Notícia publicada por brain em junho 13, 2004 02:33 PM
| TrackBack
O leitor Russo Louco enviou este link do artigo e acrescentou: "Pessoal vi no Giboia Linux um artigo interessante que nos remete a uma reflexão: por que temos tantos portais da comunidade, se estes são bons o suficiente e o que fazemos para colaborar com seu crescimento? Eu achei legal o artigo e também a enquete que está relacionada, seria legal que mais pessoas pudessem ler o artigo e responder a enquete colaborando para o crescimento e melhoria de todos nós que lidamos com software livre! Valeu!"
Participem! A enquete neste momento conta com apenas 6 respostas, mas seu resultado pode ser interessante, se vier a ser representativo.
Para aproveitar a oportunidade, segue um trecho do artigo mencionado, e minhas perguntas extras no final: "Temos vários exemplos para ser citados e outros que provavelmente por injustiça eu não irei lembrar (mas que não quero que fiquem chateados por não serem lembrados, falo então daqueles que me recordo agora), dentre aqueles que me lembro, posso citar o Underlinux, Linuxit, Br-Linux, Linux Security, Linux Clube, que talvez pelo menos para mim são mais popupalres. Agora o que tornou esses portais populares? Seria a qualidade das informações que são veículadas, os artigos que são publicados ou pura e simples casualidade?"
Minhas perguntas para iniciar o debate deste domingo nos comentários do BR-Linux são 3:
1) Você encontra o que procura nos sites nacionais da comunidade do software livre? O que você mudaria, se pudesse?
2) Você concorda com a lista de sites representativos da comunidade apontada pelo artigo acima? De que forma você a completaria ou alteraria?
3) Você se sente que os sites de software livre nacionais representam (ou refletem) a comunidade? Caso negativo, o que você acha que deveria ser alterado neles para melhorar esta situação?
Votei em "Na verdade não precisamos de tantos portais."
Eu acho que a comunidade de Software Livre no Brasil está sofrendo uma grande crise de egocentrismo.
Todos querem ter o SEU portal de Linux, o SEU forum de Linux, o SEU canal de IRC, etc.
Talvez a psicologia ofereça alguma explicação para essa necessidade de ser o centro das atenções, mas infelizmente eu não entendo de psicologia :)
E o que acaba acontecendo é que as mesmas notícias são publicadas em todos os portais. Todos querem ter o seu site, mas poucou se preocupam em gerar conteúdo para ele, e se limitam a ficar copiando/traduzindo as notícias do slashdot, dicas-l, linuxtoday, newsforge, e de outras fontes.
Acho que o linux se popularizando dessa forma gerou uma boa quantidade de informação em português, ponto ótimo!
O problema é, com essa popularização acabou entrando muita gente que se preocuoa mais com aparência do que com qualidade.
Acho que incidentes como o que ocorreu a algum tempo com a linuxit e mais recentemente com o site do kalango (apesar de totalmente diferentes, ambos são marcas negativas para a comunidade linux no Brasil) ficarão mais comuns... Talvez eu esteja sendo pessimista... Espero estar errado, mas acho que isso é inevitável.. é um preço a se pagar que no fundo vale a pena já que os pontos positivos acabam se sobressaindo, seja com bons projetos sendo iniciados (como o proprio kalango que mencionei acima entre dezenas de outros que passam de pequenos scripts até algumas distros completas).. Humm acho que já sai do foco da conversa então melhor parar por aqui :)
Acredito que o excesso de portais gera muita redundância, e que poderia haver uma certa centralização dos artigos e tutoriais.
Se eu estou atrás de um tutorial, por onde devo começar? Quantos portais vou ter que vasculhar até achar a informação de que preciso?
Para não haver mal entendido: Apesar de gerar redundância, acho que o excesso nunca é problema, e sim uma vantagem, mas não supre o quesito de praticidade em encontrar uma informação.
No meu caso por exemplo, os sites que mais visito são br-linux e linuxtoday (entre outros) para noticias. mas quando quero um tutorial ou tirar uma dúvido vou direto no site da minha distro (no caso mandrakeexpert) ou no google. É mais prático do que ficar procurando no br-linux, depois no linuxclube, depois underlinux e etc...
