Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

[atualizado] Cobertura do FISL no site da Info - inexistente?

Notícia publicada por brain em junho 7, 2004 10:48 AM | TrackBack


Ao pesquisar durante o final de semana por fontes de notícias sobre o Fórum Internacional do Software Livre para incluir os links no meu sumário do evento, achei estranho não conseguir encontrar nada no site da Info, mas creditei a ausência a pesquisa insuficiente de minha parte. Hoje, retornando com mais tempo, continuei não encontrando notícia sobre este que é o maior evento de software livre da América Latina, com a presença de várias figuras de brilho inquestionável mesmo quando se considera o mercado de informática de uma forma geral. Há uma ou outra menção esporádica sobre personalidades que estiveram no evento, mas nenhuma nota sobre o evento em si, contrastando com a cobertura detalhada que teve o recente CIAB (Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras), por exemplo.

Alguém pode me corrigir se eu estiver errado nesta constatação? Não é que esta cobertura faça propriamente falta, mas se for um fato, esta omissão é indigna do site de uma publicação que cobre o mercado nacional de informática - embora combine com a linha editorial que insiste em chamar softwares livres como o Apache, o PHP e o Perl de 'freewares'. Aguardo seus comentários, e se possível uma retificação.

Atualização: O leitor Marcelo Vilar encaminhou a resposta que a redação da revista encaminhou à mensagem que ele enviou, na condição de assinante da Info. Confira no comentário do Marcelo, mas já adianto um trecho: "(...) informamos que a revista INFO tem uma equipe enxuta e este ano não foi possível cobrir o evento em Porto Alegre. No ano passado nossa redatora-chefe esteve cobrindo o Fórum. Mesmo assim, o INFO Online mostrou a abertura do evento [nesta] nota". A nota mencionada de fato menciona o FISL, de passagem, uma única vez, e no último parágrafo da notícia sobre o Ministério da Ciência e Tecnologia.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» osni_passos () em 07/06 11:10

Bill Gates também chama o Linux e afins de freewares... coincidência? E ele faz diversos anuncios na revista citada.. mais coincidência?
Augusto: Esse seu comentário foi inocentemente arquitetado ou puramente sutil?

Abraços


» Pierre () em 07/06 11:13

Por incrivel que pareça falei sobre isto com amigos hoje, que não tinha conseguido nada na info sobre o congresso.
Enfim, há muito tempo deixei de comprar a INFO, por esta postura tendenciosa. No meu ponto de vista a qualidade da revista caiu muito e sobre Software Livre ela fala bem pouco.
Eu comparo a INFO com a FENASOFT, quem foi a FENASOFT há uns 5 anos atrás, deve sentir a diferença da atual que virou um grande varejão com mais cara de Supermercado do que um evento de informática.
A INFO hoje parece mais um anuncio de classificados posso ser injusto, mas lá publica quem paga mais, não tem compromisso com o aperfeiçoamento tecnológico de ninguem.
Isto é uma opinião pessoal (no flames).

Pierre


» xmanun () em 07/06 11:18

Não me espanto em nada, dá só uma olhada nos comentários da própria revista, sobre o Balmer!!!

Ainda dizem que ele lavou a alma de um de seus colunistas, metendo o pau no Linux...



» ideafix () em 07/06 11:31

... e a Copyleft ?!!? :P


» odair () em 07/06 11:34

Augusto,

Em geral imprensa é movida a dinheiro. Se não
pagar não sai. Se não convidar o jornalista, com tudo pago, etc, não sai.
Na cidade de São Paulo uma peça de teatro
encenada por grupo amador mesmo se for muito bem
feita não sai na programação dos jornais,
a não ser que alguém do grupo seja amigo de
alguém de algum jornal. Pode ser Folha,
Estadão, Veja. É a mercadologia. Se não
pagar não sai. Portanto, um filme para
ter público precisa gastar no mínimo
2 milhões de reais só em promoção, inclusive
para comprar jornalistas. Música popular, idem.

É uma regra, é a lei do mercado.


Odair


» Alex Rabelo () em 07/06 11:35

Estava esperando o Forum acabar para constatar a falta de compromisso da INFO (?!), com as notícias referente ao setor de informática. Estou também entrando em contato com a revista para cancelar a assinatura da mesma ... e estou aconselhando a todos amigos da área a mostrarem seu descontentamento com a revista (?!).
Também mandei emails para as redações dos principais jornais da Rede Globo, visto que um dos maiores eventos de informática do país ... não é nem citado em nenhum de seus telejornais ...


» Yves Junqueira () em 07/06 11:36

Acho que os zelotas de plantão deveriam procurar ouvir o pessoal da INFO antes de organizar mais um boicote.


» joaocep () em 07/06 11:45

1- A INFO é um lixo, com aquele papel de banheiro de rodoviária, com um monte de notícias do ano passado e colunistas tão leigos quanto eu.
2- A INFO faz suas comparações baseadas na Wintel só fala bem de Microsoft e Intel...
3- Ela fala sobre linux sim, Houve até uma info sobre linux com capa preta, muito ruim por sinal que ficou quase um mês nas bancas pq não saiu... (por que será??)

OBS ao pessoal da info que ler meu comentário: Caros amigos, o fato de usarmos Linux nos diferencia dos demais usuários de computadores. Somos críticos e inteligentes, o que impede que vcs vendam seu gibizinho para a grande massa que AMA o Linux acima de tudo e não está disposta a pagar 5 reais pelo rolo de higiênico de vcs. Esse preço brato da INFO condiz com o seu conteúdo barato.


» ha ha ha () em 07/06 11:45

muoto heve tivh queu qeu hinoku no tu


» Oliver Pereira () em 07/06 11:49

Bom como já foi dito a exemplo de outras publicações a infoexame, é recheada de materias pagas, mesmo não ficando explicito isto as vezes, mais todas são.Como ninguem do FISL deve ter mandado uma "caixinha" para a info eles não publicaram nada.
Acho que a "lixoeame" como eu e meus amigos apelidamos a publicação favorita daqueles usuários, que adoram fuçar onde não sabem :-), pois eu não conheço nenhum técnico sério que tenha algum respeito por esta publicação.Mesmo quando se trata de hardware a uma parcialidade irritante...
O triste no meu ver é que como a globo, é uma midia de alto indice de leitores,e saber que muitas vezes, principalmente os mais leigos são iludidos pela publicação.
Quantos cliente vocês já visitaram que já não compraram um periferico ou software, pq viram a conceituação dada pela revista.
Ou ainda aquele mala (usuário), vem com aquele sorriso no rosto te mostrando aquele truque no word ou o scanner novo(que só funciona em windows) que ele adiquiriu..Este poder de ilusão provocado pela esta maquina de makerting na qual a midía se corrompe , e uma grande barreira para o crescimento intelectual das pessoas.
Não adianta ter o poder se não sabe utiliza-lo !
Chega ...rsrs Dead INFOEXAME ou LIXOEXAME ou VEXAME...


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 07/06 11:49

Acho que 'zelota de plantão' no caso é quem não quer enxergar o óbvio. Deveria haver notícias na INFO desde há bem mais tempo, inclusive pra ajudar a informar as pessoas sobre o evento. Que tipo de respostas eles poderiam dar, "estamos preparando um encarte especial sobre o FISL pra próxima edição mas não noticiamos nada sobre o evento antes porque queríamos que fosse surpresa!!!"?


