Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Software livre X Código aberto

Notícia publicada por brain em julho 5, 2004 10:58 PM | TrackBack


Embora as diferenças entre as duas expressões possam parecer meramente ideológicas e até artificiais, o assunto é causa de debates profundos e duradouros. Para engrossar este caldo, Eric Raymond publicou uma interessante análise quantitativa do uso das expressões "Open Source" e "Free Software" em páginas da Internet. Correspondentes aos nossos "Código Aberto" e "Software Livre", os pontos em comum entre estes termos muitas vezes fazem com que sejam aplicados como se fossem equivalentes, embora representem dois movimentos com diferenças profundas de filosofia e princípios(veja a diferença, sob o ponto de vista da Free Software Foundation).

Raymond, que é partidário do código aberto, pede que outros interessados refaçam a pesquisa para complementá-la e validá-la - e dá informações para que possam fazê-lo. E é bom que ele o faça, pois os dados que exibidos (sem análise, é bom frisar), são extremamente favoráveis à sua causa. Por exemplo, segundo Raymond, a relação entre a presença das expressões "Open Source" e "Free Software" na web em geral é de 80% para 20%. Considerando apenas as páginas de desenvolvedores e da imprensa de tecnologia, a vantagem do termo "open source" aumenta para 95%.

Embora possamos imaginar várias explicações para esta disparidade, a hipótese de fraude ou desvio deve ser afastada a princípio - a metodologia da pesquisa foi exposta em detalhes, e pode ser reproduzida. Mas haja tempo livre, hein?

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» EdCrypt () em 05/07 23:33

Ouço o galope das Cavaleiros das Flames...

Eu prefiro o termo Free Software. Mostra de cara o porquê da coisa toda :)
Até onde eu sei, o termo Open Source só foi criado pra desfazer o mal entendido qunto à palavra Free, que pra mim bastaria um Free as in Freedom, e pra atrair as empresas. Isso na auto intitulada terra da liberdade...
A maior rivaidade está no fato de desde de meados de 1983/84 o termo Free software foi aplicado pelos desenvolvedores aos seus software que estvem sobre certas licenças. Sendo o Free Software e o Open Source vistos como movimentos separados (isso que eu não concordo), parece que o Open Source se 'apropriou' dfe tudo que estava sob o rótulo de Free.
Quem acha o RMS um louco varrido e que o movimento Open Source é masi pragmático, depois dessa... O ESR talvez devesse hackear um pouco mais ao invez de ficar inventando simbolos pros old-fashioned hackers ou discutindo qual termo é mais usado... Mas cada um sabe o que faz do seu tempo livre, eu mesmo deveria estar estudando pruma prova...
Uma iniciativa interessante que o ESR não aborda nesse texto é a sigla F/OSS ou FOSS: Free/Open Source Software.
Aliás, no Brasil acho que o termo mais usado é Software Livre e não codigo aberto. Pelo menos é a minha impressão.


» FreakaZZoiD () em 05/07 23:42

Temos que ter cuidado de não confundir Open Source com Free Software, e que até a M$ tem produtos Open Source.


» Henrique Vicente () em 06/07 00:15

FreakaZZoiD, você já acabou de se confundir...
Digamos, a palavra free significa gratis ou livre, no tema dessa notícia é livre.
A Microsoft tem programas sob licença open source sim, os free softwares dela são gratis, o kernel linux por exemplo é um free software que o free significa livre... etc :)


» Marcelo Vivan Borro () em 06/07 01:42

Traduzindo um parágrafo do http://www.gnu.org/philosophy/free-software-for-freedom.html
(link no texto)

"A diferença fundamental entre os dois movimentos está em seus valores, na maneira deles encararem o mundo. Para a comunidade Código Aberto, a questão de um software ter código aberto é prática, não ética. Como alguém falou 'Código Aberto é uma metodologia de desenvolvimento; Software Livre é um movimento social'. Para a comunidade Código Aberto, software não livre é uma solução não ideal. Para a comunidade Software Livre, software não livre é um problema social e o Software Livre é a solução."


» Douglas Augusto () em 06/07 01:42

Acho que esta frase clarifica bem os conceitos:

"Open source is a development methodology; free software is a social movement."

Ou

"Código Aberto é uma metodologia de desenvolvimento; Software Livre é um movimento social."


