Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Richard Stallman comenta sobre software livre no Brasil

Notícia publicada por brain em junho 20, 2004 03:16 PM | TrackBack


Peter Ferreira (peterkid@linuxmail.org) enviou este link e acrescentou: "Deu no SoftwareLivre.org que Richard Stallman (presidente e fundador da Free Software Foundation e um dos criadores do movimento software livre) tornou públicos seus comentários sobre as ações de intimidação da MS contra o governo brasileiro e as declarações do funcionário da empresa de que as decisões do governo brasileiro são 'influenciadas pela ideologia' Confira no link acima."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Klaatu () em 20/06 16:40

Muito legal, mas só digam a o Stallmann que no Brasil se fala português e não espanhol... :-P


» Augusto Campos () em 20/06 16:59

Eu acho que ele sabe, mas não fala português. Acho que deixar de escrever no idioma nativo dele para escrever em um idioma que ele imagina que o destinatário vai compreender com um pouco mais de facilidade foi uma cortesia bem-vinda.


» Eu () em 20/06 17:05

Um pouco (pouco mesmo) de mesquisa seria suficiente para descobrir que, no Brasil, o domínio do Inglês é maior do que o de Espanhol.

A questão é: o que o levou a achar que nós iamos "compreender com um pouco mais de facilidade" espanhol do que inglês?

Ah, e também digam para ele que não é Brasil, e sim República Federativa do Brasil :)

(entenderam? é por que ele reclama se você falar linux ao invés de GNU/Linux)


» Augusto Campos () em 20/06 17:17

onde que está este dado de que o domínio de inglês por aqui é maior que o de espanhol? Me passa o link ou a referência aí, que eu mando pra ele!


» Glauco () em 20/06 17:31

Comentáriozinho sórdido do Tio Billou, hein.
Get the facts: estrategista esse cara é, isso não dá pra negar.


» Eu () em 20/06 17:45

"onde que está este dado de que o domínio de inglês por aqui é maior que o de espanhol?"

Mera observação:

- Todas as escolas que eu conheço têm aulas de inglês, só algumas de espanhol.
- O número de cursos de inglês é muito maior que o número de cursos de espanhol.

Se nos restringirmos ao universo dos usuários de software livre, que são os possíveis leitores da mensagem, aí eu arriscaria dizer que 100% entendem inglês.

Segundo o Hacker HOWTO, do Eric S. Raymond: "4. If you don't have functional English, learn it."

Mas não, um dado escrito do IBGE sobre o assunto, eu não tenho. (nem preciso)

Agora, mesmo que houvesse dúvida sobre o assunto, já que não existe nenhuma publicação confiável sobre o assunto, a questão é: por que espanhol? por que não chinês, russo ou italiano?

Por que essas pessoas acham que espanhol é mais entendido por brasileiros do que outras linguas?

As duas línguas têm a mesma origem latina, mas as semelhanças param por aí.


ps.: você realmente tem dúvidas de que os brasileiros, principalmente os usuários de computador têm domínio maior de inglês do que espanhol, ou você só está sendo chato mesmo? :)


» Eu () em 20/06 17:50

O hacker howto deveria ter saido com esse link: http://www.catb.org/~esr/faqs/hacker-howto.html#skills4

Ah, esse "100%" que eu citei se referem as pessoas que conseguem falar alguma outra lingua.

Ou seja, dentro da comunidade do software livre, acredito que todas as pessoas que entendem alguma lingua estrangeira conseguem entender ingles.

Alem disso, esse "todas as pessoas" não significa que necessariamente TODAS as pessoas consigam. Por TODAS, estou me referindo à grande maioria.

Então, por favor, não comecem com 100 mensagens do tipo: "Eu uso Software livre, e não entendo inglês."

Obrigado


» Augusto Campos () em 20/06 18:10

Bom, neste caso eu acho que você mesmo pode mandar a mensagem pra ele, se achar isto importante. Eu continuo achando cortês da parte dele enviar em espanhol, ainda mais quando se considera que ele já veio aqui algumas vezes e sabe que o idioma que falamos é português.

