesmente nao vai funcionar...

Outra coisa que me deixou com medo eh o Mono usar libwine para Windows.Forms... MEU DEUS... o wine eh uma bomba com reenderizacao de janelas muito complicadas... ou a parte de impressao dele tmb eh de dar só...

Gracas a deus o Mono resolveu fazer algo sensato... vai fazer seu proprio Windows.Forms com chamdas deles mesmos...

O que mais me deixa chateado eh essa onda de xingamentos contra a sun... porra o java eh gratis faz decadas... agora que eu estudei a linguagem... vi a maneira que ela "OBRIGA" o programador a programar descentemente... sou contra tornar ela GPL...A LINGUAGEM nao a VM... pois java soh tem a compatibilidade que tem prq a Sun teve braco firme quando todo mundo "queria mudar aqui ou ali" , A coisa boa do .NET eh como nosso amigo falou... o pessoal da Sun comecou a se mecher... o 1.5 tah ae :)

Estou ainda nessa indecisao de plataformas... tah foda :/

1) Java - Estabilidade , Linguagem Madura para desenvolvimento , BILHOES de classes disponiveis na internet e de graca, porem um desenvolvimento mais moroso da parte grafica (Swing)

2) .NET - Plataforma criada pela empresa que eu chingo todos os dias ( devido a meus clientes usarem a merda do produto dela ) , nenhum pouco madura , Otima para aplicativos End-User , rapida no desenvolvimento da parte grafica, e nao tem a gama de classes que a plataforma JAVA tem...

Que duvida cruel.


» Dyego Souza Dantas Leal () em 20/07 08:57

Esqueci de um detalhe...

para os fanaticos que achao que a sun eh uma monstra e que a plataforma do JAVA eh uma bomba relogio...

chequem seus
c:\j2sdk1.4.2_05\src.zip

Eh soh TODO source de TODAS classes basicas do java... ou seja... tah ali pra vc estudar e se precisar mecher em algo...

Mais uma vez eu digo... GPL na JVM, na PLATAFORMA , nao na linguagem JAVA...


» Robson França (TheProgrammer) () em 20/07 09:05

>Comentário de Peter Parker (200.206.143.xxx) em >julho 20, 2004 08:31 AM

> Será que ninguém nunca viu a IDE da >Borland, o JBuilder pra Java? Não é possível o >povo falar só do Eclipse e dizer que não existe >uma IDE boa igual Delphi, por ex...

Sim, Peter, eu ouvi falar do JBuilder. Cheguei a usar por um tempo essa ferramenta. Mas, na época, eu tinha um Pentium III com 256 MB de RAM. Para o JBuilder isso significava uma carroça puxada por bois, e o Delphi um Golf GTI turbinado e "tunado" 8) . Mesmo com o JBuilder ainda havia um "probleminha": você tinha três opções de desenvolvimento para Desktop. Uma era usar AWT( feio, tosco, etc.). Outra opção era o Swing (berrante, lento, pesado, etc.). E a opção número três: usar os componentes da Borland. Claro, eles não fazem parte das bibliotecas comuns do Java, o que implica que seu usuário precisa baixá-los. Mas, ainda assim, um código feito em C/C++ usando GTK, QT ou WxWidget (ex wxWindows) recompilado para Linux, Windows, etc. ainda é mais rápido/bonito/menos chocante.

>Comentário de Marcos Alexandre (200.233.149.xxx) >em julho 20, 2004 08:30 AM

> Bom, pra começo de conversa, não acredito >no Java OU .NET. Tem mercado para os dois e >concorrência nunca foi um mal negócio, muito pelo >contrário.

