Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

França desafia Microsoft sobre substituição de software

Notícia publicada por brain em junho 19, 2004 10:22 AM | TrackBack


Solano Krabbe (solano.krabbe@CAMBARASA.COM.BR) enviou este link e acrescentou: "Saiu no portal do Yahoo a noticia de a França pretende cortar custos para conter um deficit público e pretende abrir espaço para empresas produtoras de software livre. É mais um Governo abrindo os olhos. 'Não estamos começando uma guerra contra a Microsoft, ou contra as empresas norte-americanas do setor de software', disse Dutreil na entrevista. Mas acrescentou que 'a Microsoft precisa voltar a ser um entre muitos fornecedores do Estado'. 'A competição está aberta', disse. 'Minha estimativa é que podemos cortar à metade os gastos estatais com software.'"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Manoel Pinho () em 19/06 11:33

Desde a Revolução Francesa eles sabem o que significa liberdade: Liberté, Egalité, Fraternité. Não são como os ingleses que confundem liberdade com gratuidade...


» eu () em 19/06 11:55

Blabla bla bla bla bla.


» Marcelo Vivan Borro () em 19/06 12:36

Começou o efeito dominó....
Agora a velocidade de adoção do SL deve aumentar exponencialmente...

Vamos ver quem a MS vai escolher processar na França...


» Kaio Rafael () em 19/06 12:57

Eu quero ver eh onda :P.


» Glauco () em 19/06 13:16

Será que alguém ainda duvida da força do SL? Pelo visto, a M$ já perdeu a guerra. É só irmos contando as batalhas vencidas. Tá no papo!


» flaviothunder () em 19/06 13:58

A guerra só será vencida no dia que a M$ liberar o Windows sob a GPL.

Isso se ela não fechar antes...


» Glauco () em 19/06 14:11

Hmmm, flaviothunder, não sei não. Acho que no fim de tudo a M$, com a derrota do Ruindows, está fadada a produzir uma distribuição Linux e, aí, sob a GPL, todos aproveitaremos disso. Just a thought.


» Joubert Vasconcelos () em 19/06 14:16

A França tem uma grande vantagem sobre a maioria dos outros países: tem a Mandrakesoft!


» Abbaddon () em 19/06 14:27

Putz começou de novo... Guerra contra a MS? Meu Deus! Pra que? Deixe quem quiser usar o Windows! Cade a liberdade que tanto se fala na comunidade?

É impressionante que todos os sites que falam de Linux perdem mais tempo falando mal do Windows do que discutindo o Linux... Chega a ser chato.

Os sites deveriam mudar o foco para site anti Windows (ou anti MS, como queiram). Eu navego procurando informações e novidades técnicas e só vejo MS MS MS MS MS... saco.

Parece aquela velha solteirona que tá pra morrer virgem e fala mal pra cacete da gostosinha de 20 anos que se veste de forma provocante.

Pessoal: ESQUEÇAM o Windows!!! Sejam felizes com o Linux! Liberdade não significa ter que optar pelo Linux. Liberdade significa LIBERDADE!

No Aurélio: "s. f. 1. Estado de pessoa livre e isenta de restrição externa ou coação física ou moral. 2. Condição do ser que não vive em cativeiro. 3. Condição de pessoa não sujeita a escravidão ou servidão. 4. Independência, autonomia. 5. Ousadia. 6. Permissão. 7. Imunidade. S. f. pl. 1. Regalias, franquias, imunidades, privilégios concedidos aos cidadãos pela constituição do país ou de que goza um país, uma divisão dele, uma instituição etc. 2. Familiaridade importuna; atrevimento, confiança: Tomar liberdades com alguém."

Não tratem Linux como religião. Ele é muito bom em muitas coisas e ruím em outras. E é assim também com o Windows. Deixe as pessoas escolherem o que é melhor para cada uma elas.

PELAMORDEDEUS! Comecem a falar do Linux!


