Notícia publicada por brain em maio 28, 2004 09:48 AM
| TrackBack
Eduardo (eduardo@anytimenow.com) enviou o link para o site do Kurumin e acrescentou: "Saiu a versão final do Kurumin 3.0, no site oficial já estão disponíveis alguns screenshots e o change-log. Também é possível fazer o download via BitTorrent!" Antes de iniciar o download, você pode conferir o que mudou nesta versão.
Outros Mirrors (ftp/http direto)
http://ftp.ibiblio.org/pub/Linux/Incoming/kurumin-3.0-vfinal.iso
( que depois é movido para
http://ftp.ibiblio.org/pub/Linux/distributions/kurumin/ )
e
http://www.jbrasil.com/kurumin/kurumin-3.0-vfinal.iso
md5sum
22e36b226ba8e4fdd67302b491826cb2 kurumin-3.0-vfinal.iso
Minha placa de vídeo é i810. As versões mais antigas do kurumim ainda rodavam com driver genérico, embora a nitidez ficasse um pouco a desejar. Agora, o sistema nem entra mais. Tá faltando um pouco mais de capricho na detecção de vídeo.
Sobre o video i810
Foram feitos 4 (quatro) previews e ninguem falou deste problema - será que é um problema do sistema ou de configuração (acpi/pnp xmodule no boot, etc etc)
De qualquer forma, o melhor lugar para postar este tipo de duvida é no forum kurumin
http://www.kurumin.com.br >> SALA VIDEO
Boa Sorte
Ps: Não temos uma bancada com TODOS os hardwares possíveis e imagináveis - então , como em todo projeto de SL não vinculado a uma empresa ou instituiçao, necessitamos da participação dos usuários "reportando" os problemas.
Sobre o "esquema de detecção" de hardware é o mesmo do Knoppix. No "change-log" (to do) fala sobre melhorar esta detecção - em especial para os novos dispositivos wireless ..
Estranho que tenho dois micros e um notebook exatamente com esta placa e os tres funcionam normalmente, inclusive com suporte 3D instalado através do ícone mágico.
Talvez se você tivesse reportado o problema durante a fase betam junto com detalhes sobre o seu hardware, ele já tivesse sido reslvido. Agora paciencia.
Mesmo no caso de placas de vídeo que não sejam detectadas, existe a opção de usar o driver vesa. Basta alterar a configuração do X através do kxconfig ou direto no arquivo e reiniciar o modo gráfico.
Tem também as opções "fb1024x768", "knoppix xmodule=vesa" entre outras possíveis na tela de boot que também funcionariam.
Quem não lê o manual não consegue usar nem o vídeo da sala...
Caro Carlos Morimoto:
Concordo com vc que tem que ler o manual, mas a fome de usar o Kurumin é tão grande que a pressa atrapalha, lembre-se que a maioria dos usuários do Kurumin são usuários Windows. Seja mais maleável com os pobres mortais, ex-usuários, ou quase, Windows.
Senão muita gente vai continuar pensando que o Linux é só para "Nerds".
Um abraço
Estou adorando o Mandrake 10.0, comprado no guiadohardware.
Pessoal,
Eu sempre quiz usar o linux ( desde o conectiva 2.0) , mas nunca deu muito certo ( problemas de hardware , softwares e outros ) , mas no inicio desse ano conheci o Kurimim e agora so um feliz ex-usuario de um Windows XP(que agora so esta na caixa).
Queria também elogiar o BR-Linux tem me ajudado muito (Leitura obrigatoria de todos os dias ). tenho aprendido muito com esse site.
Para todos:
Uma coisa tem que ser lembrada:
Quando algo não funciona no Windows, o fabricante corre atrás para resolver o problema.
Depois, não sei de que maneira, se paga ou implora, certifica o driver junto à Miscrosoft, mas no SL quem tem este trabalho é o desenvolvedor do SL, logo, com tanta variação de hardware, fica difícil funcionar 100% em todos, ainda mais, que alguns hardwares não se dão bem com os genéricos.
Um abraço para todos.
Pessoal, alguem ai lembra que com o windows 95, os usuários de impressora epson lx-300 , tiveram que atualizar a eprom para funcionar no windows.