Pois é Marcos. Eu também não acredito em Java OU .NET. O problema é que Microsoft acredita nisso sim. A idéia deles é bem simples (atenção agora, pessoal): eles permitem que você utilize várias linguagens de programação (incluindo o java). Mas por que eu usaria o Java (+ ou - adaptado para .net) se posso usar C#? Ou então VB.NET? Ou COBOL.NET? ou Delphi.NET?
Ah, mas eu posso migrar facilmente o código java para .net, certo? Bom, em termos de sintaxe, beleza. Em termos das bibliotecas-padrão Java e .net, isso é uma outra história...
O mesmo vale para plataformas. Por que vou utilizar um produto .Net em uma plataforma Linux ou *BSD que, em tese, não foi "certificada e testada" pela Microsoft, quando posso usar a mesma tecnologia no "Sistema das Janelas"?
De fato, toda concorrência é saudável. Vide exemplos como KDE x Gnome, QT x GTK, Python x PERL, etc. O problema é que as grandes corporações não sabem brincar de concorrência sem partir para a baixaria (Internet Explorer x Netscape, MS Office x StarOffice, SQL Server x MySQL, Oracle, etc.). Para a Microsoft e, de um certo modo, a "aliança Java" (com Sun, IBM, Oracle, BEA, etc.),
"só pode haver um", no melhor estilo Highlander

Meu maior medo é que vai chegar num ponto que, para que o .net exista dentro do universo do Software Livre e do Linux, a liberdade do SL tenha que ser trocada por uma compatibilidade com uma solução 100% proprietária.

Abraços a Todos

TheProgrammer (ou seria Robson França, não sei)

Não alimentem os trolls! (Se eu for um Troll, me desculpem! 8) )


» flaviothunder () em 20/07 09:52

De acordo com TheProgrammer:
"Meu maior medo é que vai chegar num ponto que, para que o .net exista dentro do universo do Software Livre e do Linux, a liberdade do SL tenha que ser trocada por uma compatibilidade com uma solução 100% proprietária."

Aí fica meu pé atrás também, mas isto TEORICAMENTE não pode acontecer com o Java também, por ela também ser uma tecnologia que não é 100% livre ?
Tou em dúvida...

Caso isso seja trollice não me alimentem :-)


» Alessandro Binhara () em 20/07 10:07

Ola a todos.

Me corrigindo um pouco, Quando me referia que Mono é diferente de java, e que mono é uma plataforma e java uma linguagem . Me referia (de forma talvez errada) no sentido que não se programa em Mono,
se programa em C#, VB, Java etc .. enquanto java é so java.

Mono suporta multiplas linguaguens, por isso disse que mono é diferente de java.


» Alessandro Binhara () em 20/07 10:13

Gostaria de fazer algumas considerações:
- Java : 1 Linguagem para Muitas plataforas
- .Net : Muitas linguagens para 1 plataforma (afivinhem qual)
- Mono : Muitas linguagens para Muitas plataformas

é isso que é o mono.
Com relacao ao Java ser mais livre que o Mono.
Discordo completamente.
Java não é GPL. Mono é GPL

O fato do Mono seguir a expecificação da MS não significa que ele nao tenha suas proprias ideias
como ex : GTK#, QT# , OpenGL# , Mozilla# etc

Dizer que as coisas que vem da SUN são melhores que o vem da MS, é ingenuidade . Ambas são empresas proprietárias. E a Sun só tem apoiado o software livre com OpenOffice e outros pq é a forma que ela encontrou para atingir a MS.

Não gosto da MS, mas a SUN anda como um carangueijo, de lado. Se for bom para ela e atinguir a MS otimo. Na minha opiniao o Sonho da SUN é ser a MS .


» MediaSonic () em 20/07 10:40

Olá Alessandro Binhara,

Quase corrigi o detalhe relativo à linguagem x plataforma. De acordo com a sua explicação adiante ficamos kits. Ótimos comentarios, parabéns.

Abraços,


» MediaSonic () em 20/07 10:41

Ainda insisto... Não dá pra comparar VS.NET até mesmo com o JBuilder. É fato, o VS.NET ainda é bastante superior, quando se fala:
IDE para .NET e IDE para Java.


» Dyego Souza Dantas Leal () em 20/07 10:44

Alessandro Binhara ,

"Java não é GPL. Mono é GPL"

A maquina virtual do Mono Eh GPL , mas as especificacoes dela nao sao...

Existem maquinas virtuais GPL para a linguagem JAVA , mas as especificacoes dela nao sao...