» Solano Krabbe () em 19/06 15:02

Concordo que os sites de Linux devem mesmo falar mais do Linux do que da MS e seu Windows, mas... eles já fazem isso!
Não queremos impor o Linux goela abaixo de ninguém, mas deixar de mencionar os percalços que a MS sofre, acredito que não devemos fazer.
Devemos sim, publicá-los e divulgá-los. Ou será que só a MS pode bater em nós (quando vc agredide um de nós, agride a todos nós) e ainda por cima devemos ficar calados?
Melhor, nunca batemos nela, mas vc já viu quantos golpes baixos ela nos aplicou?


» EdCrypt () em 19/06 15:05

Abbaddon, os franceses não estão proibindo ninguém de usar windows. O desafio é fazer eles competirem. A microsoft não pode ser ignorada nesse caso ois ela é o fornecedora que pode estar sendo deixada pra traz se os franceses realmente preferirem SL.
Posso estar enganado, mas pra mim esse papo de 'Não tratem Linux como religião' parece coisa de quem sequer entende (não é nem não concordar) a filosofia do SL e fica achando que é fanatismo. Claro, não existe apenas Linux de SO Livre de qualidade, espero que eu esteja enganado quando imagino que quem diz coisas assim possa estar generalisando.
E por favor, chega de Flames...


» Henrique Vicente () em 19/06 15:12

Aiaiai... parece que Abbaddon esqueceu a idéia de software livre um pouco..
bem, de fato, muitos que estão do lado do software livre com certeza estão contra a M$, porque? Porque somos(sou contra ela...) contra software proprietário, patentes, etc, coisas capitalistas que não ajudam em nada ao mundo..
sem falar no monopólio, FUD...
Ah, e eu já fiz várias páginas, você sabe o sacrificio de fazer uma página em XHTML compatível com a porcaria do M$IE e com os outros browsers ao mesmo tempo simplismente porque eles não seguem o consórcio da W3C? Você não tá cansado de entrar em páginas feitas para M$IE não? como eu posso esquecer disso..


» Henrique Vicente () em 19/06 15:24

Ah, espero que nesse ano aconteça um crescimento de acordo com uma função adiabática :)
nb: função adiabática é parecida com uma exponencial sendo que 'a curva cresce mais rápido'.


» Deyson Thomé () em 19/06 15:59

Enquanto a M$ mente na publicidade dizendo ter um TCO menor que o Linux, enquanto tentam atacar o SL com ações ridículas tipo SCOxMundo LIvre e outros fatos....enquanto insistir em agredir nossa liberdade como no caso Sérgio Amadeu, temos a obrigação de mostrar a todos o que é essa M$, isso não é implicância, é advertência, serviço de utilidade pública. É informação. Ah!!! o windows é ruim mesmo.


» Glauco () em 19/06 16:16

Me parece saudável discutir essas questões, tenham o nome da M$ envolvido, da Apple ou da Tabajara Software Inc. Me parece, também, que sempre vai existir um "afetado" dizendo "uuuuuuui, páaaaara de falar da Maicrosóoooooooooofiteeeeeeee".
Ai, nega! :-)


» Abbaddon () em 19/06 16:38

Glauco, discorde de minha opnião, mas com respeito ok? Augusto, pelo menos isso seria legal. Eu não iria nem continuar o assunto mas depois dessa...

Quanto aos demais, desculpe o desabafo. Mas é um saco olhar as notícias e em várias delas ver MS no meio. E o kernel? E os bugs e bugfix? E as novas versões? E os novos drivers? etc. Tá faltando isso.

Uso o Linux há muito tempo. Troquei o Solaris por ele. Mas também uso o Windows. TODOS tem vantagens e desvantagens como disse anteriormente. Sou um profissional de informática. Não posso simplesmente dar as costas para uma tecnologia. Posso vir a ter que trabalhar com ela.

Minha falta de paciência é com fanáticos que só fazem anti-propaganda. Vou dizer outra vez: falar mal da microsoft não melhora em nada a imagem do Linux, que pode apostar, ainda é ridicularizada na maioria das empresas exatamente por causa dos moleques que só fazem besteiras "em nome" do Linux.

A MS usa as ferramentas que possui para sustentar a empresa. Honestas ou não, é assim que o mercado funciona. E lembrem-se que não estamos em woodstock. Ninguém vai mudar o mundo. As empresas continuarão aí mesmo depois que o Linux tomar mais de 50% dos desktops (e eu tenho certeza que isso vai acontecer).