» Oliver Pereira () em 07/06 11:51

Bom como já foi dito a exemplo de outras publicações a infoexame, é recheada de matérias pagas, mesmo não ficando explicito isto às vezes, mais todas são.Como ninguém do FISL deve ter mandado uma "caixinha" para a info eles não publicaram nada.
Acho que a "lixoeame" como eu e meus amigos apelidamos as publicações favoritas daqueles usuários, que adoram fuçar onde não sabem :-), pois eu não conheço nenhum técnico sério que tenha algum respeito por esta publicação.Mesmo quando se trata de hardware a uma parcialidade irritante...
O triste no meu ver é que como a globo, é uma mídia de alto índice de leitores, e saber que muitas vezes, principalmente os mais leigos são iludidos pela publicação.
Quantos clientes vocês já visitaram que já não compraram um periférico ou software, pq viram as conceituações dadas pela revista.
Ou ainda aquele mala (usuário), vem com aquele sorriso no rosto te mostrando aquele truque no Word ou o scanner novo (que só funciona em Windows) que ele adquire..Este poder de ilusão provocado pela esta maquina de makerting na qual a mídia se corrompe, e uma grande barreira para o crescimento intelectual das pessoas.
Não adianta ter o poder se não sabe utilizá-lo!
Chega ...rsrs Dead INFOEXAME ou LIXOEXAME ou VEXAME...


» Flavio Moreira () em 07/06 11:51

Eu, como Polyanna, sempre penso antes ser incompetência do que má-fé ...

Ao explicar fenômenos com múltiplas possibilidades de relação causa/efeito, em geral, a explicação mais simples é a verdadeira.

Salvo alguma exceção ...

Prefiro acreditar que o pessoal da INFO "passou batido" pelo evento do que pensar em uma teoria conspiratória contra o SL mediante extorsão publicitária da M$.

"Não é porque eu seja paranóico que vocês vão deixar de me perseguir !"

:-P = Língua prá fora

Citando o maior poeta do mundo (pelo menos para quem vive 'as margens do rio guaiba) - algo que bem serve para o SL x M$ :

"Todos esses que aí estão/atravancando meu caminho,/eles passarão.../eu passarinho!".
Mario Quintana


» Anonimo () em 07/06 11:53

Caro Augusto,

Isso não é supresa nenhuma! O que você espera de uma revista onde o seu maior anunciante é a Microsoft (só de publicidade são milhões todo o mês). Por isso e outras razões que há muito tempo deixei de ler essa revista, já que a mesma deixou de ser jornalisticamente ética há muito tempo e peço o mesmo a todos. Esqueçam essa revista!


» Paulo Zambon () em 07/06 12:13

Do V FISL nao tem nada, mas uma entrevista exclusiva ^Steve Ballmer lava a alma para um editor da INFO^ , na revista deste mes de junho tem. Tambem tem uma materia do FREEDOWS ^Linux por dentro, XP por fora^. Ganhou 7.5 na parte de interface, por ser bem parecido com o XP. Nada do que voce faca para eles (da INFO)(como a customizaçao para interface do XP) esta bom. Por falar em FREEDOWS, Free e so o nome, porque custa R$ 120,00 por usuario por ano. Desculpem a ^saida de assunto^!


» Cadu () em 07/06 12:16

Nunca fiquei tão indignado com essa porcaria que é a revista INFO. Só tem matéria sobre Microsoft, e a revista, comprada pela Microsoft, claro, explicitamente diz que o Windows é muito bom, e que o Linux não serve para ser utilizado nas empresas.
Eles colocaram umas duas matérias sobre Linux, mas nada especial.

Também achei que teria algo sobre o FISL, mas parece que eles também não sabem diferenciar software grátis de software livre. E depois autodemoninam-se de a melhor revista de Informática do País. Que *GRANDE MENTIRA*.

Este será o último ano que terei assinatura da INFO. Não quero pagar para ver propagandas enganosas da Microsoft.

É claro que, logo que for possível, farei uma assinatura da Copyleft.


» Cadu () em 07/06 12:24

"Acho que os zelotas de plantão deveriam procurar ouvir o pessoal da INFO antes de organizar mais um boicote."

Ouvir o quê? Mais uma desculpa idiota? Ah! Ou achas que eles não colocaram nenhuma matéria sobre o FISL porque não sabiam sobre o evento?

Não creio que seja ingenuidade dos editores da LIXOEXAME, mas sim uma mistura de má-fé com muuuuita incompetência.


» Augusto Campos () em 07/06 12:28

Se de fato eles não publicaram nada sobre o assunto, acho que seria interessante ouvir o que eles tem a dizer sobre esta decisão sim.


» Wconserta () em 07/06 12:47

Bem Pessoal a info é uma revista do grupo abril que apoia a M$ lembram da matéria da veja onde só falam mal do linux e botaram a microsoft lá em cima, pois bem a info eu não leio ja faz muito tempo deste que comecei a perceber materia tendenciosas , alguem lembra de uma materia de anti virus onde eles falavam que o pc-cilim era o melhor antivirus , meu colegas todos deram risada e nunca mais nem leram a capa da revista na banca , enfim é uma pena que a info virou esta revista lixo de hoje, sabe antes quando se chamava informatica exame ja faz tempo isso quando ainda era win98 o sucesso da epoca era uma revista bem imparcial e com um otimo conteudo e barata , hoje ela é um lixo sem conteudo e ainda por cima custa um roubo, mais o que da mais raiva é ver que ainda é bem vendida, e fica encanado um monte de usuarios novos na area, graças que nas bancas hoje tem opção com pc master, copyleft, gee, e tantas outras que vem com CDs e conteudo, mais sinceridade hoje o ideal é usar a internet que tem info na hora


» Flavio Moreira () em 07/06 12:51

A INFO não falou nada do 5 FISL pois estão muito ocupados fazendo matérias sobre vírus no Windows

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/062004/04062004-6.shl

:-P :-P


» Hélvio Mota () em 07/06 13:00

Algum tempo atrás eu estava percebendo que a INFO citava o Linux até de uma maneira séria (opinião pessoal), até incluindo o assunto nas entrevistas com profissionais de TI; como não tenho comprado a revista ultimamente, a última edição me pareceu, digamos, "diferente"... até o John Dvorak deu umas espetadas no Linux (mais uma vez, opinião pessoal).
Mas vejamos o que eles têm a dizer...
Saudações.


» Juliano Bittencourt () em 07/06 13:04

Pessoal,

É óbvio que a INFO está de alguma forma ignorando o evento. Se o motivo é incompetência ou má fé, isso dificilmente poderemos ter certeza, mesmo que as evidências sejam fortes. Bem ou mal, essa é revista sobre informática com a maior circulação do pais, e seria *muito* importante para o FISL ter uma cobertura à altura nela. Penso que antes de iniciarmos um boicote mesmo (tb deixei faz tempo de assinar a revista) seja iniciarmos um movimento *exigindo* uma cobertura sobre o fórum. Se depois de mandarmos um caminhão de e-mails, mostrando que o público tem interesse sobre o assunto, eles ainda nos ignorarem, só então vejo que não existe outra saída além de um boicote.
Por outro lado, devemos dar força para as iniciativas como a Copyleft, como forma de libertarmo-nos desses meios tendenciosos. Isso significa nos engajarmos pessoalmente, fazendo assinaturas para nós e convencendo nossos chefes, primos, namoradas(os), pais, etc... a fazerem também. Não que esteja fazendo propaganda para a revista, mas acredito que precisamos desse tipo de veículo para a comunidade e gostaria que essa iniciativa tivesse vida longa.


» Flames e mais flames () em 07/06 13:51

Por que só notícias 'conspirativas/políticas' acarretam chuvas de comentários? É impressão minha ou estão aparecendo muito mais comentaristas românticos do que técnicos?
Nada contra esse tipo de notícia (que não deixa de ser importante), mas eu prefiro infinitos flames sobre 'qual é a melhor distro ou SO' do que isso. Reclamar e reclamar (que eu não estou deixando de fazer :) é fácil.


» chimpa () em 07/06 13:53

... e a edição deste mês , além de não mencionar nada sobre o evento FISL, ainda tráz uma exclusiva entrevista com Steve Ballmer, darkrider número 9 de Mordor-soft aonde , imparcialmente, "aposta no vídeo digital do futuro e malha o spam e o Linux".

