Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Unisinos lança graduação tecnológica em Desenvolvimento de Software Livre

Notícia publicada por brain em junho 8, 2004 10:19 PM | TrackBack


Recebemos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), de São Leopoldo (RS), o anúncio do lançamento de seu curso de graduação tecnológica em Desenvolvimento de Software Livre. Segundo o anúncio, trata-se de curso único no Brasil, com duração de apenas 3 anos e conferindo diploma de tecnólogo aos formados. Os interessados em atuar nesse mercado em expansão já podem inscrever-se para a primeira seleção, que acontece através do vestibular de inverno da Unisinos. As inscrições estão abertas até 20 de junho.

Veja abaixo a íntegra do anúncio.

Unisinos lança graduação tecnológica em Desenvolvimento de Software Livre

A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), de São Leopoldo (RS), lançou o curso de graduação tecnológica em Desenvolvimento de Software Livre. O curso é único no Brasil, tem duração de apenas 3 anos e confere diploma de tecnólogo aos formados. Os interessados em atuar nesse mercado em expansão já podem inscrever-se para a primeira seleção, que acontece através do vestibular de inverno da Unisinos. As inscrições estão abertas até 20 de junho.

O curso oferece formação em desenvolvimento de soluções com ênfase em tecnologias livres. Tem foco na preparação de profissionais especializados na área de desenvolvimento de aplicações, proporcionando conhecimentos teóricos e essencialmente práticos para gerenciamento, desenvolvimento e implantação de projetos de software. Ao final do curso, o aluno será capaz de liderar equipes multidisciplinares de desenvolvimento e gerenciar processos em projetos de desenvolvimento de sistemas. Além disso, o aluno estará capacitado para implementar softwares de acordo com as boas práticas de Engenharia de Software.

A graduação tecnológica em Desenvolvimento de Software Livre é composta por Programas de Aprendizagem (PAs). Nesse método de ensino, o aluno matricula-se em um conjunto de atividades e não em disciplinas isoladas. Além disso, a metodologia consiste na aplicação dos conceitos teóricos em projetos práticos, que é o aprender-fazendo, facilitando a construção do conhecimento e desenvolvendo as habilidades profissionais de maneira a atender as necessidades atuais do mercado.

Parcerias com empresas possibilitarão aos alunos a vivência prática na sua área de atuação e incentivarão o empreendedorismo, ou seja, a abertura do seu próprio negócio. Durante o curso também serão utilizados recursos de ensino a distância. Conheça mais sobre o curso em www.unisinos.br/software-livre/curso.

O vestibular de inverno da Unisinos acontece em apenas um dia: 26 de junho, das 13h às 18h30. As inscrições são feitas somente pela web, até 20 de junho. Inscreva-se em www.unisinos.br/vestibular/site/curso.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» EdCrypt () em 09/06 05:58

O que há de semelhante no estado de São Paulo?


» Juliano Dapper () em 09/06 08:09

Tb lançaram a graduação tecnologia de segurança da tecnologia da informação.
R$630,00 /mes
Aulas de segunda a sexta,eventualmente aos sabados.


» santo do nascimento () em 09/06 08:44

Já esta disponivel curso semelhante aqui em Sao Paulo, esta com as mariculas abertas na Faculdade Mario de Andrade, até já havia enviado a algum tempo um comentario aqui , mas o mesmo não saiu.
pelo que sei um curso totalmente feito para as necessidades do mercado e duração de 2,5 anos, alem de certificação a cada semestre. acho que vale a pena conferir.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 09/06 12:37

Não é meio inadequado um curso desses ser de apenas 3 anos e formar tecnólogos? No modo como eu vejo um curso adequado ensinaria ciência de computação - para que a pessoa aprenda a programar segundo os bons preceitos de desenvolvimento - mais as especificidades de Software Livre. E o curso de ciência de computação tem ementa de 4 ou 5 anos.

Aliás, acho que adequado mesmo seria aprender software livre na pós-graduação, dando substância e sentido ao ensino teórico e prático da graduação em ciência de computação.


» Augusto Campos () em 09/06 12:52

Eu acho que se houver demanda, logo vão surgir cursos de bacharelado (com a duração mais extensa, como o Patola disse) nesta área. Mas não vejo nada de errado em existir a formação de tecnólogo. São cursos e formações diferentes, para finalidades diferentes.


» Zélão () em 09/06 16:35

É um caso perfeito de "faça o que eu digo, não o que eu faço". A Unisinos está investindo R$ 30 milhões num sistema administrativo proprietário, desenvolvido nos EUA... por menos da metade desse valor, poderia desenvolver um sistema próprio, aberto, gerando emprego pra um monte de gente. Mas fazer o que... quem decide isso são dois ou três padres, que devem ter levado lá os seus 10%. E agora vem querer ensinar a desenvolver em SL... sinal que deve dar dinheiro.


» Manoel Pinho () em 09/06 18:32

Concordo com o Patola. Em cursos de graduação em informática é besteira ensinar a usar produtos, sejam eles proprietários ou livres, porque isso muda muito rapidamente.

O que os bons cursos de graduação em informática ensinam são aquelas matérias básicas e que quase ninguém gosta de fazer: Matemática, Eletrônica Digital, Lógica, Estrutura de Dados e Algoritmos, Compiladores, Redes, Programação em ANSI C, Sistemas Operacionais, etc. Com essa base o cara aprende o resto sob demanda.

Linux e demais softwares livres devem ser usados como ferramentas nesses cursos mas aprender administração de linux e outros recursos mais avançados é tema para cursos. No máximo eu poderia aceitar uma pós-graduação latu sensu ou um curso técnico de segundo grau.

Acho que curso superior é curso superior. Tentativas de amenizar isso com cursos rápidos ou menos profundos são apenas formas de enganar aqueles que muitas vezes também querem ser enganados comprando um "canudo" em prestações.


» Augusto Campos () em 09/06 18:50

Eu acho importante estar sendo criado mais um curso superior com ênfase no software livre. A diferença entre tecnólogos e bacharéis é clara e sempre poderá ser objeto de debate, mas acho que não é motivo para que se deixe de comemorar a existência de interesse em um curso deste tipo.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.