Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Script de configuração automatizada de servidor

Notícia publicada por brain em maio 25, 2004 11:30 PM | TrackBack


O Alexandre Pedroso, do site APLinux, informa: "Venho desenvolvendo há algum tempo scripts em shell bash para tentar otimizar e facilitar a vida dos administradores de servidores LINUX. Acabo de concluir um trabalho e gostaria da sua ajuda para que ele fosse divulgado em seu site. Na verdade, gostaria que toda a comunidade tivesse oportunidade de ver o quanto o shell script é poderoso e o quanto podemos fazer utilizando essa ferramenta. Escrevi um artigo que demonstra uma instalação padrão do Conectiva Linux 9.0 para receber este script de configuração. Após instalado, basta baixar o script no meu site e rodar. Após a conclusão, em pouco minutos de compilação, o servidor contará com:
- Servidor de DNS (BIND) para pesquisas diretas e reversas
- Servidor de E-Mail (QMAIL) com SMTP + POP3 + COURIER-IMAP + SQUIRRELMAIL + EZMLM + QMAILADMIN
O mais interessante é que o código fonte do script está aberto, ou seja, todos podem alterar, aprender e usar a vontade. Pretendo soltar outros scripts neste estilo em breve, para podermos colocar um servidor em poucos minutos no ar novamente.
"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» ras () em 26/05 08:19

"O mais interessante é que o código fonte do script está aberto (...) "

E por acaso, ele poderia estar fechado ?!


» Augusto Campos () em 26/05 08:30

Poderia sim, claro. Está cheio de sistemas em linguagens de scripting (Perl, PHP e até shell) que não são de código aberto. Você pode até ver o código, pois a tecnologia permite; só que a licença não permite alterar, ou compartilhar as alterações com outros.


» Victor Zucarino () em 26/05 09:48

Geralmente quem faz shell scripts guarda para si pois considera algo um tanto pessoal, pensando "quem quiser q faça o seu". Já vi isso acontecer algumas vezes. Por isso acho bem legal a atitude do Alexandre em divulgar uma ferramenta desse tipo.

Alexandre, vc testou apenas com o Conectiva?

Abraço!


» johnny taylor () em 26/05 10:19

"... Você pode até ver o código...; só que a licença não permite alterar, ou compartilhar as alterações com outros."
Havia uma distinção (e uma discussão) entre open source/free software, no primeiro (independente da linguagem) você podia ver, mas não podia tocar, no segundo você tem liberdade, ultimamente caiu em desuso.

Visão do "pessoal" do Debian:
http://www.revistadolinux.com.br/ed/013/debian.php3

Visão do Stallman:
http://www.revistadolinux.com.br/ed/006/atualidade.php3

Visão do Linus:
http://www.revistadolinux.com.br/ed/018/assinantes/entrevista.php3

Todas da falecida rdl.


» Alexandre Pedroso () em 26/05 11:05

Olá galera,

Sou o Alexandre do APLINUX.com.br. Fico muito feliz em poder ajudar os Administradores de Servidores LINUX. Na verdade, sou Professor Universitário. Leciono aulas sobre sistemas LINUX e a cada dia, tento trazer novos adeptos ao sistema. A idéia do script surgiu porque um dia um dos meus alunos, no meio de uma aula prática de QMAIL, me questionou sobre a velocidade e facilidade de se instalar um servidor de e-mail em sistemas LINUX. Ele disse "quando for fácil igual o Windows eu utilizarei". Isso ficou martelando na minha cabeça.... Então, escrevi o código e demonstrei em sala de aula. Resultado final: mais um novo adapto conquistado. Porém ao invés de somente disponibilizar para minhas turmas, resolvi colocar os fontes para toda a comunidade....

O script foi testado no CL9 e logo será escrito para CL10. Se forem seguidos os passos da instalação do artigo (na verdade o que importa é ter os pacotes necessários instalados) tudo vai funcionar com certeza.

Para distros que seguem o padrão da Conectiva (Red Hat) eu creio que funcione também....

Muito Obrigado e um abraço a todos....


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 26/05 11:23

johnny taylor,

O que você disse está errado e as reportagens citadas não dizem isso que você está falando. A diferença entre "open source" e "free software" é de cunho apenas filosófico - "open source" é um termo criado para marketing de software livre e focalizado apenas em superioridade técnica e viabilidade comercial. "free software", software livre, focaliza as liberdades essenciais de software, independente de sucesso comercial ou técnico. Basta você ver http://www.opensource.org/docs/definition.php que você verá que é a mesma coisa. Os mesmos softwares que se diz serem "open source" são software livre e vice-versa.

