Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Microsoft poderá usar patentes para minar o Linux

Notícia publicada por brain em junho 6, 2004 06:32 PM | TrackBack


"'O império de Bill Gates pode balançar a comunidade do software livre pela cobrança de royalties sobre protocolos de comunicação entre programas de código aberto e produtos Microsoft'. Mas uma tentativa de ataque voraz contra os sistemas abertos." A contribuição vem de Roberto Pereira (rpereira6971@hotmail.com), acompanhada deste link da Exame para maiores detalhes.

Digno de atenção, vindo da empresa que recentemente registrou uma patente do duplo clique. Um trecho interessante da matéria da Exame: "'Estamos atentos a algumas das patentes que eles detêm', afirma Matthew Szulik, CEO do Red Hat, distribuidor Linux. 'O arsenal deles é rico e amplo.' Além da possibilidade de a Microsoft deter patentes relacionadas a trechos do Linux, especula-se que o maior problema será a cobrança de direitos de propriedade intelectual sobre protocolos de comunicação entre softwares de código aberto e produtos da Microsoft."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» m3tt@ll () em 06/06 18:58

Gostaria de colocar apenas um comentario em relação a esta reportagem, pois, muitas das vezes nós chegam certas informações que fazem com que acabemos tirando conclusões preciptadas. No caso das patentes realmente a Microsoft tem seus diretos previstos por lei, mas devemos deixar claro que na maioria dos casos a Microsoft utiliza de PADRÕES ABERTOS DEFINIDOS PELAS RFC's para garantir a interoperabilidade de seus sitemas. São exemplos disto o próprio protocolo TCP/IP e o Active Directory que a Microsoft utiliza, lembrando que o Active Directory nada mais é que uma implementação do padrão aberto LDAP com algumas alterações feitas pela Microsoft para garantir outras funcionalidas.
Caso tenham algum interesse em saber sobre as RFC's, acesse o site http://www.ietf.org


» Deyson Thome () em 06/06 19:00

Prezados amigos, muitos falam que o Bill Gates cresceu por ser um excelente profissional de vendas, eu não acredito pelo seguinte motivo: se voce vende algo sem concorentes para esse ' algo ', se só tem voce, então não há parametros para dizer, ah! voce é bom, seu produto é melhor e coisas desse tipo. Mas nesse tempo em que a M$ ficou sozinha no mercado, com uma grana inacreditável em mãos muitas coisas aconteceram é lógico, inclusive a aquisição de poder e influência. Não acredito que desde o início do linux a M$ não estivesse observando e agindo nos bastidores, não acredito qua a M$ esteja tão por fora de tudo isso. Não me surpreenderia se em qualquer momento a M$ apresentar algo sobre ser dona de muito disso tudo. Será que ela não está deixando o mundo trabalhar o software livre criar ferramentas maravilhosas para depois , com uma manobra espetacular ela ser a maior beneficiada ? O dinheiro gera influências impensadas e a M$ é só $$$$. O Bill Gates não é realmente essa sumidade,
mas como já disse anteriormente, com $$ compram-se inteligências, influências e etc....... Vamos ver.


» m3tt@ll () em 06/06 19:05

Gostaria de colocar apenas um comentario em relação a esta reportagem, pois, muitas das vezes nós chegam certas informações que fazem com que acabemos tirando conclusões preciptadas. No caso das patentes realmente a Microsoft tem seus diretos previstos por lei, mas devemos deixar claro que na maioria dos casos a Microsoft utiliza de PADRÕES ABERTOS DEFINIDOS PELAS RFC's para garantir a interoperabilidade de seus sitemas. São exemplos disto o próprio protocolo TCP/IP e o Active Directory que a Microsoft utiliza, lembrando que o Active Directory nada mais é que uma implementação do padrão aberto LDAP com algumas alterações feitas pela Microsoft para garantir outras funcionalidas.
Caso tenham algum interesse em saber sobre as RFC's, acesse o site http://www.ietf.org


» Lucas () em 06/06 19:20

Se um dia as patentes começarem a minar de vez o progresso da informática, eu largo dessa área.

E vamos ficar atentos com as novas pérolas da MS.. (patentear duplo clique é soda)


» bloodman () em 06/06 19:30

Mas se o Linux é LIVRE, de código ABERTO, por que ele iria infrigir patentes?!?!?!?!?!?!?!?!


» Guilherme Yan () em 06/06 19:33

Sinal que só a ação da SCO não basta ou a M$ prevê a derrota da SCO.


