Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Nova pérola anti-Software Livre do site AliceRamos.com

Notícia publicada por brain em junho 7, 2004 10:10 PM | TrackBack


Manoel Pinho (pinho@uninet.com.br) mandou o link para a matéria Novo FUD de AliceRamos.com: 'A inclusão digital baseada na sucata'", publicada por ele no LinuxDicas, e disse: "O meu pensamento sobre essa matéria já está dito no link acima... Seria bom convidar essa "jornalista" para visitar um telecentro de SP para ela parar de falar este tipo de coisa." Pessoal dos telecentros, a bola está com vocês.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Paulo Zambon () em 07/06 22:24

Não conheço tal pessoa, mas vou modificar um ditado que li certa vez, a referência era a televisão, mas vou adaptar para a internet ;-)

"O Homem não havia aprendido a amar o próximo, e inventou a internet, que ajuda a desprezar o distante".

Aqui caiu como uma luva!


» Cadu () em 07/06 22:28

"Ou será que também é engano meu o fato de nem todo mundo ter aptidão para área técnica?"

Não dona Alice, não é engano não. Tu és uma das que não tem aptidão nem para a área técnica nem para a área jornalística.

Nem perco mais meu tempo discutindo estas besteiras que alguns ainda têm coragem de escrever. E depois ainda tem a coragem de escrever: "A inteligência acima da notícia".

Onde este mundo vai parar?


» Knuckles () em 07/06 22:29

e ela parece ser uma vózona simpatica na foto... se mostra uma mal-educada e desatualizada... num passo da hora dela se aposentar não??


» Job () em 07/06 22:32

Este Sra é apenas mais uma das muitas "Socialites" do Brasil, pessoas que se babam nos EUA, EU, etc.
Mas o que gostam mesmo é de fraudar impostos, se apoderar do dinheiro do povo.
ë apenas mais uma da turminha "Malufs, FHCs, PFLs ..."


» FatTux () em 07/06 22:44

Ridículo, é claro...

Olhei também os outros links do site da Alice Ramos. Bem uns 90 por cento são claramente anti-Lula, cheios de cinismo e que lembram o estilo "direita protestante capitalista republicana branca militarista americana"(ufa!...) de algumas "revistas" semanais que rolam por aqui.

É interessante essa relação, tão flagrante, da MS com o pessoal da direita...



» darkside () em 07/06 22:45

Ela demonstra um certo desconhecimento sobre como podemos reutilzar as "sucatas" com Linux, porém senti que ela critia outra coisa, o fato do Governo comprar novas máquinas "apenas" para criar telecentros e tbm fornecer hardware considerado por ela obsoleto a pessoas que não tem nada.

Pessoalmente acredito que com Linux podemos sim revitalizar máquinas antigas, sem custos de licença e como é um hardware re-aproveitado o custo de aquisição é baixo (na verdade, apenas de manutenção) e para quem nunca viu um computador e que com o tempo só fica mais longe da era digital um micro antigo é melhor doq nada.


» Leandro () em 07/06 23:25

Pessoal

Acho que a jornalista não está sendo crítica ao SL, ela está sendo crítica ao governo.

Em nenhum momento me pareceu que ela quer denegrir o SL, o que quer é chamar a atenção para alguns aspectos poucos claros na estratégia do governo.

Se ela é anti-Lula, como alguém comentou mais acima, ela é anti-FHC também, pois critica os dois no artigo.

O que ela critica é o fato dos impostos serem escorchantes, do governo estar comprando jatinhos, e oferecendo à população micros antigos.

Bom, eu concordo com quase tudo.

Quase... Para telecentros eu não sei, mas para laboratórios em escolas os micros velhos servem muito bem. Aproveitar micros velhos é até um tipo de reciclagem, pois os circuitos dos micros que vão para o lixão estão cheios de poluentes, metais pesados, etc. Isso sem falar nos monitores.

Na outra notícia ela foi muito infeliz, para não dizer irracional. Mas com essa eu concordo em 90%.

E por favor, não vamos partidarizar o SL, esse papo de direita/esquerda, etc., etc., já encheu.
Até mesmo porque já podemos ver que muda a mosca, mas ....

Acho que pior coisa que pode acontecer ao SL é ser atrelado a "coisa das esquerdas", ou "coisa do PT". Ai que não vamos vencer resistências mesmo, pois teremos de lutar contra 2 preconceitos diferentes, além da própria Microsoft que está apelando faz tempo para todo tipo de truque sujo.