A Microsoft no Brasil está em alerta vermelho !


» EdCrypt () em 07/06 14:04

Eu não prefiro acreditar em coisa alguma, então o maximo que eu faço é avaliar as evidencias, como o histórico tendencioso da revista, a importancia do evento e etc, e esperar a Info se pronunciar de alguma forma. Mas só pra 'não ser chato', por que o minimo que eu esperaria de uma revista séria é um pedido de desculpas (acho dificil eles terem uma explicação boa!)


» tchelo_Xinelo () em 07/06 14:07

Ohhhhhhhhhhhhhhhh

Eu estou espantado, a grande INFO deixou de lado o Grande evento do SL do pais de lado!!! Parece que realmente a revista virou uma vitrine de ofertas de hardware!!!

E eu que estava achando que tinha feito um grande negocio assinando a revista, e logo na primeira edição da revista que irei receber já vejo essa bomba!!!

Só lamento...

Copyleft::.
www.revistacopyleft.com.br
Que tal repensar seus conceitos???

100+


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 07/06 14:16

> Por que só notícias 'conspirativas/políticas' acarretam chuvas de comentários?

Basicamente porque somos uma minoria marginalizada que, como toda boa minoria marginalizada, gosta de/precisa reclamar quando é marginalizada.

Não vejo nada de errado com isso.


» Tchelo_Xinelo () em 07/06 14:45

hummm...

Eles sabiam do Forum sim pois nesse link http://info.abril.com.br/aberto/infonews/052004/31052004-3.shl que fala sobre a Licensa Creative Commons comenta que a licença viria a ser lançada no Forum Internacional do SL!!!

A desculpa de que não sabiam pode-se ser cortada!!

100+


» santo () em 07/06 14:47

Bom se a info não publicou uma materia sobre o FISL é um direito dela.
Talves isto esteja ate mesmo ligado com quantidade de usuarios Microsoft que compram a revista sendo assim para eles uma materia com Steve Ballmer possa ser mais interessante do a cobertura de um evento internacional de informatica que aconteceu no Brasil, para mim não me parece uma boa decisão por parte da redação da info mas mesmo assim eles estão no direito deles.
O certo a fazer é trocar a revista por outra mais completa uma vez que já se sabe que a revista é deficiente nas informações a respeito de software livre.

Bom já falei, e gostaria de acrecentar que eu concordo com o flames no teor assunto eu também prefiro discutir assuntos mais técnicos. Vamos deixar eles para lá

Afinal de contas qualquer pessoa esclarecida sabe que nenhuma mídia e dona da verdade ou a exibe totalmente.


» Marcelo Anton () em 07/06 14:54

Realmente, a Info em se tratando de software livre deixa muito a desejar.

Na última li uma coluna que compara o linux ao Mp3, comparando as gravadoras a Microsoft. O colunista diz que se não fosse a propia Microsoft o linux jamais teria crescido. Totalmente fora essa coluna.

Só lendo pra ver.


» Marcellus () em 07/06 15:02

Vamos fazer um abaixo assinado pro Renato Degiovani trazer de volta a Micro Sistemas! ;)

[]s
Marcellus


» CWagner () em 07/06 15:02

Alguém aí já ouviu a expressão "Consultor de InfoExame"?!?!?!

Tenho certeza que a inexistência de qualquer referência na publicação, ou mesmo no site, prova os Reai$ interesses do grupo Abril em relação à disseminação de informação útil e verdadeira.

Há tempos a InfoExame deixou de ser a melhor revista de informática do país, e o conteúdo está bem abaixo de muitas publicações, como a Geek ou mesmo a Revista do CD-ROM, que pelo menos publica tutoriais e artigos, e ainda colcoa uma ou duas distribuições de Linux/BSD na capa.

Realmente é triste ver a que nível chega o comprometimento que uma instituição como a Abril tem com os dólares da M$.


» Backz () em 07/06 15:09

Eu só acho que a Info tem um publico alvo que talvez não seja o nosso, acho que ela é mais focada para um publico que, diferente da maioria aqui, não tem muito contato (no sentido extremo) com PCs, focando a leitura para grandes empresários que só estão interessados nas 'grandes tendencias' ou 'novas tecnologias'. A Info sempre foi assim...

E o 'papel' dela não é ruim... vocês já leram a Geek, aquilo sim é um horror... eu cansei de pegar CDs do FreeBSD não botável, porque as antas abriam a ISO pra rechear o CD de coisa, principalmente de programinhas windows... Fora o texto que em grande maioria são todos ripados de alguém.. Uma vez comprei um que vinha a Debian 2.2 Potato, a revista inteirinha era o manual de instalação da debian, traduzido pelo pessoal da Debian-BR, e, por incrível que pareça, não tinha nenhuma referência da Debian-BR. E veja só, a Geek, por mais podre que seja, quase sempre fala de 'software livre', e da pior forma possível. Além de ter o papel de péssima qualidade.

Se você não gosta da Info, pare de comprar, ou entenda que ela é focada pra um publico mais geral.


» Tchelo_Xinelo () em 07/06 15:11

Voltei...

Bom desculpe por novamente vir aki pentelhar, mas mandei o seguinte e-mail a redação da INFO:

07/03/2004 13:04
________________________________________
Olá...

Assinei a INFO no mês passado acreditando ter feito um grande negocio, mas agora eu estou confuso, no dia 5 de junho ocorreu o 5o. Forum Internacional do Software Livre (considerado o maior evento do SL da America do Sul) e pelo que olhei no site na edição deste mês não terá NENHUM artigo falando sobre este evento!!!
Eu gostaria de saber o que ouve! Entrei no http://br-linux.org e lá tem muitos leitores da INFO criticando muito a revista!!!

Aguardo Resposta...

Atenciosamente,
Marcelo Silveira Vilar
_________________________________________________

E recebi a seguinte resposta 44 minutos após...

07/03/2004 13:48
________________________________________
Caro Marcelo,

Agradecemos a franqueza com que você expressou suas opiniões e informamos que a revista INFO tem uma equipe enxuta e este ano não foi possível cobrir o evento em Porto Alegre. No ano passado nossa redatora-chefe esteve cobrindo o Fórum. Mesmo assim, o INFO Online mostrou a abertura do evento na nota http://info.abril.com.br/aberto/infonews/062004/04062004-0.shl.
Além disso, na Edição de Junho da INFO há várias matérias sobre software livre como NeoLinux, MySQL e Freedows.

Entre em contato conosco sempre que desejar.

Atenciosamente,

Virgilio Sousa

At. Leitor INFO
_______________________________________________

Continuo magoado!!!

100+ acho que agora não falo mais nada mesmo!!!


» Arkhanjo () em 07/06 15:13

Eu sou assinante da INFO há um bom tempo. Entretanto vejo que a cada dia seu conteudo vai se limitando a mesmice... Um edição:"Detone o Spam"... outra edição:"Monte o micro dos sonhos" mais outra edição:"Como dar gás ao PC" ... o tempo passa e quando menos esperamos valtamos aos temas acima... edição:"Detone o SPAM"...OUTRA EDIÇÃO:"MONTE O MICRO DOS SONHOS"...e por aí vai... não necessariamente nesta ordem. Já tenho uma resposta à InfoExame, não RENOVO. A Segunda cartinha de renovação acabou de chegar... vai pro Lixo. Não é porque eles deixaram de publicar ou malharam o Linux...(embora isso pese e MUITO!) mas é porque o conteúdo não vale a pena! Nada do que é publicado me chama a atenção... "Ajuste seu WinXP!" Eu nem uso esta Mer**!!! Falow...

Arkhanjo


» André Simões () em 07/06 15:20

Eu leio da INFO à Geek e desde muito tempo.

A Info não é uma revista técnica, como a Geek, com tutoriais, fontes, etc. Não é uma revista para os administradores de sistema, é uma revista para o dono da empresa.