» Gafanhootoo () em 06/07 03:41

Pesquise na net "Free Software", "Open Source" e Windows.
É meio precipitado tomar decisões baseadas em pesquisas meramente quantitativas.
Me perdoe o Eric, mas me parece que o senso ético é inversamente proporcional ao sucesso neste tipo de pesquisa.


» gbitten () em 06/07 06:25

Método Google:
Software livre - 324.000 páginas
http://www.google.com.br/search?q=%22software+livre%22

Código Aberto - 39.700 páginas
http://www.google.com.br/search?q=%22codigo+aberto%22


» EdCrypt () em 06/07 08:19

Mais metodo Google :

"Codigo Aberto" no BRLINUX= 74
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&ie=UTF-8&as_qdr=all&q=+%22codigo+aberto%22+site%3Abrlinux.linuxsecurity.com.br&btnG=Pesquisar&meta=

"Software Livre" no BRLINUX= 522
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&ie=UTF-8&q=%22software+livre%22+site%3Abrlinux.linuxsecurity.com.br&btnG=Pesquisar&meta=


» covarde anonimo () em 06/07 08:46

acho que a posição da FSF quanto a código livre é um pouco radical. Eu ainda me lembro de quando o richard stalman recusou um autógrafo num cd do suse que eu tinha na hora porque segundo ele "naquele cd não tinha apenas software livre".

eu tatuei o simbolo do windowmaker nas costas porque eu o considero uma versão digital do simbolo oriental yin-yang (aquele que aparece na bandeira da coréia) que simboliza equilibrio entre opostos.

o software proprietário não vai desaparecer, o software livre não desaparecer. no máximo vão encontrar um ponto de equilibrio com o sotware aberto no meio como um fiel da balança.

minha opinião é que a FSF e o sr stallman deveriam deixar um pouco de lado o radicalismo extremo, aceitar mehor o software aberto como um caminho para o software livre e manter a mente aberta para o proprietário.

em tempos: o mesmo vale para o outro extremo (ouviu, bill ?). tente se aproximar mais do outro lado e ceder mais. vocês só tem a ganhar. pergunte ao steve se você duvida.


» covarde_anonimo () em 06/07 08:58

mais google:

http://www.google.com/search?sourceid=mozclient&ie=utf-8&oe=utf-8&q=%22free+software%22
Results 1 - 50 of about 8,160,000 English and Portuguese pages for "free software"

http://www.google.com/search?num=50&hl=en&lr=lang_en%7Clang_pt&ie=UTF-8&q=%22open+source%22&btnG=Search&lr=lang_en%7Clang_pt
Results 1 - 50 of about 10,500,000 English and Portuguese pages for "open source"

lembrem-se que "free software" em ingles significa tanto "software gratis" quanto "software livre" isso afeta enormemente os resutados, assim os resultados do google não podem ser considerados para um pesquisa "cientificamente correta". no máximo podem ser incluidos como uma curiosidade em uma nota de rodapé de um ensaio sobre o assunto.

segundo, EdCrypt e gbitten usaram expressoes diferentes: "software livre" e "codigo aberto". para ser correto as buscas deveriam incluir permutações como : "codigo livre" e "software aberto". tente procurar dessa forma e verão que os números mudam.

de qualquer forma, o próprio eric avisa sobre o uso de engines de busca:

"Using Search Engines for Content Analysis

For Web content analysis, the ideal tool would be one that allowed specifying arbitrary Boolean combinations of words or phrases and returned a hit count summed over the entire Web. All real search engines are more limited. See Search Engine News for more detailed discussion.

It would be nice to use Google, simply because it has the largest database. But Google's Boolean-expression capabilities are limited, with no grouping and an OR operator that is inaccurate. Worse, though every Google search returns a hit count, the Google documentation warns that these hit counts are not exact. Furthermore the total number of hits reported can vary depending on the number of displayed hits you request! This does not inspire confidence.

Thus, instead, I use Yahoo, with the second largest database but full Boolean capability. Their hit counts are rounded and therefore almost certainly inaccurate, but at least consistent."