Problemas vamos ter, mas antes de criticar tente ajudar e ver se consegue resolver. Muitas vezes pode ser um problema da sua maquina. (maquinas montadas)
Não é questão de ser maleavel ou não. Embora vc sempre faça o maximo para o sistema rodar direto na maior percentagem de maquinas possivel, sempre existem casos em que ocorrem problemas. Nao só no Linux, em qualquer sistema. Até o Mac que é uma plataforma fechada tem seus problemas, o que dizer dos PCs.
Nestes casos você tem que ler o manual, ou pesquisar mesmo, não tem jeito.
Kurumin 3.0 ganhou uma nota no site www.osnews.com, e parabéns ao Morimoto.
Falou,
Eu vi. Parece piada de Português, um monte de Brasileiros conversando em Inglês por lá... hehe :-P
Bom, até agora a única maquina que eu rodei kurumim e "não funcionou" foi um Acer Server com placa RAID da Mylex, porém só não foi possível instalar no HD mas de resto funcionou legal.
Nessa maquina também não funcionou o Redhat9, só rodou o Suse8.
As outras maquinas que rodei e funcionou foram:
Dell optiplex GX 260 (i840)
Dell optiples GX 150 (i810)
Dell Latitude C600, L300 (ati radeon mobility)
Compaq Deskpro EN (ati rage 3d)
Compaq armada 1750, e500 , e300 (ati redeon)
IBM PC300GL (S3 virge 3d)
Compaq DL360 G1, G2 (ati)
Compaq DL380
Compaq Proliant 3000
IBM netfinity 3000
Compaq Proliant ML 370
que eu me lembre
Logo logo testo o Kurumin 3 neles.
As vezes o problema do nosso amigo possa ser o monitor, se for o bom e velho samsung syncmaster3, é melhor usar o refresh rate em 60hz 800x600, ou ir tentando baixar até funcionar.
abraços
Boa tarde,
O Suporte a escrita em NTFS vem nativo ???
Obrigado
"» Comentário de Fernando em maio 28, 2004 02:43 PM
Boa tarde,
O Suporte a escrita em NTFS vem nativo ???
Obrigado"
Ainda não, tem que instalar o Captive pelo Painel de controle.
Para o suporte a escrita NTFS, tem um incone magico para usar o captive...
E funciona!
:P
Me ajudem!!!!! será que nínguém tem uma solução para que meu modem USB ADSL ARESCOM NDS1060 (SPEEDY 300 TELEFONICA)FUNCIONE NO LINUX!!!!
JÁ TENTEI TODOS OS LINUX EXISTENTES E NADA...JÁ SEGUI VÁRIOS TUTORIAIS NA INTERNET (INCLUSIVE UM DO SITE DO KURUMIN) E NADA!!!! POXA SE FOR PRA FICAR SEM INTERNET PREFIRO O WINDOWS 95.
Morimoto,
è verdade eu nem me atrevo que meu português é ruim, imagina o Inglês.
até,
>
Então use o Windows 95
Mas acho que sai mais barato comprar um Modem ADSL no linuxmall por R$300,00 que é compatível com o linux do que R$600 pelo XP.
Mas se não me engano, deve ter algum jeito do MODEM autenticar automaticamente e depois entregar o IP via DHCP local na sua maquina.
vai no site www.velocidadejusta.com.br que tem bastante informação.
agora ficar choramingango que prefere o windows 95 do que o linux só por isso, acho que no minimo falta argumentos.
abraços e boa sorte.
Adriano,
Lugar de pergunta é no forum.
Porque você não tenta o suporte da telefônica, afinal, isso está incluído na sua mensalidade.
"SE FOR PRA FICAR SEM INTERNET PREFIRO O WINDOWS 95"
Escolha o que te convir. Acredito que os Windows 95/98 e 2000 já são grátis mesmo --> tempo de lançamento > 5 anos pela legislação brasileira (me corrijam se eu estiver errado). Não poste comentários como se fosse um favor você utilizar Linux ou a obrigação da comunidade em satisfazer suas necessidades. Se quiser linux + suporte, compre uma caixa de alguma distribuição.
Desculpe se pareco rude, mas pensou que seu tom não foi muito amigável também.