Esse é um dos efeitos do software livre (alguém já ouviu falar em alguma comunidade de usuários ruindows?!!). Acho legal as pessoas com força de vontade, imaginação e tempo, criarem seus sites, sejam de notícias, artigos, fóruns, tudo em um, etc. E isso é legal pois nós podemos fazer uma analogia com as distribuições de GNU/Linux: cada um gosta mais de um ou determinados sites/distribuições, mais isso não quer dizer um site é melhor que o outro (seja por qual motivo for).
Portanto, do meu ponto de vista, isso é um efeito positivo do software livre e segue a sua própria filosofia: você é livre para escolher o que você quer, do jeito que você gosta.
Ah é..., eu acrescentaria na lista o gus-br (quem é que não usa Slackware que não visita esse site??? :) ),o Viva o Linux e o APLinux
Acho que o principal papel dos portais é chamar a comunidade pra se engajar em movimentos, eventos e projetos. Mas isso cabe a nós, publico, fazer também, sugerindo noticias por exemplo...
Sim, todos os portais são muito bons!
Cada portal atrai um tipo de público e a seleção natural faz o resto.
A redundância faz bem, pois através dela se reduzem as incertezas.
Tirando o portal www.plagioIT.com.br o resto é legal.
É so o Willian Copeia da Rocha nao copiar a ideia.
Eita que este bocó do copeia é um sujeito rancoroso e chato! Não concordo com plágio, mas ser rançoso como este camarada, que se esconde atrás de um pseudônimo (que eu considero covardia), eu nunca vi! Toma termo, nego véio. Para fazer este tipo de comentário, é melhor ficar quieto.
Pois eu concordo totalmente com o copeia, o PlagioIT ou LinuXit não merece estar no patamar de forum, o site é uma porcaria, só copia mal feita de noticia de outros sites.
Eu gosto do Brlinux pelas noticias, do LinuxSecurity por ser focado em segurança, e do Underlinux pelos forums. Tem muito site aí que só sai copiando documentação dos outros, não acrescenta nada. Se o tempo que os caras perdem fazendo um site assim, fosse gasto em alguma documentação ou tradução diferente, a comunidade ganharia muito mais.
Na minha opinião , os dois melhores sites de Linux do Brasil são o vivaolinux e o br-linux.
No Vivaolinux eu acho qualquer artigo, configuração ,dica que quero . E aqui no br-linux me mantenho atualizado com as notícias.
André Michi
Eu acho que deveriam criar categorias nesse fórum do br-linux. Um para configurações de Desktop e Instalação e outro para servidores e adminstração de rede. Assim não fica aquele canibalismo no fórum.
Acho que a maioria dos portais são bem unidos, estão enpenhados em divulgar informações e conhecimentos sobre o software livre. Para ver um exemplo, sempre que um artigo é colocado no site X, nos sites y, w e z tem uma noticia referenciando o artigo e o endereço para acesso ao mesmo.
Na maioria dos portais vc poderá ver links para acesso aos sites linux de toda a comunidade.
Eu não saio da UnderLinux, mas mesmo assim não deixo de passar diariamente em vários outros portais linux(como estou fazendo agora). Pois todo portal linux tem ótimas qualidades.
Eu acho que não há necessidade de tantos sites. Acho que poderia haver algumas "fuzões" para haver sites de qualidade, porque a maioria, são extramamente amadores, plágios, sem conteúdo, etc.
O Linux in Brazil, hoje br-linux, conheço desde o tempo que havia um logo de um gorila (nem sei se alguém lembra disso, ou será que eu errei o site que tinha esse logo.. hehehe), que vem sendo mantido pela mesma pessoa, isso é tempo pra caramba, o que mostra seriedade e gosto pelo que faz, e que também passa confiança para os seus usuários, justamente por se tratar de um site com conteúdo em Linux, que exige saber o que está fazendo, mantendo neutralidade em assuntos polêmicos, o que mostra uma maturidade aprendida somente com o tempo, o que poderá demorar um pouco para outros chegarem a esse nível.
É claro que em breve teremos novos sites com qualidade, que serão mantidos por pessoas que ainda estão aprendendo e ter uma certa ética, deixando às vezes seus gostos pessoais de lado e indo ao sentido da verdade, ou seja, do lado da comunidade Linux, mas como eu disse anteriormente, isso é apenas com o tempo.
Olha o pontobr.org por exemplo. Na minha opinião era um dos melhores sites que tinha, mas isso era na época que era mantido somente pelo Bruder. Depois, entrou um monte de gente postando um monte de asneiras e teve uma queda total.