Leandro


» Philippe () em 07/06 23:51

Leandro, ela não é nem Anti-Lula, nem Anti-FHC, ela é ANTI-GOVERNO-DE-TURNO. É o papel mais facil pra uma jornalista desqualificada: crítica. "a gente paga mais que nos paises do primeiro mundo e recebe menos". Essa é uma verdade a meias, na verdade, uma mentira a meias, ja que os europeos pagam muito mais impostos que o brasilerio, só que tambem recebem mais coisas e tem melhor nivel de vida, o que ja é outro tema (nem todo pais tem um 3er mundo pra sugar).
com certeça ela nem sabe da existença de algum telecentro ja que para escrever na sua propia pagina nao precisa nem sair da toca onde mora, basta ter uma má ideia.


» Alexandre de Aguiar () em 08/06 00:12

Olá pessoal !
Sugiro de fazer uma "seção piadas" nesse site cujo link cai direto para www.aliceramos.com.

O Fattux tem razão, essa senhora é uma mulher extremamente reacionária e demonstra, propositalmente ou não, uma visão bitolada da sociedade. O seu público alvo, pois, é o meio social em que vive e é conhecido por ser fechado às idéias que não lhe convém.

Tentei procurar algum local para postar minha indignação e descobri que o link para contatos é o de um e-mail que provavelmente seria filtrado e, quem sabe, pudesse me causar transtornos judiciais e afins, bem típicos da metodologia de certas empresas que conhecemos bem.

Bom, fica aqui a minha sugestão para uma reação à essa mentalidade e que tenha um caráter esclarecedor afim de cativar mais público para a causa do software livre, pois, essa mulher pode ser uma piada para nós mas, infelismente, devem existir muitas pessoas com influência e poder de decisão que lêem e se deixam influenciar por esse tipo de reportagem.


» henrique () em 08/06 00:12

Puts, todo mundo sabe que ela não é técnica, por isso não sabe o quanto bom pode ser um PIII 450, que para ela deve ser sucata, já que na caixinha do XP dela deve pedir no minimo 1GHz ... e mais 1 GB de ram ... ela não entende nada da área, mas quer ficar mentendo pau no governo.

Mas o pior de tudo é que eu perdi meu tempo com isso e só me dei conta agora!


» putz () em 08/06 00:30

O pior é saber que uma imbecil desta ganha muito mais dinheiro escrevendo estas asneiras do que eu ralando o dia todo.

Este é o nosso mundo.

Lamentável.


» bebeto_maya () em 08/06 06:56

__Imponderável.É tão bestificante que entrei em ``tilt``.TODO BOM JORNALISTA deve LER, ESTUDAR, CONHECER, antes de publicar suas matérias, a Sr.Alice Ramos, infelizmente parece não ter conhecimento nenhum de SL, provavelmente nem usa, nem nunca usou. . .
__É uma daquelas pessoas que não fazem nada pelo Brasil, e vivem de algorar na carne fresca, a fim de que apodreça rapidamente para devorá-la. Seus pontos de vista são mesquinhos e desestruturados, me parece que ela está sempre procurando uma brecha, para atacar alguém e aparecer na mídia como a pessoa extremamente ``qualificada`` que denota ser!
__Bom! Ela só segue em frente enquanto dermos atenção, a partir de agora meus ouvidos são de mercador para esta senhora!


» Manoel Pinho () em 08/06 08:29

A verdade é que o dinheiro governamental é sempre curto para informatizar todas as escolas com computadores de última linha e isso também é totalmente desnecessário.

Todas as utilidades necessárias para rodar softwares usados em escolas de primeiro e segundo graus podem ser supridas plenamente com uma solução terminal server como a que já é usada em alguns telecentros. O que uma escola precisa ? Rodar o OpenOffice, browser, programas de desenho, programas educativos e pouca coisa mais.

A manutenção nesse tipo de solução é também mais fácil e barata pois a máquina cliente nem precisa de hd e o sistema operacional não corre risco de ser formatado ou alterado pelos alunos (o que ocorre com freqüência em windows nos laboratórios de escolas).

E o desempenho ? Um pentium 100 com 16MB de RAM dá para rodar KDE 3.2 e OpenOffice confortavelmente (sem perda aparente de desempenho) desde que o servidor seja bom (mas não precisa ser nenhum supercomputador). Outra vantagem é que nesse tipo de solução basta fazer upgrade de hardware no servidor caso queria mais desempenho.

Caso não haja computadores doados em número suficiente o governo pode usar parte do dinheiro do FUST para adquirir no mercado computadores usados. Computadores Pentium 1 sem hd podem ser comprados por menos de R$ 500.