Sobre a afirmação da notícia sobre shell script, eu até concordo que seja poderoso. Mas é algo lento (se você começa a fazer algo grande, desempenho começa a ter peso) e tem um tratamento de erro muito precário. Não é uma boa linguagem para fazer algo mais do que quebra-galhos e ferramentas de administração e manutenção de sistemas, normalmente.


» Kleber () em 26/05 11:40

Caro Patola,
Concordo como que disse sobre open source e free software, mas sobre shell script acho que você exagerou um pouco. Bom mas isso aqui não é uma discussão sobre shell script, não é verdade :)


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 26/05 12:11

Kléber,

Por que não? Acho que o legal do fórum é aproveitarmos ganchos para tratarmos de alguns assuntos. Na minha experiência (desde 1998 que faço shell scripts profissionalmente e desde bem antes eu fazia na faculdade) shell scripts são muito úteis, praticamente indispensáveis dependendo da tarefa. Já cheguei a fazer shell scripts de tudo quanto é tipo - desde domésticos em bash para conexão e tratamentos de erro (!) de linha telefônica até um com aproximadamente 7.000 linhas em ksh (com múltiplos processos e comunicação bidirecional entre eles) para monitoração de máquinas na IBM de Campinas. Por isso mesmo, te digo que uma das maiores falhas de shell script é tratamento de erros... não tem try/catch, nem todo comando ou programa executado tem código de erro consistente, sincronizar processos é bem esquisito... já tentou gerenciar ssh's remotos pra 200 máquinas diferentes? Mesmo máquinas poderosas arriam com shell script, pois o peso da mudança de contexto (cada vez que você carrega um novo executável - incluindo muitos comandos que não são internos) é muito grande.

É lógico que eu não estou dizendo que shell script é ruim. Claro que não. Ainda programo scripts diariamente e uso ksh/zsh(meu favorito)/bash para muitas coisas diferentes. Mas saber quando usar script e quando usar uma linguagem "convencional" (na falta de melhor termo) também é um conhecimento valioso.


» Leandro () em 26/05 12:21

Patola:

"Não é uma boa linguagem para fazer algo mais do que quebra-galhos e ferramentas de administração e manutenção de sistemas, normalmente."

Mas o script que o colega Alexandre criou não se destina a "administração e manutenção de sistemas" ?

Sinceramente, fazer esse tipo de programa usando C/C++ para ter velocidade, me parece matar mosca com bazuca. Shell é para automatizar tarefas repetitivas, e nisso é perfeito, pois é fácil de aprender e simples de entender e usar.

Já vi um programa com consulta de arquivos, operações com string e gravação de arquivos ter umas 80 linhas em C++, quando podia fazer em 1 linha de shell usando awk ou cut.

cat /etc/passwd |grep bash$ |cut -d: -f1,3,4,7

Faça isso acima em C e veja qual é mais divertido e produtivo.

:)

Leandro


» Pierre () em 26/05 12:30

Patola,

O shell script é bem poderoso, mas como tudo na vida tem suas limitaçoes, mas isto depende de quem vai fazer e da sua criatividade.
Em relação a automatização de processos é perfeito, instalações, backups, alguns tipos especificos de monitoramento, etc.
Mas quando você disse "algo grande", o escopo é outra e com certeza pode nao ser o papel do shell, entao o bom senso entra e você escolhe uma ferramenta adequada então não é justo comparar o shell script a partir deste prisma.
Mas opiniões a parte, meus parabéns ao Alexandre, muito legal esta iniciativa, um exemplo bem bacana de como o shell script facilita as coisas é o kurumin e seus processos de automatizacao.

Um abraço a todos.

Pierre


» Claudio () em 26/05 13:07

Nao funcionou comigo.
o squirrelmail diz que o servidor imap recusou a conexao e nao consigo enviar email local ( echo teste | mail user@...)

ps -A = run (disfunct)
qmail-send (disfunct)


» Alexandre () em 26/05 13:10

Concordo plenamente com o Pierre e com o Leandro. Os scripts shell são para tarefas administrativas, tarefas repetitivas, instalações automatizadas e outras.... Para isso, são quase que IMBATÍVEIS. Com pouco código pode se fazer muito. Uma vez, fiz um sistema de buscas em um arquivo texto puro que continha aproximadamente 550.000 registros (usando o bom e velho grep). Disponibilizei para consultas via browser e foi muito legal. Fazia buscas no estilo google com a mesma exatidão e velocidade. Olha que estou falando de um arquivo enorme e não indexado, processamento e retorno de html para o cliente.