Leonardo
Poxa, agora que eu estava preparando uma listinha de coisas que eu percebi no release anterior :(
http://www.kurumin.com.br/forum/viewtopic.php?t=27345
E a legenda no kaffene, será que ele puxa? =)
adriano: dá uma olhada aqui
http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/002472.html
Quanto ao comentário:
" Quem não lê o manual não consegue usar nem o vídeo da sala..."
Concordo com o comentario, mas fato é: maioria dos usuários não lê manual. O cara que usava win 9x ou comprou aquele pc no mercado não lê manual. No kurumin existem opções para se rodar o video com drivers genéricos. Isso eu sei e outras pessoas que possui um certo conhecimento técnico tem, + e estes usuários que só sabem clicar clicar clicar? Esses caras não sabem o que é frame buffer e nem querem saber. Só o fato de mostrar a tela de boot do kurumim para algumas pessoas elas já acharam "uma coisa muito complicada" O que o usuário quer é que ao ligar a máquina já entre o sistema sem muita lenga-lenga.
Digo isso pois é o que acontece na região onde moro.
Quanto a isso não posso fazer muito. Este tipo de pessoa não tem dificuldade apenas para entender as opções de boot do Kurumin, tem dificuldades para usar um caixa eletronico, para fazer a declaração do imposto de renda, para ler um livro "com letras miúdas" e por aí vai.
Mas pessoalmente acredito que na maioria dos casos o problema não é com o usuário, mas sim com o técnico ou instrutor que não sabe explicar direito.
"Este sistema funciona melhor usando o cérebro"
Sensacional o novo Kurumin. Aprovado em casa, agora tô levando para o escritório onde trabalho. Vamos divulgar o kuruma, pessoal! Levem o CD pra todo canto, mostrem pros amigos...
Eu não acho que o problema seja com o instrutor, eu acho o seguinte quando você quer uma coisa, simplesmente você procura os meios, quando você não quer, fica mais fácil encontrar as desculpas.
Uma coisa é certa, uma geração inteira foi criada através de uma interface e de um mouse com os plug plays da vida a abstração ficou ainda maior. Então quando migram para o Linux tem o choque cultural e isto é perfeitamente normal. Imagino o quanto seja complicado, mas temos que simplicar as coisas ao máximo, quem usa o desktop em casa, muitas vezes não frequentou um curso. O clique-clique trouxe a isso, o que a maioria dos usuários domésticos querem é escutar música, ver site em flash e não se preocupam com opções de boot e outros detalhes, e este é o mesmo usuário do banco 24 horas e que faz a declaração pela receita federal ele simplesmente não teve instrutor. E este usuário sempre vai existir.
Imagino que o desktop ainda tem muito a evoluir para que possamos conquistar estes usuários, se olharmos no tempo, veremos o quanto o Linux progrediu neste sentido, mas sabemos que o caminho é longo e árduo. Então, vamos ter paciência, porque quem lê manual é a minoria.
Parabéns ao projeto do Kurumin, esta no caminho certo.
Pierre - Florianópolis
Me parece que usuarios adestrados que sofrem bastante com esse problemas pois, usuarios
do ruindows nao pensao, sao adestrados para clicar e aí, quando eles precisam executar a faculdade mental
fica muito dificil e sofrem com essa demência,estao acostumados a receber a comida na boca e quanto eles tem que pegar o garfo para executar a mesma açao aí
o cerebro dos adestrados clicadores simplesmente trava.Bom nao é nada pessoal.
''e que o terror esteja sempre com o Grande Satan e sua coligaçao de bandidos''
e viva o linux(aqui voce exerce sua capacidade de pensar e o limite é o seu conhecimento)
powered by Al-Qaeda (100% Linux)
Tudo isso é o efeito windows! O cara compra, instala e funciona direitinho, daí, um dia, o mouse trava e o cara enfarta. Leva pro concerto, paga uns R$80,00 e fica feliz. Essa é a realidade da plataforma windows, muita facilidade porém essa mesma facilidade impede o cara de aprender a configuração básica de um mouse, de uma placa de vídeo, de um modem e som. Por isso que assistimos por aí em nas listas de discussão, usuários malucos tentando instalar o Linux sem nem mesmo ter base para o windows. É o preço que pagam por não lerem os manuais e aprenderem o básico.
Longa vida ao Linux!
