Notícia publicada por brain em junho 25, 2004 10:13 PM
| TrackBack
Huberto Gastal Mayer (beto@debian-rs.org) relatou: "Acabo de assistir no Jornal Nacional (25/06/2004) uma reportagem criticando o atraso na aplicação dos recursos do FUST na informatização das escolas públicas e outras coisas. Foram entrevistadas várias crianças em escolas sem computadores, ou com um para cada 20 alunos. O atraso da aplicação dos cerca de dois bilhões de reais do FUST foi a atribuído à uma briga política em 2001 entre o PT, na época na oposição, e a situação. O PT queria o emprego dos recursos do FUST na compra de computadores com 'programas gratuitos'."
Para saber mais sobre o problema do FUST, veja a recente matéria do PSL-BR, incluindo esta citação do Presidente da Anatel na abertura da Telexpo deste ano: "O dinheiro do FUST não vai para software proprietário. Vamos investira expansão do software livre".
Quem prestou atenção à reportagem pode ver 1 ou 2 micros com Software propietário, na minha opinião teremos que conscientizar todos os envolvidos das vantagens do software livre, senão vamos ver programas piratas sendo instalados nestas máquinas pelas pessoas responsáveis pela guarda das mesmas. Se esta conscientização for feita de forma inteligente poderemos atingir o ponto onde o Software Livre se torne uma opção de verdade para as pessoas que não têm tempo e/ou vocação para se informar a este respeito.
Também vi a reportagem e de cara pensei: agora só falta no próximo bloco eles mostrarem alguma "boa" ação "dela".
Realmente deu pra notar que quiseram jogar a culpa pra cima da oposição na época que "queria que fossem instalados programas que são distribuídos de graça". Ora bolas, "de graça"? Onde está o comprometimento com a verdade nos telejornais? Porque não foram a fundo no assunto e não explicaram o que realmente são esses programas?
Tirem suas próprias conlusões, mas pra mim, vai haver muita "reportagem" desse tipo daqui pra frente...
A minha opinião é que a Globo sempre apoiou a M$crosoft.
Com vários pisões no pé que o Tio Bill vem tomando por andar sambando mal (link: http://www.auditar.org.br/destaques/destaques.asp?destaques=840 ), só falta ele sair na Tela da TV no próximo Carnaval com a Globeleza.
Alguém ainda tem dúvida? Basta analisarmos a notícia do link: http://www.amcham.com.br/update/2002/-tpl-imprimir?id_materia=update2002-10-29g_dtml Globopar anuncia moratória por 90 dias e busca investidor
Pessoal, quero ver alguém me provando que a Globo já mostrou alguma reportagem aonde apareça o GNU/LINUX ou outro software de código aberto. E para todos saberem, isso se já não souberem, as organizações Globo é parceira da Microsoft no Brasil. E apoia 100% o domínio da mesma perante ao software. E a Globo está pouco se lixando para a criação e desenvolvimento de tecnologia no Brasil, por isso na reportagem dá para saber que quando ela fala qe já deveria ter usado os 2,7 bilhões, ela quer falar que já deveria ter pago as licenças para a Microsoft.
A globo só divulga o que é de interesse dos seus patrocinadores. Nenhum comprimisso com a verdade dos fatos...
Se fosse o caso eles poderiam mostrar que em vez de X computadores o FUST poderia disponibilizar 2X, com a economia feita com software.
Mas é isso que eles divulgam? Não... porque é muito cômodo para eles mostrarem que o PT não é mais como era antigamente.
Isso sem falar que eles nunca mostraram o que é Software Livre, mesmo porque o finado Roberto Marinho foi ums dos maiores contribuintes do regime miltar... um dos que mais se beneficiou de todas as situações, etc.
Ola,
Eu ja vi uma materia sobre GNU/GPL e Linux na Globo News, um canal da Globo soh de jornais. Inclusive o Icaza deu uma entrevista e o Stallman tambem!!!
Mas no canal aberto, q eh uma porcaria TOTAL, eles soh fazem eh propaganda pros seus patrocinadores.
"Sou professor de escola pública estadual, a cinco anos esperando os computadores do Fust. É lamentável que as autoridades não presenciem a necessidade dessas máquinas para uma escola com 2500 alunos de baixa renda. Se eles sentissem essa necessidade "ao vivo" talvez resolvessem esse impasse imediatamente. Sobre a questão de ser com software livre ou proprietário, pra min é secundário, haja visto que essa é um entrave que já atrasou demais a distribuição das máquinas. De qualquer modo, como usuário do Linux, para meus alunos que nem conhecem o windows e em se tratando de adolescentes, é bom nem conhecer drogas.
Ola,
Eu gostaria muito que alguem explicase as "piadas" do Chico. Me considero uma pessoa normal e informada e nao consigo entender e muito menos rir com essa suposta mensagem para intelectuais....... Esse moço tem algum problema? Esta todo mundo surdo e cego que ninguem comenta nada ao respeito. Que tal separar uns segundinhos do jornal para explicar a tal piada..... Parabens pelo resto, é otimo!!
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.