E se esta sua informação de que mandar em inglês teria sido melhor não está disponível, acho que não teria sido tão simples pra ele pesquisá-la, como você falou. De qualquer forma, acho que o idioma que ele usou para mandar a mensagem é menos importante que o fato de ele ter mandado a mensagem em si...


» Eu () em 20/06 18:26

Certamente.

A língua é só o meio usado para transmitir uma informação, e, no fim das contas, só a informação importa.

O que me deixa curioso é o por quê do uso do espanhol. Como você mesmo disse, ele já esteve no Brasil, e eu já presenciei uma apresentação dele, feita em inglês.

Da mesma forma, presenciei conversas dele com brasileiros, todas em inglês.

E presenciei, assim acredito que ele também tenha presenciado, palestra de pessoas cuja primeira língua é o espanhol, e mesmo essas pessoas falaram em inglês.

O que eu me pergunto, é: da onde ele tirou que mandar a mensagem em espanhol era melhor do que mandar em inglês?

Eu não falo chinês. Se eu fosse mandar um email pra china, eu ia procurar me informar qual das línguas que eu sei falar que é mais bem entendida pelos chineses, e mandaria o email nessa língua. Acredito que o RMS pense da mesma forma, e, por algum motivo, ele parece achar que o email em espanhol seria melhor que o email em inglês. E foi isso que eu não entendi. Mas, como você, não acho que seja necessário criar um grande caso em torno disso. É só uma curiosidade. Ele, como muitos americanos, acreditam que o espanhol seja uma lingua "natural" no brasil. ("natural", e não oficial)


Quanto a mandar uma mensagem explicando isso para ele, eu deixo pra você. Eu, particularmente, não gosto do RMS, e acho mais engraçado deixar ele continuar errando. =)


» Marco Carvalho () em 20/06 18:34

Aff, tem gente que gosta de procurar pêlo em ovo, credo.
Não passou pela cabeça que o Stallman pode ter recebido o e-mail em espanhol e respondido na mesma língua, já que o que foi publicado é uma resposta?

--------------------
De: rms@gnu.org Para: Marcelo D'Elia Branco Cc: sergioamadeu@planalto.gov.br, rms@gnu.org

Assunto: Re: Microsoft tenta intimidar Governo Brasileiro
^^^^
Data: Thu, 17 Jun 2004 19:06:21 -0400
--------------------

E outra coisa, ele poderia ter enviado até em sânscrito, pois como disse o Augusto, o que importa é a mensagem e não o idioma.


» eluan () em 20/06 18:44

"Eu",

Peça pra uma pessoa que não entende inglês nem espanhol ler um texto em ambas as línguas e pergunte qual dos dois ela entendeu melhor.


» Manoel Pinho () em 20/06 19:32

Ora, o português e o espanhol são línguas que se diferenciaram há muito pouco tempo na história, tanto que existe até uma língua híbrida entre as duas, o galego, como se pode ver aqui:

http://www.usc.es/~ilgas/

Mais sobre a história da língua portuguesa:

http://www.terravista.pt/FerNoronha/2030/


Isso aqui está virando um Slashdot brasileiro :-)


» Henrique Vicente () em 20/06 21:13

Marco Carvalho,
com certeza você está com a razão, quando eu comecei a ler o porque isso porque aquilo pensei logo nisso também hehehe
e por exemplo, eu nunca fiz curso de espanhol.. mas entendi tudo direito, se fosse escrito em inglês eu poderia até ter entendido algo a mais, mas como falaram ai, pergunte para quem só sabe português o que entenderia melhor..


» Wconserta () em 20/06 21:15

Sobre a lingua usada por Richard Stallman, ele fez o mais certo pois aqui na america do sul só o Brasil fala português o resto é tudo espanhol, e esta carta é para a comunidade geral , fora que quem não sabe ingles é muito mais facil ler em espanhol pois as palavras são bem mais parecidas.

