Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Novidades no front das patentes

Notícia publicada por brain em junho 24, 2004 12:00 AM | TrackBack


Ivan (ivan"@"giboia.org) enviou seu comentário sobre a recente notícia da patente concedida à Microsoft do uso do corpo humano como meio de transmissão e interface: "Acabo de inserir no Portal Giboia Linux uma notícia a respeito da nova patente da Microsoft. Como os leitores de toda a comunidade devem estar sempre bem informados, estou enviando o link com notícia."

Rael (rael@grad.icmc.usp.br) enviou este link e complementou: "Segundo o IDGNow, a Microsoft patenteou equipamentos que transmitem pequenas correntes elétricas através da pele humana. Isso serviria para vários dispositivos que tem contato com o corpo humano (relógio de pulso, por exemplo) poderem trocar informações com outros dispositivos (PDA, etc)."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» EdCrypt () em 24/06 00:08

E o DoCoMo?
http://slashdot.org/articles/02/10/07/0238234.shtml?tid=100


» Marcelo Vivan Borro () em 24/06 01:33

Muito preucupante...
Mais um golpe baixo da MS. Fico impressionado em como tais coisas podem ser aceitas pelo escritório de patentes dos EUA. Realmente destaca as "qualidades" da cultura ocidental.

Não estou a par dos detalhes da patente, mas isto pode limitar o desenvolvimento de novas tecnologias de implantes médicos, como por exemplo um marca-passo inteligente ou eletrodos implantados nos músculos de pessoas paralíticas.

Seria justo pagar royalties à MS para desenvolver equipamentos do gênero?


» Ramom () em 24/06 08:01

"Novidades no front das patentes", é bom português?

Realmente não há tradução de "front"?

Digo isto por aquilo de:

"br-linux.org: Linux levado a sério, notícias e dicas atualizadas e em bom português."

Cumprimentos
Ramom


» Leonardo () em 24/06 08:25

Acho que a solução simples, elegante e que acabaria de UMA tacada só esses parasitas, que criam aberrações como "patent pools"
para ganhar em cima de outros, seria essa:

Só o inventor, inventores, ou companhias que *inventaram* a tecnologia, com pelo menos UM "proof of concept" funcional para avaliação, poderiam patentear a invenção/processo.

Vejam esse caso que saiu hoje no Slashdot:
http://www.wi-fiplanet.com/news/article.php/3372611
(CISCO sendo acionada por uma patente em um .. padrão)

e esse sobre "patent pools" que achei no Groklaw
http://www.informationweek.com/story/IWK20021020S0002/1

Não esqueçam, a M$ patenteou o duplo clique, e o @TODO...


Banzai


» EdCrypt () em 24/06 08:43

A solução seria acabar com patentes de software. No Brasil não tem, nem vai ter tão cedo. Na europa estão tentando criar.


» Augusto Campos () em 24/06 09:47

Ramom: "novidades no front" é citação, e das mais comuns. Veja exemplos: http://www.google.com/search?q=novidades+no+front&sourceid=opera&num=0&ie=utf-8&oe=utf-8

A origem me parece que é um filme clássico da década de 30 ou 40, mas talvez este seja baseado ainda em algum livro ou peça de teatro mais antigos.


» Marte () em 24/06 10:28

que triste, se eu entendi direito agora o pessoal que desenvolve aparelhos para leitura de sinais biologicos vai depender da microsoft? quero nem ver.........
jah pensou isto no SUS?
eutrabalho em um instituto de pesquisa e desenvolvimento, o forte lá são as pesquisas ligadas a esta area... espero que eu esteja profundamente enganado.......


» Pacozila () em 24/06 12:00

Quantos anos até o sistema estadudinense de patentes colapsar?? Na minha opinião, ou os demais países vão começar a ignorar, ou começará uma corrida de patentes absurda em outros cantos do mundo que emperrará todo e qualquer processo de patente nos tribunais internacionais...

Quanto à front, a tradução é frente (frente de batalha). Isto não é uma crítica, só curiosidade mesmo, eu só me incomodo com customizar e empoderar.


» Augusto Campos () em 24/06 12:05

Não, front dispensa tradução. Como eu já havia dito, "novidades no front" é citação, é clássica, é comum, e o verbete front consta até mesmo no Aurélio.


» Joao Emanuel () em 24/06 14:32

Pessoal resume daqui a pouco a MS vai ter as patentes de respiração, andar, entre outras coisas. Isto é brincadeira, mesmo o assunto sendo sério, pois é muito frustante que quando a ALCA for oficializada essas patentes valerão aqui também. Os brasileiros nunca lutaram realmente contra os estados unidos, exemplo claro é que na segunda guerra os estados unidos afundaram um navio brasileiro e disseram que foram os alemâes e o Brasil atacou a Alemnha..