Concordo que a Sun nao tem nada de ingenua...

" Mono : Muitas linguagens para Muitas plataformas"

Discordo... o mono nasceu com esta filosofia... mas agora o que eles querem eh : ser 100% compativeis com o .net....

no site esta espalhado isso por tudo... o negocio agora eh fazer tudo igualzinho a MS tem... a pergunta eh ... prq ?

Se for seguir esta maneira de pensar... o negocio eh dotGNU... ai sim... vc teria algo realmente com proposito idealista e 100% implementado...

E volto dizer... tinha muita lingaugem que merecia estar no .net que VB.NET... tah muito na cara...


» Alessandro Binhara () em 20/07 10:44

Um ultimos comentários.

o Mono é um clone livre do .NET

Da mesma forma que o Linux é um clone do Unix Proprietário, ou como o Lesstif que é um clone do Motif . e outros tantos exemplos no mundo do Sofftware livre .

Sinceramente não sei pq as pessoas que se dizem defensoras do software livre, podem apoiar o Java e criticar o Mono .

Sendo que o Mono está fazendo a mesma coisa que o Linux fez no passado, e hoje é umas das melhores aternativas em SO. O mono deve seguir os mesmos passos e se tornar uma das melhores alternativas para programação em ambiente livre.

Então acho que as pessoas deveria entender melhor oque é o mono antes de sair atirando pedras.


» Juliano () em 20/07 11:25

Hoje eu recebi a newsletter da Info e ela falava justamente de .net no Linux, porém como não sou mais assinante (nem pretendo voltar a ser), não tive acesso ao artigo, seria legal ver se alguem aqui do grupo tem acesso pra poder falar se a info novamente falou barbaridades.


» Alessandro Binhara () em 20/07 11:38

Ola Diego :

"A maquina virtual do Mono Eh GPL , mas as especificacoes dela nao sao..."

Você quer me fazer acreditar que o Java tem sua especificação Livre???
Pelo que eu saiba a especifacação do Java é fechado coordenado pelo JCP. Onde so entram pessoas e empresas selecionadas (Não que eu discorde disso, mas é o geito deles)

Ao meu ver neste ponto Java e Mono estão empatados.

"Discordo... o mono nasceu com esta filosofia... mas agora o que eles querem eh : ser 100% compativeis com o .net...."

Acho que vc precisa ler mais sobre o assunto.
Mono nasceu para ser Livre , ser multi plataforma
e ter compatibilicar com o .NET ..

Se vc olhar o site, vai ver que a versão 1.0 não suporta o Windows.Forms .. mas suporta GTK# e QT#.
Se a prioridade fosse ser 100% compativel .NET
eles não poderia ter colocar o suporte GTK# e qt#
e deixar de lado o Windows.Forms.

Ou seja, o mono é mais que o .NET é. Não esta preso as amarras da MS e nunca estará pq é livre.
e podemos implementar nele oque quizermos.
É isso que faz o Mono melhor que .Net e melhor que JAVA .. ser LIVRE!!!

A perrogativa do mono é ser LIVRE e não 100% .Net compativel


» Dyego Souza Dantas Leal () em 20/07 11:47

Alessandro,

"Você quer me fazer acreditar que o Java tem sua especificação Livre???"

A especificação eh livre para USO , e nao para alteracao... ou seja , vc pode usar... a vontade... mas nao pode alterar nada nela.

"Pelo que eu saiba a especifacação do Java é fechado coordenado pelo JCP. Onde so entram pessoas e empresas selecionadas"

Sim eh o JCP que faz o java manter a compatibilidade por tanto tempo... ve a MS ? tentou "turbinar o java" e se deu mal.

"Se vc olhar o site, vai ver que a versão 1.0 não suporta o Windows.Forms"

Eles nao deixarao de lado Windows.Forms... um exemplo eh a tentativa de usar a libwine... o 1.0 soh saiu sem o Windows.Forms prq nao conseguiram terminar a tempo... e o mono tava muito na promessa... lembre que agora tem a novell por traz... quando vc eh uma comunidade vc diz "vai sair quando estiver pronto" , jah uma empresa sempre dah prazo , e se nao cumpre com eles cai no descaso.

