Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Monitorando a saúde do seu HD com o SMART

Notícia publicada por brain em maio 31, 2004 10:52 AM | TrackBack


Bruno Bellantuono (bellantuono@linuxtemple.com) enviou este link e acrescentou: "Daniel Belz traduziu este artigo sobre o SMART publicado pelo Linux Journal. O artigo trata da monitoração da “saúde” do HD através de um conjunto de ferramentas. Achei isso muito interessante pois conheço poucas pessoas que ainda não perderam dados devido a algum tipo de falha no HD. Uma implementação correta das ferramentas pode evitar muito trabalho e dor de cabeça. O artigo em português pode ser lido no link acima."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Eduardo () em 31/05 11:18

Apenas uma duvida pessoal.. o smart funciona em ambiente raid ?


» tatu () em 31/05 15:46

Texto original:linuxjournal.com

Tradução: Daniel Belz
belz AT linuxtemple DOT com

Copyright © por LinuxTemple - Artigos, Notícias, Dicas e Tutoriais sobre Linux Todos os direitos reservados.

------------------------------------------

Pelo menos citaram a fonte. Falta saber se pediram autorizaação.


» William da Rocha Lima () em 31/05 19:50

Caro Tatu,

Não saberia que para tradução deveria pedir a solicitação, que saiba sobre a licença GPL não tem isso????


» Augusto Campos () em 31/05 20:47

SE a licença do texto original fosse GPL, certamente não haveria necessidade de pedir licença para traduzir.


» Copião () em 31/05 22:12

Este wrochal, vulgo copião, é uma pidada. Se ele aprender a escrever em português razoável, já seria legal. Pelo menos entenderíamos o que ele quer dizer.

wrochal: saber sobre licenças não é o teu chão. Te liga mané.


» hamacker () em 01/06 11:42

Os disks-arrays quando operam em raid-5 (ou outro diferente de Raid-0) tem seu próprio mecanismo de parada que é muito mais eficiente que o smart. O disco pode quebrar de uma hora para outra que voce vai lá e substitui sem perder 1 byte sequer. Mas discos SCSI sao muito eficientes.


» sandro () em 02/06 17:45

devo estar sendo óbvio, mas pelo que entendi, é necessário autorização da SCC Publications para a reprodução do texto. Talvez se o Daniel ou Bruno, se estiverem espiando agora, possam nos informar como procederam para a divulgação do texto no LinuxTemple.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.