Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Fim das atualizações do Conectiva Linux 8

Notícia publicada por brain em julho 13, 2004 12:24 AM | TrackBack


Bassete (bassete@bol.com.br) informou: "Segundo o site da empresa, encerram-se no dia 30 de julho o suporte e atualizações do Conectiva Linux 8.0, lançado em 2002. Para quem esteja utilizando-o ainda, é melhor que faça a migração para o Conectiva 9 ou 10 antes que o prazo se encerre."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Josafá Orrico () em 13/07 08:49

Em meus Desktops eu já havia migradado para o Fedora, agora que percebi que a Conectiva tem como política abandonar os usuários que escolheram seus produtos vou migrar todos os meus servidores do Conectiva para o Fedora ou outra distribuição, pois no mundo inteiro existe milhões de pessoas cuidando dele, basta observar que o redhat 6, 7, 8... ainda tem atualizações disponibilizadas pela comunidade linux.


» Manoel Pinho () em 13/07 09:46

Não entendo o motivo de certas pessoas quererem usar versões muito antigas de linux em servidores (o CL8 já tem mais de 2 anos). As novas versões de todas as distribuições geralmente são mais rápidas (até porque em servidores não é preciso rodar KDE, Gnome, etc) e oferecem versões mais novas dos programas.

Se for ultra-conservador use o Debian stable. O Fedora certamente não é a melhor opção para você pois sai uma versão a cada três meses em média.


» Augusto Campos () em 13/07 09:50

Josafá, o software é livre, e é claro que você pode migrar para onde quiser.

Mas ter um calendário definido para a expiração do suporte aos produtos é comum às empresas que oferecem contratos de atualização, não é exclusividade da Conectiva. A Red Hat, que você mencionou, expirou em 2003 suas versões 6.2 e 7.0, e agora em 2004 suas demais versões 7.x a 9.x, do Red Hat Linux.

Para algumas aplicações, acho até que este calendário definido previamente (no caso da Conectiva o tempo de vida de cada lançamento parece ser de 2 anos, por exemplo) pode ter vantagens em relação à alternativa adotada por algumas distribuições que se comprometem a oferecer atualizações até um prazo contado a partir de seu próximo lançamento. Este último é o compromisso do Fedora, por exemplo. Se ele vai continuar lançando depois disso, é outro papo, mas ele se compromete por apenas 3 meses (http://fedora.redhat.com/about/faq/). Claro que este nível de comprometimento pode ser (e é) suficiente para muita gente.

Na verdade, você tem plena liberdade para discordar e ver nisso uma razão para trocar de distribuição. Acho que toda razão é válida, desde que satisfaça aos critérios do interessado - isto faz parte da idéia de liberdade. Mas eu, particularmente, acho até benéfico para a comunidade que as distribuições que oferecem suporte comercial não se prendam a versões de dois anos atrás, porque afinal de contas elas já lançaram versão nova no ano passado e neste ano, e oferecem estas versões até mesmo de forma gratuita para quem quiser fazer o upgrade. Manter uma estrutura de suporte comercial custa dinheiro, e este custo teria que ser absorvido de alguma forma - basta ver quanto custa adquirir as distribuições de Linux com garantia contratual de suporte em um ciclo de vida de 4 anos, como as versões Enterprise disponíveis no mercado.

Em suma, seja feliz com sua nova distribuição, mas saiba que há mais figuras neste quadro que você analisou.


» andreas () em 13/07 10:29

CNC dá suporte por 2 anos e você prefere ir para o Fedora que dá por 3 meses?

Bom, seja qual for a distribuição linux que você escolher, claro que em todas as distribuições livres a atualização de uma versão para a outra é gratuita.


» Eduardo () em 13/07 11:48

>> pois no mundo inteiro existe milhões de pessoas cuidando dele, basta observar que o redhat 6, 7, 8... ainda tem atualizações disponibilizadas pela comunidade linux.


Apenas corrigindo.. nao existe mais updates para red hat 6,7,8,9 :)

[]s


» Wconserta () em 13/07 13:36

Na verdade existe atualizações não oficiais para od rh6,7,8,9 mantido pelos site freshrpm , Dag e probe mais não são atualizações oficiais da redhat e apenas da atualizações para o ultimo fedora e os rh pagos ,

O ideal tanto para conectiva como redhat é fazer um upgrade de uma versão para outra e sempre em seguencia com apt-get


» Joerlei P. Lima () em 13/07 18:39

Os colegas que querem suporte por mais de 2 anos têm uma opção dentro da própria Conectiva. O Andreas não mencionou, mas há o Conectiva Enterprise, que, se não me engano, tem suporte de 4 ou 5 anos, assim como o SUSE Enterprise Server e Red Hat Enterprise. E, claro, essas distribuições custam mais caro. Não é barato manter uma estrutura para cuidar e manter software legado e por isso há o modelo de subscrição para tais versões.

Aproveitando a oportunidade: Andreas, a quantas andam o CL Enterprise? Há previsão de uma nova versão?


» Josafá Orrico () em 14/07 11:32

Vocês estão cobertos de razão em relação ao prazos de cada distribuição, mas como eu mencionei, Fedora ou outra distribuição, deixarei de utilizar o Conectiva por várias outras razões que vem ao caso.
Agradeço a todos as informações prestadas.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.