Notícia publicada por brain em julho 2, 2004 04:54 PM
| TrackBack
Recebemos o anúncio do lançamento da Linux Magazine, nova publicação impressa voltada para a cena Linux nacional. Segue o comunicado: "Temos o prazer de comunicar o lançamento oficial da Revista Linux Magazine, no próximo dia 5 de julho, por ocasião do evento LINUXCORP/2004. A Linux Magazine é uma revista independente, disponível atualmente em mais de 60 países em 5 idiomas diferentes, que tem por objetivo disponibilizar conhecimento técnico de alta qualidade sobre Linux, bem como difundir a cultura do software de código aberto em âmbito mundial. Ela é uma publicação dirigida a um público diversificado, estando segmentada em assuntos corporativos, com editoriais, notícias e informações para este mercado, no intuito de auxiliar executivos de TI a tomar decisões sobre tecnologias que farão parte do seu alvo de investimentos, e artigos de cunho técnico voltados para engenheiros, administradores de sistemas, analistas, técnicos e usuários domésticos." Que seja bem-vinda!
É... no ano que perdemos a RdL já aparecem duas para preencher o vácuo: A Copyleft, que tem uma proposta inovadora de ser totalmente copyleft(como diz o nome), e agora o lançamento da Linux Magazine. Realmente não ficamos órfãos.
[]s!
Taí mais uma boa fonte de informação sobre Linux e soft livre. Sejam bem vindos!
Que bom ! Eu fiz a assinatura experimental de 3 meses da edição alemã/inglesa em uma promoção de meses atrás e em todas as edições vinha um DVD com alguma distribuição linux completa. Tenho o DVD do Mandrake 10, do Fedora Core 2 e do Debian 3.1 Sarge.
As reportagens têm um nível muito bom e só lamentei o preço da assinatura para o Brasil, muito cara por causa do câmbio e do frete internacional. Acabei não fazendo a assinatura anual por isso.
"[...]A Linux Magazine é uma revista independente, disponível atualmente em mais de 60 países em 5 idiomas diferentes[...]"
Seria a "tradução" de alguma revista internacional ou uma com conteúdo próprio e editores brasileiros?
Mais uma força nas bancas!
Aê Augusto, a proxima 'promoção' poderia ser do aniversário do Debian (16/08, se não me engano), e se algum patrocinador colaborar, poderiam ser sorteadas, entre outras coisinhas :P, assinaturas dessas revistas (linuxmagazine e copyleft :))
Só uma ideia... hehe
Se for em português to dentro, faço assinatura. Alguém sabe se a revista está em pt, fui no site deles e está tudo para se fazer a assinatura fora do Brasil, assim fica caro.
Pelo que é normal neste tipo de revistas (como PC Magazine e PC World), ela será editada em português aqui no Brasil e provavelmente a maioria das matérias serão traduções das versões estrangeiras, mas também haverá espaço para matérias e notícias nacionais.
Olá.
Pelo que sei, confirmo o que o colega Manoel Pinho disse. A revista será feita aqui com tradução de algumas matérias e outras serão locais, com pessoas e casos brasileiros.
[]s a todos.
E por falar em revista, alguém sabe onde encontrar a CopyLeft aqui na cidade de São Paulo ? Ultimamente a correria me impede de procurar pelas bancas da cidade, e nas que procurei não achei, e também fiquei traumatizado certa vez em procurar a RdL de Osasco até a ponta da Av. Berrini sem sucesso, não quero passar por isso de novo.
Agora a Linux Magazine sendo publicada aqui é um ótimo sinal, pois mostra inclusive que o Brasil está muito bem visto na área de Linux aí fora, para a CopyLeft e a Linux Magazine o que desejo é sucesso e espero que nos ajude a levar o Linux a um sucesso ainda maior !
A Copyleft ainda não teve sua primeira edição, só a número zero, que circulou durante o FISL. Quando sair o primeiro número, certamente eles avisarão a todos - inclusive através do BR-Linux
Pelo amor de deus na página inicial desta revista esta escrito que o Slackware é subutilizado!
Meus deus ... se foi.
subutilizado significa que o sujeito da frase tem recursos a mais do que os que são utilizados. no caso, acho que a interpretação é que muitos usuários não usam tudo o que o software oferece. você discorda? eu não entendi, acho.
Henrique, acho que ele quis dizer que o Slackware não é utilizado ao máximo por falta de conhecimento da galera e não por outro motivo.
E convenhamos, quem não conhece ele assusta no primeiro contato, pelo que entendi no anúncio de capa é como deve-se configura-lo para obter o máximo desta distribuição.