» #startx# () em 06/06 19:47

Tô com o Lucas. Se o avanço tecnológico for enterrado por um verme igual o Bill Gaytes, vou vender empadinha na esquina. A não ser que o dono da patente da empada apareça. Eles não vêem que essa lei só vai nos engessar?


» joaocep () em 06/06 19:58

Concordo com os colegas. Sou a favor de patentes, mas de coisas úteis... Patentear duplo clique é ridículo, mas eu até posso patentear o movimento do mouse em diagonal??? ou quem sabe o movimento teclado e mouse junto com jogos?
Pô será que o pessoal que gerencia patentes não se liga q isso é ridículo?
Se o Linux acabar pór causa de patentes eu largo a informática também.

E isso é sério!!!


» Pierre () em 06/06 20:27

É com tristeza que leio esta noticia. Tomara que as pessoas que cuidam das leis, tenham o equilibrio entre o justo e o ridiculo. E história de patentes não estraguem o progresso do Software Livre.
Mas é bom lembrar que por trás do Software Livre, temos várias empresas de peso da industria e uma comunidade espalhada pelos quatro cantos do mundo.
E não vai ser tão fácil apelar para o lado juridico para barrar o software livre.
Afinal de contas o dinheiro da Microsoft não tem mais valor que o da Novell, Oracle, IBM e tantas outras que investem no Software Livre.
Vamos aguardar para ver.
A única patente que a Microsoft vai ter sucesso é que só ela pega virus e isto vai continuar assim :)

Pierre


» Ricardo Rabelo Mota () em 06/06 20:55

Primeiro: lei de patentes americanas não tem valor legal no Brasil. A menos que se mude a lei, como estão tentando fazer na Europa.
Segundo: se até o software da M$ é pirateado, imagina o desenvolvimento de algo que é aberto? Não acredito que a M$ tenha este poder todo, ainda mais que os EUA seriam, de uma maneira geral, mais prejudicada, uma vez que até o governo americano utiliza software livre em larga escala.


» André () em 06/06 21:16

Eu acho que a notícia tá um pouco exagerada, minar o linux é meio difícil.


» lindaLDR () em 06/06 21:32

Se isso acontecer, teremos que inventar o duplo clique "Genérico". Será que eles (MS), vão patentear a "tela azul"?
Nesse senário apocaliptico só resta-me vender Tapioca.
Pequenas injustiças são suportadas, já as grandes são derrubadas... e a queda é grande!


» EdCrypt () em 06/06 21:41

Os EUA vão ficar isolados tecnologicamente. Não acho isso bom de forma alguma, é uma força que o software livre perde.


» eje del mal () em 06/06 21:57

Ah, é guerra? está bem.

PATENTEIEM OS SOCKETS!!!

Os sockets foram criados pelo pessoal do BSD -- por sinal os mesmos que inventaram os deamons -- e podem cobrar percentual de venda. Assim a M$FT paga para manter a comunidade.


» Lucas () em 06/06 22:18

Outro exemplo de patentens estúpidas:

Adobe Patent on Tabbed Palettes:
Esta patente define a "grande invenção" a que a Adobe se atribui de utilizar orelhas em janelas de menus, para otimizar espaço da tela (como as empregadas em softwares gráficos e outros). A Adobe está processando a Macromedia nos EUA com base nesta patente.

==

Isso aconteceu há algum tempo atrás e acabei me lembrando quando vi essa notícia da MS

==

fonte: pesquisa no google


» Lucas () em 06/06 22:21

Ops..
sed 's/patentens/patentes/'


» Leonardo () em 06/06 23:25

Pffft.
Se a M$ usar essas patentes, TOOOOODOS desenvolvedores vão trabalhar na Europa, Índia ou Brasil.
E não vão vender software pros EUA, pois a patente não permitiria.
Com o atual cenário do software livre, e o Brasil chamando atenção pela ampla adoção dele, espero que nós tenhamos meia dúzia de "Vales do Silício" abarrotadas de gente vinda de fora misturada ao nosso gênio cultural em adaptabilidade.
;-)
Só espero que o próximo governo não quebre a corrente.


» lilux > laskoski arroba bol ponto com ponto br () em 07/06 07:01

ah, a microsoft copiou um monte de coisa de otras conpanhias... se essas mesmas cobrarem da micosoft por royalts ela estara falida!!