E outra... soh puseram GTK# , QT# prq eh simples e rapido implementar... o JIT jah tah pronto... a unica coisa a fazer eh interpretar e tranformar em assembly.... o .NET da MS tmb tem duzias de linguagens... suportar varias linguagens nao faz e nunca fez uma plataforma livre.


Leia no site o Road Map... tudo tem que ser "igual a microsoft" nao existe motivacao propria... tudo igual.. ASP , JIT , tudo... nao sei da onde que eh "algo livre" , o que a MS manda , o Mono faz...

nao dei da onde isso faz o Mono diferente ou superior ao java...

quer uma plataforma 100% livre da sun ? use Linguagem JAVA com o gjc... compilando nativo... e nao tera mais "medo da VM fechada da sun"

pronto... tah ae seu GPL.



» Alessandro Binhara () em 20/07 12:05

Oi dyego

"A especificação eh livre para USO , e nao para alteracao... ou seja , vc pode usar... a vontade... mas nao pode alterar nada nela."

A mesma coisa que o Mono, detalhe que a MS registrou o .NET no ECMA, coisa que a SUN não teve coragem de fazer com o Java. Pois registrando la , perderia o controle sobre o java.

"quer uma plataforma 100% livre da sun ? use Linguagem JAVA com o gjc... compilando nativo... e nao tera mais "medo da VM fechada da sun"

Voce não deve usar as ferramentas da SUN,
e usa o gnuclass path incompleto e as VM java livre que não são perfomática para desenvolver suas aplicações comerciais?

É uma pena mas as ferramentas livres disponiveis para o java hoje, são inviaveis comercialmente.

Desculpe, mas não é viavel para mim hoje.

Dyego, pare de se iludir achando que usando
o java da sun esta contribuindo para o mundo do software livre.
Usando o Java da sun vc esta usando software proprietario no Linux. Nada mais que isso.


» Dyego Souza Dantas Leal () em 20/07 13:18

Alessandro Binhara,

"Dyego, pare de se iludir achando que usando
o java da sun esta contribuindo para o mundo do software livre."

A questao nao eh apenas contribuir para o software livre e sim ter a certeza que o esforco de meses de arduo trabalho portando aplicacoes vc nao chegue lah na frente e quando vc precisar da compatibilidade do mono pra vender seu produto vc simplesmente fica na mao...

E sao dois caminhos.... ou java(plataforma) ou .net , nao eh questao de opcao... eh imposicao... se vc ficar no windows vai usar .net ou java... nao tem outra solucao mais...

Diante disso que estou em um impasse de tecnologias :/


» Marcelo Martins () em 20/07 13:30

Eu gostaria muito e seria muuuuito feliz se o Icaza tivesse a brilhante ideia: Fazer o mono, uma ambiente de desenvolvimento baseado em Java, só que GPL, ele poderia clonar a JVM, as classes, a sintaxe tudo. E como a SUN não permite usar o nome java ele poderia chamar de MONO!. Pronto. Agora.. não consigo tirar o nome da M$ da cabeça por causa dele.

A maioria dos desenvolvedores Java não querem que ele seja Open Source, porque será?? Quem mais quer o Java Open Source é justamente quem não programa em Java!


» Adilson Oliveira () em 20/07 13:37

Eu não ia escrever sobre isso porquê não é minha seara e, pra ser bem sincero, não gosto nem de uma coisa nem outra mas a frase "Diante disso que estou em um impasse de tecnologias :/" coçou nos dedos :)
Dyego, você está no impasse se quiser. Não use nenhuma delas e parta para C, PHP, Python, Pascal, C++, PERL, etc.
Todas elas tem compiladores multi-plataforma, todas elas tem bindings para interfaces gráficas diversas, se for o caso, todas são linguagem poderosas, todas elas podem ser usadas "server side" e por aí vai.
Alternativas em software livre é que não faltam por iso acho este tipo de discussão Plataforma X versus Plataforma Y infrutífera.