Abraços
Pelo amor de Deus ! Não comecem com brigas relacionadas a distribuicoes !!!
henrique(não eu), você já parou um pouco para pensar quanto você conhece do que a distribuição que você usa tem e quanto do que tem você conhece ela, você usa ela... então, todas as distribuições sào subutilizadas :)
__A linux Magazine, preenche sem sombra de dúvida a grande lacuna deixada pela RDL, da conectiva, um excelente veículo, realmente comprometido com o Linux. . .
__Perguntas no ar:
QUAL editora irá lançar no Brasil?
SERÁ mensal??
QUAL o público??
ALGUÉM daqui do país escreverá matérias e contribuirá para o conteúdo??
__COnfesso que estou ansioso. . .
Trecho sobre o Slackware na home page da Linux Magazine:
"Gerenciando Pacotes no Slackware: Apesar de ser a mais antiga distribuição Linux em atividade, o Slackware ainda é muito subutilizado. Por exemplo, uma acusação freqüente é que não existe um sistema de gerenciamento de pacotes. Existe sim, e nesta edição vamos aprender a utilizá-lo corretamente e até desenvolver pacotes para o Slackware."
Nesta pequena nota o autor diz claramente o porque de o Slackware ser subutilizado (pelo menos em parte), e propõe uma solução pra isso, que no caso é um belo tutorial sobre gereciadores de pacotes do Slackware!
;) valeu!
Bebeto: conversei no FISL com o coordenador geral da revista, e ele me disse que haverá artigos nacionais junto aos traduzidos. No primeiro número, se o que estava planejado em junho foi cumprido, terá um artigo de uma pessoa bastante conhecida da nossa comunidade. Mas se ele não anunciou ainda, também prefiro não fazê-lo.
Se tiver aquelas propagandas da MS, como tem na americana, eu não compro.
Que legal!
Dia 5 é meu aniversario, vai ser um presente super legal :)
Força total!
Eu sinceramente não vejo problemas em ter propagandas da M$ em revistas de linux. Afinal, quem compra uma revista de linux está mais é de saco cheio das mentiras e promessas da M$ e já usa (ou está decidido a usar) o linux. Isso só mostra que o linux é um competidor real, que ela está preocupada e ainda ajuda a revista de linux a se manter. Podiam é fazer que nem comercial de cigarro: "Usar Windows faz mal à saúde do seu bolso e seu uso prolongado causa demência cerebral" :-))
Acho que eu entendi errado mesmo, desculpem-me
Todos que conhecem alguém que trabalha na MS sabe que é PROIBÍDO sequer falar em linux. Não há propagando linux em qualquer publicação MS. Aceitar isso, utilizar-se do dinheiro do "inimigo" para sua promoção, é nocivo, senão a MS não faria isso, e puro oportunismo. Tão oportunismo quanto políticos que se unem à seus desafetos para ganhar uma eleição.
nja,
Mas esse é o modo da M$ agir: fingir que não há competidores e que todo mundo vive na terra da fantasia M$. Não acho errado falar de Windows em sites ou revistas linux quando é pertinente.
Afinal no mundo real o que mais vemos por enquanto são máquinas com Windows (piratas ou não) e temos que conviver com elas e com as tecnologias proprietárias. Se não houvesse isso não precisaríamos ter ou discutir Samba, os filtros de importação .doc, .ppt, .xls do OpenOffice.org, etc.
Para mim eles podem até dizer que o TCO ou que raios que seja é menor do que o do linux. Eu quero ver eles provarem sem ser por estudos comprados e de método científico questionável. E mesmo até que fosse verdade não iria mudar a minha preferência por softwares livres porque dou muito valor à minha liberdade.
A M$ não faz como traficante ? Então porque não aceitar o dinheiro de propagandas com uma advertência qualquer, assim como acontece com propagandas de cigarro, que todo mundo sabe que faz mal. Assim como há dependentes de cigarro, há também os dependentes de Windows. É só deixar claro que a linha editorial da revista não concorda ou tem a ver com os comerciais veiculados nela.
Talvez com o dinheiro da M$ a Revista do Linux não tivesse encerrado...
Aceitar isso, entendo eu, é oportunismo sim. E também contraditório. A MS não seria "trouxa" de alimentar o crescimento do SL. Ela é uma empresa de publicitários, que devem ser bastante competentes, e gasta esse dinheiro todo sabendo o que está fazendo.
Achar que vão ajudar o linux é ingenuidade. Ela quer é destruí-lo o quanto antes e sabe que esta é uma das maneiras. Se não fosse certamente não faria.
