Notícia publicada por brain em junho 21, 2004 11:23 PM
| TrackBack
Este artigo do Newsforge constata uma mudança muito importante: o Linux, que há poucos anos atrás não figurava na lista dos supercomputadores, agora está por trás de mais da metade dos 500 supercomputadores mais rápidos do mundo. O poder de processamento dos clusters com Linux está ao alcance de praticamente qualquer instituição de pesquisa que dele possa fazer uso, e constitui em si mesmo uma revolução.
Fiquei impressionado com a quantidade de computador no Brasil que tem na lista. O mais rápido computador brasileiro aparece entre os 40 primeiros. Mais impressionante ainda é que todos eles são da Petrobrás... Dá última vez que acompanhei esta lista, tinha um computador da Caixa Enconômica Federal também....
Yepppp
Eu tava reaparando isso na reportagem da INFO sobre grid, lá tava mostrando computradores com Debian e Red Hat!!! Achei legal isso!!
100+
Na verdade isto mostra o potencial do linux como ferramenta, eu fiz um trabalho a respeito de um destes clusters de linux que é o MCR na epoca ele estava em 3 lugar no top 5 de junho de 2003 o que é muito impressionante por que a maioria destes supercomputadores são construidos com arquiteturas específicas enquanto o MCR utilizava um hardware de proposito geral (um pc com processador intel Xeon) e um sitema operacional tambem de proposito geral (um redhat adptado) o que fazia dele muito mais barato. A proposito hoje o MCR esta em 12 lugar ainda um lugar de respeito pq se eu fosse colocar o meu pc talves nem no top 1.000.000 ele ia entrar ;-).
Só para sacanear tem alguma maquina com windows no top 500?
E eu tenho um professor que diz, 'ao contrario do Unix', o Linux não serve pra 'grande porte'... Primeiro, o que que é 'o' Unix que ele quer dizer, hoje em dia? Segundo... ah, essa matéria diz tudo!
Na época quase eu imprimo uma pagina falando sobre as arquiteturas para as quais o kernel Linux foi portado...
É por nada não, mas uma com ruwindow$ não deve tá nem nos 3000 primeiros hahahaha
Quem sabe um dia Tio Bill da M$ não coloca um na sede dele para ser o primeiro do mundo e diz que usa windows quando na verdade tá usando bsd por exemplo como fez com o hotmail.. hahahah
Na verdade sao 501 , porque acabei de colocar um slackware num 486 que tenho aqui.
hehe
Eita, em uma palestra sobre linux eu fiquei sabendo que nenhum dos supercomputadores do Cptec_Inpe (nao lembro de qual cidade) rodava wwindows..... soh linux, unix, HPux.... hehehe, agora acho que nem os desktop dos caras deve rodar algo na prataforma m$....
Rick! 502 , estou indo instalar o Fedora em casa =]
E a Microsoft quer fazer concorrência com o Linux na super computação (hilário):
Microsoft Creating Windows for Supercomputers
http://www.osnews.com/comment.php?news_id=7148
Fui eu falar algo em cima e aparecer..
Há algum tempo olhando a lista do Top500 (http://www.top500.org), parece q tinha UM cluster c/ Windows NT entre os 10 primeiros. Uau, isso tudo! :-DD
Agora temos um c/ Mac OS X (q é BSD), q se n me engano era o terceiro. E a última vez q vi o Top500, tinha máquina do Brasil, mas era em 325o. lugar, e era uma máquina dos Correios (coisa doida, não?).
Essa lista do Top500 era compilada pelo Jack Dongarra, o sujeito q entre outras coisas fez a biblioteca PVM (a + comum p/ e participou do desenvolvimento da biblioteca MPI, um sujeito q vive entre Gigaflops o tempo todo (ah quem me dera!).
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.