Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

[atualizado] Site da Revista Copyleft está no ar e oferece download em PDF

Notícia publicada por brain em junho 5, 2004 11:36 AM | TrackBack


Em mais um caso deste tipo de encontro que só pode acontecer em eventos com o porte do FISL, encontrei o responsável pela Revista Copyleft na fila para comprar a Coca-Cola da manhã e ele me avisou em primeira mão que o site da revista já está no ar, aguardando as visitas e sugestões da comunidade. Para começar com o pé direito, a edição número zero já está disponível para download em PDF, para que todos possam olhar e fazer seus comentários a tempo de influenciarem a edição número 1.

Atualização: O Tiago Dias Bugarin (tiagobugarin (NOSPAM) ig.com.br) criou uma versão extra-oficial em um PDF só, da qual publicamos um mirror aqui. Faça o download da versão em um único arquivo, divirta-se e agradeça tanto ao Tiago quanto aos editores que optaram por adotar uma licença Creative Commons que permite melhorias por parte de qualquer interessado ;-) Atualização[2]: demonstrando espírito de comunidade livre, a redação da revista disponibilizou o arquivo do Tiago também no site oficial.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Pierre () em 05/06 14:58

Eu baixei e dei uma olhada rápida. Mas a qualidade me parece muito boa, acho que não iremos sentir saudades da revista do Linux. Todos nós da comunidade devemos apoiar o projeto.
A primeira página é sensacional o "diabinho" do freebsd vai em marcha para Brasilia com Tux, o camelo do Perl e Cia.
Não deixem de ver.
Será que foi o Noé que começou o Software Livre? E não o Stallman. Pois tem tudo que é bicho, gnu, camelo, pinguim. Muito bacana mesmo.
O que vocês acham? (rs)

Um abraço a todos.

Pierre


» Manoel Pinho () em 05/06 16:23

Muito boa a revista, MAS:

1) Foi feita com software propeietário e em Macs, pelo que dá para ver no Acrobat Reader.

2) Não gostei muito da divisão em vários arquivos PDF. Talvez seja proposital, para que possamos enviar artigos separadamente por email, mas seria interessante uma versão em um único arquivo pdf para facilitar a leitura no computador e impressão.

De qualquer jeito parabéns pela iniciativa ! Veio suprir a ausência da Revista do Linux (que deveria ter virado uma revista assim em PDF, mesmo que fosse cobrada).


» Clovis Sena () em 05/06 16:37

bom dia,

muito legal a capa! adorei!

vamos esperar chegar nas bancas!


» leitor () em 05/06 17:57

Tão faltando as páginas 7 e 8 ou foi só impressão minha?


» xmanun () em 05/06 18:20

As páginas 6,7 e 8 fazem parte da mesma matéria... É a entrevista!!!

Numa breve olhada gostei do visual, porém preciso ver mais detalhes pois os prometidos artigos técnicos não foram percebidos tão abundantemente quanto foi divulgado...

A iniciativa é boa, mas acho que vou verificar melhor antes de dar meus pitacos lá no fórum da copyleft!!!


» SS () em 05/06 19:22

Pô, poderiam ter colocado tudo num pdf so... :(


» mambo () em 05/06 19:27

Apenas dei uma passada de olhos... mas vou postar o meu "me too". Um monte de arquivos dentro de .zip ficou feio mesmo. O lance é ter um .pdf só, sem compactar.

E a capa também tem um conceito bem legal, embora o destino daquela bicharada toda dê a ela um tom meio de ameaça :)


» Henrique Vicente () em 05/06 20:01

Não tive tempo ainda de ler mas parece estar boa a revista, mas eu acho que deveria estar em apenas um PDF ou PS e não deveria usar o formato zip na compactação, usava o do gzip mesmo, inclusive o winzip funciona com ele.. então seria melhor, além de ser livre.. e deve ter gente que usa plataformas sem descompactador de zip por aqui...


» linda.ldr () em 05/06 21:34

Também concordo, que deveria ser um arquivo pdf só, sem compactar.