Só gostaria que a inteligência fosse usada no lugar da ignorância (pelos fanáticos, claro) para fazer a boa propaganda do Linux.

Agora sejam sinceros. Vários aplicativos para Linux tentam imitar o Windows. O Gnome e o KDE (que é minha opção de uso) não são uma tentativa de imitar o padrão usado pelo Windows? E as n distribuições que tentam ficar com a cara do Windows XP? Então não digam que a MS só atrapalha.

Eles tem boas idéias. Na implementação deixam a desejar o que torna seus aplicativos instáveis. Mas no projeto são bons. Basta ver as idéias do OLE, COM, DCOM e COM+, ActiveX, etc. Sem contar que prefiro o ambiente gráfico do XP por ser mais "macio" de usar.

Isso não quer dizer que eu PREFIRA o Windows. Ao contrário. Só estou mostrando seus pontos positivos.

Ah, Solano Krabbe, sobre a sua frase: "quando vc agredide um de nós, agride a todos nós", é por isso que Israel e Palestina nunca param de brigar... Pense bem, não é assim que se resolve nada.

EdCrypt, eu sei que os franceses não estão proibindo nada. Pelo contrário, eles estão estimulando a concorrência o que é muito correto e deveria ser feito no Brasil, mesmo eu não gostando do Conectiva. Meu desabafo foi contra os radicais.

Henrique Vicente, eu não esqueci das idéias de Software Livre. Fico preocupado quando as pessoas esquecem de respeitas o direito das outras pessoas. Mas como vivo num mundo capitalista não adianta ficar preso nos ideais comunistas ou socialistas. Ah, e eu desenvolvo para WEB, sei do que você disse e concordo. Eu faço páginas compatíveis com o padrão W3C. Para IE só sobre encomenda ;)


» Augusto Campos () em 19/06 17:11

Abbaddon, se você percebeu alguma notícia importante sobre o software livre que não tenha sido publicada aqui, envie sempre através do link de sugestões de notícias, que a gente publica. Mas acho que temos sido bem inclusivos.


» jcassale () em 19/06 17:51

E contra a radical e fanática M$ voce não é contra, Abbaddon????
E porque as empresas não a ridicularizam com as molecagens de seus macaquinhos ?


» Pedro Matiello () em 19/06 17:57

Abbaddon, discordo de você.

Você pode não estar interessado em notícias sobre a Microsoft, mas muita gente aqui, me incluindo, está.

Você pode não perceber, mas existe sim relação entre Linux e Microsoft: menos pessoas usando Windows significa mais pessoas usando o Linux (pelo menos um parte dos ex-usuários de Windows), e isto interessa sim.

Além disso o Windows é concorrente do Linux, e é sempre bom saber o que se passa no outro lado da cerca.

Não é nosso objetivo impedir que as pessoas usem o Windows. Mas é nosso objetivo mostrar o Linux para cada vez mais gente, os que se interessarem migrarão. Mas para isso é preciso saber o que o Windows tem e quae alternativas podemos oferecer.

Mais: a notícia não fala só da Microsoft. Fala que o governo francês pretende abrir mais espaço pro software livre. Como isso não interessa? A europa é um mercado importantíssimo.

Não podemos nos alienar e viver só dos aspectos técnicos.

Concordo plenamente com seu comentário sobre os xiitas, concordo que isso não leva a nada e também me irrito profundamente com eles. Mas não acho que tenha sido o caso aqui (pelo menos ainda não tinha começado).

Não sei bem quanto ao KDE, mas o GNOME não tenta imitar o padrão de uso do Windows, na verdade ele está muito mais próximo do Mac do que do XP, e mesmo assim tem uma série de características próprias, um "look-and-feel" próprio.

Sobre as distribuições que tentam ficar com a cara do Windows: não é porque o Windows é mais "macio" ou fácil de usar, e sim porque imitar o Windows facilita o processo de migração. Mudar é difícil. Aprender um novo jeito de usar o computador é difícil. Facilitar esse processo é uma atitude sensata.

