Notícia publicada por brain em junho 15, 2004 10:58 PM
| TrackBack
Recebi das Linux Chix o link para um breve comentário delas sobre a participação de crianças na comunidade livre. O texto inclui duas fotos de jovens usuárias que estiveram presentes ao FISL - uma delas tem 9 anos e seu próprio PC, onde roda o Kurumin (e tenho a impressão que fui eu quem tirou a foto, talvez elas possam confirmar). O assunto é interessante e estão abertos os comentários: quem conhece pequenos entusiastas de Linux? O que os atrai e mantém?
Uai, meu filho de 3 anos e 6 meses já sabe ligar o PC, logar e entrar no KDE, ativar o Potato Guy, Tux Racer e Kword, KPaint sozinho. Comprei um daqueles computadores da Xuxa, mas não colou.
ô loco meu.. rs.. meu caso não é tãããão precoce assim, mas meu primo de 11 anos adorooou o meu papel de parede do Tux matando a borboleta do MSN e o meu gnome 2.6 rodando no FC2.
Resultado ?? Queimei um cd do Kurumin pra ele..
Acho que as crianças também tem um papel de influência na adoção do software livre! Na minha cas a por exemplo enquanto meu irmão de dezessete anos fica reclamando sobre jogo para Linux, minha irmãzinha de 11 anos fica se divertindo no KDE com Kpaint e aqueles joguinhos que vem com o KDE. Vejo que as crianças são o meio mais fácil de se propagar o uso de software livre uma vez que elas ainda não se prenderam a porcaria do rwindows e estão abertas para aprender.
Que criança não presta a atenção quando dizemos que vamos ensiná-las a mexer no computador!!!
Minha irmã mesmo já disse que ela "prefere o Linux, é pouco mais difícil, mas tem mais coisa para mexer". Ela fica configurando seus papéis de parede e coisas do gênero!! Noto uma diferença entre adultos e crianças observando meu pai de 43 anos que não sabe encontrar seus arquivos se não tiver um icone na área de trabalho, quando digo que ele deveria usar o Linux tb ele diz que gosta fazer como já está acostumado.
Aí eu me pergunto: Com esse nível de conhecimento, ele está acostumado com o que??
Acho que deveria haver uma distro voltada especialmente para os baixinhos!!!
Com certeza colocaria na minha casa para ver o que aconteceria!!
Seus pedófilos!
Meu sobrinho de 5 anos não troca o frozen bubble, o tux racer e o kolf por nenhum jogo do windows :-).
Augusto, é sua mesmo a foto. Ainda não conseguimos todas, mas esta ficou legal. Não sabia que havia tantas crianças assim brincando no Linux. Uma vez eu vi o Djalma Valois mostrando alguns programas feitos especialmente para crianças, tudo em Linux, claro. Hmmm, quem sabe dá uma matéria. Com a comunidade deste tamanho, com certeza deve ter gente querendo brinquedinhos para atrair a atenção da criançada pro computador... pequenos nerds :D
Onde se consegue a camiseta? Quero comprar uma para a minha sobrinha.
Bom, eu conheço centenas de crianças usuárias de linux, desde aquelas com 4 anos até os "marmanjos", de doze, treze anos.
No caso das crinças menores, o que mais chama a atenção são programas como tuxpaint, gcompris, tuxmath, potato guy, uma versão em java do famoso jogo em basic Gorilas, etc. (Bons tempos aqueles).
O que falta, para atrair mais a atenção dos baixinhos é justamente mais joguinhos. Infelizmente a grande maioria é para Windows, seguidos de uma boa quantidade para Mac e nada (comercial), para linux.
À medida que o linux amadurece como opção para o desktop, isso deve melhorar.
são belas crianças e são muito bem-vindas à comunidade. aproveito para dizer que marcel, meu sobrinho de 7 (sete) aninhos, é linuxista já há bom tempo.
Não esqueçam do KuruminGames 1.2 e 2.0 (jogos diferentes) direto do CD ...
Além de dos emuladores para jogos de videogames
Quando meu filho Matues nasceu eu já trabalhava
com Linux à 3 anos. Então foi o primeiro sistema
que ele conheceu. Na fase de bebê era ver fotos
e rabiscar imagens no Gimp, escutar Sons no XMMS
e gravar seus sons no rec. Depois com 2/3 anos
efetuar login e senha, chamar o ZSnes e outros
jogos do KDE/GNOME. Agora com 4/5 Jogos 3D como
TuxRacer e Tron. A mãe LinuxChix vai preparar
alguns jogos educativos no KEduca-Editor para
ele jogar no KEduca e por aí vai...
Quando meu filho Mateus nasceu eu já trabalhava
com Linux à 3 anos. Então foi o primeiro sistema
que ele conheceu. Na fase de bebê era ver fotos
e rabiscar imagens no Gimp, escutar Sons no XMMS
e gravar seus sons no rec. Depois com 2/3 anos
efetuar login e senha, chamar o ZSnes e outros
jogos do KDE/GNOME. Agora com 4/5 Jogos 3D como
TuxRacer e Tron. A mãe LinuxChix vai preparar
alguns jogos educativos no KEduca-Editor para
ele jogar no KEduca e por aí vai...
Meu filho de 04 anos "se amarra" e tira a maior onda ao utilizar o computador e os jogos/aplicativos do meu Kurumim. Criei um usuário para ele com senha e tudo.