» Peter Parker () em 20/07 13:40

Alessandro Binhara:

A Sun inventou o RPC (consequentemente usou pra fazer o NIS, o NFS), e nunca cobrou por isso. Hoje existem as implementações GPL (na década de 70/80 nem existia GPL).
A Sun comprou o OpenOffice e liberou pro povo. E vende a sua versão com suporte (o StarOffice).
Sempre usei Java, e nunca tive problemas com licença.
E você vem dizer que ela faz isso sempre só pra cutucar a MS? Não estou dizendo que a Sun é obra de anjos, mas dizer que ela age só pra atingir a MS não soa muito bem...


» Dyego Souza Dantas Leal () em 20/07 14:01

Adilson Oliveira,

"Dyego, você está no impasse se quiser. Não use nenhuma delas e parta para C, PHP, Python, Pascal, C++, PERL, etc."

nenhuma destas linguagens sao viaveis comercialmente... para aplicativos END-USER... vc jah viu um editor feito em PHP ? um controle de estoque em PERL ?

Estou falando do ambiente grafico e de podes expandir posteriormente... e nao ficar apegado com o mundinho console...

ex:

PHP+GTK... vc jah comparou com uma aplicação feita em delphi por exemplo ? PHP+GTK fica grosseiro... nao adianta existir... tem que ser viavel...

Quando vc nao tem clientes eh uma coisa... quando vc tem uma porrada de clientes funcionando em windows e quer levar eles para o linux sem grandes "choques" ae a coisa muda...

nao eh soh "programar e mudar eles"... afinal... eles estao confiando o negocio deles em nós...

Pra mim... comercialmente falando pra um futuro nao muito distante... ou eh .net ( sem mono ou com mono) ou eh java

O resto... eh soh pra quebrar o galho... fazer "utilitariozinhos" e coisas do genero... o grosso mesmo vai estar nessas tecnologias.


» Monoman () em 20/07 14:13

Alguns esclarecimentos de quem efetivamente desenvolve o projeto Mono... No trolling please.

"Soh que eu nao acredito muito que o mono vai ser 100% compativel..."
Nem pretendemos. A idéia é implementar de forma compatível o que for razoável para facilitar a migração de aplicações e desenvolvedores do windows para o Linux. Mas isso tem uma prioridade menor que tornar o mono uma excelente plataforma livre de desenvolvimento para linux.

"Eu gostaria muito e seria muuuuito feliz se o Icaza tivesse a brilhante ideia: Fazer o mono, uma ambiente de desenvolvimento baseado em Java, só que GPL, ele poderia clonar a JVM, as classes, a sintaxe tudo. E como a SUN não permite usar o nome java ele poderia chamar de MONO!. Pronto. Agora.. não consigo tirar o nome da M$ da cabeça por causa dele."

OK, mas o Miguel, eu e uma série de outros desenvolvedores do Mono, acreditamos que algumas características técnicas do .NET eram e são mais apropriadas para uma plataforma de desenvolvimento avançada. Se não crêssemos nisso não teriamos gasto 3 anos de nossas vidas trabalhando no projeto.

Como alguns colocaram: Não se trata de Java x .NET ou contra outras linguagens e plataformas. Trata-se de tê-las todas, e poder usá-las quando necessário e apropriado.

Eu, por exemplo, estou aprendendo a linguagem BOO (incidentalmente uma linguagem para CLI similar ao Python), porque não quero me limitar às dezenas de linguagens que já domino e que frequentemente aplico em projetos para meus clientes e para a comunidade de software livre...


» Dyego Souza Dantas Leal () em 20/07 15:12

Monoman,

Muito obrigado pela explicação caro Rafael...

Pelo que entendi voces nao estao preocupados em compatibilizar... apenas em tornar tranquilo a migracao do .NET para o Mono...

Digamos que seria um sonho abrir uma aplicação no Visual C# da MS , utilizando recursos e mais recursos , abrir ela em Mono, compilar e sair andando...