E sobre o XP ser mais macio: toda vez que eu sou obrigado a usá-lo eu sinto uma saudade indescritível do meu FC2+Gnome. Eu acho MUITO mais fácil usar o Linux, principalmente porque eu quase nunca uso o Windows e por isso perdi o jeito.

Eu acho que é só :)


» Manoel Pinho () em 19/06 17:59

Não acho que o KDE ou o Gnome copiem o Windows. Eles simplesmente usam a mesma metáfora de desktop e o conceito de janelas, que também NÃO foi inventada pela M$ (e sim pela Xerox) e é usada há muito tempo por diversos sistemas operacionais. No máximo vc pode afirmar que eles não são desktops criativos.

E o linux não tem apenas o KDE e Gnome. Quem quiser pode usar clones do Nexstep, do CDE e alguns originais como o Enlightenment.

E me desculpem as opiniões em contrário. Também sou obrigado a lidar com o Windows (no micro de outros, é lógico) mas nem por isso vou deixar de abominar a empresa Microsoft e, conseqüentemente, todos os seus produtos pois eles não são simplesmente produtos como outros quaisquer, e sim instrumentos de monopolização e eliminação de concorrência, além de não seguirem padrões. Digamos que a Microsoft é a antítese de tudo o que gostamos nos softwares livres.

E não dá para falar muito de linux sem falar em Microsoft pois estamos a tal nível de monopolização de mercado que para quase todas as pessoas computador =PC, sistema operacional=Windows e suíte de escritório=MS Office.

Eu fico chateado com algumas pessoas que não entendem o conceito de software livre e tratam o linux (ou *BSDs) como curiosidade de nerds ou como mais um sistema operacional dentre tantos. Quem pensa assim deve usar um Mac ou mesmo ficar com o Windows.

A M$ não é a única que precisa ser evitada e combatida, mas atualmente é a número 1 sem dúvida nenhuma. Depois pensamos no resto...


» Manoel Pinho () em 19/06 18:04

Ah, eu não fui em Woodstock (nem no Rock in Rio :-) ) e nem fui comunista ou usuário de drogas. Não sou contra empresas que vendem software proprietário, mas desde que não usem meios excusos para acabar com a concorrência e sigam os padrões, para permitir concorrência leal. Capitalismo para mim é isso. Monopólio é uma aberração típica de capitalismo selvagem e deve ser combatida fortemente por governos de todo o mundo, especialmente quando a empresa ainda por cima é estrangeira.


» Abbaddon () em 19/06 18:44

É, desculpem se minha opinião diverge.

Sou mais moderado. Não precisam se irritar e responder, não gosto de radicalismo e não pretendo frequentar lugares assim.

Augusto, eu já enviei várias notícias e nunca as ví publicadas, por isso parei. Visito seu site diariamente desde tempos remotos...

Além disso eu pedi que você impusesse respeito, o que não foi feito e lamento muito.


» Glauco () em 19/06 18:46

Concordo, Manoel. Analisando rapidamente, os dois motivos pelos quais torço o nariz para M$ são:
1 - Fazer softwares que não funcionam a contento (nem todos, cumpre citar); e
2 - A política selvagem de eliminação da concorrência.
Peço desculpas a todos pelos comentários acima, mas não dá pra ficar sério diante de algumas posturas.


» Augusto Campos () em 19/06 20:52

impor não combina muito com o espírito deste site, e acho que se você emite sua opinião, pode muito bem aceitar que outros a contradigam. Não vi nenhuma falta de respeito que precise de intervenção - a não ser que você queira que eu censure as mensagens, o que não gosto de fazer. Você já pediu respeito, não preciso repetir.

Aproveitei e procurei no histórico de submissões dos leitores e não vi nada enviado por abbaddon. De qualquer forma, se você notou a ausência de alguma notícia que acha que deveria ter sido coberta, o convite continua de pé. Publico em média 6 a 8 notícias sugeridas por leitores diariamente, e se a sua for interessante certamente estará entre elas.