Vira e mexe sai alguma coisa boa sobre Linux, eu particularmente gostei de uma matéria sobre os servidores do Terra, que na maioria rodam Linux e desde o tempo que o Terra see chamava ZAZ. Outra matéria interessante foi sobre software livre no governo e uma outra sobre empresas migrando para Linux.

Até agora, fora o lançamento da licensa CC, a maioria das notícias vindo do FISL são específicas de distribuições ou sobre algo particular da comunidade, ou seja, a INFO nunca entrou em detalhes em nenhuma matéria para explicar ao seu público como funciona a NOSSA comunidade.

Outra coisa, o site é apenas uma extensão da revista impressa e nenhum de nós sabe se vai sair alguma coisa na próxima edição, vai que eles colocam na matéria de capa. 8-D (sonho meu! sonho...)

PS.: Eu lembro de uma matéria com o CIO do Pão de Açúcar dizendo que "Linux nem pensar!", e a pouco tempo saiu uma matéria sobre as empresas que estão migrando para Linux e estavam na lista Carrefour e Pão de Açúcar.


» tux-br () em 07/06 15:23

uma revista cara e cheia de propaganda vem com historinha de equipe enxuta, é mole? deve ser verdade mesmo, mas fala sério !!!!!!!
Assinei a tal revistra por 8 anos... ano passado não renovei


» Flames e mais flames () em 07/06 15:24

Sem dúvida, não é errado reclamar sobre o fato de tentar marginalizar o software livre. (Colocar um "Mas.." no final dessa frase seria estupidez)


» Ricardo () em 07/06 15:28

Já era de se esperar que esta revista só promove os interesses deles e de alg$$mas empresas... Mas o importante é que a gigante começa a tremer...
Vejam isso também: http://usuarios.sili.com.br/ricardoribeiro/brasil.htm
Empresas e Corporações ganhando no mole enquanto gente de nosso povo e em outros países estão desempregados e passando fome.


» Jeferson Mendonça Colombero () em 07/06 15:31

Depois desta constatação - infelizmente mais uma vez, definitivamente não comprarei mais exemplares de INFO EXAME. Infelizmente às vezes sou induzido por reportagens como a do mês passado sobre WI-FI (que foi muito fraca e muito semelhante a outra reportagem sobre o assunto em edição anterior).
Quase sem opções, não temos mais publicações com o nível da Revista do Linux, Micro-Sistemas (bons tempos - anos 80), Byte americana (antes de virar vitrine), entre outras que morreram e deixam saudades até hoje.
Infelizmente as poucas revistas que ainda tentam sobreviver - não sei como está o nível - por exemplo PC WORLD e outras; que não tem forças perante o pesado MARKETING da Editora Abril.

VIVEMOS MAIS UM EXEMPLO DE MONOPÓLIO - REDE GLOBO, TELEFONICA, MICROSOFT, ENTRE TANTOS OUTROS QUE JÁ CONHECEMOS EM NOSSA VIDA.


» Tchelo_Xinelo () em 07/06 15:35

Jeferson Mendonça Colombero:
Saiu uma nova revista agora, a Copyleft www.revistacopyleft.com.br lá no site está disponivel a numero ZERO para download, baixe e verá que a revista é de qualidade!!!

Ricardo:
Gostei do link que vc deixou aki!!!!


» Arkhanjo () em 07/06 15:41

Acabei de postar isso no SAC da INFO:

"Sou assinante INFO há pelo menos uns dois anos. No entanto, sinto falta de certa imparcialidade de INFO quanto ao Software Livre. Por exemplo, em 5 de junho se realizou em Porto Alegre, o 5° FISL. O maior evento de software livre da America Latina... e no entanto não vi nem na revista de junho nem no site, qualquer referência sobre o evento. Triste, lamentável. Aliás, o que vemos é uma enxorrada de matérias sobre hardware e quilos de propaganda(como ocorre com VEJA que nunca mais assinei)... Gostaria de saber o motivo pelo qual a INFO não cobriu o referido evento. O time de reporters é pequeno? A grana ficou curta depois que o reporter foi a REDMOND entrevistar o Steve Ballmer... e "perdeu a pernada"?! Mandar um reporter até os EUA entrevistar um CEO e deixar um Evento inteiro aqui no Brasil de fora? Posso sugerir? Porque vocês não criam uma seção na INFO só sobre Software Livre? Bom, minha assinatura termina em AGOSTO/2004 e não estou decidido a renovar... "

Abraço a todos,

Arkhanjo

PS.: Tá certo que este CEO é o CEO da maior empresa de software do mundo... mas são detalhes né?! :-)


» osni_passos () em 07/06 15:59

Ainda quero responder a pergunta que não quer calar (e que nunca foi feita!): Como o software livre não se deixa monopolizar por natureza, o mercado irá deixar ele sobreviver?
Tive a oportunidade de conversar com um pisicologo que conheçe esse "mundo linux" e ele deu uma opnião pessimista/realista:
"A liberdade nunca vingará pelo fato que a raça humana não a quer, ou não esta suficientemente evoluida para tal"

Será? Opnião de quem diz que sabe do que fala....



» Flavio Moreira () em 07/06 16:02

Tá explicado ... a INFO não tem dinheiro para mandar por conta própia alguém cobrir o FISL.

Eles devem estar acostumados aos eventos onde os promotores pagam as despesas dos jornalistas , o famoso "a equipe viajou a convite dos organizadores" (uma forma de aliciamento branco) - ou ainda quando viajam as custas dos patrocinadores com o compromisso velado de fazer grades matérias sobre os produtos apresentados no evento.

Não é incompetência nem má-fé ... é falta de dinheiro mesmo ...

menos mal ... :-/


» Theneus () em 07/06 16:12

Isso ta me cherando um desculpa bem deslavada....Porque não pederiam apoio para o pessoa do software livre para ajudar na matéria.... tem materia de sobra...


» Augusto Campos () em 07/06 16:14

Flávio, nunca trabalhei na redação de uma revista desse porte, mas neste caso não seria correto ela simplesmente noticiar que o evento iria ocorrer, baseada nos releases enviados pela organização ou mesmo pelas outras formas de obtenção de matérias normalmente disponíveis a todos os interessados?

A impressão que eu tenho é de que houve uma decisão consciente de não divulgar o evento, da mesma forma que há a decisão consciente de chamar o Apache de freeware. A razão disso eu não sei e nem me interessa, mas se for este o caso, certamente cada um pode tomar suas decisões sobre de que forma reagir (como comprador ou assinante) a esta escolha.


» Alex Rabelo () em 07/06 16:23

O pessoal da info deve estar sofrendo uma avalanche de emails, pois recebi a mesma resposta, que o Marcelo recebeu, do setor de assinaturas ... já estão padronizando suas desculpas ....
Caso não tenham material para escrever podem se basear ... no link http://agenciacartamaior.uol.com.br/agencia.asp?id=748&cd_editoria=004&coluna=reportagens

T+


» Leonardo () em 07/06 16:42


Ora pipocas.
Se a InfoExame quer largar mão de um filão gigantesco de TI, que chama a atenção do mundo inteiro, não reclamem.
Façam a CopyLeft o contraponto disso.
Fazendo o serviço direito, a Info Exame vai ser tão achincalhada, que ou vai pro "conflito" ou aborda o assunto.

Que que vcs acham?


» Everaldo Canuto () em 07/06 17:02

Ponderemos!

Depois de ver essa avalanche de comentários resolvi comprar um exemplar da INFO deste mês (já fazia mais de um ano que não tinha saco para ela). Apesar de concordar com algumas das opniões aqui colocadas achei algumas um tanto quanto exageradas. A INFO desse mês trouxe (pela primeira vez) um série de matérias sobre ferramentas livres, li os artigos e fiquei surpreso ao notar que os mesmos me agradaram.

