Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Entrevista com o líder do projeto Debian

Notícia publicada por brain em junho 24, 2004 09:38 PM | TrackBack


O PCTechTalk publicou ontem uma entrevista com Martin Michlmayr, o atual ocupante do posto de 'Debian Project Leader'. A chamada do artigo destaca a preocupação com a usabilidade, uma constante entre as distribuições atuais que já não tem tanto a se preocupar com outros quesitos como o desempenho e a estabilidade: "'O Debian não é fácil suficiente de usar para dá-lo a qualquer pessoa... estamos trabalhando em torná-lo mais usável, mas vamos demorar um pouco até chegar lá', declara Martin Michlmayr, o Debian Project Leader em uma entrevista exclusiva para a PCTechTalk.com." A entrevista fala sobre a história de Martin e do Projeto Debian, sobre mercado, a SCO e toca em vários pontos interessantes para os fãs e outros interessados nesta distribuição.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» nada () em 24/06 23:11

fdafa


» Franklin Anderson () em 25/06 13:01

Uso o debian e digo que os novos instaladores que devem em breve entrar na versao stable facilitara muito a instalacao do mesmo. Tornando mais usavel por aqueles que nao tem muita experiencia. Atualmente ateh o slackware ja conta com programas de detecção de hardware, isso juntamente com o APT teremos uma linux realmente facil e extremamente configuravel....

Vida longa ao debian.


» nelsonvn () em 25/06 13:39

É isso mesmo, o Debian com certeza é o melhor Linux, mas uma coisa que frusta muito os usuários novos é a instalação (ela é cheia de perguntas difíceis! Chamo-as de perguntas-torturas). Acho que ela devia ser como a instalação do Slackware, por exemplo, ou o Anaconda, já que agora a Red Hat liberou o código do instalador....
Minha opinião é essa...


» anom () em 25/06 16:50

O trecho que eu mais gostei e que pode me levar de volta ao debian, apos quase dois anos sem usa-la.

tb: Why is the latest stable version of Debian outdated? And why is this idea with several releases? Any purpose to announce outdated versions as stable and currently usable as unstable/testing?
MM: Debian has traditionally had very slow release cycles. One reason for this is that Debian has often been used for servers. As it is being used increasingly for desktops, our release cycle is not adequate anymore. We know about this and are working on implementing faster release cycles which will meet the needs of server and desktop users. Another reason why Debian is often slow with release is that our system is very large. We have more than 10,000 packages and support 11 architectures. However, we are working on solutions which will allow faster release cycles. In this process, we are moving away from a feature based to a time based release. This will ensure predictable releases.


» André Fonseca () em 25/06 21:14

Melhorar a usabilidade do Debian é uma missão da qual vêm se encarregando com louvor o Knoppix, e na sua senda, o nosso "Kurimoto", que é hoje, certamente, a distribuição linux mais pronta e facilmente usável que já experimentei.


» Marcello Chagas () em 25/06 23:16

Estou usando o Progeny Debian aqui e está uma maravilha. O instalador dele é o mesmo do Red Hat e configurou praticamente tudo na instalação.
Pra quem tem medo do antigo instalador, essa é uma ótima opção.
Ele já vem com o kernel 2.6 também.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.