Pelo visto o negocio seria fazer em Mono e distribuir em mono...

Jah estou com a minha opiniao formada :) obrigado Rafael.


» Daniel Fonseca Alves () em 20/07 16:12

Dyego.

Acho que vc pegou pesado quando falou que liguagens como o perl,php,python.c,c++ são para "utilitáriozinhos".
Vou ser camarada e esperar uma correção sua.


» Eu () em 20/07 16:28

Queria acrescentar uma informação importante.

Algum desinformado aí em cima disse que o Mono é GPL mas a especificação em que ele se baseia não o é.

É claro que não. É uma especificação. Se qualquer pessoa puder mudar, não vai haver nenhuma padronização, e nada irá funcionar.

Agora, isso não tem nada de anormal. O padrão que define a linguagem C ou C++, publicado pela ANSI/ISO também não é público. E isso não afeta os programas escritos em C ou C++.

O gcc é livre, por mais que ele implemente um padrão que não é livre. (a linguagem C)

A especifiação de nenhum linguagem é livre. Se fosse, seria impossível fazer um compilador/interpretador para essa linguagem.


» PoolS () em 20/07 16:36

Bom, gostaria de estar fornecendo minha opinião sobre o assunto:

Em uma visão empresarial estratégica, o MONO pode ser uma EXCELENTE conquista, se vocês imaginarem que determinadas empresas estejam interessadas em migrar para o linux, possam fazê-lo sem abandonar completamente seus antigos hábitos. várias empresas usam o .NET hoje, não seria interessante todo um ambiente voltado para o linux para que sejá viável uma mudança estratégica?

É isso que mais me agrada no Mono. E não é pq eu o defenda que o JAVA vai deixar de existir, acredito que sempre averá espaço e mercado para ambas.


» Dyego Souza Dantas Leal () em 20/07 16:42

Daniel Fonseca Alves,

Me corrija se eu estiver errado...

Qual empresa em sã conciencia faria um ERP HOJE todo em C++ ou Phython ou Perl ou qualquer outra linguagem que nao possua um IDE ou PELO MENOS seja RAD ?

Tempo... dinheiro... debug , implementacoes... comercialmente o cliente quer o tal do B B B

Bom
Bonito
Barato

E nao algo que leve meses para dar manutencao ou que despenda muitos custos pra empresa...

Hoje acho que a unica plataforma comercialmente viavel ( COMERCIALMENTE ... eh claro que para outros casos elas porem ateh ser horriveis ) ou eh .NET ou eh JAVA... o resto... eh tudo de desenvolvimento moroso e infestado de Memory Leaks...

Me corrija se estou errado... ai sim me retratarei sobre o que eu quis dizer...


» Dyego Souza Dantas Leal () em 20/07 16:45

Aproposito...
nao estou falando de desenvolvimento WEB e sim

CLIENT-SERVER


» Daniel Fonseca Alves () em 20/07 16:57

Dyego.

O problema é que o mundo não é só de aplicativos CLIENT-SERVER e para GUI.
Vc se expressou mau, talvez no contexto faça sentido, mas a sua afirmação vai contra o bom senso.
Afinal de contas C e C++ são linguagens que vão ser utilizadas durante um bom tempo por serem a base de muitos aplicativos e programas e trabalharem diretamente com o "hardware".
Além do mais o PERL o PHP e o Python não são de se jogar fora, o python tem até um projeto de IDE o Boa Bonstructor, ok tá no ínicio mas o C# também.
E vc jogaria fora todas as aplicações WEB no futuro e colocaria somente as GUI ?
Claro que dá para apostar que no futuro o java e o .NET serão a bola da vez, mas as outras linguagens como para utilitáriozinhos ?


» Dyego Souza Dantas Leal () em 20/07 17:09

Daniel Fonseca Alves ,

Desculpe se eu fui desdenhei outras linguagens , apenas estou trazendo o contexto para minha realidade...

Web ainda nao eh minha realidade... e nem de meus cliente... vai ser no futuro... e quando chegar eu vou estar preparado...