Muitos vão me criticar, mas acho, que pessoas que desenvolvem ou usam o Linux deviam ler esta revista e até outras como a MSDN magazine... é foi isso mesmo que escrevi! Na entrevista com o Ballmer (INFO deste mês) e em publicações recentes da MSDN magazine percebi que a Microsoft vem falando muito e modos mais eficientes de se organizar e encontrar arquivos no disco. Esse deve ser um dos focos da nova versão do Windows. Então porque não ler as estratégias da Microsoft e se antecipar a ela, é isso que ela faz com os outros.

O estranho é que algumas pessoas da comunidade OpenSource preferem ficar com aquele blablabla de não instalo o Windows, o Windows é uma merda, as revistas que falam de Windows são uma merda. O Windows tambem tem qualidades e seria legal se os pontos fortes dele estivessem disponíveis para Linux.


» Dimas () em 07/06 17:16

Em protesto, vou cancelar minha assinatura da revista.


» Dimas () em 07/06 17:43

E-mail ao atleitorinfo@abril.com.br:
"Lamentável!
Como assinante já há bastante tempo desta revista, quero expressar o meu descontentamento com a posição adotada com relação ao software livre. Já tinha pensado em cancelar a assinatura desde que a Sandra Carvalho esnobou o SL em uma antiga edição, com um título tipo "Software livre no desktop, eca!". Com todos os últimos artigos tendenciosos para a M$, não dá mais, chega !!!"


» internero () em 07/06 17:53

Bom, sou assinante dessa revista a uns 4 anos e sei muito bem que não é ali o local adequado para procurar análises técnicas! Ali é o local para observar o mercado. Tenham a curiosidade de ver o quanto a Santa Ifigênia - um paraíso perdido em São Paulo campital, cheia dos contrabandos e pecinhas de segunda mão, mas com algumas poucas lojas de informática que fazem o serviço direito - está sendo citada na revista... o exemplar desse mês mesmo fala dali.
E mais: as opiniões dos escritores também devem ser levadas em conta... eu costumor rir muito com o Dagomir.. e sempre encaro com atenção as crônicas americano-mercadológias do Dvorak... como o Everaldo disse, ponderemos!
Para quem procura um 'algo mais' existem outras publicações, como a própria Copyleft, entre tantas outras! é tudo uma questão de não ser mente fechada! Nada é tão bom que não possa ser melhorado e nada é tão ruim que seja imprestável!

Podemos muito bem defender o software livre e TEMOS que conviver em harmonia com todo o mundo que nos cerca... afinal ele é LIVRE ':)


» Pierre () em 07/06 17:56

Everaldo.

Você já viu o Richard Stallman, Linux Torvalds, Mall Dog ou outra personalidade do Software Livre na capa da Revista? E quanto aos brasileiros? Morimoto, Augusto Campos, Alfredo Kojima, Aurelio Marinho, Rubens Queiroz ou outro defensor do software livre no Brasil, vocë viu quantas vezes?
Mas Steve Ballmer, o idiota do Diretor de Tecnologia do Pao de Açucar, dizendo que "Linux só com um 38 na cabeça", isto esta cheio.
A Fenasoft, com certeza já deve ter aparecido com uma página inteira.
Então, esta é uma revista séria? A Tecnologia é só o mundO WINDOWS? E não sou fanático em relação ao Linux, uso e trabalho com Linux e isto não me faz nem melhor ou pior. Mas o que se leva em conta é a o que a INFO esta fazendo em relação ao evento. Será que a pobrezinha, não tem dinheiro para cobrir um evento desta magnitude, como o que ocorreu em Porto Alegre. Acho bem plausivel a comunidade reagir contra isto, será que estamos voltando a época da ditadura? O controle da informação para influenciar pessoas e padronizar comportamentos.
Enfim, o grupo ABRIL esta fazendo um papel vergonhoso e se rendendo aos milhoes da MICROSOFT.
Eu penso assim, uma falta de respeito com todos os profissionais de tecnologia do Brasil.
Me sinto lesado como cidadao.


» EdCrypt () em 07/06 18:03

FAla sério. A mim não convence.


» (fuji) Mike Shigueru Matsumoto () em 07/06 18:05

Muito me assusta vocês se assustarem com a atitude da info. Lembra quando ela só criticou os computadores da METRON com Conectiva e disse ainda por cima que mudar a resolução de vídeo (CTRL + ALT + (+/-)) foi difícil?

Eu já não leio a INFO a séculos, e continuando apostando que a Microsoft é dona dela...


» Copag () em 07/06 18:17


Estou sem tempo e na correria, então não vou comentar tudo agora. Mas uma coisa é interessante:

Várias pessoas de diversas cidades do Brasil, penaram para juntar uma grana, ir ao encontro de caravanas, juntaram dinheiro por meses, perderam salários, gastaram muito. Mas foram lá no FISL!

Uma revista que tem milhares de assinantes, e que a editora é dona de outras dezenas de revistas com outras dezenas de milhares de assinantes não abriu mão de verba para que o evento fosse coberto?!

Falta de grana?

Sem mais...

Copag


» de passagem ;) () em 07/06 18:19

ih alah! a Info já foi boa, até gostava de ler, mas não tenho animo de pagar o preço q ela cobra hj. Ainda mais com a quantidade de propaganda q tem (quase superando o conteúdo, ou não :)
Mas pelo que vejo, ela tá "forte", vide reboliço q deu aqui!
Creio q a Info peca no seguinte: Fica (talvez) só no "modo de escrever" imparcial. Mas quebrando esse pensamento de ser imparcial no que se escreve, pois, afinal, quando vc escolhe uma palavra em detrimento de outra vc está colocando certa dose de parcialidade no que vc diz....heim...em outra palavras, a Info pode e deve colocar o "ponto de vista Microsoft" mas que coloque também o da comunidade SL ;) e isto ela DEFINITIVAMENTE não faz!


» Julio Biason () em 07/06 18:31

O problema nao foi grana, pessoal. Percebam que o email de resposta nao diz "verbas enxutas" mas sim "equipe enxuta". Provavelmente os jornalistas deles ja' estavam envolvidos com outras reportagens.

Nao estou aqui defendendo a INFO de maneira alguma, acho que eles poderiam estar se preparando para o evento a muito tempo (como eu, que estava correndo atras de todo que precisaria desde janeiro desse ano :) ). Se eles nao se prepararam ou nao quiseram comparecer ao Forum, problema e' deles. Como eles ja' devem estar vendo, o fato da ausencia deles no forum comprova o quao despreparados para o mercado atual eles se encontram.

Avisa-los, ate' um certo ponto, ate' e' interessante para abrir os olhos deles. Agora, se daqui a pouco comecam a realmente inundar a caixa de correio para avisar que "eles perderam o bonde" ou "que foram comprados pela Microsoft" so' vai aumentar a ira deles contra a comunidade.

Entao sugiro o seguinte: alguem (assinante, de preferencia, ja' que eles devem ouvir melhor quem ta' pagando :) ) sugerir para o pessoal da revista a possibilidade entregar uma reportagem sobre o forum, gratuitamente (desde que mantendo a autoria do mesmo). Eu participei e estou pronto a ajudar a escrever essa noticia pra eles (minhas capacidades jornalisticas nao sao das melhores, por isso nao escrevo tudo sozinho :) ).


» Daniel () em 07/06 18:54

A posição que a revista INFO tomou em relação ao software livre foi uma escolha não aleatória, mas consciente. O motivo dessa escolha jamais saberemos, mas todos já imaginam.

Não podemos de maneira nenhuma obrigá-los a gostar de software livre. É claro que uma publicação que se diz independente deveria ser de fato imparcial, mas não é. Então cabe a nós leitores o poder de decidir se vamos ou não comprar-lá novamente.

Só peço a atenção de todos que não amoleçam, caso mês que vem saia na capa uma reportagem sobre linux.