Parabens a iniciativa de Richard Stallman.


» Eu () em 20/06 21:28

Gente, qual é o problema de admitir que o RMS caiu no mesmo erro que a maioria dos americanos, de achar que no Brasil o espanhol seja conhecido por quase todos? (bom, alguns acham que o espanhol é, de fato, a língua oficial)

Ele errou, ponto. Eu também erro. (menos do que ele, e menos do que vocês, mas erro)

Acontece. Só por que vocês gostam dele, não precisa achar que tudo o que ele faz tá certo.

É verdade, o fato de ele escrever em outra língua, para tentar se fazer compreender melhor é louvável. De qualquer forma, ele escolheu a língua errada. Quando vocês tem que ler um manual de um programa, e ele está disponível em inglês e espanhol, qual versão vocês escolhem?

Acontece. Pessoas erram. A vida é assim. Como eu disse, só achei curioso.

Agora só falta vocês dizerem que ele também está certo ao não tomar banho, já que ele está economizando água.

Não é por isso que eu não gosto do RMS. Não gosto dele por que ele é um egocêntrico, chato pra caramba que deveria programar mais, e falar menos. Programando ele já fez coisas muito mais úteis do que falando.

Vocês podem concordar com isso, ou não. O problema não é meu.

Agora, que ele errou, ele errou. (e como eu já disse antes, concordando com o Augusto, a língua não é importante, o que importa é a mensagem. Mas a língua continua errada.)


» Eu () em 20/06 21:31

O gente pra gostar de criar caso. (não, não estou falando de mim)


» Augusto Campos () em 20/06 21:35

Pode ser que tenha errado, ué. Você assume que sim, outros assumem que não. Mas podem ficar discutindo isso o dia inteiro...


» Eu () em 20/06 21:42

"Pode ser que tenha errado, ué."

Claro que pode!

E essa é a beleza da Internet.

Por curiosidade, das notícias postadas no br-linux, quantas levam a sites com notícias em inglês, e quantas levam a sites em espanhol?

Esqueça o br-linux. Veja todos os principais portais que publicam notícias sobre Linux no Brasil. Qual é a razão de links em inglês e links em espanhol?

Mas, como eu disse no outro tópico, estatísticas não servem pra nada.


» Eu () em 20/06 21:49

O que eu não concordo é o seguinte:

se fosse o George W. Bush que tivesse mandando um email em espanhol para os brasileiros, vocês estariam dizendo que ele é burro, que ele é o presidente com o segundo menor Q.I. dos EUA, que ele acha que a capital do Brasil é Buenos Aires, que ele acha que o Brasil é a floresta Amazônica, o Cristo Redentor e o Maracanã, etc.

Agora, quando é o RMS, o mesmíssimo erro se transforma em uma "cortesia bem-vinda".

Com isso eu não concordo.

Pô, não dá pra dizer que o cara errou? (ainda mais se tratando de um erro tão insignificante)


» Augusto Campos () em 20/06 21:50

Outra beleza da Internet é que você pode discordar, e ficar insistindo nisso pelo tempo que quiser...


» jca () em 20/06 22:48

Isto para mim é paixão reprimida. Paixão de homem para homem não se discute.


» anonimo () em 20/06 22:56

O cara quer é tirar o brilho do que foi noticiado...

Desvia a atenção, mantém a atenção focalizada em algo menos importante... O cara quer é tumultuar...

Quem já morou em fronteiras, onde passam pessoas que falam n línguas, sabe o que é portunhol, ora... Somente o fato de se dar o nome "portunhol" já é elucidativo... não conheço nenhum portinglês, ou qualquer palavra conhecida...

E para por fim a qualquer questão, o idioma mais falado do mundo não é nem inglês, nem espanhol, e sim o mandarim, agora será que o Stallman deveria escrever nesse idioma? Sei, sei, a falta de lógica nessa minha pergunta é proposital, assim como é sem lógica a questão colocada por "ele", o tal do "eu".


