Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

ISO do SUSE 9.1 Personal oficialmente liberada para download

Notícia publicada por brain em junho 20, 2004 04:01 PM | TrackBack


jc (josefcunhaATyahoo.com.br) enviou este link e acrescentou: "O distrowatch está avisando que a SUSE liberou o download da versão PERSONAL nos seus servidores FTP. Não é o live-cd, e sim a versão completa e instalável. Não deixem de conferir a notícia no Distrowatch no link acima. Vale lembrar que a comparação entre a versão Professional e a Personal pode ser encontrada no site oficial."

Há muito tempo a SUSE não disponibilizava para download a versão instalável "oficial" de seus produtos para a arquitetura Intel, e esta versão em uma única imagem ISO do SUSE 9.1 Personal já começa a aparecer em vários dos mirrors oficiais. Após a instalação, pode-se complementar a configuração usando os pacotes RPM adicionais da versão Professional, também livremente acessíveis (separadamente, e não em formato ISO) através do FTP da SUSE.

Há também uma promessa de breve reativação do formulário de envio gratuito do Linux Technical Resource Kit, através do qual você pode pedir um kit contendo o SUSE 9.1 Professional, o Ximian Desktop, o Red Carpet, o Groupwise e outros produtos da Novell gratuitamente, para receber pelo correio.

E o leitor Rei também informa que a versão 8.0 (lançada em 2002) da SUSE deixa de receber atualizações oficiais no final deste mês.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» mOOdy () em 20/06 16:44

Eu entrei nesse link e nao achei a ISO, e sim o q me parece ser a versao "descompcatada"..
Onde eu encontro a ISO? Ou, de preferencia, o bittorrent?????


» Augusto Campos () em 20/06 16:52

É só procurar dentro dos mirrors, aqui tem o link direto pra um deles:

ftp://ftp.ntua.gr/pub/linux/suse/i386/9.1-personal-iso/SUSE-9.1-personal-x86.iso


» André () em 20/06 19:25

O único porém dessa versão é que vem sem compiladores, mozilla e outras coisas mais. Por isso, pra quem for instalar, esse artigo pode ser interessante:
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=583


» darkside () em 20/06 20:30

Enquanto a RedHat fecha a sua versão caixinha, a SUSE libera seus isos, quem diria.


» Felipe Raposo () em 21/06 00:19

A opção do André é válida, mas não precisa de nada disso.

Depois de vcs instalarem o Suse 9.1 é só abrir o YAST2, entrar no módulo de instalar e remover programas, localizar o FireFox, o Mozilla, ou o que vc queira instalar e mandar bala. O próprio YAST baixa os RPMs e as dependências do FTP e instala pra vc. É em módo gráfico, bem rápido e bem fácil.


» Augusto Campos () em 21/06 00:27

Outra possibilidade para fazer isso é (depois de instalar o sistema através do CD) baixar do FTP da suse os pacotes extras que você quiser, e instalá-los a partir do HD local, também usando o yast. Opções não faltam ;-)


» Felipe Raposo () em 21/06 00:37

É... essa opção do Augusto é legal se vc tem Suse instalado em uma empresa. Aí vc pode montar um repositório local e baixar os RPMs lá...


» Wesley () em 21/06 07:29

Olá pessoal, por que versão instavél?


» Wesley () em 21/06 07:31

Ops. É Instalavél e não instavél, desculpem o erro.


» Augusto Campos () em 21/06 09:31

Wesley, porque a suse tradicionalmente liberava a ISO de uma versão de avaliação que podia ser rodada direto do CD, mas não podia ser instalada


» Rodrigo Romano () em 21/06 09:47

Tem a opção de utilizar o APT no suse e
outras opções no http://www.planetsuse.org/


» Fábio () em 21/06 10:51

Ninguém conhece um mirror RÁPIDO com os isos do suse 9.1?


» Paulo () em 21/06 13:26

bom, eu estou baixando a 46kbps, quando eu acabar de baixou , vou gravar e vender pelo simples valor da midia (para colaborar com quem nao tem banda larga) . se alguem tiver interesse ... para entrar em contato comigo peço que envie um e-mail

paulo@stonylabs.com
paulo@tucanos.org

faloWWW


» Roberto Alcantara Filho () em 21/06 14:04

Pessoal, como é o suporte do SuSE ao português do Brasil?


