Notícia publicada por brain em junho 6, 2004 05:15 PM
| TrackBack
O Slashdot informa que já está disponivel a instalação via FTP do SUSE 9.1 a partir do site oficial. Como nas edições anteriores, há uma pequena imagem ISO de um instalador, que você grava em um CD, dá boot por ele, e a partir daí inicia a instalação via rede - diretamente do site oficial, ou de um servidor FTP em sua rede local para o qual você tenha feito o download de todos os arquivos. As instruções oficiais são bastante resumidas, mas você pode ver também as dicas do Newsforge para instalação do SUSE via FTP, originalmente escritas para a versão 9.0.
A instalação via FTP inclui quase todos os pacotes do SUSE 9.1 Professional, com exceção dos pacotes fornecidos por terceiros cuja licença não permite este tipo de redistribuição. Veja também nossa recente notícia sobre imagens ISO não oficiais desta mesma distribuição.
> com exceção dos pacotes fornecidos por
> terceiros cuja licença não permite este tipo
> de redistribuição.
Como não permite se ela própria afirmou ( http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/001045.html) que não é ilegal?
André, acho que você entendeu errado.
O que não está disponível no FTP são pacotes comerciais, que não são da própria SUSE, que vêm inclusos nos CDs vendidos pela empresa. Não sei que programas comerciais são esses, mas sei que a distribuição inclui alguns em seus CDs, incluindo editores, anti-vírus e até ferramentas de bancos de dados. E são estes que não estão disponíveis na instalação via FTP.
Neste sentido, é mais ou menos o que a Mandrake faz, mas a Mandrake ao menos deixa mais clara a lista dos pacotes comerciais incluídos nos CDs que ficam de fora da "download edition" deles. Talvez muitos da listagem da Mandrake (http://www.mandrakesoft.com/products/10/isv) também estejam na lista da SUSE.
Augusto,
Eu não entendi errado, foi a esses pacotes mesmo que me referi, :-) No link que passei acima a SuSE não afirma ser legal a distribuição das ISOs, que também contém os tais pacotes comerciais?
Não, ela apenas afirma que não se importa com a distribuição não-comercial. E nem é a ela que cabe dizer se algo é legal ou não, certo?
De qualquer forma, na notícia sobre a disponibilização no FTP não consta nenhuma afirmação de que o acesso às ISOs não oficiais é ilegal ou algo assim. Eu não sei se é ou se não é, e até estou esperando algum pronunciamento a respeito. E torcendo para que as ISOs sejam mesmo livres.
O que eu sei é que os pacotes disponibilizados pelo FTP podem ser redistribuídos livremente, sem restrições. E isso deixei claro. Quanto aos ISOs, o link que você mencionou não afirma que eles podem ser redistribuídos livremente, certo?
Espero agora ter deixado claro. A tua pergunta é oportuna, mas de fato as duas situações são bem diferentes.
Augusto;
Só pra esclarecer, eu estou me baseando nessa notícia: http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/001045.html
onde a SuSE afirma sim que não é ilegal a distribuição das ISOs na internet. Desculpe, não é minha intenção desviar o foco da notícia, mas isso pra mim ainda é uma coisa meio "mal resolvida". hehe De qualquer forma fica o dito pelo não dito. ;)
SIm, e volto a insistir: os arquivos disponibilizados no FTP são de livre distribuição. A notícia que você aponta diz que a suse não se importa com a distribuição *gratuita* das imagens feitas a partir de seus CDs. A diferença é gigantesca entre as duas situações.
Torço para que a situação tenha mudado - este artigo que você aponta é de bem antes de o YaST virar GPL, por exemplo. Mas até o momento não há informações a respeito.
Bem,
Não é flame mas neste assunto de licenças sou meio "burrinho".
A Red Hat não distribui o Red Hat Entreprise Linux.
Mas por exemplo, eu poderia comprar este Red Hat e disponibilizar em um link na internet? Isto seria ilegal?
Outra pergunta, na Linuxmall, tem várias distribuições que são gravadas e vendidas, tais como Debian, Conectiva, Slackware, são chamados de Linux econômico, você compra e não tem suporte (óbvio).
Mas porque eles não disponibilizam o Suse, já que não tem problema em copiar. Será politica deles ou tem algum entrave judicial?
Bem, isto é simplesmente uma curiosidade minha.
Um abraço a todos.
Pierre
Pierre, todos os componentes que forem software livre podem ser distribuídos livremente, não importa se de forma comercial ou não - independente de quem os distribuiu.
O Mandrake Linux Download Edition, por exemplo, só tem componentes de livre redistribuição (embora alguns deles não sejam propriamente software livre), portanto você poderia copiá-lo e redistribui-lo como quiser, sem infringir nenhuma licença.
Se o CD da distribuição inclui algum componente cuja licença não permite livre distribuição, aí a venda de cópias integrais do CD deixa de ser legítima.
Eu não tenho certeza se copiar um CD do SUSE 9.1 e vendê-lo viola alguma licença. Até o 9.0, certamente violaria. O YaST, que é um componente básico da SUSE, tinha uma licença restritiva. Agora que ele passou a ser GPL, não sei dizer se os CDs da SUSE incluem algum outro software (possivelmente fornecido por terceiros) cuja redistribuição comercial viole alguma licença.
Espero que não viole, porque eu gostaria de ver cópias econômicas de todas as distribuições ao alcance de todos. Mas acho que vamos ter que aguardar por maiores esclarecimentos, a não ser que alguém tenha a paciência de conferir a licença de cada um dos pacotes incluídos na distribuição.
Abraços
Augusto
Esse dialogo entre o Andre e o Augusto tá me fazendo lembrar daquelas charges do porteiro Zé ! :)
xxxx
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.