Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Cidade de Munique confirma migração de Windows para Linux

Notícia publicada por brain em junho 16, 2004 09:53 PM | TrackBack


O LWN informa que a cidade de Munique confirmou ontem sua migração de Windows para Linux, por 50 votos a 29. A cidade estudou, testou e experimentou o uso do software livre durante mais de um ano, e mesmo tendo tido todo este tempo, a gigante do software proprietário não conseguiu convencer a administração municipal a voltar para o Windows.

Segundo esta notícia do The Inquirer, durante este ano de testes realizados pela municipalidade, o próprio Steve Ballmer (CEO da Microsoft) teria chegado a interromper suas férias para oferecer a Munique desconto de 90% na aquisição de produtos da sua empresa, em um movimento semelhante ao que o Sérgio Amadeu recentemente descreveu na imprensa (e por cuja descrição agora está sendo interpelado judicialmente pela Microsoft).

Mesmo assim o software livre ganhou a concorrência. Parabéns!

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Leonardo Luiz () em 17/06 03:03

Pois é isso confirma o que o Steve disse na sua entrevista à Info :

"... nós temos um produto que compete muito bem. Em 99% dos casos, o Windows vence ... Estudos feitos por empresas "independentes" podem provar que o Windows é mais barato que o Linux ... Os governos devem olhar para cada aplicação, caso a caso. Se somos os melhores, fiquem conosco.Se não, fiquem com o outro."


» Tchelo_Xinelo () em 17/06 09:28

É Leonardo, UAhuAHUAh é que o Balmer não ofereceu 99% de desconto, deve ter sido comédia a cara do Balmer após terem recusado a proposta dele!!! É bom ver que o outro ganhou!!! O Outro se adaptou melhor a Munique!!

100+


» Augusto Campos () em 17/06 09:37

Esta notícia é um complemento interessante à de anteontem sobre a adoção do software livre em Bergen, a segunda maior cidade da Noruega: http://br-linux.org/noticias/002656.html


» Kllatu () em 17/06 09:46

Bom, acho que isto só prova a maturidade do software livre e da comunidade. Bom ver que estamos ajudando a enterrar bem fundo este sistema feudal. ;-)

Ah, havia me esquecido:
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA


» Luiz () em 17/06 09:51

1% tem mais força que 99%?

huahuahuauha!

SL na certa!


» depassagem () em 17/06 09:55

Interessante saber que eles vão migrar com os pés no chão. Primeiro, vão usar o Mozilla e o OpenOffice nos desktops windows. Durante 2005 e 2006 serão progressivamente substituídos os sistemas operacionais, tanto nos desktops como nos servidores. Só em 2008 a transição será completada.


» Philippe () em 17/06 11:04

mas é assim mesmo que se debe fazer. o que já é un grande progresso, pois como a prefeitura vai usar Mozilla, os Webmasters de Munique vão ter que fazer paginas que sejam compativel com o navegador. a prefeitura provavelmente vai investir no openoffice tambem, pra ter um diccionario e un corretor melhor.

acho que o governo brasileiro devia começar por ahi, com openoffice e mozilla em todos os ministerios já.


» Hermes () em 17/06 11:37

Não dá Philippe
- Existem páginas em alguns Ministérios que só abrem utilizando o Internet Explorer - tem que resolver isto primeiro.
- Quanto ao OpenOffice aí não sei, mas é uma boa opção.


» Hélio () em 17/06 11:43

Espero que isso aconteça aqui brevemente,
sou prestador de serviços em um empresa que
da acessoria a municipios, e o caso é o contrario
estão trocando um sistema que roda em linux
(dataflex), para um sistema desenvolvimento em Visual Basic.
Não entendo o que acontece no brasil a nível
federal a maré vair para um lado nos municipios
para outro.


» Henrique Vicente () em 17/06 12:29

Windows é presente de grego..


» nelsonvn () em 17/06 16:09

Essa mudança de sistema operacional não podia acontecer somente em Munique, mas com todas as cidades do mundo! Vai acontecer, é uma questão de tempo. :-)


» dimas () em 17/06 19:34

Concordo com o Hélio. Tem prefeitura tirando Novell e Dataflex e partindo para window$ e $eu$ penduricalho$, ignorando todo o esforço do governo federal.


» Davyd () em 18/06 08:11

Não consigo ver motivo maior para um governo que pretende a todo custo economizar recursos, do que investir em softwares livres. Fico triste quando escuto as pessoas dizerem que não dá porque alguns sistemas são incompatíveis com A ou com B, isso é óbvio. Mas apartir do momento em que se massifica o uso de determinada aplicação os desenvolvedores tendem a almentar sua compatibilidade e consertar seus bugs. Meu total apoio a utilização de Software Livre no Governo.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.