» Daniel Fonseca Alves () em 20/07 17:12

Bom, para completar não sou desenvolvedor, então não dá para falar a altura.
Mas falando do pouco que eu conheço as plataformas .NET e java são baseadas na idéia de aplicativos "flutuando" na internet com usuário acessando quando puderem e "pagarem", e também pelo fato de que é moroso e custoso(eka!) refazer todo o código para uma ou outra plataforma em voga.
Mas a TI tem nos mostrado como é traiçoeira, aquilo que apostamos para 5 ou 10 anos pode mudar devido a uma mudança ou novidade, ou mesmo um movimento social(a microsoft que o diga).
Uma estrutura como esta tem que ser adaptável como diria Darwin, e se os dinossauros morreram que diram linguagens.


» Adilson Oliveira () em 20/07 17:25

Dyego "nenhuma destas linguagens sao viaveis comercialmente... para aplicativos END-USER... vc jah viu um editor feito em PHP ? um controle de estoque em PERL ?
Estou falando do ambiente grafico e de podes expandir posteriormente... e nao ficar apegado com o mundinho console..."
Realmente nenhum dos exemplos que você citou eu conheço mas eu não citei só PHP e PERL, falei em C, C++, Pascal e Python também. Como todos estas você cria aplicativos GUI multi-plataforma e não depende de ninguém.
Eu, neste momento, não desenvolvo aplicativos para usuário final, trabalho com infra-estrutura ou "mundinho console" como você diz, mas já fiz muito isso e sinceramente, nunca foi bom botar todos os ovos na mesma cesta. É interessante acompanhar estas alternativas? Claro, mas considerando que são exatamente isso: alternativas. Nenhuma é a panaceia universal. Para mim, por exemplo, nenhuma delas faz o menor sentido.


» Osvaldo Santana (aCiDBaSe) () em 20/07 18:07

Para o Dyego:

Vou falar apenas de Python porque é o que conheço melhor:

1 - Um ERP feito em Python: www.erp5.org (é viável comercialmente, tanto que o projeto é patrocinado por uma empresa que usa esse ERP)
1.5 - Controle de estoques, e afins em Python: www.async.com.br (é, é coisa de brasileiro)
2 - IDEs para RAD: boa-constructor, eric3, Eclipse (é, o eclipse do Java mesmo), ..., Wing IDE, Komodo, ..., cansei (e desculpe porque não lembrei de todos)
3 - Se formos falar de aplicações robustas em plataforma Web: Zope, Plone, Webware, ...
4 - Widgetsets para aplicações GUI para Python: QT, Tk, GTK, wxWidgets, fltk, ..., ...
5 - Backends para as plataformas .NET (IronPython), Java (Jython), ...

Bom, se usarem o argumento "tá, mas quem é louco de usar isso?" eu respondo com uma URL: https://gmail.google.com/support/bin/topic.py?topic=37

Aquele ".py" indica que o programa é feito em Python.


» Alexandre Pereira Nunes () em 20/07 18:30

Uma correção: Outras linguagens poderiam (e de fato, algumas o fazem) ter como alvo a VM Java.

Não conheço nenhuma que chegue a ter usabilidade comercial na atualidade, mas não é minha especialidade, pode ser que já exista.

Outra é que existem VMs alternativas com performance superior à da sun, inclusive em quesito de requerimentos de memória (o garbage collector da VM da sun é um c*). O problema é que em teoria podem haver restrições legais para rodá-las.

Quanto ao argumento java x .net, não podemos esquecer outros players de mercado, por menor seja a sua participação. A principal função deles é sugerir alterações tecnológicas que por vezes as grandes players não se sentiriam motivadas a criar, não fosse a existência disto em ambientes concorrentes.

Pessoalmente, penso que a sun perdeu o bonde com relação à interface com o usuário sim, por que ainda que tivessemos uma ferramenta RAD no nível que deseja o Dyego, ela teria que se valer de abstrações e de implementações próprias de certos recursos se quisesse oferecer algo funcional.