Mesmo que a M$ quisesse doar Windows e M$ Office para todas as escolas do Brasil o resultado final iria ser um gasto muito maior com hardware, uma vez que iriam doar as últimas versões dos seus softwares (para viciar os alunos) e, conseqüentemente, seria necessário comprar hardware novo. Isso sem falar nos softwares restantes (antivírus, firewall, etc) que seria necessário adquirir. E daqui a 3 ou 4 anos seria necessário fazer tudo de novo para rodar o "Longhorn".

Quanto à questão de capacitação, o governo já mostrou provas concretas de que pode organizar cursos e palestras para seus funcionários caso seja preciso. É bem mais barato do que fazê-los todos serem MCSE ao preço dos cursos oficiais M$ ... :-)


» Mousepad Chinelo () em 08/06 08:35

Cara, um site com o nome de Alice Ramos? Se eu não tivesse visto, julgaria se tratar de receitas da vovó.


» Fabiano Rech () em 08/06 08:59

Errar uma vez tudo bem, mas cometer o mesmo erro duas vezes, absurdo! Ela está deveras desinformada. Isto que dá falar sobre o que não se sabe, e o pior que muitas pessoas acreditam fielmente no que ela escreveu!
Mas francamente, não acham que existe algo de empresas (não citaremos mais microsoft) cujo o interesse único e restrito é contra o SL ?
[]´s


» Eduardo Rettore () em 08/06 09:04

Ah ! Manda a Alice pro país das maravilhas ! Lá não tem "sucata" :-)


» Jose Luis () em 08/06 09:11

Concordo com o Leandro. Lendo a matéria nota-se que a jornalista não é contra o SL e, sim, contra projetos do governo, a maioria das vezes, obscuro. Todos conhecemos projetos que não dão em nada e não levam a canto nenhum. Sejamos coerentes. A matéria da jornalista é de descrença nos governos e não ataca o SL.
PS: Não conheço a jornalista. Pra falar a verdade é primeira vez que vejo um artigo dela.


» Cesar Romero () em 08/06 09:23

Cópia do E-mail que enviei para a Alice Ramos...

editorial"@aliceramos.com;aramos@aliceramos.com

Não quero defender o governo, sei que deveria haver mais investimento nesta área, e espero que logo a verba destinada a inclusão digital cresca, mas
você está dizendo isto baseada em que? Você já visitou algum telecentro? O projeto do governo esta sendo anunciado agora, mas já exitem telecentros funcionando, inclusive já foram notícia internacional, e os jornalistas que cobriram isto tiveram uma opinião bem diferente da sua.

Mesmo que nãos sejam computadores novos, você tem alguma opção? quer doar algum novo?
Acho que não né? você nunca deve ter colocado a mão na massa, nunca deve ter passado pelas necessidades que os usuários de telecentros passam.
Por que ao invés de chamar sucata, não faz uma cobertura da qualidade destes telecentros, vai até lá, investiga cada computador, entrevista os usuários, pergunta o que eles já aprenderam com estes computadores e se eles não tivessem estes, qual outra opção teria.

Após esta pesquisa, que se houver, espero que seja sincera, volte e dê uma opinião

Cesar Romero


» CWagner () em 08/06 09:30

Por que em vez de criticar e desejar "boa sorte", ela, como especialista como se diz, e pessoa inteligente, não manda sugestões ou abre espaço no seu site para que possa coletar as tais sugestões do seus assíduos leitores?


» Daniel Fonseca Alves () em 08/06 09:45

A "Alice no País da Maravilhas" criticou, criticou, criticou mas não inviabilizou o projeto em nenhum de seus argumentos(o seu objetivo), apenas demonstrou o seu descontentamento com o governo.
Em tese é isto que ocorre quando se avalia uma situação que não se conhece, o único argumento plausível, da mão de obra do projeto primeiro emprego, demonstra ainda mais estes fato.
Em suma uma crítica infundada, mas concordo com o pessoal acima que disse que não há nenhuma crítica sobre o software livre(ainda).