» EdCrypt () em 06/07 14:15

E o radicalismo do equilibrio? :P
Eu não vejo o RSM liderando nenhum ato de monopolio de software livre.
Poxa, isso foge começa a fugir do assunto...
Eu simplesmente sigui a proposta do ESR, na minha lingua.
"Não alimente os trolls"


» EdCrypt () em 06/07 14:16

E o radicalismo do equilibrio? :P
Eu não vejo o RSM liderando nenhum ato de monopolio de software livre.
Poxa, isso foge começa a fugir do assunto...
Eu simplesmente segui a proposta do ESR, na minha lingua.
"Não alimente os trolls"


» Henrique Vicente () em 06/07 15:35

Acho ótimo a postura de RSM em relação ao software livre, aberto e proprietário, eu por exemplo aqui tenho dois softwares proprietários que não abro mão: Java e plugin flash. Infelizmente sem eles seria terrível para usar a Internet em alguns casos..
Quanto ao software com código aberto ajudar a M$ é uma meia verdade, podem ver até algumas coisas insignificantes que a M$ libera como open source por ai, já software livre ajudar ela eu discordo totalmente, porque para mim a M$ é uma empressa [capitalista republicana :)] monopolista que por atualmente dominar o mercado não precisa de ajuda de nenhuma outra empressa para sobreviver, claro, ela tem ligações com outras mas isso é para dominar mais o mercado... para mim quanto mais empressas com potencial de crescerem muito existirem é pior para ela, vejam a IBM por exemplo que levou um "fumo" da M$ mas hoje está deixando os "macaquinhos" irritados...
Detalhe, se procurarmos por "código aberto" e "sofware livre" escrito desse jeito vamos encontrar, no google, cerca de dez vezes mais resultados para a causa do software livre.

Acho normal que os resultados de uma pesquisa sejam a favor do que os realisadores delas acham mesmo que não seja feito nada de manipulação, apenas por ser intencional e a pessoa sempre achar algo que pode melhorar.. e chega a um ponto que não vê mais e normalmente nesse ponto a pessoa já tá satisfeita porque é o seu resultado predileto :)

Apesar do que ele falou eu acho(na verdade, tenho certeza) que o resultado do google seja o mais coerente porque ele mostrará aproximadamente em quantas páginas tem o termo procurado, não importando quantas vezes tem, o que é muito bom, porque em uma entrevista por exemplo pode-se ter apenas uma vez algo mencionado ou então dez vezes...


» EdCrypt () em 06/07 18:26

Só completando, em português acho bem mais dificil ver "software livre" como sinonimo de "gratis". Principalmente no BRLINUX. Tirem suas proprias conclusões do resultado das 'googladas'...


» Bardo () em 06/07 22:25

Penso o seguinte: considerando os dois movimentos diferentes, escolha um.

Se considera que o "Open Source" tem como principal função evitar a confusão com o termo "Free", escolha "Software Livre".

Considero negativa a "vida prática moderna" e esse jejum ideológico, mas cada um tem o direito de fazer o que quiser com sua vida.

Os dois movimentos lutam por fins mais ou menos comuns, mas por "caminhos" diferentes. Quem só quer saber do fim sem se importar com os meios ajude os dois lados, mas respeite as decisões deles para ter sua neutralidade respeitada. Não é falta de bom-senso, os parâmetros é que são outros. (não necessariamente certos ou errados...)


» Henrique Vicente () em 07/07 00:00

Não que tenham os mesmos fins, digamos, o fim do software livre vai além dos fins do aberto...


» EdCrypt () em 07/07 00:21

Concordo redondamente com o Bardo e com o Henrique.
É bom frisar também que software livre e codigo aberto não são movimentos "inimiogs", visto que seus caminhos se cruzam, e não se 'chocam'. Se temos inimigos, vocês sabem quem são...


» Joao Emanuel () em 07/07 09:23

Ok pessoal, a briga é muito boa, só que o que adianta ter o código, se você não saber como mexer com ele? Pois é, todos nós defendemos que o código deve ser aberto, mas esquecemos de que precisa também de um roteiro para entender o código. Quando você tenta estudar o código, por exemplo o LINUX, ele é muito grande e você se perde muito facilmente. Acho que devemos sim é lutar que os desenvolvedores além de liberar os códigos, também liberem um roteiro de como o dado navega pelo código. E modelos não faltam, como o MER por exemplo.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.