» Evandro Pastor () em 21/06 14:56

No site linuxiso.org já existe um link pra pegar o iso do SuSE:

http://www.linuxiso.org/download.php/593/SUSE-9.1-personal-x86.iso


» João Melo () em 21/06 16:40

Roberto,

O suporte é MUITO BOM!!
Porém...nas versões 'Personal', é necessário baixar os pacotes para a conversão do KDE, do GNOME, do OpenOffice e etc, uma vez que por definição ('default') só o YAST vem com a opção de linguagem. O que não ocorre nas versões prof., que não precisa baixar os pacotes de linguagem, pois eles estão nos CD.
É isso aí.


» Renato () em 21/06 18:07

É uma pena que não tenha o Gnome por padrão, mas está muito bonito, acabei de instalar pelo iso que baixei agora e tá bom. Anteriormente estava usando o Mandrake 10.0 Official que só não era perfeito pois ainda esta com o gnome 2.4. Vou esperar para sair o Slackware (que vai vir com o Gnome 2.6.1) pare escolher de vez a minha distro favorita. PS o Fedora só peca por não ser tão multimídia quanto o Mandrake.


» Felipe Raposo () em 22/06 09:54

Fábio,

tem o FTP da Unicamp
ftp.unicamp.org

Fuça lá que tem o diretório do Suse.


» Eltern () em 23/06 20:09

Alguem conseguiu colocar o SuSE em PT-BR ? Aqui o meu apenas o yast esta em portugues, agradeço desde já.


» Heitor Moraes () em 24/06 09:43

Bom, eu sei que o que eu estou escrevendo não é novidade, mas instalei o SuSE do ISO acima aqui e gostaria de Fazer as seguintes observações:

1) Ele é exatamente igual ao Personal que vem na caixinha (isso comparando com o 9.0 copiado da caixinha que eu tenho aqui), esse ISO do 9.1 vem inclusive com o Adobe Acrobat READER, Real Player e Flash plugin.

2) Também senti falta do Mozilla. Adicionei um dos mirrors do SuSE no YaST e instalei o Mozilla 1.6, MAS SEM SUPORTE A PORTUGUÊS.
Pra consegui o suporte a potuguês no Mozilla fui no www.mozilla.org.br e baixei um zip com os arquivos de configuração - eles tinham tirado do ar o zip mas colocaram novamente e funcinou aqui sem problemas.

3) Foi com o YaST que eu instalei as localizações pra pt_BR em todo o SuSE, menos no OpenOffice.org - nesse eu só encontrei o pacote pra português tradicional.
Ainda assim eu preferi ele ao OpenOffice.org do projeto brasileiro - é que o da SuSE é muito bem organizado.

4) Eu adoro o Mplayer e não consigo viver sem ele. Nesse caso tive que apelar pro APT pra SuSE, que também tá funcionando muito bem aqui. (sou fã do apt :D)

Qualquer um que ainda não instalou e tá com alguma dúvida quanto aos tópicos que eu citei está convidado a me enviar um email.


» koyotte () em 24/06 11:18

que pacotes eu tenho que instalar p/ conseguir executar o "make", pq preciso compilar o driver do modem adsl q é usb, p/ poder acessar a internet e gostaria de saber os pacotes, p/ poder baixar pelo windows... :^(


» Luiz Henrique () em 08/08 12:37

Aí galera, sugiro que corrijam:
jc (josefcunhaATyahoo.com.br) enviou este link e acrescentou: "O distrowatch está avisando que a SUSE liberou o download da versão PERSONAL nos seus servidores FTP. Não é o live-cd, e sim a versão completa e -> instalável. <- Não deixem de conferir a notícia no Distrowatch no link acima. Vale lembrar que a comparação entre a versão Professional e a Personal pode ser encontrada no site oficial."

Versão completa e ?? instavél ??

Um abraço..


» Pedro () em 11/08 11:15

Estou puxando SuSE 9.1 Profissional no emule (3.81 GB) mas emule eh foda... demora muito...
tem algum lugar aonde eu possa baixar ele... TEM QUE SER A PROFESSIONAL.


» Geraldo () em 22/08 11:50

Após espera mais de dois meses, o meu “Novell Linux Technical Resource Kit”, chegou, uma valiosa ferramenta par usuário do Suse Linux.


» Cassio Eskelsen () em 22/08 14:00

Falando nisso, a Novell liberou novamente o pedido de novos Kits


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.