» Augusto Campos () em 19/06 21:04

Complementando: mesmo em uma semana marcada por uma interpelação judicial da Microsoft contra uma das maiores autoridades relacionadas à adoção do software livre pelo governo brasileiro, acabei de fazer uma contagem entre as 37 notícias em exibição neste momento na página inicial, e apenas 9 delas mencionam a Microsoft - e sempre em conexão com o software livre. Ou seja, temos 28 notícias que ignoram este tema que tanto te aborrece. Ou seja, não procede a pergunta sobre quando vamos começar a falar de Linux, e outras similares... (ainda que se considere que falar de atos da MS com relação à nossa comunidade possa ser off-topic)


» Bardo () em 19/06 22:29

Abbaddon,

Voce assumiu sua postura em relacao a Software Livre (nao-politica) e isso eh otimo. Entretanto, devemos respeitar os "aliados", independente da postura que adotem.

Se nao fosse as formigas-soldados, as operarias nao conseguiriam trabalhar em paz... Cada um tem seu papel - papeis diferentes e nao melhores ou piores -, e eh assim que a coisa funciona direito. Ou voce nao percebeu que "Liberdade" e "Diversidade" caminham juntas?


» Ambulante da Praça () em 20/06 01:27

Poisé...

Imaginem que a empresa do homen mais rico (e, sim, poderoso) do mundo está sendo ameaçada por algo que não é de ningué e é de todos, algo que o nada (não confundir "O Nada" de a História sem fim) e muitos dirigem, algo que é intocado (ninguém pode ferir) e não há $$$ que compre. Não apenas do Software Livre, mas toda a filosofia e os recursos humanos (gente) que para o SL, do SL e em pró do SL agem, está enterrando todos os conceitos e esforços investidos da M$ e pondo-a em posição bem desconfortável destinando-a a ser nada.

Me disseram que Bill Gates quer comprar a General Motors...

Não há governo, império, empresário, bomba atômica, não existe nada que possa contra o Software Livre, apenas Deus.

Hoje, o grupo mais poderoso do planeta, não é um punhado de ricaços que detem 70% das riquesas ($$, ouro, pedras preciosas, terras, etc), não é um árabe nadando em petrólio, mas sim, a comunidade global do Software Livre. Acima dele, só Deus.

Essa é mais uma prova de que dinheiro não compra tudo.

Não haverá Bilhões de dólares ou euros ou reais suficiênte pra tornar o Software Proprietário mais forte que o Software Livre, só Deus poderá faze-lo.

Como dizia o Mestre Chingning, o mais antigo e poderoso piratero de Software do mundo:

"Chegará o dia em que todo Software será Livre, para desenvolver, distribuir, melhorar e, principalmente, usar. Nesse dia, as licensas não existirão mais, o número serial deixaria de ser pedido, que o registro obrigatório e a ativação on-line seria um conto de terror em acampamentos. E, nesse dia, o homem será feliz, e sua existencia somente glorificada e em paz."

(Chingming - Camelô)


Ambulante da Praça.



» Marte () em 20/06 10:05

Ambulante,
tu já está vendendo mais copias de SL ou do ®uindoW$ ????
agora é serio, é muito bom ver mais governos abrindo as portas para o S.L. mas não podems esquecer que na Europa a Lei de patentes é um caso serio, será que isto irá influenciar em algo?


» PauloRZnd () em 20/06 10:18

A alegação, dos governos e empresas, é de promover a redução de custos. Aqui em casa, depois que passei a usar Linux(100%, não existe partição FAT32 ou NTFS) a cerca de um ano, realmente houve uma grande redução. Más não tenho o feedback, das empresas ou governos que adotaram SL, demonsnstrando isso.

Existe esse tipo de informação disponivel?

Ao Abbaddon,

A comunidade SL é isso, tem de tudo, entusiasta, desenvolvedores, engenheiros, médicos, dentistas, advogados, juízes, ..., xiitas e camelos.

Abraços a todos


» Rodolfo () em 20/06 13:28

Ontem apanhei feito um louco para configurar o compartilhamento da internet e da impressora, usando XP e ME, tenho o Mandrake, o Conectiva e o Kurumin instalados na minha máquina, mas o lobby da M$ é muito forte aqui em casa, não consigo configurar o Mandrake, que a patroa fica com raiva, é só ligar o Linux e lá vem a pergunta: Posso compartilhar a rede? Bom, ainda não consegui compartilhar usando Linux, porque toda vez que entro não me deixam fuçar, e os meninos? Os jogos deles só em Windows, daí vai, que só quando tiver uma máquina só minha vou poder aprender de verdade.