[]'s
Roger
Bem, como foi falado no V Fórum, existem milhares de sites, onde alguns publicam ótimas notícias, sabem filtrar o que realmente ajuda a comunidade e outros que dão o CTRL+C, CTRL+V e não estão gerando conhecimento nehnum. Particulamente todo dia visito Br-Linux, underlinux, vivaolinux e já me sinto satisfeito. Não vejo a necessidade de procurar outro site, porque todos os 3 tem conteúdo riquissimo. Agora se você olhar em outros sites, a maioria vai está fazendo citação de nóticias desses sites, sem querer generalizar, mais é isso que acontece.
Acredito que para a criatividade e a inovação sempre exisitirá espaço, concordo existe muitos sites do crt+c and crt+v, mas existem sites excelentes, br-linux, linuxdicas, linuxrapido, linuxbsd (deixa eu vender meu jabá ehhe), underlinux, guia do hardware (esqueceram deste?), viva o linux (ótimo), todos sites que tem um diferencial e têm o diferencial de fazer algo diferente também, mas em contrapartida existem sim, muitos que alêm de replicarem não mencionam créditos. Mas viva a Sl que possibilita a opção de escolha!
Eu concordo com as url citadas, só acho que nao podem ser esquecidos 2 ótimos portais o www.linuxdicas.com.br e linuxnarede.com.br, quem puder visite, são ótimos sites, com um ótimo conteúdo a nivel de notícias e artigos.
Falow
E que todos contribuam com a comunidade
Primeiro aos que ficam falando que os sites estão crescendo a torta e a direita e isso é mal para a comunidade.Primeiro, me fale um site que tem sua propria equipe de reportagem e que busca a noticia la na fonte ?????? tem algum, entao porque ficar falando q os sites copiam um dos outros ??, se todas as noticias sao copias de sites como slashdot, newsforge, terra, uol e etc.Tem cada um viu que irrita, vejam pelo lado do bem, o linux e a comunidade tem muito a crescer ainda, e tem gente q acha mal surgir sites na comunidade.
E outra, da pra contar nos dedos sites que desenvolvem seus proprios tutoriais hoje em dia, se for 3 são muito e aqui foram listados no minimos uns 7 sites que dizem ser de top, ou sejam todo seu conteudo é legal e eles nao copiam nada,
Vamos parar de bailismo e de ficar criticando e vamos ajudar mais
Saudações,
Sinceramente? Não vejo muita importância em discutirmos se 1 milhão de sites é melhor do que 4 ou 5 na comunidade, ou ainda, se esses citados no artigo (incluindo o meu) são melhores que os demais... Se um site é ruim o bastante para não merecer um acesso, não acesse, isso não irá mudar o fato dele existir ou não. É sempre melhor ter algumas opções boas dentre muitas do que não ter opções. Todo site ou portal tem seu valor, por menor que seja. Até o tão falado LinuxIT tem seu valor e seu papel na comunidade, mesmo que seja o papel de servir de alerta para que outros não sigam seu exemplo.
Eu tenho visto, cada vez mais, muitos PROJETOS (não apenas sites ou portais) surgirem no cenário nacional, projetos de valor inestimável para a comunidade (leiam Slackware Zine, Kurumin, livros impressos, "coloque seu projeto aqui", etc). O importante é que essa maré de idéias (iguais ou não) continue. Que quem pensa em criar um novo projeto, um novo site ou um novo portal não se deixe assustar por conta dos já existentes, sempre há espaço para mais um! O tempo acaba, por si só, deixando existir apenas aqueles que são mantidos com seriedade e competência, podem ter certeza disso... Nossa comunidade terá sempre sede e fome por informações, cada vez mais, e espero poder presenciar e acompanhar o nascimento e desenvolvimento de muitas novas fontes...
Abraços!
Poxa.. ninguém falou do meu :-(
Nem criticar criticaram.. rs..
Bom gente, o que eu acho sobre isso é que é melhor sobrar do que faltar, certo ?
Eu adoro a idéia de ter vários sites como banco de dados numa eventual pesquisa. O Google é meu melhor amigo nessa guerra do avanço constante da informação, e quantos mais sites e mais matérias, melhor !
Desta forma o que não achamos aqui, conseguimos ali, e por ai vai...
É claro que eu não acho legal se um site ficar copiando do outro, porque isso não acrescentaria em nada o conteúdo que trafega pela web. Mas se o conteúdo for diversificado e rico, perfeito !
Abraços.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.