"Então porque não aceitar o dinheiro de propagandas com uma advertência qualquer, assim como acontece com propagandas de cigarro, que todo mundo sabe que faz mal"
O ITI adverte: usar programas de código e padrões fechados faz mal à você e à terceiros.
Ou melhor: "Usar programas de licença proprietária é prejudicial à sua comunidade*, à distribuição de renda e ao desenvolvimento tecnológico."
*Já que você não pode compartilhar :), como diria o RMS, é um ato anti social!
É preciso também ver que as progagandas de cigarros estão extremamente limitadas nos meios de comunicação. E alguém já viu fumantes e futuros fumantes levarem em conta as advertências??????
Alguem sabe qual vai ser o preço da Linux Magazine por aqui?
"A MS não seria "trouxa" de alimentar o crescimento do SL. Ela é uma empresa de publicitários, que devem ser bastante competentes, e gasta esse dinheiro todo sabendo o que está fazendo."
Ótimo, se ela for "trouxa" de pagar para anunciar em revistas de linux, que quase sempre são lidas por gente que abomina a empresa, que pague ! E acho que deveriam arrancar o couro dela cobrando bem caro pelos anúncios. E se a propaganda dela convencer algum usuário de software livre a virar casaca então ele não era digno mesmo de permanecer na comunidade. Eu não deixaria de ler um site só porque contém anúncios da M$, mesmo que falem mal de linux. Eu deixaria sim de ler sites ou revistas cujo conteúdo editorial fosse manipulado ou comprado pela empresa. Se o br-linux tivesse um banner "get the facts" eu não deixaria de ler o site mas se o Augusto Campos, por exemplo, começasse a falar como o Baboo por causa de um patrocínio M$ eu nunca mais apontaria o meu browser para esse site :-)
Se ela não quiser ser "trouxa", que continue anunciando nas InfoExame, PC Magazine, etc da vida e continue patrocinando sites como o Baboo.
A M$ tem muito dinheiro e não é escondendo suas propagandas dos usuários linux que vamos ganhar a guerra; é com atitudes concretas e, infelizmente, precisamos de um pouco de dinheiro e muita cooperação.
Eu acho que falei em tom de brincadeira e é lógico que cada caso deveria ser pensado com muito cuidado.
Bem, esta é a minha opinião pessoal e não tenho a pretensão de estar certo. Tenho consciência que o meu pensamento é minoritário e também estou aberto a mudar de opinião.
Daqui a pouco voce vai aceitar o dinheiro da industria de armas para controlar a criminalidade e o do tráfico internacional de drogas para ajudar na assistência aos drogados. Paciência. Cada um pensa como acha melhor.
Abraços.
A revista vai custar entre 10-12 reais, não tenho certeza. Dia 5 é o lançamento oficial, dia 16 estará nas bancas. Inicialmente a revista é parte tradução de matérias estrangeiras porém a idéia é que seja auto-suficiente em matérias de autores nacionais. Isto ocorrerá gradativamente, tem muita gente escrevendo para este e principalmente para o próximo número. Acredito que quem quiser escrever pode enviar proposta para os editores...
O artigo sobre gerenciamento de pacotes é realmente para mostrar como utilizar melhor, alguns recursos q muita gente não conhece ou não usa. Inclusive este é um exemplo de matéria nacional, depois de lerem podem xingar a autora :)
É..., duas revistas novas sobre um tema que atrai cada vez mais atenção. E o presidente da Conectiva ainda diz que o mercado editorial está em queda .... Pobre RdL...
Pessoal,
A Linux Magazine será lançada com cases brasileiros e tb do exterior. Será bem distribuida (Abril) e com certeza chegará em todas as bancas.
A revista tem um alto conteúdo técnico e acompanhará na mesma batida o que acontece no mundo de Software Livre.
Vale a pena ler.
Nao, cases nao!!!
Henrique,
Eu usei o termo cases querendo ter um termo mais amplo e genérico.
A revista terá tb tutoriais escritos por brasucas :)
Olá Pessoal.
Sobre a Linux Mag brasileira, tenho a informar que:
- Será editada no Brasil pela própria Linux Magazine AG e sua subsidiária, a Linux New Media do Brasil. Será distribuída pela DINAP - Distribuidora Abril Press.
- Terá um conteúdo INICIAL de 70% estrangeiro e 30% nacional, mas essa proporção deverá se inverter antes de completar o primeiro ano.
- Muitas pessoas metidas na criação, desenvolvimento e lançamento da revista Copyleft também colaboram com a Linux Magazine.
- A matriz da LinuxMag é alemã e não estadunidense. 100% estadunidense é apenas o Linux Journal.
- Colaborações, segundo informações que vazaram da redação da Linux Mag, serão bem vindas e pagas.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.