A INFO fez uma escolha e nós teremos que fazer a nossa. A INFO foi muito infeliz, já que abriu uma grande porta para a revista CopyLeft. Se a CopyLeft (agora com muito mais pressão tb) souber usar essa abertura, as coisas vão começar a mudar.


» Sandra Carvalho () em 07/06 20:02

Em primeiro lugar, lamento ter decepcionado vocês com a cobertura online rarefeita do fórum de software livre de Porto Alegre este ano. Sabemos que o fórum é relevante e que muitas coisas bacanas acontecem por lá por experiência direta: todos os anos fazemos reportagens interessantes a respeito. Este ano, infelizmente, não deu.
Isso não quer dizer que a INFO subestima a importância do software livre. Se vocês trocassem o wishfull thinking pela leitura minimamente atenta da INFO de junho, saberiam que, como sempre, programas de código-fonte aberto contam com nossa atenção. Só para ficar no número que está nas bancas, publicamos:
.a primeira análise do Freedows, o bem-acabado Lindows brasileiro
.uma resenha do MySQL e sua tendência de crescimento dentro das empresas
.uma avaliação do servidor de redes brasileiro NeoLinux
.quatro cases de uso inovador de distribuições Linux numa ampla reportagem sobre grid computing no Brasil.
Este número de junho não é exceção. Dois meses atrás, por exemplo, publicamos 116 páginas dedicadas inteiramente ao pingüim no título Linux no Escritório da Coleção INFO. Estamos falando do Linux na revista desde o primeiro semestre de 1997, muitos anos antes de muita gente boa ter tomado conhecimento do assunto. Desde então nunca não se passou um ano sem que Linux, Apache e outros programas de software livre ganhassem Prêmios INFO, o nosso modo de destinguir a inovação em tecnologia. Mas flame é flame, não é? É tão confortável e fácil caluniar...


» Bogdano () em 07/06 20:21

O que é wishfull thinking?


» Augusto Campos () em 07/06 20:44

É fácil fazer flame, mas também é fácil usar a existência de flames em uma discussão como cortina de fumaça para disfarçar que não houve resposta direta da razão pela qual optou-se por não cobrir um evento desta magnitude, ou por que insiste-se na atitude de chamar softwares livres como o Apache ou o PHP de 'freeware'.

Uma explicação razoável e clara seria muito bem recebida, e é uma pena que a oportunidade tenha sido desta forma desperdiçada, e que ainda por cima tenha havido esta tentativa de desqualificar o questionamento.


» Daniel () em 07/06 20:46

Primeiramente Sandra, essa é a resposta oficial da revista ?

"Sabemos que o fórum é relevante e que muitas coisas bacanas acontecem por lá" ..."Este ano, infelizmente, não deu."

Sandra, estamos falando do maior evento sobre software livre da América Latina, que está entre os maiores do mundo. Mais de 35 países participaram, e a senhora escreve que ..."Este ano, infelizmente, não deu."

Nesses últimos 20 anos duas revoluções aconteceram, uma foi a internet e a outra o software livre. Eu poderia ficar escrevendo números e números sobre software livre, mas não vou. Deixarei que a história conte isso por si mesma.

Sandra não estou falando de Linux, mas de software livre. Os casos que a senhora citou, não são mais do que obrigações de uma publicação que quer manter seus leitores (que acredito que irão diminuir bastantes) informados. Quando voces escrevem sobre software livre, não é um favor que faz à nós, é um fato que precisa ser anunciado.

Que pena realmente que voces não foram ao FISL, perderam uma festa e tanto!


» Marcus Moreira de Souza () em 07/06 20:51

Foi tão confortável e fácil deixar de renovar a minha assinatura depois de 9 anos como assinante...


» DVader () em 07/06 20:56

Caros, tive acesso a info deste mês e gostaria de compartilhar a piada com vcs, a seguir trechos do "Tem Mensagem Pra Você":

"AS PAUTAS DA INFO - O TO DO no jargão dos jornalistas - são boladas sempre em cima da hora,
para manter a revista atualizada até o último instante."

hehe parece que não...

"De vez em quando, com temas muito especiais,
planejamos tudo com bastante antecedência."

Agora tá explicado, o FISL não era especial

"A entrevista com Steve Ballmer, o CEO da Microsoft, (...) acabou saindo,
aqui mesmo em São Paulo, por videoconferência. O resultado, interessantíssimo, você pode acompanhar desde a página 68. Esta edição, aliás, está cheia de Microsoft."

UFA, ainda bem que é só esta edição...

"A INFO é uma revista agnóstica em tecnologia, como as melhores publicações da área. Neste
número, trazemos também matérias legais de rivais da Microsoft. Vejam nossa análise do Freedows, o Lindows brasileiro. Por trás dele, está Sandro Henrique, evangelista do Linux, fundador e presidente da Conectiva nos seus dias mais inventivos. Esse software vai dar o que falar."

Sem comentários....


» Paulo Zambon () em 07/06 20:57

Sandra Carvalho,

Sou assinante da INFO (Paulo Augusto Zambon Abrantes) e fala sério, heim... Dá até desgosto ler as poucas análises que vocês fazem de Linux, quando fazem... Você se "gaba" tanto a respeito de publicar matérias de Linux neste mês de junho (MySQL, Freedows e Neolinux) sendo que as mesmas ocupam apenas duas páginas (cada uma) enquanto aquela matéria do idiota do Steve Ballmer teve quatro páginas inteiras, sendo que a segunda (pág. 69) aparece a foto dele ocupando todo o espaço da página. Na minha opinião um total desperdício, dá até vontade de vomitar em cima da revista. Desculpa Sandra, mas o motivo de equipe enxuta não cola. Realmente, como disse um amigo nosso ali em cima, deixar de cubrir o V FISL e fazer uma entrevista online com Ballmer é o fim da picada. Tal entrevista dá mais status para muitos leitores adeptos podre mundo proprietário Windows do que os "marginalizados" do software livre, não é?! E a nota da interface do Freedows que vocês deram 7.5, fala sério, o máximo que fizermos nunca estará bom, não é mesmo?! Ah... Sandra, eu quero estar vivo para ver muitos fatos mudarem, como quero! Gostaria que assistisse ao filme "Ameaça Virtual" para posteriormente tirar suas conclusões sobre nós. Uma sugestão fica aqui: o Kurumin já está na versão 3.0a e até agora só saiu uma análise sobre o mesmo, não estaria na hora de mais uma? E o Kalango Linux, outro excelente Linux brasileiro que já está na versão 2.0 e ainda não teve nenhuma análise por parte da INFO, não está na hora também? Minha assinatura vai vencer agora em agosto, mês do meu aniversário, e creio que vou me dar de presente uma assinatura da Geek e cancelar a de INFO. Vamos aguardar e ver no que dá.


» chimpa () em 07/06 21:23

ouch!

Me surpreende que tal resposta tenha vindo da Diretora de redação da editora abril - revista Info !

Quer dizer, é notável um "Este ano, infelizmente, não deu. " sobre uma filosofia/movimento como Software Livre, que principalmente este ano, alcançou um destaque tão forte no Brasil (forte o suficiente para pisar no dedão dos grandes), seja técnico ou filosófico, atraindo no mesmo local, personalidades e usuários do mundo do TI, sendo que isso tudo não foi suficiente para ganhar nem sequer uma menção na coluna lateral de qualquer página da revista Info. Fantástico !

Eu fiz questão de parar no jornaleiro e, gentilmente pedi para folear rapidamente a edição de Junho, aonde artigos como "Sabão em pó com chip" ganharam destaque - esse "deu".

Bom só posso fazer duas suposições:

1-) Mesmo com meses de propaganda sendo divulgada sobre o FISL, a revista não teve visão suficiente para perceber que, principalmente este ano, com suporte crescente do governo, realizar uma materizinha sobre o assunto seria no mínimo interessante (e rentável) ;

2-) err.. "Este ano, infelizmente, não deu."