» arnaldo () em 08/06 10:06

Não vi nenhuma crítica ao software livre e aberto apenas o fato do governo querer usar sucatas nos telecentros, ora a maioria dos técnicos simplesmente não faz idéia do quanto isso é viável em Linux que dizer de alguem que não é técnico, agora convenhamos usar sucata com Linux no telecentro é otimo desde que não seja para economizar verba para adquirir maquinas novas com softwares proprietários para as demais áreas do governo, O linux pode ate estar nas sucatas telecentricas mas precisa estar nas maquinas novas adquiridas para outras finalidades a julgar pela atitudes de algumas esferas do poder publico federal como a receita federal por exemplo parace que este não é o objetivo precisamos estar atentos para que isso não cause a impressão que o Linux é viavel somente em aplicações não críticas


» Manoel Pinho () em 08/06 10:09

Nesse artigo em particular ela não faz crítica ao software livre realmente, mas também é extremamente cética quanto ao sucesso dessa iniciativa (que usa software livre). Eu concordo que o governo fala mais do que faz mas nesse caso o governo está fazendo e atacar isso quando já existem experiências bem-sucedidas é besteira. É um procedimento barato e fácil para informatizar o maior número possível de escolas.

Talvez a minha má vontade com a jornalista veio da crítica infundada noticiada anteriormente aqui

http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/002425.html

em que mostra um desconhecimento total do que é software livre. Ela deve ser daqueles tempos em que os gerentes de TI só compravam softwares d grandes empresas como a IBM. Só que a IBM agora apóia o linux e ela talvez não saiba isso.

Sou funcionário público e trabalho em uma universidade e estamos implantando com sucesso soluções de terminal server como essa em várias partes. É a única forma viável de aproveitar o monte de máquinas muito defasadas que temos de forma racional. Muitos dos usuários desses terminais usam muito poucos recursos computacionais (geralmente Office, email e browser) para justificar a aquisição de novos computadores. Como tenho iniciativa, não preciso esperar uma ordem ou recomendação oficial para implantação disso. É uma questão de bom-senso e responsabilidade.


» Hermes () em 08/06 10:26

Uma das coisas que mais abomino na política e no jornalismo é o poder de destruição.
- Alice Ramos critica o governo (isto é democracia, tudo bem, liberdade de expressão) não temos nada contra. Votei no Lula e pessoalmente não estou contente com o que ele esta fazendo.
- Alice Ramos critica o projeto de reutilização de computadores "sucatas", aí é grave, pois pode criar a idéia de que o projeto é ruim e as pessoas não investirem nele.
- A critíca deve ser feita em cima do que foi ou esta sendo feito de errado. Se um projeto é bom, e não quer elogiá-lo, então deve se ficar quieto e não propagar inverdades.
- O fato de não conhecer como funciona estas "sucatas" no Linux não habilita a Jornalista a tecer críticas ao governo utilizando isto como parametro.
- Totalmente infeliz a escolha do exemplo para criticar o governo.


» Hermes () em 08/06 10:37

Uma das coisas que mais abomino na política e no jornalismo é o poder de destruição.
- Alice Ramos critica o governo (isto é democracia, tudo bem, liberdade de expressão) não temos nada contra. Votei no Lula e pessoalmente não estou contente com o que ele esta fazendo.
- Alice Ramos critica o projeto de reutilização de computadores "sucatas", aí é grave, pois pode criar a idéia de que o projeto é ruim e as pessoas não investirem nele.
- A critíca deve ser feita em cima do que foi ou esta sendo feito de errado. Se um projeto é bom, e não quer elogiá-lo, então deve se ficar quieto e não propagar inverdades.
- O fato de não conhecer como funciona estas "sucatas" no Linux não habilita a Jornalista a tecer críticas ao governo utilizando isto como parametro.
- Totalmente infeliz a escolha do exemplo para criticar o governo.


» Lucas Zechim () em 08/06 11:09

Acho que ela devia abrir um espaço para comentários publicos. Assim não vale, falar o que quiser, e não ter um espaço para discutir os pensamentos.. Só tem um lance de mandar email. Absurdo.


» Marcio Rocha () em 08/06 12:10

Gente, a mulher é idosa, temos que relevar.
Minha avó também usa apenas Windows, porém não ataca o que não conhece. Mas idoso é idoso... ;)


» Buider () em 08/06 12:15

Coisas assim não merecem comentários...


» Marcelo () em 08/06 13:42

O site AliceRamos.com está concorrendo com o Cocadaboa :D


» EdCrypt () em 08/06 14:22

É isso aí! Vamos jogar os computadores 'velhos' fora! Vamos esperar cairem maquinas da nova geração de 64 bits direto nas escolas!
Essa ai devia fazer como o Sr. Nessif e vir *aqui* no brlinux discutir!