» Saudade do Crítico () em 20/06 23:16

Putzgrila gente!

Antes era o Crítico, agora é esse "Eu".

A gente era feliz e não sabia...


» Eu () em 20/06 23:21

O Klaatu falou primeiro sobre a língua usada pelo RMS. Eu só fui mais enfático.

E além do mais, você pode simplesmente ignorar tudo o que eu escrevo. Não entendo com que eu posso te tornar mais ou menos feliz.


» Augusto Campos () em 20/06 23:22

É tipo aqueles castelos europeus que possuem fantasmas particulares. Só que os nossos são sazonais... O negócio é levar na esportiva, porque trolls sempre existirão, e eles em geral são bastante motivados.


» Leonardo () em 20/06 23:50

Yo no hablo.
Yo no hablo.
=oD


» socorro!!! () em 21/06 00:04

O Klaatu fez um comentário off topic, de uma linhazinha, e não NOVE!

E dizem que o Stallman é o chato!


» Eu () em 21/06 00:12

O meu primeiro comentario foi uma resposta ao comentario do Augusto Campos (segundo comentario do artigo), que por sua vez foi uma resposta ao comentario do klalasdaugu (primeiro comentario do artigo).

Só segui a onda.


» Eu () em 21/06 01:03

Eu,
fokker iu !


» socorro!! () em 21/06 02:07

ONZE!! :o)


» Eu () em 21/06 02:16

Esse último "Eu" não sou eu.
Veja pelo email (eu@voce.com).

Agora sim, onze.

(Você já tá com 2)


» Klaatu () em 21/06 07:47

Gente, aquilo foi só um comentário e parece que começou uma guerra. O que eu disse em outras palavras:
Muito bom o stallmann se manifestar a favor do Amadeu e até colocar a matéria onde o BelzeBill fala em viciar usuários no window$. Só não gostei (opinião pessoal) do texto ser em espanhol, não estou dizendo que foi a intenção ou ignorância dele, só (na minha opinião pessoal) passou uma coisa tipo "Curaracha" sabem?
Mas quanto ao conteúdo: Todo apoio.
No more flames
Sen mas flames (é assim? eu não falo espanhol..rs)


» Wconserta () em 21/06 08:10

Para esta cara critiqueiro "eu", meu para de falar besteira , Richard Stallman, ja veio aqui no Brasil varias vezes fazer paletras , tanto em São Paulo como RS , e ele sabe muito bem que a gente fala Portugues , você caro "eu" que não leio direito a mensagem dele , o cara de mandou a noticia para ele é Argentino, "De: rms@gnu.org Para: Marcelo D'Elia Branco Cc:"

e Richard apenas respondeu na mesma lingua , o que foi o mais certo afinal foi como eu falei só o Brasil fala portugues ó resto da america do sul é espanhol, então para de enche o saco caro "eu" até parece que você é alguem da M$ aqui só para desviar a noticia , e dividir a comunidade.


» Coelho Pernalonga () em 21/06 09:12

Do texto original

"No conozco las layes brasileños. ¿Es de verdad ilegal decir tales cosas en Brasil? En los EEUU, no sería ilegal."

Uma coisa que precisa ser esclarecida aos gringos é que a liberdade de expressão é garantida pela nossa Constituição no artigo 5º

"IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;"

Que me ajudem os bels. de direito deste site, mas a lei brasileira também considera que as palavras não são neutras e estabalece dispositivos para coibir tentativas de usar a liberdade de expressão com intuito exclusivo de prejudicar reputações, conforme os artigos 138, 139 e 140 do Código Penal, que legislam sobre Calúnia, Difamação e Injúria, agrupados sob o título comum de "Crimes Contra a Honra".


