Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux está rodando em mais da metade dos 500 mais rápidos supercomputadores do mundo

Notícia publicada por brain em junho 21, 2004 11:23 PM | TrackBack


Este artigo do Newsforge constata uma mudança muito importante: o Linux, que há poucos anos atrás não figurava na lista dos supercomputadores, agora está por trás de mais da metade dos 500 supercomputadores mais rápidos do mundo. O poder de processamento dos clusters com Linux está ao alcance de praticamente qualquer instituição de pesquisa que dele possa fazer uso, e constitui em si mesmo uma revolução.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Mandark () em 22/06 08:58

Fiquei impressionado com a quantidade de computador no Brasil que tem na lista. O mais rápido computador brasileiro aparece entre os 40 primeiros. Mais impressionante ainda é que todos eles são da Petrobrás... Dá última vez que acompanhei esta lista, tinha um computador da Caixa Enconômica Federal também....


» Tchelo_Xinelo () em 22/06 09:18

Yepppp

Eu tava reaparando isso na reportagem da INFO sobre grid, lá tava mostrando computradores com Debian e Red Hat!!! Achei legal isso!!

100+


» santo () em 22/06 14:22

Na verdade isto mostra o potencial do linux como ferramenta, eu fiz um trabalho a respeito de um destes clusters de linux que é o MCR na epoca ele estava em 3 lugar no top 5 de junho de 2003 o que é muito impressionante por que a maioria destes supercomputadores são construidos com arquiteturas específicas enquanto o MCR utilizava um hardware de proposito geral (um pc com processador intel Xeon) e um sitema operacional tambem de proposito geral (um redhat adptado) o que fazia dele muito mais barato. A proposito hoje o MCR esta em 12 lugar ainda um lugar de respeito pq se eu fosse colocar o meu pc talves nem no top 1.000.000 ele ia entrar ;-).
Só para sacanear tem alguma maquina com windows no top 500?


» EdCrypt () em 22/06 14:31

E eu tenho um professor que diz, 'ao contrario do Unix', o Linux não serve pra 'grande porte'... Primeiro, o que que é 'o' Unix que ele quer dizer, hoje em dia? Segundo... ah, essa matéria diz tudo!
Na época quase eu imprimo uma pagina falando sobre as arquiteturas para as quais o kernel Linux foi portado...


» Henrique Vicente () em 22/06 19:37

É por nada não, mas uma com ruwindow$ não deve tá nem nos 3000 primeiros hahahaha
Quem sabe um dia Tio Bill da M$ não coloca um na sede dele para ser o primeiro do mundo e diz que usa windows quando na verdade tá usando bsd por exemplo como fez com o hotmail.. hahahah


» Rick () em 22/06 20:33

Na verdade sao 501 , porque acabei de colocar um slackware num 486 que tenho aqui.

hehe


» Marte () em 22/06 20:54

Eita, em uma palestra sobre linux eu fiquei sabendo que nenhum dos supercomputadores do Cptec_Inpe (nao lembro de qual cidade) rodava wwindows..... soh linux, unix, HPux.... hehehe, agora acho que nem os desktop dos caras deve rodar algo na prataforma m$....
Rick! 502 , estou indo instalar o Fedora em casa =]


» Douglas () em 23/06 00:40

E a Microsoft quer fazer concorrência com o Linux na super computação (hilário):

Microsoft Creating Windows for Supercomputers
http://www.osnews.com/comment.php?news_id=7148


» Henrique Vicente () em 24/06 16:33

Fui eu falar algo em cima e aparecer..


» RJP () em 24/06 18:50

Há algum tempo olhando a lista do Top500 (http://www.top500.org), parece q tinha UM cluster c/ Windows NT entre os 10 primeiros. Uau, isso tudo! :-DD

Agora temos um c/ Mac OS X (q é BSD), q se n me engano era o terceiro. E a última vez q vi o Top500, tinha máquina do Brasil, mas era em 325o. lugar, e era uma máquina dos Correios (coisa doida, não?).

Essa lista do Top500 era compilada pelo Jack Dongarra, o sujeito q entre outras coisas fez a biblioteca PVM (a + comum p/ e participou do desenvolvimento da biblioteca MPI, um sujeito q vive entre Gigaflops o tempo todo (ah quem me dera!).


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.