No lugar da sun, eu estudaria mudanças profundas nesta área, e não são nada complexas, bastaria um conjunto de classes de mais alto nivel, cuja hierarquia fizesse mais sentido e cujo backend fornecesse performance.

Quanto a MONO, não creio que venha a facilitar nenhum MONOpolio, pelo contrário, porém me preocupa bastante o que pode acontecer se o modelo imperialista de patentes amplas de softwares e algoritmos dos EUA começar a se expandir pelo mundo, como talvez venha a acontecer em breve na europa. A microsoft tem o hábito de solicitar patentes amplas sobre metodologias de software mesmo depois de já ter o produto em mercado.

Na minha opiniao, algoritmos e quaisquer formulas matematicas, e quaisquer rudimentos fisio-quimico-biologicos nao deveriam ser patenteáveis. Há empresas patenteando GENES. Como se houvessem inventado o ser humano ou qualquer espécie viva a partir do zero. Dominar o mercado de software e tecnologia começa a parecer trivial diante disto.


» voodoo () em 20/07 18:43


Sem que ser Troll, mas...

- Boa parte das aplicações hoje são Web. E aí PHP, Python e Perl são altamente presentes (principalmente o primeiro)

- É dificil paca de encontrar sites feitos em J2EE na Net. Geralmente só em bancos e outros clientes tradicionais da Sun e IBM, o que é natural desse tipo de empresa (aquelas que evitam Software Livre a todo custo). Outras empresas geralmente usam a trindade P* lá de cima ou ASP :-(

- Chamar desdenhar das outras linguagens é um absurdo total - aonde trabalho existem aplicações GUI de negócio feitar em Python e QT...

- O Python é RAD (e esse é o grande motivo pq as aplicações são escritas nele). Tem gente que confunde RAD com IDE.

- Defender software proprietário em site de Linux é muito estranho - tem certeza que era isso que você queria fazer?

- É preferível aprender Python, pois roda dentro do java (Jython), dentro do .NET (já tem um plug in para o Visual Studio) e até dentro do Open Ofice (UNO Bridge) e não é MS nem Sun. E dá muito menos trabalho para aprender e programar (^_^)


» Dyego Souza Dantas Leal () em 20/07 19:40

voodoo ,
Meus comentarios nao foram para a parte WEB e sim para aplicacoes GUI.

Outra , nao defendi software proprietario... estou procurando uma linguagem que eu possa usar livremente, seja pratica , expansivel e que funcione, de preferencia com um IDE descente e que seja RAD.

Nao confundi RAD com IDE , leia bem meus comentarios que vc vai ver que eu nao comparo uma coisa com outra...



» Dyego Souza Dantas Leal () em 20/07 20:13

Osvaldo Santana (aCiDBaSe),

Primeiramente estou falando de GUI e nao de WEB... entao metade de seus comentarios jah nao valem...

Nao disse que Phython nao tem recursos... soh que comparado a java ele nao eh a melhor opcao para GUI comerciais...


» Osvaldo Santana Neto (aCiDBaSe) () em 20/07 23:15

Ok...

Mas existem aplicações GUI feitas em Python também. O Stoq da Async (www.async.com.br) usa GUI. O Schooltool para gerência de escolas também usa GUI (infelizmente ainda está em desenvolvimento), o projeto Chandler (groupware) do Mitch Kapor (fundador da Lotus) usa GUI também, ...

Poderia fazer um levantamento maior, mas sei que você não quer se convencer que Python é uma alternativa viável para desenvolvimento de software, seja ele para plataforma Java ou para plataforma .Net.


» wilson () em 30/09 13:10

Java em questao de GUI, pode usar o Swixml que fica muito facil e elegante de se desenvolver.

O MONO é de MONOPÓLIO, expansão da M$ pro mercado linux...., mais uma vez a equipe da M$ se dando bem em Markting.

E o .NET, quem nao duvida que copiaram a VM java e construiram um montem de componentes pra ser cobrado.

Pra que IDE melhor que o eclipse, cada dia ela é melhorada e pode ser customizada para melhor automacao do desenvolvimento.

É isso ai...
um dia a casa cai!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.