Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Fundador sugere boicote ao site LinuxToday.com

Notícia publicada por brain em junho 4, 2004 10:39 PM | TrackBack


Em uma amostra de reação organizada da comunidade livre aos desrespeitos que partem daqueles que em tese deveriam defendê-la, o fundador original do site LinuxToday.com (uma das maiores fontes internacionais de notícias sobre software livre) está organizando um boicote ao site que fundou. O motivo é simples e claro: o site está exibindo propaganda comercial anti-Linux da Microsoft. Não sou favorável a boicotes deste gênero, mas o assunto certamente deve levar à reflexão sobre o valor do respeito à comunidade livre por parte de seus próprios integrantes. Vale mencionar que no Brasil a Microsoft fez oferta semelhante a sites da comunidade, mas recebeu resposta bem diferente da que foi dada pelo LinuxToday.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» EdCrypt () em 04/06 23:42

Eu sou favoravel a boycotes. São uma forma de mostrar quanto insatisfeito está o publico. O que pode haver de ruim?


» Edson () em 05/06 00:12

Alguém pode me dizer onde está a suposta propaganda comercial anti-Linux. Eu não vi nada no site.


» Augusto Campos () em 05/06 00:25

Edson, o banner principal da página deles é exibido com sistema de rotação - a cada visualização você vê um banner diferente.


» osni_passos () em 05/06 01:20

Não sou contra nem a favor, muito pelo contrario...

Falando serio, se por um lado a Microsoft tem o direito de manipular informações e mostrar apenas o que ela quer, tanto quanto eu tenho o direito de desviar meu cursor de cima de seu anuncio.
Ainda bem que a maioria da comunidade é bem informada e sabe o que ocorre (fora uns outros gatos pingados que só querem ver o circo pegar fogo).
Ocorreu algo semelhante com o pessoal da underlinux uns meses atras, pelo que foi comentado é um dinheiro razoavel (mas eles não aceitaram), e isso não é como vender a a alma ao diabo, pois os contratos desses anuncios não restringem comentarios sobre o mesmo, nem impedem de continuar comparando o inconparavel...
EX: Você pode ter um anuncio muito maior comentando como foi feita a pesquisa para conseguir tal resultado, use as mesmas armas que seu inimigo usa, e faça ele pensar que esta com a vantagem, não há nada como ser subestimado. A historia percorida pelo GNU/LINUX que o diga.

Abraços


» Daniel Lobo () em 05/06 01:49

Bem, vamos pensar como um Linuxer, um usuário Linux que entra em um site de software livre em que há um banner, que aperece esporadicamente como uma propaganda anti-linux, será que vai ser influenciado por tal artifício??? Será que ele não vai encarar isso como uma piada de humor negro??? Eu pensaria que sim e não daria bola!!! Se uma pessoa aguentou mais de 6 meses apanhando em configurar o Linux, é porque abraçou a idéia de coração e não pretende voltar para o lado "azul" da força tão cedo!!!


» LeandroFerreira () em 05/06 01:57

Para mim é o mesmo que ter um banner do Internacional no site do Grêmio. Não tem cabimento, é de mau gosto e nojento.

Sabe, sempre achei coisa de paranóicos algumas coisas que dizem contra a microsoft, manipulações, matérias pagas, etc. Agora estou começando a rever os meus conceitos.

Sobre ganhar dinheiro com o inimigo, tráfico dá um bom dinheiro, mas nem por isso é certo.

Acho que há certos limites que não podemos ultrapassar, e ponto.

Aceitar dinheiro da Microsoft para financiar qualquer projeto livre é como ter um orfanato mantido pelo Michael Jackson. Pode até ajudar alguns, mas que pega mal, ah pega mesmo.


Leandro


» valter_jr () em 05/06 09:33

Todos reclamam que o brasileiro quer levar vantagem em tudo, que somos corruptos, e tal... se começarmos a fazer o jogo do inimigo, como o inimigo quer que façamos, perderemos uma referência de comunidade, e assumiremos um perfil de nerds. que atentam contra a ordem, se fizermos o jogo dos inimigos seremos, ou melhor estaremos provando que somos tão sujos e imundos como os americanos, que invadem o iraque por causa das torturas de saddam, e fazem pior com os prisioneiros de guerra!!!

vamos rever nossos conceitos e tomar uma decisão, com base nesta pergunta: você acredita em Deus (não estou realizando comentário evangélico, mesmo por que odeio todo tipo de religião) e mesmo assim terá uma imagem do diabo em sua casa?

já ouviram falar de mensagem subliminar? é que microsoft está utilizando em sites, propagandas e outros (para quem acha que eu estou paranóico, pesquise o assunto e depois se pergunte, por que vc come no mc donalds mesmo sem sentir fome, e por que vc come pipoca em cinema!!!!

a m$ tem dinheiro nós temos a criatividade para mudar o mundo quem vencerá? ahhh! vocês ainda tão nessa de sonho americano? coitados

valter júnior


» eje del mal () em 05/06 12:00

Não se esqueçam de que a M$FT está mantendo o site mesmo com propaganda "contra" -- que ná minha opinião só funciona contra ela...