O artigo e o script servem para demonstrar para a nova geração de usuários LINUX (que estão acostumados a usar Windows) e não fazem idéia da força que o shell pode acrescenter ao seus servidores... :-)

Mais uma vez, obrigado pelos elogios e um abraço a todos....


» Alexandre () em 26/05 13:13

Claudio,

Execute o comando:

/etc/init.d/qmail stat

E post do retorno aqui no site

Execute também:

/etc/init.d/courier-imap

E post do retorno aqui no site

Execute também:

nmap localhost

E post do retorno aqui no site

Quem sabe posso te ajudar em algo....


» Alexandre () em 26/05 13:13

Claudio,

Execute o comando:

/etc/init.d/qmail stat

E post do retorno aqui no site

Execute também:

/etc/init.d/courier-imap stop
/etc/init.d/courier-imap start

E post do retorno aqui no site

Execute também:

nmap localhost

E post do retorno aqui no site

Quem sabe posso te ajudar em algo....


» Fabiano Rech () em 26/05 14:54

Parabens pela iniciativa Alexandre! já recomendei para uma galera o script, muito bom!

[]´s


» Manoel Pinho () em 26/05 16:12

Isso me lembra os ícones mágicos do Kurumin para instalação/configuração de servidores.

Porque não termos "ícones mágicos" que chamam scripts (de shell ou outra linguagem) para outras distribuições também ? Acho que seria uma boa forma de diminuir a barreira de entrada no linux e uma coisa interessante para administradores experientes que querem aproveitar o tempo ou delegar tarefas a ajudantes com menos prática.


» Pierre () em 26/05 16:20

É verdade Manoel,


Eu citei o kurumin nestes comentarios também, pensando nos icones mágicos.

Pierre


» André L.R.Ferreira () em 26/05 17:40

Sinceramente,

Acredito que um administrador não deve colocar as suas fichas em "ícones mágicos". Para um usuário comum isto é uma "mão na roda", mas se um admin acostuma-se com isto, pode ficar igual alguns Admins MS, dependente do famoso Next->Next->Finish do Ms-Windows e que não sabem o que realmente está acontecendo.

Este tipo de script é muito útil na recuperação rápida de um servidor, ou pra botar um servidor em algum cliente que não é muito exigente (no caso da galera que presta consultoria), mas não recomendo pra se montar um servidor do zero, com personalização e otimização.

Parabéns ao Alexandre pelo script!!!

Forte abraço,

André Luiz Rodrigues Ferreira
freecode.linuxsecurity.com.br


» André L.R.Ferreira () em 26/05 17:43

Ah! Para os operadores e administradores menos experientes temos o WEBMIN (http://www.webmin.com).

Forte abraço,

André Luiz Rodrigues Ferreira
freecode.linuxsecurity.com.br


» Pierre () em 26/05 17:45

André,


Como uma ferramenta única para configuração eu concordo contigo, mas caso seja um administrador experiente e saiba o que fazer e como corrigir quando algo nao sair conforme planejado, é bem util para tarefas repetitivas, afinal esta é uma das finalidades dos scripts.


Pierre


» Roger Lovato () em 27/05 00:50

Olá Alexandre. Tivemos ideias parecidas, mas somente na questão do servidor de email. Estive criando nessa última semana um script que fizesse a instalação do servidor de email (qmail) com simples perguntas e com diversas funcionalidades. Infelizmente ainda não tive tempo de acabar, mas estarei disponibilizando dentro de mais uma semana no máximo a primeira versão. Esse script inclusive é internacionalizável e caso tenha interesse em complementar algo no seu, sinta-se a vontade.

A página desse script já estava no ar, só falta o link para o download, que conforme disse anteriormente, a primeira versão está em processo de término.

A página é www.lovato.com.br/mail-install

[]'s

Roger


» Alexandre () em 27/05 08:16

Olá Roger Lovato. Que bom que existem outras pessoas programando e desenvolvendo novas ferramentas para LINUX. Com certeza estarei olhando o site e fazendo o download do script, quando estiver disponível.

Um grande abraço a todos e obrigado pelas críticas, dicas e sugestões.

Alexandre Pedroso


» Sidney () em 13/07 19:33

Socorro!!!

Tenho 5 dominios na minha empresa e e-mail para todos no mesmo servidor de e-mail, meu problema é que nao consigo cadastrar o mesmo nome para dominio diferente, ex: sidney@bom... , sidney@mau..., porque ele busca o nome do login, fiz um script para adicionar o usuario no /home/bom..., /home/mau... etc... porém preciso acrescentar nele a funcão de editar o passwd e alterar o nome do login para o dominio que escolhi e sair do passwd.
Alguem tem alguma sugestao para me dar, fico grato.
Ou até mesmo uma ideia melhor....


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.