Notícia publicada por brain em julho 18, 2004 09:59 PM
| TrackBack
Aparentemente a grande imprensa às vezes cobre os acontecimentos do mundo do software livre com um considerável atraso, o que acaba abrindo a oportunidade para que façamos retrospectivas. Aparentemente, este é o caso do recente artigo do Internet News sobre as mudanças de licença do MySQL, que ocorreram em março. Vamos aproveitar para recapitular o assunto, que é um exemplo de maneira alternativa de lidar com incompatibilidades de licenças.
A coexistência de pacotes de software que adotam formas de licenciamento incompatíveis entre si é muitas vezes um problema complicado que os distribuidores precisam encarar. Existem diversas formas de lidar com esta situação, e aparentemente os autores do MySQL recorreram a uma das menos comuns. Segundo este artigo do Internet News, a alteração do MySQL da licença LGPL para a GPL complicou a vida de quem distribui o PHP (que adota uma licença própria) com o suporte a MySQL pré-compilado e linkado, devido a incompatibilidades entre ambas as licenças. E este problema afetaria a maior parte das distribuições de Linux, que tendem a oferecer suporte ao popular trio AMP (Apache + MySQL + PHP).
Como aparentemente não é possível convencer os desenvolvedores do PHP a mudar seu licenciamento, a equipe do MySQL recorreu a uma alternativa incomum, embora não inédita: anunciou que passaria a oferecer exceções da licença GPL, para permitir a distribuição dos seus produtos em conjunto com softwares que atendam a uma série de outras licenças abertas, incluindo a do PHP. Desta forma, voltou a ser possível a distribuição dos softwares como era antigamente, e o debate sobre a licença específica do PHP (que é aprovada pelo Open Source Initiative) pôde ficar para o futuro.
Teve gente que disse que Mysql não mais portado
para php. Nos primeiros releases do PHP5 isso parecia verdade .Lembro que gerou uma grande polemica.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.