» santo () em 08/06 16:14

Não vou nem repetir o que muitos já disseram, nos dois artigos dela para mim mostrou que ela queria atingir o governo e não o Software Livre.
Agora o importante é que ela demostrou que tem um conhecimento distorcido a respeito de computadores (tipico em usuarios leigos).
Por exemplo quando ela cita que serão utilizadas sucatas ela não esta vendo que um computador antigo por exemplo um de 1996 pentium 166 navega na internet muito bem se não estiver utilizando um windows xp por razões obvias afinal o sistema é cheio de firúlas, animações de janelas e efeitos de transparêncencia que não podem ser removidas para otimizar o sistema tornando assim a atividade impraticavel, mas se instalar-mos um linux com um kernel otimizado e utilizar-mos um gerênciador de janelas leve como o icewm com um browser atual como o mozilla o desempenho é o mesmo na das maquinas atuais na navegação de pagina, isto porque como todo mundo sabe menos ela o principal problema na comunicação web não é velocidade de processamento local das estações e sim a taxa de transferência de dados.

Ou seja mesmo para uma "sucata" navegar rede é mole basta ter o software certo.


» RJP () em 08/06 17:37

Essa senhora, Alice Ramos, realmente disse 2 insanidades s/ tamanho: Q uso de SL favorece o software proprietário (queria saber como, deve ser algo muito mágico), e a questão da "sucata".

Eu sou professor de uma escola técnica estadual, curso técnico de informática. A gente aqui dá nó em pingo d'água p/ tocar as coisas prá frente, os laboratórios estão horríveis, máquinas parando toda hora por excesso de uso e falta de manutenção... Estamos pensando em experimentar uma solução como LTSP, ou LTS por aqui... Mas aonde vamos conseguir um server? Tá dureza. Mas mesmo assim tenho um Cyrix M2 c/ 180 Mhz e 32 Mb de RAM rodando RH 9, e funfa blzinha. Vamos andando, o jeito é empurrar morro acima s/ parar pq senão desce tudo. :-)

FatTux, só uma brevíssima defesa: Nós, protestantes, na última eleição votamos maciçamente na esquerda (quase 70% dos votos evangélicos foram p/ Lula e depois pro Garotinho). Logo, n é + justo nos relacionar tão fortemente à esquerda. Tá, eu sei, tem um monte de cretino idiota q tá na direita. Mas a coisa não é + tão... TFP (Tradição, Família e Prosperidade, anauê, essas coisas).


» CaFeCrAfT () em 08/06 18:11

Galera vc´s se deixam levar pela imprensa e etc!.. o Jato tinha que ser comprado!.. O Avião estava velho de mais para ser usado então tiveram que comprar outro. E outra o jato e da Embraer(empresa Brasileira).


» Henrique Vicente () em 08/06 19:47

Não! Não! Denovo ela não.. (ainda nem li, só li o título da notícia).. acho que água oxigenada faz mal a saúde...


» Henrique Vicente () em 08/06 20:41

Como eu deixei à entender na outra notícia da outra besteira que ela falou ele deveria se aposentar, fazer uma reciclagem ou então escrever apenas sobre casos como: receita de bolos(talvez não fique muito bom se ela não for uma MSCE, oops, cookier preparè sei lá...), notícias locais.. coisa que não precise de jornalistas tão especializados...


» FatTux () em 08/06 21:29

Ao pessoal, peço desculpas pelo "offtopic" que segue.

RJP, não leve a sério o lance sobre "protestantes", não tenho nada contra qualquer religião (a maior parte da minha família é adventista do 7o. dia, que segue muito de perto a prática protestante). Eu apenas apelei para uma caricatura que se encaixa na maioria dos conservadores da elite americana.

Nessa caricatura eu também usei o termo "branco", mesmo sabendo que na cúpula do governo dos EUA tem o Colin Powell e a Condolezza Rice, essa última bem radical da direita. Não vi nisso uma forma de racismo contra os brancos, e espero que outros também não vejam...

Esses lances são delicados mesmo, é fácil pisar no pé de alguém sem querer. Portanto, peço desculpas.

Respeitosamente,

FatTux


» RJP () em 14/06 11:45

FatTux, s/ galhos, eu n fiquei ofendido, só fiz um comentário. Num isquenta. O q nos ofende é a "Alice No País das Maravilhas" q critica s/ conhecer (parece o crítico, lembram dele?).
Outro dia estava conversando c/ um ex-aluno q agora é assessor de informática de uma prefeitura na Baixada Fluminense. Falei p/ ele dos telecentros, ele se empolgou, disse q vai buscar informação a respeito, já q o Governo tá começando a implantar alguns no interior do estado.
Em compensação, aqui estão dizendo q vão colocar tudo alugado, c/ W2K instalado... E ao custo de R$ 500/mês/máquina. Caramba, o desperdício é desesperador, socorro!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.