» Peter Parker () em 07/06 08:25

Olhando com um olhar mais técnico, e discutindo com pessoal da área, essa patente do duplo-clique tem um grande culpado: a legislação americana. A MS patenteou isso como precaucação: imagina se um engraçadinho vai lá, patentea o duplo-clique, e pronto: a MS vai pagar uns 20 anos de duplos cliques pro cara. Se a legislação de lá não fosse tão idiota nesse sentido, isso seria evitado. Estou comentando isso sem entrar no mérito da MS ser desleal com a concorrência, etc.


» Daniel Fonseca Alves () em 07/06 09:16

Creio que a situação é nova e ainda não foi claramente testada.
Como se porta um Software Livre perante as patentes ?
Como fazer com que o Software Livre fique imune a estas patentes ?
Qual são os "inventos" que estão disponíveis e livres para serem usados ?
O jogo das patentes ainda é de ameaça recíproca entre empresas, o tal da lá e toma cá, será esse o futuro ? Duas ou três empresas dominando todo o mundo da TI ? Como evitar isto ?
E como funciona uma patente ? Qual os direitos de quem patenteia ? E nos EUA, como funciona ? Pq empresas como a Red HAT funcionam sem serem importunadas ? Será pq tem dinheiro ? Ou pq usam o mesmo jogo de toma lá da cá ?


» José Luís () em 07/06 10:18

Caros amigos,

Não creio que isto seja motivo para grandes preocupações, já que outras ações foram movidas, indiretamente, pela Microsoft. Eles não querem perder o mercado e estão estribuchando. Ora, é um Direito deles. Afinal ninguém quer perder o que tem, não é mesmo?
Mas, como lembraram aqui, existem empresas de grande portes que têm interesse contrário a Microsoft. Elas também não vão se render facilmente e querem também a sua fatia do mercado. Uma briga de gigantes. Mas, quem pode mais que o povo? Desconheço qualquer Governo, qualquer empresa que tenha ido contra o interesse global que tenha se dado bem. Grandes impérios, governos e empresas ruiram por isso. A Microsoft se não se adequar a nova tendência não será exceção. Será ela mas forte do que o império Romano ou Napoleão? Creio que não. Quem pode ir contra a exurrada? provavelmente ninguém. Se acreditarmos que a Microsft pode mais que isso, então joguem a toalha porque perdemos. Amigos! Está é uma tendência mundial e quem ficar contra ela será engolido, tragado, por esta onda gigantesca que se espalha pelos quatro cantos do mundo e desconhece fronteiras, línguas, Nações, Raça, Cor ou credo. Muito menos poderio econômico.


» Marcelo V. F. Menezes () em 07/06 10:26

Caramba, seria cômico se não fosse trágico...esse lance de patentes é um pé no sák0...
Posso estar enganado mas acretido que com esta lei de patentes percorrendo o mundo, o maior trabalho de um pesquisador não será a pesquisa em sí e sim descubrir se algo que está pesquisando não tem patentes...

É flórida viu...


» Marcelo V. F. Menezes () em 07/06 10:29

foi mal...
's/descubrir/descobrir/'


» Daniel Fonseca Alves () em 07/06 10:38

O que eu gostaria de fato é que a Europa não adotasse patentes de software.
Uma ação da Europa a favor da pantente de softwares pode influenciar o mundo todo...
Qual o poder político de nações do hemisfério sul contra a influência de legislações da Europa e dos EUA juntos ?
E o Linus ? Como produzir um kernel em região aonde estas patentes existem ?



» Roberto Alcantara () em 07/06 10:40

Pessoal, na legislação brasileira, salvo engano (algum especialista aí?) você só infringe uma patente se copiar e COMERCIALIZAR alguma coisa.

Quer dizer, se eu acho legal o porta copo que é patenteado e faço um com a mesma idéia e começo a usar em casa, eu não estou infringindo nenhuma patente...

Sendo assim, no pior cenário, teriam problemas empresas 'grandes' que apostaram no desenvolvimento do Linux, como a IBM (com chumbo grosso p/ brigar...)


» Klaatu () em 07/06 10:49

Como diria a Vera Verão:
EEEEEEEEEEEEEEEEEEPAAAAAAAAAAAA...........

Alguém aí se lembra de um tal de MAC OS? Alguém lembra de quem ROUBOU DESCARADAMENTE a idéia do Steve Jobs e "patenteou" um tal de MS Window$ ???

Será que esta porcaria de império quer virar OCP?