» Augusto Campos () em 05/06 21:59

po gente, eles lançaram o PDF do jeito que estava, só pra poder liberar ainda antes de terminar o FISL, como bastante gente pediu. Deem uma chance ;-)


» Fabio Nunes () em 05/06 23:38

Adorei pode mandar para banca que eu compro duas vou dar uma de presente. Otima iniciativa parabéns.


» Patola () em 06/06 00:12

para juntar as páginas em um pdf só:

# apt-get install pdfjam
# unzip edicao_0.0.zip
# pdfjoin $(ls -1 *.pdf | sort -k1,4 -n)
# mv pdfjoined.pdf edicao_0.0.pdf
# xpdf edicao_0.0.pdf


» Patola () em 06/06 00:15

OBS.: é ls -1 (menos um), não -l (menos éle).


» EdCrypt () em 06/06 01:04

Muuuit boa essa revista. Mas faltou a coluna do Augusto :)


» anakinpendragon () em 06/06 09:09

Gostei da revista, espero que a versão numero 1 venha com alguns artigos mais técnicos, mas como revista numero zero esta otima. Agora Manoel, é comun as revistas usarem mac os, os aplicativos graficos para linux, tirando o Gimp, em sua maioria esta só engatinhando, mas uma revista precisa fazer as coisas pra ontem...
produtividade é muito importante, linux é otimo, mas não é a solução ideal para todos os casos ainda :). Eu sou designer grafico, faço qualquer ilustração no corel draw na metade do tempo que faria no sodipodi, e não conheço nenhum software 3d livre melhor que o 3dstudio ( que tem melhor como o maya). Mas voltando ao assunto, desejo muita sorte a revista copyleft, e estou aguardando sua chegada as bancas.


» anakinpendragon () em 06/06 09:12

so uma observação, acho que não ficou clara minha colocação: não existe software livre 3d melhor que o 3dstudio que é propietario, ou concorrente como maya...


» () em 06/06 10:28

Oi,

Normal ter sido feita em Mac, é uma publicação da Editora Bookmakers que publica também a ÓTIMA MACMANIA.

Abraços


» EdCrypt () em 06/06 12:28

Não sei não ein, o pessoal tem falado muito dbem do Blanes. Eu não faço a minima idéia :)


» EdCrypt () em 06/06 12:31

ops... s/blanes/blender :)


» anakinpendragon () em 06/06 13:48

O Blender parece legal, mas falta muita coisa...
nem textura vem junto dele, ele é meio complicado de mexer, além do mais aonde se faz curso de Blender? programa 3d não é igual mexer em editor de texto, é complexo, um profissional precisa de algo que ele tenha segurança de que vai conseguir fazer o serviço, eu acho que um dia o blender possa alcançar o 3dstudio, embora ainda não alcançou...
mas vamos esperar pra ver :)


» Henrique Vicente () em 06/06 15:33

Eu tou começando a aprender blender... ele é realmente para profissionais... é complicado sim, mas se você for ver o que ele é capaz de fazer... procura por Mind fields em www.blender3d.org... quanto a ele não vim com um monte de efeitos, ai realmente é outra história.. mas procurando se acha, outra coisa é que ele é livre.. :) e o maya é proprietário meio carinho, já o 3d max studio ixi nem falo o preço porque eu me esqueci da tabela que eu vi.. eu sei que se duvidar só de licenças + computadores para uns três designers sai mais caro que a casa onde eu moro...
E também eu nunca vi nenhum lugar com cursos dele, mas também não me lembro de ter visto com o 3d max, talvez seja onde eu more...(Recife) nao sei... mas sei que o blender vale apena. Blender + The Gimp são uma dupla ótima...