» racional () em 20/06 15:15

São medidas como essa, do governo francês, que acirram a rivalidade entre as nações do mundo. Apenas como provocação, a França, rival de longa data dos Estados Unidos, resolveu 'mexer' com uma das mais representativas empresas norte-americanas.

Não me espantaria se, depois, os EUA trocassem o nome das batatas de french para freedom de novo.


» racional () em 20/06 15:17

São medidas como essa, do governo francês, que acirram a rivalidade entre as nações do mundo. Apenas como provocação, a França, rival de longa data dos Estados Unidos, resolveu 'mexer' com uma das mais representativas empresas norte-americanas.

Não me espantaria se, depois, os EUA trocassem o nome das batatas de french para freedom de novo.


» Klaatu () em 20/06 16:30

Bom, sem mais flames...
Alguns aí me conhecem e sabem que trabalho para o governo do Brasil, mais especificamente dentro do ministério da defesa.
Já migramos os servidores, só resta um M$ porque precisamos de um aplicativo em ASP que ainda não tem versão em PHP mas vai sair logo. Estamos agora migrando os desktops para linux, por que?

1 - Custo. Win XP +- R$ 600,00 e Office +- R$ 1200,00 por micro. O cara q disse que linux é mais caro tem que vestir uma camisa de força.

2 - A enorme carga de vírus, worms, trojans, exployts, sniffers, spywares e outros bichos que buscam o window$ + IE como formigas buscam o açúcar. Percebam que usar o Norton Antivírus + Internet Security exige bastante da máquina. Sem falar que você nunca dorme tranqüilo.

3 - Meu parque computacional. Temos 104 computadores de mesa, muitos deles são velhos P100 ou 233, como usar o XP e o office neles? O Office 97 não abre os documentos do 2000 e XP. Partimos para thin clients com XDMCP.

4 - SOBERANIA. Todos sabemos (não estou falando com newbies) que o Window$, IE, e o office têm rotinas de rastreamento, além das já conhecidas vulnerabilidades que nem todos os patches e service packs do mundo conseguem resolver. Assim, fazendo minhas as palavras do ministro do comércio japonês, como vou colocar dados estatégicos, econômicos e até militares dentro de computadores que mandam para o império tudo o que temos? Só um detalhe, eu já vi este sistema funcionando num Notebook Toshiba satellite.

5 - Estimular o crescimento do meu país. Quanto mais usarmos e colaborarmos com o Software livre nacional, mais empregos e know-how estaremos gerando aqui no Brasil, evitando de enviar para Redmond cerca de um bilhão e duzentos milhões de dólares por ano só com as licenças de uso.

6 - SUPORTE de verdade. (É isto mesmo!)
Alguém aí já ligou para o suporte da M$???? Eu liguei há uma semana por que meu NT original e que custou R$ 1750,00 ao meu país não instalava nem a pau, nem arrancando as partições. (Descobri depois q o erro estava no particionador do NT). Sabem o que eles me disseram depois de meia hora no telefone? "senhor, a M$ BRasil não presta suporte para servidores" E no CD tem um baita adesivo falando do suporte.

A contrapartida: Tive problemas com o samba no CL10, conversei com um pessoal pelo IRC e fiquei sabendo que já havia sido corrigido. Baixei a ISO e tchau bug.... tudo em menos de dois dias. a M$ faz isto?

Bom amigos, liberdade é liberdade eu costumo dizer que não temos o direito de julgar ou impor nada a ninguém. Por isto eu NAO ACEITO que venham me impor este sistema estrangeiro. Quem quiser usar beleza. Eu NÂO! E nem meu país que finalmente chegou à democracia.

Para finalizar, acho que o que faz o window$ tão necessário para muta gente, são programas feitos por outras empresas que nâo a MS, ex: Delphi, Dreamwaver, Counter-Strike... As versões para linux estão chegando e muita gente está vendo. Alguém percebeu que a revolução é silenciosa ao contrário das ações do império?