» eje del mal () em 05/06 12:00

Não se esqueçam de que a M$FT está mantendo o site mesmo com propaganda "contra" -- que ná minha opinião só funciona contra ela...


» André Simões () em 05/06 16:35

Sou a favor do boicote. Foi boicotando o comercio dos brancos que os negros da Africa do Sul derrubaram o Apartheid (sei lá como se escreve isso).


» André Simões () em 05/06 16:36

Sou a favor do boicote. Foi boicotando o comercio dos brancos que os negros da Africa do Sul derrubaram o Apartheid (sei lá como se escreve isso).


» Builder () em 05/06 19:29

Será que a Micro$oft aceitaria comericial da rival IBM a favor do Linux no seu site ?
Porque ao invés de fazer propaganda anti-linux a Micro$oft não mostra o que o seu SO tem de bom (se é que tem algo de bom...), afinal de contas o que ele tem de ruim todo mundo ja sabe.


» bebeto_maya () em 06/06 04:56

__Alguém se lembra da PCMaster, em algumas edições vemos propagandas de 6 páginas da REdmond, todas bem chamativas e de um mau gosto atroz.É o tipo de comercial direcionado para ferir em um nível subliminar, ou seja:Agride o Linuxer e engana o leigo, acho que caráter começa com respeito a si próprio, (embrora a PC Master seja apenas simpatizante do Pinguim).Quem não se ama torna-se escravo de um capitalismo doentio, no qual o ser humano é apenas uma máquina de fazer dinheiro, disposta a enricar executivos fisiológicos.
__GEnte que vive na mídia, e nas grandes empresas pensa de maneira analítica e cruel, ou seja, ou dá ou desce.Se vc não presta pra ser chupado até o bagaço, eu te jogo no lixo, do contrário, sugo o suco e jogo o resto na vala.
__Eu não me vendo, sou designer, e a algum tempo mandei a Adobe, e sua polítiva desumanamente lucrativa, pro sétimo circulo do inferno, hoje só uso Gimp e Inkscape.
__Ou seja se você ama algo na vida, tenha ao menos a dignidade de morrer lutando, e não a abjeta conduta de vender-se ao seu inimigo, seja de que forma for. . .


» darkside () em 06/06 09:21

Eu so quero entender como o Win2003 Server consegue ser 10X mais barato que o Linux.


» flaviothunder () em 06/06 17:24

"Eu so quero entender como o Win2003 Server consegue ser 10X mais barato que o Linux."

É fácil - mentindo...


» Manoel Pinho () em 06/06 17:32

darkside,

É fáil. A M$, quando compara o TCO do "linux", coloca sempre a distribuição comercial de linux mais cara que pode encontrar (ignorando que se pode obter o mesmo efeito com uma distribuição gratuita), acrescenta o custo de um software comercial caro como o Oracle (enquanto usa o M$ SQL Server, que é mais barato mais inferior, mesmo sabendo que o certo seria comparar com a versão Oracle para Windows) e ainda por cima só computa os custos de treinamento da solução linux, partindo do pressuposto que todo mundo já nasce sabendo Windows e as demais soluções M$. E ela "esquece" também que normalmente o custo de replicação da solução linux é bem menor, pois normalmente são economizadas licenças de software e o custo de treinamento já foi amortizado.


» Peter Parker () em 06/06 18:12

Estão esquecendo de citar o Slashdot. Todo dia lá tem o tal banner da MS. Se é pra boicotar, então tem que boicotar todo mundo.


» Augusto Campos () em 06/06 18:15

Peter, tenho a impressão de que o Slashdot não publica os anúncios mencionados - que são aqueles em que a MS compara seus produtos com o Linux. Mas me corrija se eu estiver errado.


» Deyson Thome () em 06/06 19:20

A M$ quer lucrarn um pouco com a credibilidade do Linux. Mas, se um usuário comum aceita algo assim,
então eu entendo, mas um site que já é referência, e cresceu apoiado por uma idéia, por uma comunidade que acredita nessa idéia, não deve aceitar propagandear a M$, primeiro por que está veiculando lorotas, segundo porque o histórico da M$ é nojento e terceiro porque me pareçe anti-ético. Não é legal não. Não mereçe ser apedrejado, mas...ignorado. Quer $$ da M$ então tchau!!!


» Peter Parker () em 07/06 08:19

Augusto, infelizmente são esses anúncios mesmo: o banner comparando o TCO do Windows com Linux (a campanha do "Get the facts").


» Augusto Campos () em 07/06 08:38

Esses eu ainda não vi, vou olhar com atenção. Será que o fundador do LinuxToday vai se pronunciar contra o Slashdot também?


» JCCyC () em 07/06 11:59

Peter Parker: o Slashdot não é um site "de Linux", nem mesmo "pró-Software Livre", mas simplesmente um site "para nerds". Anúncios Microsoft lá, apesar de impopulares, não violam a razão de ser do site -- ao contrário do LINUXtoday.com.


» Agente Smith () em 08/06 16:15

Se bem que a M$ anunciou que até a Geek foi palco para eles anunciarem aquela campanha nefasta...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.