» Augusto Campos () em 21/06 09:45

Caro Coelho, acho que o que você falou está certo, mas neste caso específico a provocação jurídica não foi baseado na legislação citada. Foi na lei da imprensa, que também prevê crimes de calúnia, difamação e injúria.


» Coelho Pernalonga () em 21/06 10:45

Augusto, obrigado pelo adendo. Eu omiti um último parágrafo do meu comentário. Achei que não seria necessário. A idéia é esclarecer os estadunidenses de que no nosso sistema jurídico a liberdade de expressão está garantida. Pelo comentário do Stallman, mais outros que li na repercussão do Slashdot, os gringos estão interpretando que nossas leis não permitem liberdade de expressão, por isso é que o Stallman fala: "Nos EUA não seria ilegal".

Como nosso sistema jurídico está mais para o que se encontra na Europa continental, um alemão, lá no /., esclareceu os ianques com o exemplo da SCO, que foi impedida de espalhar seus FUDs pela UE, com base em leis que impedem o uso da liberdade de expressão para intimidar o mercado.

Eu advogo (sem trocadilho) que haja advogados simpáticos à causa do Software Livre solícitos em esclarecer os formadores de opinião dos EUA sobre os fundamentos do processo que a MS move contra o Sérgio Amadeu, sob risco de haver interpretação errônea de nossas leis, intuinto que talvez não haja liberdade de expressão ou que haja dispositivos legais para impedir o uso da verdade como argumento público.


» Coelho Pernalonga () em 21/06 10:53

s/intuinto/intuindo/g


» Augusto Campos () em 21/06 11:01

Acho que é importante perceber que (salvo engano) nossa lei de imprensa ainda é uma sobrevivente do golpe militar de 64 - ela é de 1967, e reflete o pensamento da época. Ela deixa bem claro em seu preâmbulo que há liberdade de imprensa e de expressão no Brasil, mas que quem "abusar" irá responder por isso - e depois dá às partes que se sintam prejudicadas *bastante* amparo para buscar reparação.

A resposta definitiva pode ficar nas mãos de quem conheça a legislação norte-americana, mas imagino que uma lei nascida em um período de rígida ditadura militar tenha mesmo limites bem mais estreitos do que uma lei que seja fruto de outra situação.

Claro que a interpretação da lei nos tribunais dá margem para bastante adaptação aos novos tempos (pós-ditadura) que o país vive, mas... a lei é a lei.


» Artur F. Pimentel () em 21/06 11:14

Nossas leis de Liberdade de expressão são muito menios abrangentes que as leis se libertdade de expressão americanas. Eles tem dois séculos de experiência jurídica na defesa da liberdade de expressão.
Essa diferença não é só no Brasil não. O Canadá, que um país bastante democrático, também não metade da experiência dos legisladores americanos a respeito da liberdade de expressão.
Não estou dizendo que nos EUA as coisas são melhores, estou dizendo apenas que os americanos pode ficar preocupados sim pois podem dizer qualquer coisa, e no Brasil, Canadá, Europa isso não acontece.


» Coelho Pernalonga () em 21/06 11:50

Eu tenho lá minhas dúvidas quanto a isso. Basta correr no tempo uns 50 anos atrás para se encontrar com o McArthismo, uma verdadeira inquisição. Mas não precisa ir tão longe. O Patriot Act da administração Bush praticamente anula todas as garantias constitucionais de liberdade de expressão, entre outros direitos democráticos, salvo engano.

De qualquer forma, faz-se tão-somente necessário esclarecer aos estadunidenses, que para mais, ou para menos, _HÁ_ liberdade de expressão no Brasil, e que a Lei de Imprensa, ainda que a possa registrir, não a anula.

Minha opinião particular é que os crimes contra a honra tem seu lugar certo no nosso sistema. Impede que a liberdade de expressão vire um escape para criar armações, implicar pessoas em crimes de que são inocentes, entre outros dispositivos inadimissíveis no nosso sistema jurídico. Essa distinção fundamental torna aceitável tal restrição.