Quando você compra um carro, tudo que sabe é entrar ligar a ignição e sair dirigindo. Não precisa ter conhecimentos mais avançados para fazer tal coisa, quando você muda de carro, a marca é diferente mas funciona mais ou menos do mesmo jeito. Quantas pessoas param para ler o manual do carro novo? Não imagino que as pessoas por não lerem o manual são preguiçosos mentais. Simplesmente o foco delas é dirigir o carro.
Quando o usuário leigo liga o computador, ele quer escrever os e-mails, ver filmes e jogar, não quer saber de driver "vesa", entender o boot.
Sou fã do Linux, sempre que posso ajudo em projetos, mas com o tempo uma minoria da comunidade, simplesmente ignora os usuários com menos conhecimentos. O engraçado é que as pessoas que tem menos conhecimentos são aquelas que ignoram os usuários novos e ficam exigindo um nivel de conhecimento que o mesmo não tem.
Enfim, tem muita gente boa na comunidade, que desenvolve softwares, pesquisa, divulga e ajuda na disseminação do Software Livre, mas não posso negar que tem muito "nerd" de porta de botequim que o hobbye é desprezar a maioria das pessoas que vem do windows.
Respeito humano também faz parte do software livre, abram suas mentes.
Pierre
OBS: Sou usuário do Linux.
Tem muito usuário windows que nem sabe dizer o hardware que comprou. Não sabe dizer a marca e o modelo de nada do que tem dentro e também perdeu ou jogou fora todos os manuais e CDs de instalação dos drivers. Geralmente comprou o micro nas "casas bahia", carrefours ou lojas do gênero porque estava barato ou porque fazia em N "suaves" prestações (no final o cara compra um Celeron com 64MB de RAM e tudo onboard pagando por um Pentium 4 com hardware de primeira).
Já cansei de instalar Ruindows em situações desse tipo e apanhava muito tentando descobrir que diabo de placa-mãe (geralmente PC-shits com tudo onboard) e, principalmente, onde baixar os drivers adequados, já que o Windows normalmente não reconhecia quase nenhum dos periféricos onboard (ficava tudo com interrogações na lista de dispositivos). Se eu apanhava, imaginem os usuários leigos que compravam essas verdadeiras "bombas" de hardware.
O que posso dizer é que hoje é mais fácil instalar um Kurumin ou Mandrake numa situação dessas (hardware ruim e sem manuais ou CD com drivers) do que um Windows 9x ou mesmo o XP.
E gostaria de dizer que ignorância em informática não é exclusividade de pessoas ignorantes. Estou cansado de ajudar amigos meus que são professores universitários com doutorado e ainda por cima em engenharia elétrica, que a área da engenharia mais próxima com informática... É tudo questão de interesse na vida. Tem gente que consegue trabalhar com algum instrumento e nunca teve a mínima curiosidade em aprender como funciona ou como o utilizar melhor.
http://webinsider.uol.com.br/vernoticia.php?id=1674
Acabei de instalar em 3 minutos tava navegando na net a partir do boot. Sem dúvida a melhor versão lançada.
Duron 1000@1400
A7A266 256 DDR
Speedstream 52000
CDRW HP
e tudo mais funcionado
Fala pessoal,
Sei que o assunto é Kurumin, aliás já baixei ele, mas ainda não gravei em CD :-)
Mas fiquei muito curioso com esse método de usar o modem pela USB. Eu uso ele pela placa de rede, mas seria legal ter a possibilidade de rodá-lo pela USB, caso precise da placa de rede para montar uma mini-rede ás pressas, como faço sempre que dou um jeito na máquina de amigos.
Bom, sem enrolar mais, o problema é que no meu kernel não tem esse tal módulo CDCEther, busquei por cdc e encontrei um tal cdc-acm. Será que falta alguma coisa? Estou usando Fedora Core 2, compilei o kernel 2.6.6 e 2.6.7 com o USB todo em módulos, mas não aparece esse tal CDCEther, nem no kernel compilado por mim nem no kernel oficial do Fedora tem esse módulo, o único que tem aqui é o tal usbnet. O estranho é que rodando o system-config-network ele me dá a opção de instalar o modem "USB CDC Ethernet driver", mas o modem continua não funcionando pela USB :-)
Falow!