» Leonardo_R.D () em 06/06 16:11

Nunca havia mexido antes com softwares de modelagem, o Blender foi o primeiro e acabei conhecendo algumas pessoa que trabalhavam com o 3dsMax e atualmente utilizam o Blender e elas dizem que o Blender não perde em nada se comparado ao 3dsmax.
Estou tentando aprender, como disseram não é como um editor de texto mais um dia eu chegarei lá.
Para quem quizer maiores informações, tutorias(em Português), aqui vão os sitios:
http://www.blender.com.br
http://www.procedural.com.br
http://www.3dzine.com.br
E para quem acha que não existe curso para o Blender, entre aqui http://www.alphachannel.com.br tem apoio do ITA.


» Augusto Campos () em 06/06 16:12

O Tiago Bugarin fez uma versão em um único arquivo PDF, acabei de publicar o link. Está na versão atualizada desta notícia, no alto desta página. Confiram ;-)


» lindaLDR () em 06/06 16:24

Já tô baixando...
Desculpa as reclamações, é que: "quem não chora não mama".
Valeu Thiago pela nova versão!!


» odair () em 07/06 13:02

Se a revista não usa Sl começou errado.

Se não optou usar SL então prioriza
aparência no lugar do conteúdo.
Prioriza os negócios no lugar da liberdade.
Não estamos vivendo no início do SL.
Hoje é possível editar uma revista usando
apenas SL.
Cada um
tem suas opções.
Eu não me sinto motivado em comprar
uma revista que segue um caminho
equivocado já no seu início.
E talvez essa será minha opção.

Odair G Martins



» Patola (Cláudio Sampaio) () em 07/06 14:03

Apesar de não estar tão "decepcionado" como o Odair, gostaria de ressaltar que o pessoal que faz a revista deveria sim fazer um esforço maior nesse sentido. Acho que maior familiaridade com o software livre se dá principalmente no uso dele. Acredito também que com o uso freqüente a produtividade não será tão sacrificada. Claro, tou dando pitaco onde não devo, quem sou eu para decidir o que os outros usam? Mas se os diagramadores, articulistas, etc. usam diariamente o mesmo gênero de ferramentas que comentam, isso garante uma grande intimidade com elas e maior identidade com o usuário que faz o mesmo.

Não gostei muito dessa frase na notícia sobre o Freedows no sítio da revista: "Assim como o Lindows (ops, Linspire), o Freedows não é apresentado pela empresa como software livre. Em vez disso, é usada a expressão código aberto, o que significa que o programa não pode ser livremente instalado em quantas máquinas o usuário desejar - e, provavelmente, tenha algum programa proprietário de instalação ou configuração."

Apesar de ser uma frase aparentemente da própria freedows, esse tipo de distinção é falsa. Código aberto ("open source") e Software Livre ("Free Software") são diferentes ideologicamente e (quase exatamente) a mesma coisa em se tratando de licenças. E as licenças open-source não têm essa coisa de limitação de máquinas não - a notícia deveria ter se apressado em corrigir isso. Parece até aquele pessoal que tenta associar open-source a licenças BSD e software livre a licenças GPL...


» Augusto Campos () em 07/06 14:46

Para complementar o que o Patola escreveu, vejam aí o link da definição de Open Source: http://www.opensource.org/docs/definition.php

Tem uma versão em português aqui: http://people.deas.harvard.edu/~pvs/osd/po-osd.html

E de fato ela não permite restrições quanto ao número de máquinas onde vai haver a instalação. Mas me parece que a licença do freedows também não impõe esta restrição de instalação do software - ela apenas limita o número de máquinas em que vai haver suporte, garantia e outros serviços associados.

Quanto ao uso de software pelos editores da revista, me parece que o pessoal que faz o conteúdo usa software livre sim. Talvez o birô ou a empresa que faz a diagramação e outros serviços associados ao processo de edição do ponto de vista gráfico (e não o de conteúdo) não use, e alguém aqui nos comentários até sugeriu uma possível razão para isto.

Mas acho que até seria interessante que vocês sugerissem quais empresas fazem isso com software livre no Brasil, para que os editores possam saber que existe alternativa. Eu me comprometo a encaminhar os nomes e endereços para eles, quando vocês enviarem.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.