Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

França prepara sua própria licença de software livre

Notícia publicada por brain em julho 11, 2004 05:09 PM | TrackBack


Wilfredo (perguntad0r@click21.com.br) disse: "Devido às discussões sobre licenças de software livre e legislação, resolvi indicar a notícia do portal Terra, segundo a qual três instituições governamentais francesas planejam criar uma licença de software livre baseada na realidade jurídica da França. O site Infos-du-Net também noticia (em inglês) a intenção. No site do INRIA há o anúncio (em francês) da iniciativa. Na minha opinião, acho que os grupos de desenvolvedores brasileiros, ligados ou não a instituições governamentais, poderiam elaborar uma licença de software livre que seja adequada à legislação brasileira, que evite os problemas daquelas simplesmente traduzidas para o português."

Esta é uma preocupação compartilhada por mais grupos na nossa comunidade: pode-se citar, por exemplo, a iniciativa da GPL+BR e esta análise da licença CC GPL brasileira, publicada na época de seu lançamento.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Fernando Fraga () em 11/07 17:26

Normalmente a necessidade de se fazer leis vem depois que acontecem fatos jurídicos, pois, somente depois destes fatos jurídicos é que se forma doutrina sobre a matéria.

Isto é, querer fazer uma licença ou uma lei antes que o problema aconteça é colocar a carroça na frente dos bois. É fazer aquelas leis que "não pegam".

A GPL é adequada ao caso brasileiro e não falta de compatibilidade com o código do consumidor ou a lei das patentes, esta é a doutrina que eu defendo, mas, somente depois de um fato jurídico é que se poderá discutir esta tese.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.