Pierre:
Dê para um usuário leigo uma cópia do kurumin e outra do windows pra ver qual ele vai configurar primeiro. ;)
Grande parte da facilidade do windows se dá e, detrimento a qualidade do sistema, acho que mudar o linux que foi feito com foco nessa qualidade sem abrir mão da mesma se torna um pouco mais difícil.
André,
Uma coisa temos que admitir, usuario leigo não instala Windows nem Kurumin e muito menos ler manuais, o que ele faz é clicar e clicar.
Não disse que o Kurumin era dificil, acho o Kurumin um grande projeto que visa facilitar a vida dos usuarios, minhas criticas, são aos "nerds" que criticam os outros usuarios e acham que você não dominar determinado assunto é retardo mental, acho isto um absurdo. Estes que falam em manual, se algum dia forem guiar um avião, antes do primeiro vôo, olhem o manual, os instrumentos e com certeza irão tirar a aeronave do chão e pousar no aeroporto J. Kennedy em um dia de temporal.
Este é o problema, quanto ao Kurumin, acho um grande projeto e sempre incentivo meus amigos novatos e inexperientes a usarem.
Um abraço a todos,
Pierre
Pierre:
Ok, entendi o que você quis dizer, eu havia interpretado de outra forma seu comentário.
Abraços!
Pierre,
Ótima sua analogia.
E a conclusão está errada, pois ninguém entra num carro e sai dirigindo. Tem que aprender, fazer pelo menos 30 aulas, passar num teste pra conseguir a carteira de habilitação e poder legalmente fazer isso. As aulas envolvem também mecânica de automóveis. O manual do carro também é bastante útil pra você saber como certas coisas funcionam e ter dicas de manutenção e direção, pra não passar perrengue é indispensável (eu li várias seções do manual do meu, você não?).
Ah, que bom seria se pra usar computador as pessoas tivessem que ter um conhecimento mínimo...
O tracker do bittorrent nudou provisoriamente para
http://fmm.dhis.org:6969/
Patola,
Só para encerrar esta sadia troca de idéias. Acho que você entendeu a analogia, e quanto a ler ou não ler manuais todas as regras tem exceções e você deve saber também que no Brasil, 90% das pessoas que usam um computador tem um conhecimento minimo.
Bem, estou terminando a minha participação em relação aos comentários nesta mensagem.
Um abraço,
Pierre
Como Eu gosto do Kurumin ! Baixei Todos !
Infelizmente a versão 3.0 não se deu bem com a minha placa M810.
" Morimoto " Trabalho na Radiologia do H.C.FMUSP e levo o Kurumin para rodá-lo, nas madrugadas, quando posso. Todos ficam de boca-aberta. Divulgo o seu trabalho com orgulho.
Parabéns!!!
Nao consegui rodar no meu computador (Duron 1.2 Ghz, placa de Video ATI 3d Rage, 4Mb.
Eu estava desde domingo tentando reinstalar o Win98 no p4, placa intel d845, da minha namorada. Não tinha jeito, travava o tempo inteiro, consultei várias vezes o site da Intel atrás de suporte e não achei nada que me ajudasse a resolver o problema. Já estava considerando seriamente a necessidade de trocar a placa.
Buenas, no final desta tarde peguei o meu bom e velho cd do Kurumin 2.03, instalei e estou aqui, passeando pelo Brlinux com uma nem tão boa, mas velha, fax-modem Motorola. Tudo funcionando direitinho.
Acho que minha namorada vai ter uma surpresa quando voltar da viagem...
Alguém pode me explicar porque o Kurumin 3.0 não rodou no meu micro?
é um Duron XP 1.2
"Alguém pode me explicar porque o Kurumin 3.0 não rodou no meu micro?
é um Duron XP 1.2"
É porque voce não leu no Manual a Seção "Opções par a Solucionar Problemas" que diz para DESATIVAR o ACPI e o PnP da Placa-Mãe (cmos/bios setup) .
Provavelmente sua placa-mãe é uma M810 :-/ !
A pergunta pode parecer idiota:
Sobre a possibilidade de se escrever em NTFS, usando o programa CAPTIVE.
da pra rodar este programa sem ter o kurumin 3 instalado no HD, isto é, só rodando pelo cd?
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.