Não se esqueça que nos EUA não há "In dubia pro reu", e que indícios implicantes podem levá-lo a uma condenação, sem que haja provas.


» Glauco () em 21/06 11:54

Existe uma hierarquia de leis. Hipoteticamente, a Constituição é maior que o Código Civil que é maior que uma Lei complementar. Entretanto, dependendo da habilidade dos advogados das partes envolvidas e do caso concreto, usa-se isso ou aquilo ou, ainda, isso combinado com aquilo. Não se esqueçam de que no Direito (assim como em todas as áreas de Ciências Humanas) não se aplica uma fórmula e o problema está resolvido. Existem muitas nuances no meio disso tudo. Se diferente fosse, não seriam necessários advogados, promotores, juízes, desembargadores e etc. Bastaria aplica a Lei, nua e crua. Ah, e teríamos que nos conformar com a volta dos tempos da Inquisição. Alguém se habilita? :)


» undercover () em 21/06 17:06

Encontrei um artigo sobre o caso, escrito por um advogado, em: http://conjur.uol.com.br/textos/247023/

Ele considera improvável que a Microsoft leve adiante este processo. Só fiquei preocupado (quero dizer, apavorado!!! :o) com o título e a conclusão do cara:

"VAI DAR NAMORO...
Briga da Microsoft com o ITI deve ter um final feliz"

VADE RETRO!!


» Evandro Guglielmeli () em 21/06 22:12

Sr. Eu
de acordo com a sua própria argumentação:
"Eu não falo chinês. Se eu fosse mandar um email pra china, eu ia procurar me informar qual das línguas que eu sei falar que é mais bem entendida pelos chineses, e mandaria o email nessa língua."

Ora! Se você, Sr. Eu, escolheria a língua mais entendida pelos chineses DENTRE aquelas que o senhor tem algum domínio, por que então gasta tanto o seu tempo (e o nosso) questionando a opção do RMS?

Juro que não entendo? Mas não precisa se preocupar em responder, mesmo por que eu não vou me dar ao desperdício de debater esta bobagem contigo :-)

PS: Sem querer desrespeitar os amigos usuários desta lista, mas vocês não acham que estão perdendo tempo demais com o "eu-mala"?

Evandro


» Eu () em 21/06 22:25

Sr. Evandro,

DENTRE as línguas que o RMS domina, a que é mais entedida pelos brasileiros (principalmente pelos usuários de computadores) é o inglês.

Se ele escreveu em espanhol, é por que ele acha que os brasileiros entendem melhor espanhol do que inglês, provalmentente por que ele, assim como muitos americanos, acha que América Latina é tudo uma coisa só.

Repito: isso não tem nada de demais, é só uma curiosidade. Não sei por que criar um caso tão grande por uma besteira dessa. O Stallman não é deus, ele erra assim como qualquer outra pessoa. E ele errou quanto a isso. Erro pequeno, mas um erro.


» Yo () em 25/06 10:19

Caro "Eu",

Por que está tão certo que o e-mail escrito em espanhol foi devido ao fato que somos latino-americanos? Ele só tornou seu e-mail, enviado para alguns, público.

Assume, você errou, pra que tentar justificar em 12 mensagens uma bobagem sua? Você erra, assim como qualquer outra pessoa, você errou quanto a isso. Não sei porque deve criar caso tão grande quanto a uma besteira. Você poderia simplesmente assumir o erro, ou ficar calado. Ou não pode? É por causa do orgulho?

Até,
Yo

"- Não seja um EU-mala, seja um YO-mala! ;-)"


» Rodrigo () em 25/06 13:37

Quando o assumto e tecnico, eu prefiro usar o ingles
pq a maioria dos termos sao nessa lingua, mesmo em portugues vc acaba usando!Quando o texto nao conten termos tecnicos eu prefiro espanhol pelo simples fato de ser bem parecido, e muito mais facil entender o seu contexto!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.