E o fato da revista lançar artigos sobre ferramentas software livre é meramente uma necessidade de coerência - como se fala de internet, TI hojê sem mencionar MySQL, Apache, Linux, etc ? Pode-se ignorá-los ?

Achei muito fraca, sem tato a resposta. Esperava mais de uma Diretora de Redação que, no fundo, estava respondendo a uma parcela (grande talvez) do seu público alvo, visto que, novamente, o Brasil caminha cada vez mais para o Software Livre.

Lamentável.


» Julio Biason () em 07/06 21:41

Bah gurizada, falem serio! Se a Info Exame nao conseguiu ir no Forum, o problema e' deles. De que vai adiantar ficar ficar chamando todo mundo por nomes?

Contribuir com a Info para tornar o SL mais popular e' bem mais facil do que simplesmente ficar nessas guerras de voces...


» Julio Biason () em 07/06 21:41

Bah gurizada, falem serio! Se a Info Exame nao conseguiu ir no Forum, o problema e' deles. De que vai adiantar ficar ficar chamando todo mundo por nomes?

Contribuir com a Info para tornar o SL mais popular e' bem mais facil do que simplesmente ficar nessas guerras de voces...

Por falar nisso: Sandra, a Info aceitaria uma "reportagem" feita pelo pessoal que foi no Forum e gostaria que surgisse isso numa proxima edicao?


» Augusto Campos () em 07/06 21:51

Eu acho excelente a idéia de contribuir, Julio. Mas ia ser maislegal ainda se uma matéria tivesse saído anunciando o evento para o público da Info (a tempo de os eventuais interessados se inscreverem), e outras no site tivessem coberto o evento enquanto ele ocorria, para satisfação daqueles que não puderam estar presentes.

Como isso não ocorreu, acho que não há nada de errado em perguntar a razão.

Claro que dou o maior apoio à sua atitude positiva, mas este é um dos casos em que perguntar não ofende, e a ausência de resposta clara ajuda a explicar.


» DVader () em 07/06 22:09

Karaca, tava vendo nas fotos do evento (aqui mesmo no br-linux) e vi que o Ministro Gil tava palestrando lá. Nem isso foi suficiente para ao menos escreverem uma menção sobre o fórum.

Faço minhas as palavras do colega... LAMENTAVEL.


» Paulo () em 07/06 22:12

Aliás.... Ele chegou na hora mais errada possível... Bem na hora que o MadDog estava falando... E o cara, em respeito è ele, parou de falar...

A galera queria pegar o gil e apertar o pescoço dele até ele ficar branco de susto.


» Leonardo () em 07/06 22:35

Olá Sandra Carvalho

Comentários sobre sua resposta

Temos aqui alguns leitores insatisfeitos com a qualidade de sua revista.
Você não tinha de se defender como fez.
Se 90% das pessoas aqui realmente só xingou e não criticou construtivamente, normal. Todo fórum aberto tem seus "trollers".
Mas algumas das críticas foram construtivas e sinceras. E muitas delas deveriam ser colocada em pauta em alguma reunião editorial da Info.
O universo desta lista pode ser pequeno para seu volume de venda, mas não se esqueça que aqui temos alguins formadores de opinião. E se eles tiverem uma opinião negativa de sua revista, isso pode gerar um efeito cascata desagradável para a Abril.
Imagine que a gerência que lê sua revista pode ir perguntar coisas para os "techies" que ficam nos "subterrâneos"..
;-)

Claro,a M$, que faz propaganda em sites como o The Register, Slashdot e News Forge, com editorias claramente anti M$, pode retirar as cotas d aInfo se vocês cobrirem muito o Free Software.
Ou não.
Veja onde eles anunciam.
=o)
Aqui temos fontes de notícias feitas gratuitamente por pessoas bem intencionadas e com a boa vontade do Augusto Campos.
E vocês tem uma equipe profissional e deixam um assunto como
o FISL escorregar.
Há alguns anos eu mesmo escrevi para vocês corrigindo enganos sobre o Linux em algumas matérias, e oferecendo ajuda quanto aos tipos de enganos que percebi.
Gratuita.
E não recebi resposta.

WTF?

É arrogância? Prepotência? Ou a Info caiu naquela armadilha de contratar gente barata pra cortar despesas e começou a vender menos, tendo de cortar mais despesas?
(Gente barata que não nota uma boa oportunidade mesmo quando ela pula no seu pescoço e grita na orelha?)
Essa é uma armadilha típica do mercado de TI.
Espero que a Info escape dessa

Espero que vc leia e pense sobre esse post

Best Regards
Leonardo


» Robson Franca (TheProgrammer) () em 07/06 22:38

Olá pessoal, tudo bem?

Bastante curiosa a situação! Seria interessante vermos como a Info Exame nasceu, o que poderia dar um pouco de luz a esse incidente:
- No começo a Editora Abril só tinha uma revista para executivos chamada Exame. No começo da década de 80, os computadores invadiram o Brasil de forma agressiva, sobretudo nas empresas;
- Assim, a Abril resolveu colocar um encarte dentro da revista Exame para que os Executivos tivessem mais informações sobre esse negócio de "Informática" (perdõem o trocadilho). Nasceu assim a Exame Informática;
- Como o conteúdo de Informática estava crescendo bastante, e aproveitando que um novo público surgia no país - o profissional de Informática - a Abril decide criar uma revista independente da Exame: a Info Exame;
- Houve momentos em que a Info Exame chegou a publicar matérias sobre programação. Mas, devido a própria linha editoral da Abril, ficava meio complicado cobrar mais do que isso;
- Com o tempo (e muitos "investimentos" de corporações de hardware e software) o conteúdo da Info Exame se voltou para um público "pseudo-leigo" em Informática. Explico: é um pessoal que possui um conhecimento assaz limitado de informática mas, sempre que há necessidade de um "técnico em informática", esse indivíduo surge, faz uma "mágica" (pelo menos para os leigos autênticos) e recebe os louros. No entanto, se o mesmo dilema surge com outra roupagem, o mesmo "técnico" não faz por menos e tenta encontrar a solução na tal revista. É o tal de "consultor Info-Exame";

Como Profissional de TI que sou não recomendo nem a estudantes esta revista. Ela não fala de mercado de hardware (Sta Ifigênia, Tom's Hardware e revista de HW afins fazem isso bem), nem de software (PC Master, Geek, agora a Copyleft), nem de desenvolvimento (Developer's Magazine [se ainda existe], Mundo Java, Java Magazine, Geek, etc.). Um executivo deveria ler (na minha opinião) uma IstoÉ Dinheiro (com certas reservas), Carta Capital ou ainda um Valor Econômico (também com certas reservas).
Não sou um grande leitor das publicações da Abril até porque encontrei um conteúdo melhor em outras publicações. Porém sinto na responsabilidade de profissional alertar as pessoas leigas em informática a buscar informações sobre o assunto em publicações que confio.

P.S. : Fui ao V FISL pagando do meu bolso, e creio que razões econômicas ou de equipe para ir até lá sejam um tanto "peculiares" neste caso. Porém, como o Augusto disse muito bem, jamais saberemos o real motivo da ausência. Mas, considerando o público da referida revista, até é uma atitude compatível, posto que um de seus principais anunciantes está em situação delicada sobretudo em um dos seus principais clientes: o governo.


» Henrique Paiva () em 07/06 23:32

Sou usuário de linux desde 97 e li alguns comentários criticando o espaço dado a entrevista com Steve Ballmer, e discordo plenamente. Trata-se de uma das pessoas mais influente no MERCADO de TI, e qualquer um gostaria de fazer uma entrevista com ele, inclusive a maioria de vocês. Não estou levando em conta mérito, ética e etc... e sim que ele é o CEO da Microsoft, dona de um monopólio e que detém de esmagadora maioria dos SOs instalados.Se eu tivesse oportinidade entrevistaria até mesmo Hitler! Você não?