» Daniel Fonseca Alves () em 07/06 10:53

Roberto Alcantara
Não acho que só empresas grandes são os alvos.
Principalmente neste caso empresas pequenas que trabalham com software livre e grupos sem fins lucrativos(.org) podem ter problemas, principalmente se deixarem patentear software.
A empresas grandes "não tão nem ai".
Continuo acreditando que com o avanço da legislação de petentes de software na Europa a coisa vai ficar muito ruim.
Claro que parece que a legislação da Europa é mais branda, mas será um desafio enorme para o Software Livre.


» Daniel Fonseca Alves () em 07/06 10:59

Klaatu

Acho que existe por trás um jogo de "toma lá da cá", um acerto por debaixo dos panos entre grandes empresas para que não sejam processadas.
Ex:
A IBM não processa a Microsoft por infringir uma patente sua pq a IBM possui também uma patente que a Microsoft possui.
Uma guerra fria dos tempos modernos.
Como é uma guerra de gigantes os pequenos no caminho que se cuidem.


» Flavio Machado () em 07/06 11:05

O mais engraçado é que as patentes foram completamente deturpadas de sua função original: elas surgiram antes da revolução industrial, nas corporações de ofício, para proteger as técnicas dos mestres artesãos contra os seus empregados/companheiros, visto que se eles aprendessem a técnica dos mestres, poderiam abrir seus próprios negócios sem ter investido na concepção da técnica ou dos produtos. Isso se justificava pois a diversidade de produtos era pequena e o conhecimento de como fazer era o mais importante, já que os produtos eram artesanais. Bastaria comprar um ou outra ferramenta e abrir concorrência desleal com o mestre.

Com a revolução industrial, esse argumento caia por terra já que o principal agora era o capital e, em muito menor grau, o conhecimento. Não seria mais possível um simples artesão (ou o operário) aprender a técnica e montar uma fábrica concorrente, faltaria o capital. Mesmo que algum possível (rico) futuro concorrente aprendesse como produzir, o tempo para colocar no mercado o outro produto era enorme, inviabilizando o novo negócio. Ainda assim as novas corporações subverteram a idéia das patentes para seu próprio benefício, impedindo a entrada de novos concorrentes no mercado, exatamente o contrário do que deveria ser o capitalismo tão pregado por eles.

Em resumo, os capitalistas da época falavam muito bonito a favor da liberdade mas no fundo queriam o monopólio sem qualquer concorrênca. Alguma familiaridade com algo que nós conhecemos (M$)?

P.S.: Eu não sou comunista como pode parecer pelo segundo parágrafo, mas não sou capitalista selvagem também. Para variar, o segredo está no equilíbrio.


» Jim Krebs () em 07/06 11:11

Lendo a entrada do referido pedido de patente no site da Autoridade de Patentas americana, percebe-se que se trata de patentear o sistema de acionamento de aplicativos em PDAs, e não se limita ao duplo-clique.
A patente refere-se à maneira que o tempo é contado para se determinar quantos cliques e quanto tempo cada um levou.
Não tem nada a ver com utilização de mouse em desktops ou mesmo laptops. Acho que algo que já é utilizado há tanto tempo nem pode mais ser patenteado, pois já virou domínio público.


» salomon () em 07/06 11:17

O problema com as patentes é a presunção do conhecimento. Enquanto no Copyright, é preciso se comprovar a cópia (ou o plágio), nas patentes, pressupõe-se o conhecimento prévio. Assim, se duas empresas desenvolvessem uma mesma solução de forma independente, a primeira que obtivesse a patente poderia processar a segunda.

Não vejo muitos problemas com as patentes quando usadas para métodos industriais mas no caso do software, a patente é prejudicial pois ninguém mais poderia desenvolver nada sem correr o risco de estar infringindo alguma patente de alguma outra empresa. Esta é a ameaça que as patentes de software estão impondo ao software livre.

A legislação americana permite que alguém seja processado por quebra de patente mesmo não tendo desenvolvido o software. Por mais ridículo que isto soe, foi nisto que a SCO se baseou para processar a Autozone.


» Ambulante da Praça () em 07/06 11:35

O negócio mesmo é pirtia discaradamente!!!!
Imagina:
Eu em casa, com um DVD alugado pronto pra coloca no driver de DVD pra curti Bad Boys II bem tranqüolo, quando dô um duplo clique no ícone do WinDVD 6 Pro e aparece uma tela azul disendo que eu não tenho licença pra dá um duplo clique...
e no outro dia chega uma conta pra paga pela tela azul que apareceu por que "tela azul" é no estilu pos-pago. P@#$$%@a!!! né?