» Juliano () em 24/06 14:48

A Microsoft tem atitudes que demonstram o quanto ela se preocupa com a raça humana, mesmo assim se ela não patentear, algum outro americano patenteia! O lance é, ou criam-se mecanismos mais inteligentes e adequados para a concessão de patentes ou então deixem patentear até o sistema entrar em colapso e ninguem mais respeitar o mesmo!


» Henrique Vicente () em 24/06 15:28

Entrem em humornaciencia.hpg.com.br e procurem em invenções e vejam algumas patentes... o povo tá ficando é maluco, patenteia tudo quanto pode...
e a M$ cada dia mais patenteando besteira, porque de besteira em besteira ela consegue ir dominando o mercado....
o cartão de memória da minha câmera usa fat, grava vídeos em mpge... etc, assim que ela domina.. com besteiras que juntas...


» mozilla_fan_club () em 24/06 15:30

Estou avisando: Daqui a pouco, a M$ venderá alimentos para os seres humanos, seus consumidores: Excrementos enlatados em supermercados!!! (blaargh!)
Pensou a M$ tirando a Kraft Foods e a Nestlé do mercado de alimentos também? Por isso que temos que cortá-la logo!


» mozilla_fan_club () em 24/06 15:33

Entenderam o que eu quis dizer: Se o futuro depender da M$, ela terá o monopólio até dos alimentos e venderá cocô enlatado para os seus consumidores! (tá certo que ela já vende cocô empacotado para computadores)


» joka () em 24/06 17:47

Que tal patentear as patentes, ficariamos ricos


» Daniel () em 24/06 18:37

Pelo que entendi, a microsoft patenteou a idéia de usar o corpo humano como um meio de transmissão entre equipamentos através de eletrôdos, como se ele fosse um fio, e não a idéia de retirar informações biológicas do corpo, afinal isso ja se faz pelos menos a uns 40 anos. E essa idéia ja deve até estar em domínio público. E as leis de patentes americanas, pelo que eu saiba, quando uma patente cai em domínio público ela não pode ser patenteada novamente.
Assim, caso eu estiver certo, essa patente não vai ser tão maléfica quanto se imagina.

Obs: Não estou defendendo a microsoft.


» Henrique Vicente () em 24/06 20:34

tou com uma dúvida, eu desenvolvi uma coisa... como eu faço para coloca-la em domínio público?
e claro que qualquer tipo de patente é ruim, você disse que não ia ser tão maléfica, mas é sim, pense só uma coisa.. imagina se essas lampadas sem filamento fosse patenteada e apenas uma empressa vendesse, como ela tem uma relação custo/benefício até umas 10x melhor digamos que uma empressa como a M$ poderia fazer ela ficar umas 5x mais cara com royalits, o que no final das contas ainda vai ser vantagem comprá-la mas de qualquer forma é uma coisa ridícula... vamos pensar um mundo sem software livre... só com ruwindow$, é claro que uma lanchonete como o habibs iria ter pcs com ruwindow$ mesmo se ele fosse 10x mais caro, iria ser vantagem ao não ter mas imagina se não tivesse que gastar essa fortuna pelo direito de usar esse programa... iria ser bem melhor, não que isso seja apenas do ponto de vista econômico, alias, o ponto de vista econômico não é nada importante se comparado com o ecológico, tecnológico, ideiológico..


» Daniel () em 25/06 16:08

Henrique,
Nesse aspecto você está certo. Vou até citar um caso, apesar de não ser sobre software, se encaixa nesse assunto, que aconteceu com receptores de rádio AM/FM até meados da década de 60: Quando o receptor de rádio do tipo superheterodino foi criado (usado até hoje) a RCA (se eu não me engano) patenteou a idéia e só ela que comercializava esse receptor. Resultado, ele era caríssimo, apesar de ser bem melhor que os outros receptores da época. Quando essa idéia do receptor superheterodino caiu em domínio público, o resultado é o que nós vemos em qualquer camelô, radinhos custando dez reais ou até menos.
Voltando a microsoft, o que eu queria dizer é que ela não patenteou o uso de eletrôdo para qualquer finalidade, e sim somente para usar o corpo humano como meio de comunicação entre dispositivos eletrônicos portáteis. Por isso que eu continuo achando que essa patente não seja tão maléfica quanto a do duplo clique e do @TODO.


» derwood () em 25/06 16:31

Engano de quem acha que patentear o uso da pele como condutor de informações "não é tão mal", toda uma nova tecnologia , como computadores "trajáveis" (não encontro palavra melhor) depende desta tecnologia, alguns sistema de identificação que estavam sendo desenvolvidos para segurança de sistemas ou socorro de pacientes(um chip implantável, por exemplo, para permitir acesso a determinado local, ou que tenha informações sobre doenças, alergias, etc... do paciente )a partir de agora deverão pagar royalties à M$.
Toda uma tecnologia nova está ameaçada...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.