A Info é uma revista de TI, e eles fariam tudo para entrevistá-lo, e fizeram, a entrevista foi ruim, mas conseguiram.


» Jorge () em 07/06 23:55

Henrique... Te larguei....

Chega a dar um asco... Ao menos olha o contexto... Os caras tem tempo para a MS e não tem tempo para o SL, que é prioridade para um país sub-desenvolvido que nem o Brasil. Tu quer o quê?

Vamos combinar.. Dá o rabo para o Ballmer!


» André Simões () em 08/06 01:45

Gente,

Paralelo a esta discussão, como assinante eu enviei um e-mail para a revista e recebi o texto padrão como resposta, isto porque em momento nenhum do meu e-mail eu critiquei a revista e ainda puxei o saco lembrando de algumas matárias sobre linux que eu realmente gostei.

Ano passado eu quase não renovei a assinatura este ano isso realmente vai acontecer.

Não que eu quisesse que a Info publicasse só matérias sobre SL, afinal a revista é sobre TI e TI ´também é software proprietário, mas essa mancada do FISL foi fatal, chega.


» JacaréAlado () em 08/06 01:58

Eu ia renovar minha assinatura ... mas esse ano "NÃO DEU" ... sorry

05 cls
07 read assinantes
10 assinantes = assinantes - 1 ;
12 rem TO FORA !
20 for i = 1 to 10
25 print "Tchau"
30 next i
40 end


» bebeto_maya () em 08/06 07:17

__Vocês não esperam que uma revista para executivos, administradores de empresas, pastores evangélicos do tipo corrupto e afins. . .Tenha qualquer qualidade técnica, visto que esta gente, nasce, cresce, ``mata`` todo mundo que lhes é `hóstil`, ficam ricos, morrem e são esquecidos.Ou seja em nível evolucionário vivem como animais irracionais, numa roupagem moderna e dinâmica, que se entrete em ocultar a verdade dos nossos olhos.
___No mais a INFO é do grupo Abril, que é levemente tendenciosa para a MS, afinal é quem paga mais, é quem patrocina a MTV, também do mesmo grupo. . .Vou continuar rindo e ridicularizando essas revistas do grupo Exame.Vou continuar Cassuando do MAX Gheringer(alguém sabe direito nome desse cara),quando afirma que a Hebe é um exemplo a ser seguido pelos homens de negócio.
__Sinceramente, essa gente me dá asco!


» Hélvio Mota () em 08/06 07:53

Micro Sistemas?? Putz, foi longe, hem, Marcellus? Ê saudade...


» André Simões () em 08/06 08:24

A Info de hoje não lembra em quase nada, a Info do começo.

Quando eu era office-boy fui promovido por causa do que aprendi com as dicas de Excel 5 nas páginas azuis da Exame Informática.

Hoje a revista não agrega na de informações técnicas, só fica mostrando um monte de bugugangas caras e de pouca utilidade real, já que a maioria é de MP3 players, e coisas do gênero. Só o que salva são alguns dos dispositivos de armazenamento, mesmo assim muitos tem mais cara bonita que utilidade.

Eu realmente gosto de algumas colunas mesmo quando metem o pau no Linux, pois algumas vezes as crtíticas estão bem embasadas, mas o resto da revista anda +/-.

Como montar um CaseMod, isso é só dar um pulo na Rua Santa Ifigênia perguntar em qualquer stand ou loja que sempre tem alguém disposta a gastar horas contando como se faz um casemod nem precisa de revista.


» André Simões () em 08/06 08:27

Me desculpem os erros de digitação.


» joaocep () em 08/06 12:07

Opa.. mas a MTV e o Patrola estavam lá!!! Programas de TV.


» André (PiTsA) () em 08/06 14:30

Esta revista é pobre demais, não há mais revista boa no mercado brasileiro. Comprar a INFO pra que? para aprender como copiar e colar usando microsoft office? ou para aprender a tirar fotos e coloca-las no computador? Artigos horriveis, meterias piores.

Assinei ela durante um ano, nunca mais, a pior revista de TI. Ela esta sempre por fora dos acontecimentos, eu diria no minimo, desatualizada.

Estou contando com a CopyLeft para que seja uma revista que não desaponte como a INFO.


» André () em 08/06 14:42

ah retiro o que disse de que não ha revista boas no mercado, pois há as revistas PC Master, Geek, agora a Copyleft, entre outras que tem muita coisa boa.


» RJP () em 08/06 17:30

Uns brevíssimos comentários:
- Por um tempo eu assinei a PC Magazine (estadunidense) e depois a PC Computing (tb made in USA). Olha, me dava um desânimo lê-las, pq elas falavam de um mundinho tão abstrato, q eu no Brasil me sentia algo próximo do zero infinitesimal. Um nada. Sabe aquele papo q vc sabe q é irreal, de capas de MP3 players a R$ 100 e home-theaters p/ computador custando R$ 2000? Algo do tipo, eu lia e olhava a minha realidade... Aquilo me deixava p/ baixo. Rompi a assinatura.
- Hj em dia ler a Info é parecido. Eu n vou dar uma fortuna num HD externo da Iomega p/ espetar numa porta USB 2.0 (as máquinas do meu trabalho algumas muito mal tem USB 1.0), nem tô interessado nisso. Muito menos na solução q uma empresa deu p/ resolver problemas, gastando rios de dinheiro... Ai saco.
- Eu sempre achei a INFO Exame uma revista fraca. Talvez seja boa p/ pessoal de TI, mas p/ o pessoal técnico, ela é horrível. Além do +, olha o Linux com preconceito (o q é aceitável p/ aquele pessoal "catequizado" pela M$), coisa inaceitável p/ um jornalista. Aliás, publicações do Grupo Abril sempre foram tendenciosas (vide a Veja).
- Não vai ser o comentário do pessoal da Info falando aqui no BR-Linux q vai mudar minha opinião. Continuo achando q eles olham o Linux como uma curiosidade, um brinquedinho legal, não algo sério.
- O Renato Degiovani tá morando no interior de São Paulo, programando em Delphi, investindo no site dele (http://www.tilt.net), desenhando daquele jeito pixelizado de sempre... Ele fica penalizado pela MS ter acabado do jeito q acabou (eu tb), mas "os cães ladram e a caravana passa" (Ibrahim Sued).


» Policarpo Quaresma () em 08/06 19:11

Nem tudo está perdido. Ontem à noite, houve um destaque no programa Edição de Notícias da Rede Record (http://www.rederecord.com.br ) , ancorado pelo Paulo Henrique Amorim, para a iniciativa de Software Livre capitaneada pelo Ministro Gilberto Gil.

Ele chamou um especialista de informática para explicar o que é Software Livre. A explicação, ainda que muito didática, chegando a abordar a FSF, o Torvalds, etc., soou complicada aos ouvidos Paulo Henrique Amorim, mas convincente. Bem preparada e ensaiada. Pena que durou só uns 5 minutos.


» Henrique Paiva () em 08/06 23:39

JORGE !

O seu email é de verdade ? Se for ótimo, agente conversa em off, senão, voce ao menos podia ser menos covarde e burro. Voce leu direito a minha mensagem?
Tenho total aversão ao Windows. Não uso ele pessoalmente a anos. Mas cai na real, 9?% dos leitores da Info usam Windows, voce acha realmente que eles prefeririam uma matéria sobre o FISL do que uma com o Ballmer ? Eles simplesmente acharam que o FISL não fosse dar "ibope".

Tento manter a calma, senão vou ter que descer o nivel pra chegar sua altura e voce me entender.

Abraço


» flames () em 09/06 00:08

Com certeza as desculpas da editora não foram as melhores mas acho que o recado foi passado e as desculpas deviam ter sido aceitas! Pelo menos é o que as "pessoas normais" fariam!!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.