Imagina quando patentia o menu iniciar, ou a hora no canto esquerdo inferior da tela.

A Intel tentô registrar os grupos de númerors 486, 586 e 686, mas não consseguiu... faltô $$$ talves...

Se rola um troço desse aqui no brasil vai tê neguinho morrendo...

Quê palhaçada...


» _simmons_ () em 07/06 12:14

Como diz meu amigo Fábio Berbert: "Aí vai meu byte de contribuição.."

Não entendo muito esse negócio de patentes, mas me respondam...

A patente vale para a idéia ou para o código que "executa" a idéia ??

Por que se for para o código não há o que temer... Se a MS só faz software com código fechado, como ela pode alegar que alguém copiou alguma coisa ???

André Michi


» Peter Parker () em 07/06 12:56

Flavio Machado: a idéia da patente também era proteger o autor. Por exemplo: nasci com dom pra música. Faço músicas maravilhosas (ui). Vou fazer disso um modo de sobrevivência. Então, meu vizinho com dinheiro vê isso, e começa a vender minhas músicas. A idéia original da patente seria apenas me recompensar por alguns poucos anos (originalmente uns 5), por meu trabalho. E me proteger. Acho justo. Agora, atualmente, as patentes americanas duram 100 anos (ou mais, não páram de prorrogar). E os direitos nem pertencem mais aos criadores, e sim as empresas. Além de termos patentes idiotas, como essa do duplo clique.


» Xô EUA () em 07/06 14:11

Esse tipo de coisa sempre começa num país de Me... desses né? Será que eles vão patentear a ganância e a arrogância? Bem que poderiam, assim os outros países teriam que dividir as riquezas e tratar bem os pobres.


» whitefoxi () em 07/06 16:15

estadunideses...
estadunideses...
estadunideses...

em sua maioria se tornou uma "racinha" burra, movida pela ganância e a intolerância.

tem jeito mais não... ver os passos que eles trilharam e tentar sempre colocar a paz e o amor no que faltou a eles é o que importa agora.


» whitefoxi () em 07/06 16:15

estadunideses...
estadunideses...
estadunideses...

em sua maioria se tornou uma "racinha" burra, movida pela ganância e a intolerância.

tem jeito mais não... ver os passos que eles trilharam e tentar sempre colocar a paz e o amor no que faltou a eles é o que importa agora.


» Job () em 07/06 16:55

Olha, este negocio de patentes de software é um verdadeiro engodo. E patentes em geral virou apenas um esquema para advogados. O negócio é tão ridiculo, que um Australiano patenteou a RODA para mostrar o quão absurdo são as patentes. É um sistema burocrático, em que alguem com grana vai la e patentea qualquer coisa.


» CaFeCrAfT () em 07/06 17:35

Um dia deste vi uma noticia não sei aonde que dizia que a Microsoft estava patenteado tudo para poder usar como arma!.. Falava tb da transparência usada no KDE que a MS patenteou.


» biocoded () em 07/06 18:00

eu uso o kde, não tenho problemas com duplo clique, clico uma vez só.
Será que o clique unico é patentiado, se for pede pro pessoal fazer o triplo-clique


» Ander () em 07/06 18:15

Estou Pouco me lascando pela patente do duplo clique, nem uso esse recurso no linux, eu uso o botão do meio substituindo a função de duplo clique.
A vantagem do linux é justamente essa:
_Do it yorself!
Voce não precisa usar um sistema de acordo com os desígnios de alguem ou de alguma empreza se assim não quizer!
eles podem patentar a "Ponte que Partiu" (PQP) se quizerem, mas nós temos nossas armas e sabemos muito bem como usá-las!

Todos os adversários da microsoft foram minados por praticas de concorência deslal ou por alguma sujeira que eles fizeram, mas uma comunidade tão grande quanto a nossa não será tão simples assim de combater, não importa quanto dinheiro eles tenham, pois muito mais que dinheiro, temos amor a camiza!

Agora eles estão enfrentando um adversário a altura!


» Ander () em 07/06 18:16

"Todos os adversários da microsoft foram minados por praticas de concorência deslal ou por alguma sujeira que eles fizeram"

essa fraze ficou dúbia, me referia as sujeiras da Microsoft...