E me orgulho muito de ver que a comunidade de SL do Brasil ama este país com consciência.


» Glauco () em 20/06 17:19

As revoluções silenciosas, normalmente, são muito consistentes. É questão de tempo até que toda a ordem se reverta e, ao que parece, positivamente.
Concordo em grau, número e gênero com o Klaatu.
Aliás: Klaatu barada niktu!


» Manoel Pinho () em 20/06 17:43

A Micro$oft está que nem a Maria Antonieta, que durante a Revolução Francesa falou ao povo que padecia miséria e fome: "Se vocês não têm pão, comam brioches". Só esqueceu que brioche custa caro e o povo era miserável... Os produtos M$ são brioches cobrados a peso de ouro.


» Flavio Moreira () em 20/06 20:55

A pedido ("reprint"do meu post em outra noticia) :-P :

Comentário da notícia

A analogia que eu mais gosto do SL é aquela que compara ao almoço comunitário de Domingo na igreja:

Cada um leva um prato.

Todos levam seus quitutes, experimentam, se é bom "trocam" receitas - se não gostou então não come ou dá umas dicas pro cozinheiro. No próximo evento da igreja, todos levam novamente seus pratos - aquele prato que era bom e alguém pegou a receita, ficou mais incrementado ainda - aquele que não era bom, com as dicas dos amigos, deu uma melhorada - aquele que era ruim e ninguém comeu, talvez nem tenha no próximo evento. No domingo se fizeram amizades e se conheceram as afinidades mútuas ... Dona Maria convidou a Dona Zica para fazerem juntas um novo prato de cozido ... quando ficar pronto, o pessoal da igreja vai experimentar e se ficar bom vão pegar a receita - e talvez melhorar , etc etc em um ciclo contínuo. Se faz novas amizades, se aprende a cozinhar, a servir, a compartilhar as receitas. É claro que tem uns bicões que não levam nada e pegam as receitas e fazem para si só - ou ainda produzem industrialmente algo adaptado da Dona Maria e da Dona Zica. Mas em geral este mesmo "bicão" irá proporcionar - porque é algo interessante para ele - os meios necessários para as "donas" cozinharem cada vez melhor. E não a nada de errado nisso.

É claro que você pode ir ao McGordura e pedir um hamburger ... você não sabe o que vem dentro , não interessa saber como feito, não vai revender o hamburger, a receita da venda vai para uma empresa estrangeira ... tudo certo ! nao há problema algum nisso ...

Podem coexistir pacificamente os dois modelos de "negócio" ...

O que não pode é a McGordura dizer que a Quermesse da Igreja não serve para a comunidade - e usar de todos os meios para "plantar" isso na mídia ou processar o "bispo" só por causa da opinião de que devemos promover uma dieta mais saudável.

o Sérgio Amadeu está sendo processado (ou em vias de) pelo fato de ter usado uma metáfora ... espero que não aconteça o mesmo comigo !


» PauloRZnd () em 21/06 10:40

Já que Ambulante da Praça deixou a dele, tabém vou deixar uma:

"Quem retém conhecimento, é como um cão de circo, que aprendeu a sentar, deitar, rolar, andar de bicicleta,
e pasmem, até falar, porém quando morre, morre um cão que sabia muito, más a cachorrada continua latindo e
andando de quatro patas."

PauloRznd


» Glauco () em 21/06 10:44

Interessante... tanto a quermesse do Flavião quanto o cachorro do Paulo. To rindo aki prá kct!


» francis helmut () em 23/06 16:16

e ai galera trabalho com linux faço facudade de software livre, gosto muito do linux.
mais gosto do Ruwidos tb. acho a filosofia do linux esse esquema de comunidade todos ajudando uns ao outros e bacana.não gosto do usuario linux que impoem um sistema operacional como religião acha que aquela distribuição e deus aqui na terra.ai galera fanatica a distribuição pode ser qualquer uma acho que deve ser a que o usuario tenha maior facilidade e afinidade então esse espirito de impor não combina muito com a filosofia livre, igual usuario do BSD mete o pau no linux porque? a filosofia e a mesma!
usuario slack-9.1 kurumim-3.0 win-2k A favor do respeito ao usuario!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.