A grande vantagem que existe no uso do linux por crianças é a segurança quanto a uso indevido, apagamentos acidentais, etc...
Elas podem se divertir e aprender à vontade e nós podemos ficar tranquilos.
Viva a liberdade desde criança!
A primeira vez que eu vi o linux eu tinha 10 anos, mas 'graças' ao monopólio da m$ só comecei a usar p/ valer realmente ano passado(tenho 15).
Minha irmã de 8 anos sabe navegar, brincar e deligar meu PC com o Kurumin. Ela adora os joguinhos do Linux, não reclama em nada! Questão de costume.
Meus Sobrinhos:
Mayara (6 anos) usa o micro desde os 4 e Jonatham (3 anos) adoram o Homem Batata, o Tux Paint e uns joguinhos em Flash que peguei no site da Turma da Monica.
Tenho 03 filhas: Nicolly (8), Nathally (6) e Narryman (4).
As duas mais novas disputam ferozmente o micro pra jogar Homem-Batata e Frozen-Bubble, carinhosamente chamados de "Batatinha" e "Congela". A mais velha se diverte com o Tux-Racer, mas já começa a dar as clicadas dela em outros aplicativos mais "sérios".
O interessante é que elas ganharam um CDROM do "Procurando Nemo", mas elas perderam o interesse e voltaram pros jogos do Linux.
Ufa!!
Java2:
Fale mais sobre esse tal de KEduca-Editor. Onde posso conseguir uma cópia?
Agora, o nome do negócio é feio: parece "caduca".
Fico imensamente feliz em ler estes depoimentos. Pois vocês além de incentivarem desde cedo o interesse pelo software livre, percebo que não fazem distinção de meninos e meninas, todos são igualmente bem vindos a candidatos de futuros nerds. Com o computador sendo tratado com naturalidade desde cedo, a igualdade está mais garantida para as futuras profissionais. Parabéns a todos!
Utilizo o Mandrake 10 Official e o
KEduca e vários outros educativos
já vieram junto, segue o link do
projeto:
http://keduca.sourceforge.net/
Nerd que é nerd adora computadores desde criancinha.
Meu sobrinho de 5 anos quando vem em casa eu o deixo jogando Tuxracer, xbill (tem que aprender a odiar M$ desde criancinha :-) ) e um emulador de MSX com os jogos que eu gostava na época e o moleque se amarra.
Tenho 2 filhos, o Zezinho (8) e a Alana (5), ambos utilizam os joguinhos do Linux, sendo que o Zezinho tem seu próprio computador e prefere utilizar o Kurumim Linux a qualquer outro SO.
Estou inclusive procurando algum IDE da linguagem LOGO que seja fácil das crianças utilizarem. Alguém tem uma dica?
>Estou inclusive procurando algum IDE da linguagem LOGO que seja fácil das crianças utilizarem. Alguém tem uma dica?
Tente:
http://www.freesoftware.fsf.org/lafontaine/
http://tortue.sourceforge.net/
http://klogoturtle.sourceforge.net/
PS: o klogo tem a vantagem de suportar comandos em português
Fico feliz em saber que mais e mais crianças já incluiram a informática em suas vidas... Meus filhos ( Matheus de 9 e Vinicius de 7) já "trabalham" com computadores a +/- 5 anos. Conhecem o ambiente KDE e Windows muito bem a ponto de instalar programas, criar pastas, manipular arquivos, fazer apresentações, e muito mais. O mais velho já faz páginas WEB e brinca com o Flash enquanto o caçula devora os jogos. É... uma infância bem diferente do que foi a minha ...
Não gosto muito de jogos... mais alguns marcaram minha infância... um deles foi o lemmings... quando descobri o "pingus" não perdi tempo.
"Pingus is a free Lemmings clone for GNU/Linux and Windows covered under the GNU GPL"
link: http://pingus.seul.org/
Sou usuário de Linux a muitos anos, atualmente utilizo Debian e Window Maker como ambiente gráfico. Tenho um sobrinho de 4 anos que desde os 3 adora brincar no meu notebook. Atualmente, carrego o Window Maker em outra sessão para que ele não faça uma desordem em meu ambiente de trabalho. A partir daí, é por conta dele, que sozinho inicia programas como: mozilla, mplayer, gimp, xasteroids, wmmixer, etc. No mozilla, ele vai até sites infantis relacionados no histórico e se diverte com os joguinhos on-line que encontra. No mplayer, reproduz o clip Gorillaz; com o wmmixer ajusta o volume, quase sempre colocando no máximo e incomodando todos que estão assistindo ao noticiário; no gimp adora colorir circulos e quadrados, ...
Enfim, diverte-se bastante enquanto vejo o noticiário despreocupado. Quando ele se cansa da brincadeira, encerro a sessão dele e retorno a minha. :-)
Taí, gostei do comentário "prefere o Linux, é pouco mais difícil, mas tem mais coisa para mexer" feito pelo asclows. Talvez seja por isso que dentre as máquinas que temos na visinhança, a criançada prefere "futucar" a minha &;-D
O meu irmão mais novo (6 anos) simplesmente virou para mim e disse:
- Quando é que eu vou ter meu "lógin"?
Isso é demais. Uso GNU/Linux desde 1997 e sempre percebi que ele chama a atenção das crianças. Deve ser porque "tem muita coisa para mexer"... :)
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.