» Rafael () em 07/06 18:23

Penso que a Microsoft tenha direito de patentear, por exemplo, o protocolo SMB e a API WIN32, pois, nesses dois casos, ela está sendo prejudicada com o Samba e com o Wine. Acho que isso a comunidade Linux terá que engolir. Afinal de contas, a MS está começando a perder clientes devido a cópia desses padrões. Para quê comprar um servidor Windows se posso montar um servidor Linux/Samba, utilizando o padrão da MS, e continuar servindo os meus usuários Windows!?


» Linuxer_Doente () em 07/06 18:46

Rafael, a M$hit não tem é direito de patentear m**da nenhuma!!! O que a m$$$ tem de mais?! Tem mais eh que se foder!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


» Builder () em 07/06 20:27

Na verdade a Micro$oft esta de olho nas patentes pois é para onde o software dela esta indo...
(não pude resistir...:-)


» Penetro () em 07/06 20:53

Espero que tenha ficado bem claro a todos como são absurdas as patentes de software, e que não é à toa que se cria todo um "rebuliço" em torno delas.

Falando nisso , alguem se lembra de uma noticia publicada aqui há algum tempo atras, onte a MS pedia uma patente de software sobre o pager (que ela nem mesmo usa) e no corpo do documento havia, para exemplificar algumas definiçoes, um screenshot do kde e um do gnome???


» Leidson (PopolonY2k) () em 07/06 21:07

Ahaha, boa essa do duplo clique. Mas eu tô tranquilo, daqui pra frente vou clicar 1 vez (pra selecionar) e meter o dedão no ENTER. ahahahahahahah

PopolonY2k


» Henrique Vicente () em 07/06 22:00

Bem,
vocês se lembram do cara que 'inventou' o Ctrl+Alt+Del que trabalhava na IBM e em um certo evento Bill Gates falou com ele algo e ele aproveitou para dizer que tinha sido o grande o inventor do comando mas Bill Gates foi quem tinha dado utilidade? Acho que essa patente não iria fazer falta aos usuários de sistemas ESTÁVEIS... não iria ser retrocesso tecnológico nenhum hahhaha :) a de vírus também, mas eu acho que eles estão muito seguros que nessas tecnologias de ponta eles nunca irão sair atrás.


» Ander () em 07/06 23:56

to nem aíiiii, to nem aiiii
eles patenteiam o duplo-clique, e a partir de hoje eu uso o clque-duplo :D


» Xô EUA () em 08/06 08:53

clique duplo no mouse, menus transparentes etc... são apenas praticidade, estética, enfim, são tendências. É como a moda. Mas alguém patenteou a roupa?
Acho que não é preciso tanta preocupação. Essas coisas se convencionaram na forma de o operador de computador trabalhar, mas os códigos, as linhas, os comandos não são os mesmos. Se a coisa funcionar assim, então vamos todos andar pelados. Acredito que o sistema não vá dar tantos poderes assim a uma empresa só. É uma loucura. Seria como cobrar para que as pessoas pudessem se vestir. Se for assim, daqui a pouco tem alguém patenteando o ato de respirar.


» Ander () em 08/06 09:53

usaremos comandos de voz... ;)


» RJP () em 08/06 16:46

Um nibble de contribuição:
Realmente é curioso como a M$ depende de material de uso gratuito, como os sockets (BSD), a arquitetura TCP/IP, o modelo OSI, etc. Acho q seria bom o pessoal q fez o 'mount' ir em cima da equipe do Windows 2000, pois agora é possível "montar" partições no Windows (oh).
A tal da "patente" diz respeito ao Pocket PC, não é em referência aos PCs. E sim, ela é ridícula, mas acho q ela n vai querer perder tempo em processar cada pessoa q dará duplo-clique num ambiente q não o dela. Mas sim, patente é capital intelectual armazenado. Jeff Bezos (Amazon) patenteou o One-Click (um clique) para fazer compras no magazine de Internet dele, inclusive o UserFriendly faz uma piada c/ ele (http://tinyurl.com/286ed). Aliás, eu sou o único por aqui que lê as histórias do Columbia Internet Provider?

Klaatu, não esqueça q a Apple foi processada pela Xerox por ter copiado a GUI do Xerox STAR, a 1a. plataforma c/ GUI do mundo (cria do PARC Labs, de Palo Alto, CA).

Bem, de qualquer forma isso mostra como o atual sistema de patentes é estúpido. Como certa vez q fui numa igreja (sou cristão evangélico) e todas as músicas do hinário estavam c/ o (R) e nota de direitos autorais. Ridículo.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.