Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Servidor LDAP em ramdrive

Notícia publicada por brain em junho 15, 2004 10:35 PM | TrackBack


Renato Tambellini (renato at metrosp.com.br) enviou este link para o artigo anterior e acrescentou: "Seguindo a idéia do ramdisk para aumento da performance do PostgreSQL enviada por Arnaldo Luiz Estevão, decidi fazer um teste usando o mesmo método com o OpenLDAP, e me supreendi com a performance atingida. Lembrando a advertência do artigo acima, não há nenhuma garantia e há um ALTO RISCO DE PERDA DE DADOS, portanto tome o máximo cuidado se for fazer isso, e lembre-se que você é o responsável caso alguma coisa der errado." Veja abaixo a descrição do procedimento do Renato.

Ele continua:

Para fazer funcionar no Slackware, fiz o seguinte:

Adicionei em /etc/rc.d/rc.local as seguintes linhas:

#####################################
# Inicia o servidor LDAP em memoria #
#####################################
# Monta o ramdisk com 200M
/bin/mount -t tmpfs ramdrive /mnt/ramdrive -o size=200M
# Carrega a base
/usr/local/sbin/slapadd -v -l /backup/openldap.ldif
# Inicia o LDAP
/usr/local/libexec/slapd

E indiquei a nova localização da base no /usr/local/etc/openldap/slapd.conf :

directory /mnt/ramdrive

Agradecimentos: Arnaldo Luiz Estevão Cássio Sampaio - Jair Ribeiro de Souza - Carmen Campoy Diaz Alessandro Kenji Urakawa - Ralf Braga - Márcio Garcia

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» andreas () em 15/06 23:06

*Imagino* (já que não vi números) que semelhante ganho de performance pode ser obtido simplesmente aumentando o cache do backend BDB do openldap via arquivo de configuração DB_CONFIG. Fiz isso uma vez para uma base de 1 milhão de usuários e era como se estivesse tudo em RAM. Com a grande vantagem de não perder tudo caso ocorresse uma falha de energia (pois era só cache, o DB está em disco e com suporte a transações).


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.