Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Análise do GoboLinux

Notícia publicada por brain em junho 11, 2004 10:28 AM | TrackBack


Escreve o João Luis Mancy dos Santos (joaocep @ inf.ulbra.tche.br)>: "Estou em casa desbravando o GOBOLINUX e resolvi fazer uma análise de usuário desta incrível versão em LiveCD. No início meio que desconfiei deles, mas até tirei o chapeu para essa Distro. Usei por uma hora, tempo suficiente para testar vários programas e listar o que me chamou a atenção. O importante seria o feedback do GOBOLINUX. Aceito comentários... críticas etc. Achei uma distro boa. que necessita de um maior uso da comunidade, Como sou um terrível programador, farei um papel de beta-tester e reportarei o que encontrar."

O GoboLinux é nacional, inovador, e fez sucesso no FISL, onde foram distribuídas mais de 1500 cópias da versão em LiveCD, segundo informações dos próprios desenvolvedores.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Paulo Zambon () em 11/06 10:40

Nossa! Essa análise caiu como uma luva. Tenho um problema com o GoboLinux 0.11 final e coloquei no fórum do guiadohardware, mas sem sucesso. Por favor, alguém pode me dar um auxílio? Aguardo e confio. Detalhes no link abaixo. Obrigado.

http://www.forumgdh.net/viewtopic.php?t=155166


» Guilherme Manika () em 11/06 15:30

Eu não usei o GoboLinux, mas rodei um CD live que distribuiram no FISL. Apesar de não gostar do esquema tipo /opt que gera milhões de links no /System/Links e de na achar que essa estrutura inspirada em NeXT/MacOSX não é extraordinariamente importante, eu aprecio muito o fato de eles estarem procurando novos rumos para o Linux.

As distribuições que só botam uma cereja em cima do bolo das distribuições anteriores podem até ser práticas, mas o verdadeiro papel das distros novas/não comerciais/alternativas é seguir caminhos que as distribuições tradicionais não podem seguir.


» Philippe () em 11/06 16:33

É GoboLinux 011, acho que o ponto entre o 0 e o 1 é errado, ja que é octadecimal, ou seja, 9 em numeros decimais e nao 0,11.

Eu achei muito melhor a organização de pastas, so que como nao consegui configurar o X (da versão 010) cuando instalei tirei fora e botei o RedHat 9 (shrike).

Acho ótimo a inovação, especialmente cuando não aponta a imitar o Windows, o que achava bem ao começo, mas agora acho pésimo. O linux tem que ficar facil de usar, nao ficar parecido com outro sistema (afinal complica isso). Macintosh é facil de usar e nao é clone do Windows. Gnome ja é muito facil de usar, e melhorando o sistema de arquivos (como o Gobo) e a instalação dos programas novos (estilo rpm) o linux pode substituir o Windows sem problemas.
Philippe


» byce () em 12/06 17:03

Parabéns: Continuem inovando!


» Manoel Pinho () em 12/06 17:36

Esse negócio de usar numeração binária de versões é engraçado. Se fosse eu, usava código de Gray :) :

http://www.nist.gov/dads/HTML/graycode.html


» Wilfredo () em 12/06 18:42

Não vejo a hora de experimentar a versão 0x09. E prefiro a numeração hexadecimal.


» Giusepe () em 12/06 21:45

Paulo Zambon, andei olhando no guia do hardware e vi seu problema:
...
/usr/bin/cdrecord: WARNING: Data may not fit on current disk.
/usr/bin/cdrecord: Notice: Use -overburn option to write more than the official disk capacity.
/usr/bin/cdrecord: Notice: Most CD-writers do overburning only on SAO or RAW mode.
...

vamos ver se posso te ajudar.
Teu cd RW, qual o tamanho dele? ( a pergunta é boba, mas é uma primeira ideia né ;-) )

[]'s


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.